Salvação
Se a eleição é uma obra soberana e incondicional de Deus no que diz respeito à salvação humana, então a preterição é uma obra soberana e incondicional de Deus no que diz respeito à perdição humana.
É impossível que os crentes, desde que permaneçam fiéis, venham a perder a salvação. Porque, se isso fosse possível, o poder que Deus decidiu empregar para salvar os crentes seria vencido. Por outro lado, se os crentes apostatarem da fé e se tomarem incrédulos, é impossível que eles não se desviem da salvação, ou seja, desde que ainda continuem incrédulos.
A salvação não é algo distante, é uma coisa presente, uma bênção da qual, pela livre misericórdia de Deus, você agora possui.
A Bíblia, a Ortodoxia e o Arminianismo não ensinam salvação para TODOS (Universalismo), mas salvação para TODOS os que CREEM; para os que NÃO CREEM só resta a condenação eterna.
O grande obstáculo que precisamos vencer todos os dias para alcançarmos a salvação somos nós mesmos. É por isso que precisamos da Graça de Deus em todos os dias da nossa vida.
Tem gente que diz eu sou de Deus tenho a minha salvação garantida, Deus está em todos portanto todos são filhos do criador.
Infelizmente o povo resteja sofre por salvação, se esquece que a salvação está em você o verdadeiro tempo de Deus.
O povo segue caminhos oferecidos às vezes sem questionar, querem salvação fazem sacrifícios a deuses que estão mortos.
Deus ama aqueles que buscam a justiça e a salvação pela fé em Cristo, mas odeia aqueles que buscam a mesma coisa pelas obras da lei.
A doutrina da graça preveniente revela que Deus dá o primeiro passo no processo de salvação e cura alguns dos efeitos mais prejudiciais do pecado original
Kenneth Collins, Wesley on Salvation: A Study in the Standard Sermons, 23.
No calvinismo ninguém pode ter o seu status mudado de salvação para condenação, ou de condenação para salvação. No calvinismo tudo já foi decretado arbitrariamente por “Deus” antes da fundação do mundo. Todas as passagens das escrituras em que Deus, os profetas, Jesus e os apóstolos chamam para o arrependimento, mudança de mente e abandono do pecado são ficção, são uma mentira. O “Deus” calvinista já decretou quem é, e quem não é.
A graça ou amor de Deus, a fonte de nossa salvação, é livre em todos, e livre para todos. Não depende de qualquer poder ou mérito no homem; não, não em qualquer medida, nem no todo, nem em parte. Não depende de qualquer forma das boas obras ou da justiça do recebedor, nem de qualquer coisa que ele tenha feito, ou de qualquer coisa que ele é. Não depende de seus esforços. Não depende de sua boa disposição, ou bons desejos, ou bons propósitos e intenções; pois todas estas coisas fluem da livre graça de Deus; elas são apenas as correntes, não a fonte. Elas são os frutos da livre graça, e não a raiz. Elas não são a causa, mas os efeitos dela. Tudo de bom que esteja no homem, ou que seja feito pelo homem, Deus é o seu autor e doador. Dessa maneira é Sua graça livre em todos; isto é, de nenhum modo dependendo de qualquer poder ou mérito no homem, mas em Deus somente, que livremente nos entregou Seu próprio Filho, e com Ele livremente nos dá todas as coisas. John Wesley - Sermão Graça Livre
A chamada ao arrependimento e salvação na visão calvinista é insincera. Trata-se de um fingimento, pois mesmo que Deus envie um chamado universal, ele mesmo não deseja que todos respondam a este chamado e não dá a sua graça salvadora às pessoas para habilitá-las a responderem esse chamado.
Nos Evangelhos, o Natal é a encarnação de Cristo entre os homens, trazendo esperança de salvação para todos.