Saúde

Cerca de 5000 frases e pensamentos: Saúde

Que assim seja!

Que as circunstâncias não nos tire o desejo de viver alegremente e com positividade. Que as situações degradantes desse mundo não obscureçam o nosso mundo interior que é tão nosso quando nos resguardamos da maldade que incessantemente insiste em vencer o bem que há em nós!

Inserida por Izzadiaraujo

UPAs/SUS: é ver para crer!

Com breve frequência, gente que nem conheço, mas, indicados por pessoas amigas às quais, nessas horas, fico pensando que na verdade, é aquele tipo de "amigo" que, por algum motivo, não me quer bem, surgem em minha porta, me trazendo pedidos ou perguntas inquietantemente desagradáveis!
Fazem estes, uma "ginástica" imensa, para me encontrar, pois sabem que não tenho apreço nem intimidades com essas modernidades, como telefone celular e, nesse campo, parece-me que há uma reciprocidade, pois as modernidades também não fazem questão nenhuma de criar vínculos de aproximação comigo!
Numa dessas visitas, um senhor, adepto do SUS, veio me incomodar e tentar me converter para o que nomino “Saúdismo Público”!
Ele, sem cerimônias, foi logo adentrando em minha casa e pelo seu caloroso e entusiasmado discurso, me deu a impressão de ser ele, um desses seguidores de seitas!
Tinha comigo que tamanha insistência objetivava a buscar maravilhar-me com a eficiência do atendimento médico prestado naquele, digamos, “templo”, que reunia, em um espaço físico indevido, pequeno e mal enjambrado, com recursos limitados de medicamentos e materiais médicos, notando-se haver mais seguranças armados que médicos e enfermeiros somados em quantidade, atendendo aquela massa de doentes, cada qual acompanhado de um amigo ou familiar ou simplesmente, desacompanhados. Dei-me por vencido ante tamanha insistência e o acompanhei a uma Unidade que chamam de UPA, e, logo na chegada, constatei que havia ali toda qualidade, raça e tipos discrepantes de pessoas enfermas e meu "acompanhante", apontava aquelas pessoas com um brilho no olhar, como se fossem resultados de um milagre, me dizendo; “daqui há pouco, todas essas pessoas sairão daqui com suas receitas para se curarem!”.
Olha, reparei que havia um quadro eletrônico que informava a chamada das senhas já distribuídas e que tais senhas já ultrapassavam a casa dos 800 numerais.
Confesso que temia ser contagioso aquele "gosto" pela longa espera de atendimento, ao ponto de se somarem em horas para ser chamado para uma sala de Triagem e ser atendido por um auxiliar de enfermagem, que definia "urgências e não urgências médicas", e cuidei-me de não ceder ao que tentava me convencer o amigo de meu amigo.
Estava convicto: não me converterei ou cederei a ser adepto desse desumano e falível Sistema Único de Saúde, amigavelmente chamado SUS, e pronto!
Quando avisaram que não haviam mais senhas a serem distribuídas, pensei, pronto: “agora, é que estou lascado, vou nessa tal UPA, chego com um início de gripe e, com tamanha sorte de amigos que tenho, saio de lá, no lucro, com uma pneumonia e machucado com a quebradeira que se deu início ante a tal comunicado”!
Mas, para cumprir minha palavra e parar de ser incomodado pelos “devotos” dessa quase religião, em companhia de meu cicerone, “Ti Neguin”, um homem confiável, contudo, um "chato de galochas, como dizia minha mãe, por ser insistente e curioso, mas um cidadão de boa fé, que ali frequentava, em espaços de tempo amiúde, dizendo mais claramente: “quase que diariamente, um desses “templos” de acolhida de enfermos”, e, principalmente, pra ficar livre desses infindos e desagradáveis convites, foi a razão da aceitação de ali estar!
Era uma visão aterrorizante: ver aquele aglomerado de centenas de pessoas de todas as idades: cadeirantes, idosos e crianças deitados em macas improvisadas, sobre pedaços de papelão, se cobrindo com surradas mantas, velhas e esgarçadas cobertas, sem uma cor definida e, mesmo assim, a primeira impressão que tive foi: “isso aqui deve ser muito bom, senão, estaria vazio!”.
Já estando na entrada, ouvi gritos que vinham do meio daquela multidão, que cheguei a crer estarem ali para pagarem alguma promessa: “gente, acode aqui, que a mulher desmaiou!”, mas, pior, o que mais me chamou a atenção foi a informação no painel eletrônico: “tempo médio de espera: fita verde: 07:40 minutos – fita amarela: 03:20 minutos, o que seriam tais “fitas” que teriam de esperar atendimento"? Preferi nem perguntar!
Só me tranquilizei um pouco quando percebi que aquele “mar de gente” poderia ser facilmente dividido em duas metades: uma que rezava e rogava para ser atendida e outra, que não se desgarrava de um terço já dominada pela aceitação de que o milagre da cura chegaria bem antes do atendimento médico.
Me convenci do que já me era uma certeza: “isso aqui não é pra mim não!”, e logo quis ir embora. Mas, “Ti Neguin”, empenhado em me converter ao “Saúdismo Público”, sugeriu que eu conversasse com algumas pessoas que usavam um adereço verde em um dos pulsos e cedi ao pedido, "puxei" assunto com um senhor, aparentemente idoso, mas lúcido, que ali aguardava sua vez de ser chamado para ser atendido pelo médico e iniciei a conversa: - “como vai o senhor”, perguntei e a resposta, veio de pronto: “esperando a morte! Tem oito horas que estou esperando para ser atendido e há pouco, avisaram que vai demorar, que é para termos paciência", mas o pobre sofredor não conseguia convencer a febre e nem a dor nas costas a terem a paciência que estavam pedindo e confesso que o assisti a não conseguir, a febre aumentou e as dores daquele ancião, em minutos, venceram-lhe a vida!
E assim, em poucos minutos e algumas breves conversas, me dei conta que aquele lugar tinha uma estreita e amiúde relação com o purgatório, num é?

Inserida por mucio_bruck

A vida real é curta e não tem reprise, valorize sua família, seus amores, seus amigos, cada momento, pratique o bem!

Inserida por izzorocha

A natureza alivia as angustias, afaga o desconsolo, cura doenças físicas e equilibra o nosso ser interior.

Inserida por simproducoes

Eu posso ver o futuro.
Não é bom.
Eu sei que posso evitá-lo.
Mas algo aqui dentro não deixa.
Minhas forças estão sendo drenadas.
Eu acho que sei a razão.
Talvez não queira aceitá-la?
Agora entendo o significado de paz.
“Muita paz, amor e saúde”
Quanto clichê em uma só frase.
Mas o tempo passa.
Cada vez mais eu entendo.
É o que eu mais quero.
Agora.
Minha alma está com pressa.
Mas sigo...?

Inserida por gabrielmoraees

E derrepente quando ela está em seu melhor momento, descobre algo que pode mudar a sua vida para sempre. Diagnósticos inesperados.

Inserida por andrelina_lima

“Indo ao trabalho. Indo ao lazer. De bicicleta você transforma, teu deslocamento em um ato de prazer.”

Inserida por Danielbiologo

Todo mistério é o objetivo de alguém,
Para as crianças menores de 1 ano de idade, é aprender caminhar ou balbuciar.
Ou, é uma impossibilidade momentânea,
como a felicidade para os depressivos, ou a saúde para os enfermos.
Ou ainda uma eterna impossibilidade, um segredo absoluto,
Como a vida para um vírus ou o segredo de voar dos pássaros para as galinhas.
O importante, é que alguém pode o descobrir a todo instante e em qualquer lugar. O mistério.

Inserida por luanvignattii

Serviço público está cada vez pior, não só pela precariedade, mas também pelas pessoas que trabalham nele. Que cada vez mais tratam a população com DESDÉM, literalmente, ao pé da letra e com todos os significados. Na saúde, transporte, educação, segurança, etc.
A pessoa humilde chega lá, na única porta, ou melhor seria dizer, na brecha que lhe é aberta e é tratada com tanta estupidez, e ainda tem que engolir a seco, pois qualquer cara feia lhe rende uma retaliação, sendo jogada sempre no último lugar da fila...
Mas, fazer o quê? A gente só tem isso...

Inserida por SaraMachado2016

Empatia significa saber ouvir o outro, saber colocar-se no lugar do outro, considerar o outro. É uma das bases sólidas da Cultura da Paz, junto com a Educação e a Saúde Plena. Ausência de empatia está para o sequestro dos sonhos de futuro de uma nação, assim como as balas perdidas e as bombas de longo alcance estão para a morte de toda uma população.

Inserida por edufmartins

Quanto tempo já passou?

Quanto tempo se vive em um dia qualquer, onde nada se guardou e nem tempo sobrou
Quanto tempo já passou?
O que resta, é viver
Mesmo apenas um dia
Pois a vida é relativa
E o tempo é do tamanho
Que quiser
Quanto tempo já passou?
Para muitos um dia é nada
Para poucos, o mesmo nada
É tudo
Quanto tempo já passou?
O futuro é cheio de incertezas
Mas repleto de opções
Sabe Quantas chances terá de novo
Só para não viver ilusões
Pois viver somente o amanhã
É desperdiçar o hoje!!
E aí...
Quanto tempo já passou?

Inserida por TiagoMacario

Malhação do Estudante de Direito

A atividade física do Estudante de Direito
é na Academia dos Conhecimentos.
Lá ele aprende a manter uma boa forma
para fortalecer e definir seus argumentos.

Quando o Estudante malha regularmente,
ele entorpece seu raciocínio, exercita a mente.
Deste modo, seu metabolismo fica acelerado
aumentando os músculos do seu aprendizado.

As fontes do Direito auxiliam nos exercícios:
costumes e princípios são os aquecimentos,
pegam-se as leis para fazer os alongamentos,
com as doutrinas evolui-se nos movimentos
e a jurisprudência serve como suplemento.

Pra ser forte é preciso emagrecer a ignorância
e deixar os neurônios turbinados e inteiros.
Cérebro de Estudante de Direito não pode ser fraco,
tem que ser marombeiro!

Quando o Estudante de Direito diz “Eu malho”,
na verdade, ele quer dizer “Eu estudo”,
pois sabe-se que o fundamental é o conteúdo.
E estudo, é quase tudo.

Mas o cérebro não sobrevive só de musculação,
necessita também de uma boa nutrição.
Para ter uma vida saudável deve-se unir
conhecimento, ação e um coração sempre a expandir!

Inserida por RafaelClodomiro

Quando a medicina não tem mais solução Deus entra em ação. Ele é Deus do impossível.

Inserida por Michellelima17

Um verdadeiro projeto de nação, entre outros valores, considera quem trabalhou e trabalha; prevê cuidados relativos à saúde de seus cidadãos. Onde existe um projeto de nação há cuidado e promoção da coisa pública: planeja-se, avalia-se, investe-se, executa-se, acompanha-se criteriosamente os projetos. Quando há excelente compreensão do conceito de nação, os dirigentes promovem a proteção dos cidadãos e a educação constitui prioridade absoluta. Onde não há um projeto de nação, a corrupção encontra terreno fértil.

Inserida por OswaldoWendell

INTRUSO
Ele entrou acompanhado e logo percebemos sua presença
E foi logo falando aos nossos ouvidos coisas de arrepiar.
Um de nós questionou quem havia permitido esse intruso adentrar
Alguém de lá gritou que ele mesmo abrira a porta devagar
Vento frio de julho
Chega atrevido sem fazer barulho
Traz consigo sensações
Esfria, resfria, arrepia
Lugar fechado é um terror
Coriza, tosse, muco, ardor
Constipação, garganta, nariz
Espirro, febre, mal estar, chafariz
Farmácia, medicamento, injeção
Põe na conta ou vai no cartão?
E tem gente que adora inverno
Porque é bom pra dormir
Acorda gente...

Inserida por marcofellipe

Não mate a paciência para não morrer de desgosto!

Inserida por RosarioCangomba

O Estado não quer saber se você é analfabeto por falta de escolas ou ensino de qualidade, o estado não quer saber se você levou um tiro em um assalto e ficou paraplégico por falta de policiamento na rua, o estado não quer saber se você não consegue tratar alguma doença por falta de vagas nos hospitais.
O Estado só quer ver você pagando em dia os abusivos e altíssimos impostos que ele impõe para você sem nenhum centavo devolvido em prioridade ao cidadão.

Inserida por TassioNunes

Que tudo o que você receber nessa vida seja o suficiente.
Nem mais, nem menos.
Que você tenha amor suficiente para se sentir seguro.
Amizades suficientes para não se sentir sozinho.
Riquezas suficientes para suas necessidades.
Sonhos suficientes para não perder a esperança.
Fé suficiente para escalar montanhas e contornar obstáculos.
Sorrisos suficientes para iluminar seu rosto.
Gratidão suficiente para reconhecer sua pequenez.
Paz suficiente para vencer as batalhas.
Saúde suficiente para continuar a caminhada.
Sol suficiente para aquecer seu coração.
Cores suficientes para colorir seu mundo.
Flores suficientes para perfumar seu dia.
Emoções suficientes para valorizar o milagre de viver!

Inserida por SandraLiepkaln

Diferente do que pensam os brasileiros acerca dos poderes da república, o único poder hoje entre nós é o do Aedes Aegypti.

Inserida por SAINTCLAIRMELLO

Não se importe com o que as pessoas, meros mortais, podem pensar de você. O ser mais poderoso de todos, acha você o máximo. Sim, Deus sabe que você é a obra mais perfeita que Ele fez.

Inserida por MarcioNato