Saudade de um Velho Amigo
Na vida não podemos ter medo de tentar, e muito menos de arrisca porque como já diz o velho ditado "Quem não arrisca, não petisca". O mundo e exatamente uma incerteza, porque nunca sabemos ao certo o que ir acontecer, nunca mude sua trajetória só porque seu percurso ficou ruim, lembre se o caminho pra vitória nem sempre e o melhor.
Estar atento a viver a Fé 24 horas, o aqui e o agora.
No velho modo de vida costumava não enxergar os problemas já que na maioria das vezes estava insano para enxerga-los, hoje, porém paro e penso analiso cada problema minunciosamente sem tomar decisões precipitadas e criar uma tempestade em um copo d’água e deixar que uma gota d’água se torne um oceano, mesmo quem segue um novo modo de vida há mais tempo, já passou ou ainda vai passar por essa situação ela é inevitável, então veremos uma pequena pedrinha se transformar em uma montanha em nossas vidas. Para que isso aconteça com uma frequência menor, nossa Fé deve estar em ação 24 horas, dentro de nosso próprio eu e através de pessoas que Deus usa para nos orientar. A essência de um novo modo de vida se baseia na fé que você carrega contigo que inúmeras vezes já lhe foi demonstrada através de Deus. Não preciso mais criar um caos diante de um problema que aparece e continuará aparecendo todos os dias em minha vida, tenho que trata-lo com estimo e não com manipulação drama e auto piedade, nosso novo modo de vida nos oferece essa oportunidade, hoje sou grato por ter minha fé 24 horas comigo e feliz por Deus estar presente em cada uma de minhas atividades diárias, sem isso provavelmente cairia novamente nas profundezas do meu velho modo de vida e perderia a chance que me foi dada de viver em um mundo novo e real, não me deixando abater por pequenos problemas que hoje são ciscos nos olhos em relação aos que tinha no meu velho modo de vida.
NUNCA ESTAREI SÓ!
Tenho sempre ao lado, meu velho violão Tárrega, meu cachorro vira-lata e o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO! Três companheiros inseparáveis, que nunca me deixam só. Os dois primeiros, basta invocá-los para ouvir respostas; quanto ao Onipotente, sinto sua presença, aqui, ali em todo lugar!
Tem gente neste nosso velho mundo, que acredita simplesmente que Deus seja mudo, pelos simples fatos de falarem com Ele e não obter no diálogo aquilo que acham que é resposta. Não se engane, o silencio de Deus fala mais que o barulho dos homens, e aquele momento que achamos que Ele nos abandonou, é o momento em que ele estar mais próximo, nos conduzindo em seu colo, nos atravessando nos rios das dores, para nos colocar nas margens da alegria, da esperança e em segurança.
"A vontade que me dar é pegar meu velho violão, uma trouxa de roupas, alguns trocados e sair pelo mundo."
Sabedoria pela experiência:
"Havia numa Aldeia um velho pobre, que possuía um lindo cavalo branco.
Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira.
Os amigos disseram ao velho:
– " Que desgraça, seu cavalo foi roubado!"
E o velho respondeu:
– " Calma, não cheguem a tanto.
Simplesmente digam: - o cavalo não está mais na cocheira.
- O resto é julgamento de vocês. "
As pessoas riram do velho.
Quinze dias depois, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta.
E não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente as pessoas se reuniram e disseram:
– " Velho, você tinha razão.
Não era mesmo uma desgraça, e sim uma bênção. "
E o velho disse:
– " Vocês estão se precipitando de novo.
Quem pode dizer se é uma bênção ou não?
Apenas digam que o cavalo está de volta. "
O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens. Uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos, e fraturou as pernas.
As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:
– " E não é que você tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das duas pernas."
E o velho disse: - " Vocês estão obcecados por julgamentos! Não se adiantem tanto.
Digam apenas que meu filho fraturou as pernas.
Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma bênção…"
Depois de algumas semanas, o País entrou em Guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.
- E os que foram para a guerra, morreram…
Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas.
Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina, outro começa; quando uma porta se fecha, outra se abre…
As vezes vemos apenas a desgraça, e não vemos a bênção que ela nos traz…"
Para mim não foi um ano velho e não há o novo – não começa pelo fato de não terminar; minha vida é um dia de cada vez, e cada dia uma nova jornada, novas ideias, perdas, vitórias, escritas, leituras... tudo dentro das lacunas entre as rotinas.
O verdadeiro quadro que implica a evolução sempre será velho, velho pela beleza disposta nas esferas da infinita sabedoria, que renova os que ainda caminham para o salutar movimento do conhecimento universal.
DOLOROSA VIA
O tempo me fez velho e derreado
Já não respondo aos vários limites
A vida agastada perdeu os convites
Os sonhos de mourejar hão curvado
O corpo na ação perdeu o apetite
E assim vou num choroso estado
De lamúria triste e olhar cansado
Enfraquecido na força sem rebite
E o insistente querer, ainda espera
Da vitalidade, poesia e viva quimera
Para velejar nas nuvens da ventura
Nestes trilhos deixo o carril da sorte
Até que eu baste no portão da morte
E vá estar na paz lúgubre da sepultura
Luciano Spagnol
Junho de 2016
Cerrado goiano
Parodiando Pe. Antônio Tomás
Não seja do Velho Testamento, porque o Velho caducou. Seja do Novo Testamento, porque é no Novo que há salvação para a sua vida, hoje e sempre.
Você não pode avançar para o novo se ainda está obstruído e contaminado pelo velho. Deixo-o para trás.
Você não pode avançar para o novo se ainda está obstruído e contaminado pelo velho. Deixo-o para trás.
Há um velho provérbio oriental que diz: “Não se deve dar escada a ladrão”. Uma das aplicações dessa frase é a de que, se prestarmos ajuda e apoio a pessoas de mau caráter, poderemos ter grandes prejuízos.
Paulo e Lauro Rafuli
A vida é boa pois sempre aprendemos um pouquinho, deixando o velho se desprender às folhas secas que, adubam os outonos, ou invernos, qualquer estação, não importa; desde que haja sempre... estação, assim nascemos todos os dias com os límpidos raios do Sol.