Saudade de um Velho Amigo
Já dizia o velho sábio: amigo é igual a seios, uns tem grandes, outros tem projetos e alguns tem somente imitações.
Em tudo há um zero,
um sorriso a um desconhecido,
um abraço ao velho amigo,
um carinho aos pais,
uma palavra de ordem ao seus filhos,
então comecemos do zero a cada dia,
a cada instante.
Esqueças dos erros do passado e
viva seu presente pensando no subsequente segundo.
Tempo. Tempo velho amigo. Tempo menino, dê-nos a chave do teu segredo. Diga-nos por que você sempre é criança
Há algum tempo, um velho amigo me disse: "Ainda é preciso sonhar!" E eu o questionei: Vale mesmo a pena sonhar? Sonhar, é sinônimo de acreditar, e infelizmente acreditar traz expectativas do irreal, da ilusão. Logo, sonhar se torna motivo de decepção.
Velho amigo, não foi acertado o que decidimos, mas não era correto também continuar evitando o fim por mais tempo.
Fingir não perceber as mudanças e ignorar aquela última conversa franca doia demais dentro dos olhos, eles queriam transbordar sinceridades que a boca não dizia por medo.
Mas, nunca subestime o tempo, foi preciso muito dele para pensar na vida sem essa parceria antiga.
O luto passa, a amargura resseca sem a agua dos olhos a irrigando todos os dias.
As portas se abrem para novas vidas e o sol volta a aquecer aquela sala em que assistiamos TV juntos.
Mas, esses reencontros e conversas novas, sem explosões de acusações, nos apresenta a uma nova relação, a de não sermos mais inimigos e termos respostas ao que nunca perguntamos, após a despedida infeliz.
Pensamos que o outro está numa muito melhor, enquanto enfrentamos a perda sozinhos e não é assim que acontece, mas essa impressão é reciproca sempre.
Também falamos de ódio, maldição e perdão, engraçado como isso sempre aparece como a projeção exata, porém também errada.
A vida tende a mudar todos os dias e com ela ficam as memórias, mas também as expectativas de ser feliz de novo!
Aqui imaginando!
Todo dia é como presente,
Porque não valorizamos?
Um velho amigo aqui de perto, chorou a morte de seu conjugue... E,
O indaguei de novo!
Qual o motivo do lamento?
Ao que me replica! arrependimento,
Ai joguei na sua cara feito torta de chantili,
Porque não aproveitou suas presenças no presente?
...Agora;
Chore...
Sossego amigo
A paz de meu velho pai, trago comigo.
Sossegado em seus fortes braços,
sinto-me seguro entre laços
de alegria em seus traços.
Paz de exemplo amigo.
Honesto e amorável cidadão.
Zelador de minha paixão,
amador de minha mãe
e de meus irmãos.
Amo suas cãs!
Às vezes ao sentir-me atribulado
de soslaio vejo ao meu lado
o seu sorriso imaculado.
Querido pai amado.
Saudade de seu olhar amigo,
sua voz, seu cheiro antigo,
sempre a zoar comigo.
Fazia da vida, plena alegria,
flor de açucena, fantasia
a disfarçar o plano
do desengano.
Quantos anos, quantos anos,
desfazendo velhos sonhos.
Ah… Cuide bem de mamãe. Diga a ela, minha vida, que a amo, que a amo, mas que os anos não a trazem mais...
Oh! Que saudades que tenho… Como diria o velho poeta das tardes fagueiras, debaixo dos laranjais.
jbcampos
Um velho sábio ,tinha um amigo muito jovem que ainda tinha muito a aprender sobre a vida ...ele era um jovem reservado ,mas porem ,confiava muito em seus amigos ,o sábio disse ao jovem "se queres saber quem são teus amigos pense em um momento triste ou em que você estava abalado ,seu verdadeiro amigo foi aquele que não precisava saber qual e seu problema ,ele simplesmente estava ali pra ficar ao teu lado ,ele saberá a hora de te animar e a hora de simplesmente ficar ao teu lado esperando a tempestade passar com você....
Num novo amigo,
Encontro um velho amor,
Este apenas diferente,
Porque amores vêm e vão,
E amigos ficam para sempre,
Às vezes te tenho como um velho amigo sabe? Daqueles de dar bons conselhos, e inspirar bons pensamentos e ações. Enchendo-me de vida, saúde e bem estar. Você que por vezes me ajudou nas mais importantes tomadas de decisão. Sábio, justo, humilde e solidário. Mas ultimamente não estou entendendo muito bem o que espera de mim. Parece que vive me deixando em cima do muro, dividida entre aquilo penso ser o certo, e o que de fato desejo pra mim. Escrevo lhe porque preciso te deter de alguma forma. Você se tornou influente demais na minha vida, numa proporção que já não tenho mais controle. Eu sei que sua intenção é a melhor. É ajudar a abrir meus olhos, para que eu possa seguir o melhor caminho. Aquele que me trará a tão almejada “paz interior”. Mas você acaba sendo inocente demais, ingênuo e até meio bobo. As coisas não são assim, como você pensa. Você precisa colocar os pés no chão e deixar de viver de fantasias. Eu também já acreditei em contos de fadas, mais vivi o bastante para ver, entender, e principalmente sentir que eles não existem. O fato é que preciso entender porque diabos você insiste em me trair quando eu mais preciso que você seja forte, que esteja ao meu lado. Você precisa entender que talvez eu já saiba qual é meu caminho, e o que é melhor pra mim. E não me venha dizer que quero apenas o caminho mais fácil e sem dor, porque não é isso. Não estou sendo covarde apenas realista. Não é fácil pra mim também essa decisão, mais do jeito que esta, não tem como continuar. Eu quero ser feliz, entende? Será que isso é pedir muito? Seguir em frente pode ser a melhor opção agora, só você não consegue enxergar isso. Fica ai, parado, com essa cara de quem comeu e não gostou. Gritando aos quatro cantos coisas do passado, e me fazendo lembrar momentos especiais em que fui muito feliz. Mostrando-me fotos, músicas, presentes. Fazendo com que eu alimente, mesmo sem querer esperanças que tenho lutado para dissipar. E você faz isso de propósito, porque sabe que enquanto houver 1% de chance, haverá também 99% de esperança. Você faz questão de deixar em mim esse sentimento de culpa, de saudade, esse apego que não consigo me livrar. Apego aos planos, aos sonhos, e principalmente a certeza de que daria certo. Como se eu estivesse fazendo a escolha errada. Mas porque parte de mim deseja tanto seguir? Deseja ardentemente, não a liberdade, mais algo ainda por ser descoberto, inventado. Mas por sua causa eu continuo aqui. Presa num tempo que não me pertence mais. Ouvindo músicas românticas e revendo, revivendo momentos. Sorriso bobo, amarelo, e lagrimas manchando meu rosto. Por favor, tenta se concentrar, procure o equilíbrio, eu não quero mais me zangar com você, CORAÇÃO!
Como já dizia, meu velho caro amigo e conselheiro Freud: Vemos no outro nada mais nada menos do que nossas projeções, ou seja, se vemos o bem, ou o mal...Estamos sim, a falar de nós mesmos. Alcione Alípio
O trator velho
Restaura para mim a alegria da tua salvação. - Salmo 51:12
Meu amigo Gary restaura tratores. Ele me contou sobre um velho John Deere que estava sentado no campo de um fazendeiro há anos. Ele serviu fielmente a seu dono por décadas.
Quando Gary finalmente conseguiu dar partida no trator, o motor estava tão mal que não poderia ter puxado a carroça de uma criança, muito menos um arado. Os cintos estavam rachados, os fios estavam partidos, os plugues estavam enferrujados e o carburador estava fora de ajuste.
Com mãos amorosas, Gary foi trabalhar. Ele substituiu os plugues e pontas e ajustou o carburador. Quando ele juntou tudo e ligou, o motor ronronou como um gatinho. Agora ele pode puxar um arado com a força mais forte de sempre. Sob a habilidade restaurativa de Gary, ele fará tudo o que foi projetado para fazer.
No Salmo 51, Davi se arrependeu de seu pecado com Bate-Seba e pediu a Deus que o devolvesse ao lugar de comunhão que ele desfrutou uma vez. Ele orou: “Crie em mim um coração limpo, ó Deus. . . . Restaura para mim a alegria da Tua salvação ”(vv.10,12).
Por negligência ou pecado, você terminou espiritualmente no caminho? Volte agora para o Senhor. Coloque-se nas Suas mãos ternas. Confesse seu pecado, arrependa-se e peça perdão. Ele está esperando para restaurar você para si mesmo e torná-lo um cristão produtivo novamente.
Nossa pecaminosidade pode minar nossa alegria
E nos fazer sentir longe do Senhor;
Confissão e arrependimento, no entanto,
fornecem o caminho a ser restaurado. —Sper
Deus é especialista em restauração. David C. Egner
Um velho amigo meu dizia que toda hora era hora, não existia essa história de deixar pra depois, e a todo instante ele gostava de me lembrar:
— Tem vontade de fazer? Faça.
Eu apenas sorria, com olhar pensativo.
— A vida é uma janela — ele dizia — precisamos libertar esse pássaro… deixar voar — o pássaro era nós — o mundo não vai parar só pra que você tenha tempo pra se decidir se quer fazer ou não.
Eram palavras muito sábias, disso eu sabia. Até que um dia, assistindo o pôr-do-sol da minha janela, observei um pequeno bem-te-vi que voou bem do meu lado me fazendo companhia. Ele ficou parado, quietinho, e parecia não ter medo de nada. Bem longe dali havia outros pássaros que pareciam brincar nos arbustos ramificados do quintal da minha casa, enquanto outros pareciam voar livremente pelo céu alaranjando que era substituído aos poucos pelas sombras do anoitecer. Isso me fez questionar porque aquele pequeno bem-te-vi não estaria fazendo o mesmo, voando, e ao invés disso ele apenas havia decidido ficar ali parado, observando, assim como eu estava antes, olhando pro sol se por. Ele estaria esperando? Pensei por um breve instante. Até que depois de algum tempo suas asas resolveram bater e segundos depois ele já estaria longe dos meus olhos desaparecendo no céu.
“É inevitável ficar parado, mas a qualquer momento ele teria que voar” — uma voz ecoou na minha cabeça.
Foi então que entendi o que havia acontecido ali, com o pássaro, que passou tanto tempo na minha janela esperando o tempo certo pra voar que quando determinou fazer isso já aprecia ser tarde, quando o dia já estaria finalizando no horizonte. E isso me fez pensar nas escolhas, no tempo perdido. Das vezes que ficamos na nossa janela decidindo… esperando. Mas esperando o quê?
— E se eu tiver medo de voar? — Lembrei-me daquela conversa com meu amigo
— O medo é uma reação do nosso corpo que nos faz ficar atentos aos riscos — ele parecia ao certo o que dizia — sem o medo, poderíamos fazer várias escolhas, até aquelas que não perecem ser a melhor pra decidirmos os nossos caminhos.
“Então é normal sentir medo” — pensei com um ar reconfortante enquanto continuava a olhar pro outro lado da minha janela, que já estava escuro.
“Toda hora era hora, não existi essa história de deixar pra depois”
Aquele pensamento me fez correr pra abrir a porta com a decisão de voar, mesmo que já fosse tarde, como havia feito aquele pássaro outro dia. A liberdade parecia existir lá fora, longe daquela porta ou da minha velha janela que eu ficava dia-a-dia a observar, e decerto haveria um céu na qual eu pudesse ir bem longe… então fui, sem esperar, porque certamente meu amigo haveria voado muito durante a sua vida sem ter deixado nada pra fazer depois.
Soneto do amigo
Um velho que me diz verdades duras
em horas que não desejo ouvir
como um pai ou uma mãe a me pedir
cautela, para olhar além das amarguras
Às vezes tão distante e tão presente
contar com uma amigo é ter certeza
da voz que exala brandura e madureza
a infundir coragem, a nos tornar contente.
Alguém fiel, mas imperfeito como nós
humano e errante, mas leal e constante
um amigo antigo desata os nossos nós
Feliz é quem encontrou um grande amor
se a sorte não nos valeu neste sentido
pelo menos nos conceda um amigo de valor
Evan do Carmo 02/04/2018
Para todos os meus amigos, declarados e anônimos