Saudades de quem está longe
Se eu pudesse te encontrar agora, não teria outro abraço que se encaixaria melhor que com o teu, uma única frase ronda em minha mente nesse momento, aliás, ronda sempre que me pego lembrando de nós dois. Essa frase eu não sei dizer para outra pessoa, e pior que isso, eu não sinto essa frase por ninguém mais depois de você. Eu diria para você como digo em voz alta que só eu ouço quando eu te lembro em meus sonhos de olhos acordados, eu te amo. Esse amor é teu, é nosso, é das estrelas, é do céu e da lua ao cair a noite. Esse amor me alimenta, me sustenta. Esse amor me mantém junto a você, porque assim, só assim a gente não se distância um do outro, a gente não some, mesmo que hoje não nos falamos mais, mesmo que ontem a gente tenha se amado como ninguém, mesmo amanhã seja cheio de incertezas, e que a gente precise seguir, e seguir cheio de amores errados, a gente se ama, como naquele verão que nos amamos. Um amor puro, que como diz Djavan, ainda não sabe a força que tem. É, não sabia, e hoje sabe, esse amor vai além dos limites, esse amor é meu refúgio, é minha alma e meu pensar quando estou só. Me sinto nada dessa forma, mas sou tudo quando se trata de você, porque descobri que nada sou sem você em mim.
Vou começar te dizendo pra se lembrar do que eu já disse: que tudo ficaria bem. E vai ficar. Quisera eu poder entrar nos teus sonhos. Quisera eu poder saber se você pode continuar ser minha realidade. E toda vez que lembrar-se de nós, seja lendo esta carta, daqui vinte ou cinquenta anos, eu estarei aí, aqui. Estaremos juntos. Somos um parte do outro, como um quebra-cabeça de apenas duas peças. Não mais estou ao teu lado pra juntarmos, mas a cada música, a cada trecho de um novo livro lido, a cada momento que tenhamos dito um ao outro que faríamos juntos, os nossos planos, a cada abraço dado que não seja o nosso, a cada sorriso que um não seja o motivo um do outro, a cada gesto e mania que nos faça lembrar, a cada instante estarei com você. Cada detalhe vai ser a melhor lembrança. Desde o primeiro eu te amo até o encontro no aeroporto que não aconteceu. Peço á ti que viva. Viva os amores que encontrar por aí, estarei aqui te esperando. Não sei se um dia você volta, mas sei que um dia a gente vai se encontrar, espero que não seja apenas em sonhos, e nem que seja por um acidente em algumas de nossas viagens para diferentes lugares que formos. Porque se você sofrer, eu vou até aonde estiver para ao teu lado estar, também na dor. Logo então, que seja doce, que esse encontro seja chichê, que seja por acaso assim como foi quando nos apaixonamos. Duvido que não vai se lembrar. Tenho certeza que ao menos quando ler minhas poesias por aí, vai matutar na sua mente que você já fez parte ao menos de um texto. Mas talvez não saiba que ainda faz, sempre fez. Escrito pra você ler, saber, decifrar junto á mim o nosso amor. Queria apenas um sinal, um recado, uma deixa pra você deixar eu te mostrar o que foi e continua sendo teu. E guardado. Ando falando e lembrando muito de nós dois nos últimos dias, andei viajando pelo Brasil a fora em busca de romances, tanto pra escrever quanto pra viver. Me perdi nos caminhos que me levariam até você. Os passos não eram os mesmos que quando eram com os teus. Pergunto para as pessoas se um dia você vai voltar, dizem que quem nunca veio, não volta. Então eu repliquei dizendo que se não veio e não volta, vem. Será que um dia você vem mesmo? Reformulando minha pergunta. E ninguém sabe me responder. Vou te confessar, eu te queria aqui comigo, não só agora que estou ouvindo músicas que lembra a gente. Queria você quando eu estava em frente ao mar sozinho. Queria você perto quando eu estava voltando da viagem e quando eu estou voltando pra casa depois de mais um dia de trabalho cansativo. Queria você para estar ao lado esquerdo da cama, porque é o lado que você tem ao meu. Queria ter você aqui apenas pra sentir o amor que é teu e que ninguém vai ter de mim. Porque ele só sabe ser teu. Muitos anos se passaram. Eu só quis. Mas, ainda quero. Ainda te quero. E sei que ainda vou te querer por mil anos. Ou mais.
Eu nunca mais soube notícias suas... Nunca mais ouvi falar teu nome, a não ser quando em meus sonhos você está e de longe ouço agudamente uma voz que não sei mais ter certeza se é a tua. Você também não deve saber que estou aqui, presente ausente, porque talvez, teria entrado em contato, passei por cada coisa horrível nesses últimos meses. Devia saber, nossos amigos em comum poderiam ter dito algo, certeza, ou não, talvez também você tenha os dito para que não dissessem uma só palavra que contenha eu no meio delas. Assim como você andou escrevendo, sem que houvesse o nosso amor entre as linhas tênue que sempre deixavam um enigma pra quem não sabia para quem se destinava. Tenho sentido falta de te ler, saudades de você. E não é uma simples saudade, é porque eu andei por aí de mãos dadas e só imaginei você, como seria se fosse as tuas lindas mãos segurando as minhas, sorriram em minha direção e foi como se fosse o teu sorriso sorrindo pra mim. Te imagino em cada esquina, em cada praça, em cada amanhecer e em cada noite que tento dormir sem que você esteja, sabendo eu que não está e muito menos um dia estará. Não sei se vou chegar a conseguir te esperar como prometido, não te garanto nada, mas não é por mim, minha saúde não está boa, e a única coisa que posso fazer para ao menos me sentir perto de você, é te escrever, é comprar presentes no seu aniversário e guardá-los. Faço isso por amor simplesmente. Eu sempre te disse, eu te amo, e sempre vou te amar. E espero um dia poder te encontrar e dizer nos teus olhos: - finalmente nós. Para todo o sempre.
O brilho da minha alma hoje está mais forte, quando te encontrei me trouxe tanta sorte, aquela solidão se foi e o amor chegou, quando chegou meu coração sorriu, mas partiu e chorou, mas eu aprendi que amar é viver e ser feliz, ao seu lado se possível, que não possa ser impossível, pois o meu amor é grande o bastante para te ter comigo.
"Depois do beijo sem consentimento
Meus braços se abrandaram pra te receber
Encaixei-me mesmo sem caber
Em meio aquele teu jeito tão desatento.
Teu cheiro percorrendo meus espaços
Palavras necessárias eram agora escassas,
Um rosto libertador num mundo de desgraças,
Teus toques juntando meus pedaços.
Afoguei-me em teus abraços,
Larguei-me na inconsequência
Em meio a crises de abstinência
Nos teus passos descompassados.
De todos os meus romances errados
Esse erro me eclipsou
Tua voz em mim ecoou
Como aqueles beijos roubados."
OBLAÇÃO DO PENSAMENTO
Em uma longa vibração positiva
Que vem de um lugar distante
Toca meu coração a cada instante
Como uma energia cheia de vida
Que vem ao vento, traz sentimentos
Provocado pelo anseio de te querer
E livra-me da solidão só em saber
Que estás comigo em pensamentos.
Eu fecho os olhos, esqueço de tudo,
Vou ao seu encontro e nossa metade
Une-se como nunca antes aconteceu
E a restrição do mundo fica mudo,
Perde o tempo e o espaço à vontade
Porque agora só existe Você e Eu.
O que são dez dias sendo que os segundos entre um beijo e outro seu parecem eternos?
O que são milhares de quilômetros se por um momento a distância entre a minha e a sua mão enquanto caminhamos pode parecer uma imensidão?
Eu me permito sentir sua falta, mas não morrerei de saudade só para poder te ver de novo.
Hoje são só lembranças , só pensamento , hoje é só mais um dia , mais um dia que eu sinto sua falta.
Mas um dia que a saudade me tortura , que o arrependimento me condena . Hoje pensei em te ligar , ouvir tua voz e sentir a batida do teu coração .
Hoje eu só queria você , sem desculpas , sem meio termos , te quero inteiro e não por metade , te quero pra sempre , pra toda eternidade.
Te queria todo dia , toda hora, te queria a cada minuto, te querer sem poder estar perto, mas quanto mais longe meu corpo está mas perto minha alma te sente.
Mais Uma Vez
Mais uma vez, estamos distantes. Mais uma vez, separados pela imensidão deste mundo. Mas isto não importa. O que faz a distância são os pensamentos e não oceanos, terras ou aeroportos. Ao pensarmos, viajamos, e ao sentirmos, chegamos ao outro lado. E quem diz que saudades matam, se enganam, pois são as saudades que nos fazem reconciliar, reunir e reviver. Mais uma vez, estamos distantes. Mais uma vez, estamos próximos.
Pra mim todos os dias são meus e seus, nossos. Penso em você todos os dias, sonho com você e no dia de te reencontrar... E espero, espero na calma de quem um dia te terá por perto definitivamente!
Existem pessoas que chegam despretensiosamente em sua vida. Pessoas que vão, gradativamente, tomando cada vez mais um pedacinho do seu dia; que se fazem presentes nas pequenas coisas e se interessam plenamente em qualquer coisa que lhe envolva. Esses anjos – sim, anjos – lhe mostram como é bom compartilhar segredos, medos, desejos. Com eles você entende e vivencia uma verdadeira cumplicidade, uma vontade mútua de estar juntos, um instinto de arrancar um sorriso sincero do outro sempre que a vida começar a pesar um pouco. Existem pessoas que lhe dão vontade de aprender coisas novas, de fazer massagem, cafuné e qualquer coisa que os agrade. Pessoas que estimulam o melhor de você involuntariamente e lhe fazem ter coragem pra enfrentar o mundo. Essa gente que lhe faz quebrar todas as suas convicções egoístas e abrir mão de qualquer evento por uma noite de Netflix está cada vez mais rara. Façam de tudo para que não escapem.
Mas, um dia, pode ser que esses anjos precisem abrir as asas e voar pra longe; a graciosidade dos seus atos, entretanto, não irá embora com eles. E é isso que é preciso guardar em seu coração.
Existem pessoas.
Existe uma pessoa.
Existe você.
HOMENAGEM À MINHA MÃE, ARLINDA BARRETO - LUTO ETERNO!
Falar eu te amo é fácil...
Basta ser sincero, respeitar, honrar.
Difícil é, não poder mais dizer EU TE AMO, MINHA MÃE.
Você deixou uma lacuna em minha vida que jamais se fechará,
Jamais meu sorriso será o mesmo, minha vida será igual.
Problemas, sempre tive
Mas Você deixava a vida tão doce, tão possível!
Com sua fé, deixava tudo tão próximo, atingível.
Só sabe o que uma verdadeira Mãe, quem teve uma Mãe de verdade e se comportou também verdadeiramente com Ela, pautada na decência, carinho e muito respeito. Amizade mútua para todas as horas.
Aquelas histórias que eu já conhecia, mas que Você continuava repetindo, mas eu gostava tanto de ouvir, era como se estivesse ouvindo pela primeira vez...
Impreterivelmente, todo sábado no horário do supercine, você estava preparando o feijão de domingo... colocava um pouco de feijão de corrute e conversávamos até de madrugada.
A casa cheia, os da família e os amigos vizinhos que gostavam de estar em Sua companhia.
Deus nos conforta sim, mas poder ouvir sua voz, seus conselhos, seu sorriso, sua paz, sua segurança, sua alegria, serenidade, isto tudo... Eu não tenho mais...
Dia 28, mais um ano sem Você, é como se fosse ontem, onde o céu deixou de ser igual, as nuvens sempre mais turvas e, não tenho Você para dar o seu toque de classe “Minha filha Deus proverá” e com isso, o mundo se abria, o impossível acontecia e estava sempre pronta para o que desse e viesse.
Mas, Mãe, sua força, dignidade, amor e esperança continuam permeando entre seus filhos que se dignam de poder dizer Somos Filhos de Arlinda Barreto.
VALENTINA
Esses milênios todos que vivi tentando corrigir imperfeições, foram tempos preciosos que perdi; só fiz por merecer mais provações. Encarnei rico e vi na caridade o meio de exibir a minha riqueza. Depois, vim pobre, e por sagacidade, tirei um bom proveito da pobreza. Alma fechada, oposta à evolução, visando a carne, indiferente à morte, jamais cuidei da minha salvação. O hedonismo sempre foi meu norte. Fui cego, surdo, mudo e mutilado. Também já vim com a forma de Narciso; matei por vício, e após fui trucidado. Sofrendo o talião tão justo e preciso porém nesses milênios que passei atravessando a terra ou atravessando espaços uma coisa eu conservei, qual chama viva a iluminar meus passos. Começou nesta encarnação, quando Valentina nasceu, enfim. E pelo tempo afora desde então, não sei se vivo nela ou ela em mim. Essa paixão que a cada dia aumenta, de beijos e carinhos se alimenta na terra e ficará pelo espaço eternamente. Ela fez tornar-me ao Carma indiferente, transformou o averno em mundo de magia, e a Terra triste em Éden de alegria. Por isso, morrerei, quando for a hora, sabe lá o dia, com alegria; mas mal conterei em frente à Deus a minha rebeldia, que tão logo na família dela quero reencarnar. Ao que presumo, a aprovação, com base no livre arbítrio, consiste apenas em me acompanhar. E temo que ao findar aqui a minha missão, pelo umbral eu fique um tempo a gravitar. E se por lá ficar, ao ver-me órfão deste amor bendito, sentir-me-ei, então como um proscrito, sem luz, sem guia, e longe da verdade. Mas hoje, com dias e horários marcados para buscá-la já fico aflito, enlouquecido, ébrio de amor, carpindo no infinito o Carma doloroso da saudade...
E te conhecer ainda foi o melhor acontecimento. Por mais torta que pareça a nossa relação, te amar não é errado.
Ainda acordo no meio da noite questionando o meu coração, mas aprendi que coração não é para ser questionado, coração é para amar e ser amado, então volto a dormir com a sensação de missão cumprida, pois te amei mais que ontem e com a certeza de que te amarei amanhã ainda mais que hoje.
Podem me tirar tudo... a paz, o sossego e até mesmo a vida, mas nada será capaz de me separar do amor imenso e intenso que sinto por ti.
A distância dói, sangra e me machuca por dentro, mas ela é o combustível que acende o amor quando nos encontramos e faz com que cada momento juntos, por menor que seja valha muito a pena.
Te amar ainda é a minha melhor porção.
Te amar me mantém viva.
Te amar me dá sentido.
Te amar me faz querer continuar.
Te amo.
Já não mais nos entendemos,
Tampouco nos envolvemos.
Qualquer coisa que, entre nós, ocorreu
O tempo levou,
A mente esqueceu.
Vejo nas pessoas um sorriso. Essa é a alegria que eu preciso quando você não está aqui. E você não está aqui. Em cada olhar uma alegria, mas eu só enxergo agonia sem o seu olhar. E eu não tenho o seu olhar.