Salvação
A SALVAÇÃO PELA ARTE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Neste momento em que me dedico à exposição SÔNIA & GABI A CORES, constato o que sempre soube: o quanto as artes agregam, não importa se artes plásticas, dança, dramaturgia, música ou artes literárias, pois como escritor, forço a barra e classifico literatura como arte.
Já visitaram a exposição de Sônia Monteiro e Gabriela Boechat, pessoas de quase todas as "tribos": negros, brancos e descendentes de índios; católicos, evangélicos, umbandistas e ateus; pobres, ricos e nem tanto; pessoas cultas e analfabetas; estas e aquelas outras misturas... pessoas; seres humanos. Em outros ambientes, isso não acontece, porque determinadas pessoas não podem entrar ou porque até podem, mas não ficariam à vontade; seriam tratadas ou simplesmente se sentiriam como seres de outro planeta; inadequados; peixes fora d´água.
Estamos em um momento crítico de país. Quando as forças politicas ora dominantes querem acabar com as artes... primeiro, por meio da censura seletiva. Depois, com o tiro de misericórdia que as eliminará por completo, restando apenas a imposição das anti-artes de cunho sacro; gospel; de ideologias duvidosas, exatamente pela imposição; a censura; o arbítrio forçado... a força e a violência, contrariando a Bíblia invariavelmente utilizada para justificar a truculência de um projeto tirano de poder que remete à inquisição.
Nada é mais salvífico para o ser humano, do que as artes. Elas agregam, congregam, enquanto a política, a religião e a sociedade puramente mercadológica segregam, buscando a unificação que lhes favorece, desfavorecendo aos demais; que lhes empodera, enfraquecendo aos que devem ser vencidos, em sua opinião ditatorial.
Em torno das artes, a pessoa se une despida e livre de qualquer nominata ou rótulo, pois o ser humano é mais do que política ou religião; etnia ou classe social; berço e gênero; prestígio e fama; brasão, escolaridade, aparência, seja lá o que for que se interponha onde nada importa mais do que a verdade íntima, pessoal e intransferível de cada um, que não deve se sobrepor à do o outro.
Quando a arte nos une, o próximo é mais próximo do que em qualquer outro ambiente; sobretudo a igreja, que se tornou agência terrena definitiva do poder público em toda a sua tirania. Falo da igreja como um todo; como agência ou ajuntamento; corporação... não como crença individual; fé pessoal; sinceridade mística de cada fiel verdadeiro que se permite o enfrentamento da má fé e a corrupção denominacional - ou institucional - proposta pela maioria dos líderes religiosos atuais em parceria com os poderes políticos; econômicos; sociais.
Grato a Sônia e Gabi, que me proporcionam a dádiva deste ambiente que respira arte... que me concede a chance de organizar a mente, a alma e os instintos para tecer tais reflexões que me renderão ataques pelos quais aumentarei a forte impressão (não sou de certezas) de que meu pensamento bate com a verdade.
"O sacrifício pela nossa salvação já foi pago na cruz do calvário. Mas, é obrigação de todo cristão se sacrificar por sua santificação pessoal."
Se eu como pecador,espero meu perdão e minha salvação : Assim também será com todos,pois quem salva é Deus pela fé.
Enfim, chegou o natal, época de celebração. É importante para um cristão, lembrar da salvação e que Deus é o autor da criação. Agradecer é tradição, devemos pedir perdão. Por que Jesus nos amou? Não há explicação, isso foi sempre uma questão. Natal é momento de aproximação, de olhar pro céu com gratidão pois somos frutos da exatidão. Qual? A que Deus nos amou. Amar é um dom, o dom da perfeição. Cristo nos amou, graças lhe dou, por cada coração batendo. Porque mesmo não merecendo e as vezes sem reação, seguimos em frente pelo Deus de Abraão.
"Natal: é uma festa de amor no céu! É a solenidade dá salvação para os homens na terra! É uma adoração perene ao remidor do mundo!".
A coisa mais importante para o cristão não seria exatamente a salvação, mas a consciência, pois sem ela não se valorizaria ou se teria a salvação!
A SALVAÇÃO
A minha salvação não depende do alvará de homens,e sim
da minha obediência aos ensinamentos do Salvador.
É também não depende de quem eu fui, e nem de quem eu sou de hoje em diante.
TENHA CORAÇÃO
A dois caminhos há seguirmos, um nós levara para
a salvação eterna.
O outro nos levara a dois, três ou mais caminhos,
só é preciso escolhermos.
E te garanto que nenhum desses caminhos nos levara
ao encontro com o Salvador.
Então, pensamos bem qual caminho devemos escolhermos
para mais tarde não sofrermos.
Pois atitudes precipitadas pode nos levar a lugares escuros
e sem vida.
Tenhamos misericórdia do nosso próprio espirito e vivamos como
alguém que tem um coração no lugar de uma pedra fria e sombria.
Eu escrevo esta carta á vocês, incluindo a minha própria
pessoa aqui em questão.
Pois o respeito é tudo nesta vida, se não há
respeito não á vida.
Se não á vida não porque continuarmos lutando
em uma guerra que não é nossa.
Não é nossa porque escolhemos á não lutarmos a favor
de nós mesmos.
O sol quando nasce para todos, assim também
é com a chuva quando cai sobre nós.
Olhe para vida, e veras quanta vida espalhada por
diversas partes do mundo.
Não somente nos seres humanos, mais também nos animais,
nos insetos e plantas.
E para onde for que você olhe veras vida em abundancia, até
mesmo no que não se pode ver á olho nu.
Liberte-se para a vida, não sejamos escravos de nossos
desejos macabros e tardios.
Arrebente vos as correntes que nos aprisiona e sejamos
livres para todo sempre.
Assim como os pássaros, que avoão daqui para lá e
de lá para cá.
Sem temer, e sem se preocupar com quem ou o que
vão falar á seu respeito.
Pense bem meus amados irmãos e irmãs, sou apenas um,
e só tenho uma vida.
Assim também são com vocês, então não á desperdice com
coisas fúteis ou banais.
Pois viva á vida com a sua própria vida e detenha
tudo que não provem da vida.
Tempo e eternidade
Num tempo aceitável, eu te ouvi e no dia da salvação te ajudei. - 2 Coríntios 6: 2
Minha esposa e eu estávamos visitando alguns amigos que conheceram meu pai, o Dr. MR De Haan, quando ele era o pastor de sua igreja. Seu ministério havia deixado uma impressão profunda e duradoura neles. Uma mulher contou sobre uma experiência inesquecível que aconteceu 50 anos antes.
Ela estava ouvindo enquanto meu pai pregava sobre o julgamento de Deus e a realidade do inferno. Ao se aproximar do final de seu sermão, ele parou abruptamente. Por um minuto inteiro ele não disse uma palavra. Tudo o que podia ser ouvido era o tique-taque de um grande relógio na parede. O som pareceu ficar mais alto a cada segundo que passava. De fato, o constante “tick-tock” tornou-se quase ensurdecedor para aqueles sob convicção do Espírito Santo.
Então, com sua voz de comando, meu pai lembrou a platéia: “Você está agora um minuto mais perto da eternidade!” A mulher que me contou a história disse que estava com medo. E mesmo que ela não tenha recebido a Cristo naquela noite, a experiência de ouvir esse tique-taque era tão vívida em sua mente que, em última análise, levou à sua conversão.
Você está indo para o céu? Se não, cada segundo de passagem lhe recordará que você é um carrapato do relógio mais próximo de uma eternidade sem Cristo. Receba-o hoje!
Como você pode ir outro dia?
Responda a Cristo, não demore;
Apenas confie Nele, Sua Palavra acredita, a
vida Eterna você receberá. JDB
Para evitar perder-se na eternidade, receba a Cristo a tempo.
Richard DeHaan
Onde Jesus vive
Hoje a salvação chegou a esta casa. - Lucas 19: 9
O poeta alemão Goethe contou uma fábula sobre a cabana de um pobre pescador. Quando uma lâmpada de prata iluminada foi colocada no interior, toda a cabana foi transformada em prata - o piso, os troncos que formavam as paredes, o telhado, até os móveis.
Esta é uma bela imagem do que acontece em um lar quando o Senhor Jesus é autorizado a reinar supremo. Onde a amargura, o ódio e o mal prevalecerão, agora o brilho de Sua santidade e o calor de Seu amor são entronizados.
Jesus disse a Zaqueu: “Hoje devo ficar em tua casa” (Lc 19: 5). Mas ele não tratou o Senhor apenas como seu convidado - ele “o recebeu com alegria” (v.6). A visita de Cristo teve um efeito no coração de Zaqueu que levou a mudanças dramáticas em seu comportamento. Ele disse ao Mestre que de agora em diante ele daria metade de seus bens aos pobres (v.8). Jesus observou: “Hoje a salvação chegou a esta casa” (v.9).
Jesus quer transformar nossas casas também. Mas antes que Ele possa fazer isso, precisamos convidá-lo para nossas vidas. Somente quando Jesus é Salvador e Senhor de nossas vidas, podemos experimentar Sua abundante bênção em nossos lares.
Jesus mora na sua casa? Você conhecerá Sua presença e bênção se responder com fé a Ele.
Se você quer o calor do amor de Cristo em sua casa, deixe-o acender um fogo em seu coração. Richard DeHaan
A primeira palavra da salvação
Arrependa-se e creia no evangelho. - Marcos 1:15
O evangelista J. Edwin Orr disse que “a primeira palavra do evangelho” é o arrependimento. É um afastamento do pecado e para o Senhor. O profeta Zacarias clamou ao povo de Israel para que se arrependesse e voltasse ao Senhor: "Vira agora de vossos maus caminhos e de vossas más ações" (Zacarias 1: 4).
A salvação começa com arrependimento. Envolve uma mudança de opinião sobre o pecado, que leva à crença em Jesus Cristo e nos traz o perdão de Deus. No entanto, o arrependimento é mais do que um ato de uma vez por todas que inicia a salvação. É uma escolha contínua - uma mudança de mentalidade que vê o pecado como errado, confessa-o e rejeita-o.
Martinho Lutero colocou dessa maneira na primeira das 95 teses que pregou na porta da igreja de Wittenberg: “Quando nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo disse 'arrependam-se', Ele desejou que toda a vida de um crente fosse um arrependimento. É uma mentalidade contínua em relação ao pecado.
Aqui está o ponto. A mudança de espírito que é o coração do arrependimento deve se tornar um padrão de pensamento - um estilo de vida. Mesmo que estejamos seguros em Cristo, devemos continuar a ver o pecado através dos olhos de Deus e reconhecê-lo como mal. E quando pecamos, vamos nos arrepender, confessar nossos erros e receber o perdão de Deus.
Eu alcancei a Sua terna compaixão
Porque eu era pecador e fraco
E oh, as doces palavras do perdão
Eu o ouvi falar de boa vontade! —Simon
Arrependimento significa odiar o suficiente para se afastar dele. David C. Egner
Crise de energia
Desenvolva sua própria salvação com medo e tremor; porque é Deus quem trabalha em você. - Filipenses 2: 12-13
Todos os dias, enquanto o seu corpo realiza sua rodada de tarefas, ele não está funcionando sem recursos. O fato é que seu corpo está trabalhando no que seu sistema digestivo bem-abastecido está trabalhando. É uma lei física, uma cooperação entre oferta e demanda que é fundamental para uma vida saudável.
Em sua carta aos filipenses, Paulo descreveu uma lei espiritual semelhante. Conforme nós fielmente “exercitamos” nossa salvação, demonstrando a realidade de nossa fé através de atos e atitudes de obediência à Palavra de Deus, não podemos fazê-lo em nossa própria energia. Devemos confiar em Deus, “que trabalha em nós para fazer e para o seu bem” (2:13).
Warren Wiersbe fala de um frustrado professor de escola dominical cuja aula não estava crescendo como deveria. Ela se desgastou mais e mais, mas nada mudou. Finalmente, depois de reconhecer que seu ministério era auto motivado e autoativado, as coisas começaram a mudar. “Aprendi a usar constantemente o poder do Senhor”, ela disse, “e as coisas são diferentes!”
Esta mulher ainda trabalha duro como professora, mas não mais auto-suficiente. Em vez disso, ela aprendeu a trabalhar, momento a momento, em que Deus trabalha.
Comece onde você está servindo ao Senhor,
Reivindique Sua firme promessa e confie na Sua Palavra;
Deus simplesmente pede que você faça o que puder,
Ele usará seus esforços para continuar o Seu plano. —Anon.
Você pode confiar em Deus para fazer o que você não pode fazer. Joanie Yoder
Encontrando Perdão
A tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação. - 2 Coríntios 7:10
A leitura da Bíblia de hoje é da segunda carta de Paulo aos cristãos em Corinto. Ele começa o capítulo chamando-os de “amados” e termina se regozijando com sua confiança neles.
Como ele poderia honestamente dizer essas coisas, considerando que o resto do capítulo é sobre os pecados que ele enfrentou severamente em sua primeira carta? (1 Coríntios 5). Ele poderia elogiá-los porque eles haviam respondido com tristeza divina. Eles se arrependeram sinceramente e agora sua lousa estava completamente limpa!
Muitos de nós, cristãos, achamos difícil aceitar o perdão de Deus pelos nossos pecados e nos sentirmos perdoados. Falamos aos outros sobre o amor e o perdão que Jesus oferece, mas a coisa mais difícil para nós, parece, é receber o mesmo amor e perdão. Depois de fazermos algo errado, não é incomum ter pena disso. Mas se simplesmente nos arrependemos das conseqüências e não nos arrependemos genuinamente e aceitamos o perdão de Deus, não fizemos nada mais do que tristeza como o mundo (2 Coríntios 7:10).
Não diga: "Se ao menos eu pudesse desfazer o passado". Você não pode desfazer o pecado, mas pode se arrepender sinceramente dele. Nosso Deus misericordioso está esperando agora mesmo para inundar seu coração perturbado com a alegria do Seu perdão.
Querido Senhor, seja misericordioso para conosco;
Nosso pecado tem entristecido o seu coração;
E fortaleça nossa determinação, ó Senhor,
Para fazer um novo e novo começo. —DJD
Deus nos torna infelizes pela convicção de nos alegrar por meio da confissão. Joanie Yoder
Uma Nova Canção
Cante ao Senhor, abençoe Seu nome; proclamar as boas novas de Sua salvação dia após dia. - Salmo 96: 2
A maioria das pessoas está interessada em notícias, mas apenas se for nova. Lemos o jornal de hoje, não o de ontem. As classificações dos programas de notícias desapareceriam de vista se cobrissem apenas os eventos do ano passado ou do mês passado.
Essa mesma necessidade de manter-se atualizada e atualizada se aplica ao nosso reconhecimento das coisas boas que Deus faz por nós. Ele quer que reconheçamos que Sua misericórdia e compaixão são “novas todas as manhãs” (Lam. 3: 22-23). O autor do Salmo 33 percebeu o quão importante é isso, então ele pediu um novo cântico (v.3) - uma nova expressão do que o Senhor fez por nós no passado, bem como do que Ele está fazendo por nós no presente.
O salmista disse que Deus criou as estrelas acima e controla os mares abaixo (vv.6-7). Ele está profundamente envolvido nas relações internacionais (v.10) e em todas as dimensões da experiência pessoal (vv.14-15). Deus está vigiando e mostra um tipo especial de cuidado com aqueles que O amam (vv.18-22).
O Senhor ainda está fazendo grandes coisas hoje. Olhe ao seu redor para a obra de Deus. Veja como Seu poder e sabedoria são revelados na natureza e no homem. Então cante uma nova canção de louvor a Deus por trás de tudo. Não trate as boas novas de Seu poder como se tivessem parado há muito tempo.
Andar em comunhão com Deus
E sentir Seu amor e carinho
Pode colocar uma canção em nosso coração
Que não podemos deixar de compartilhar. —DJD
Cada novo dia nos dá novas razões para cantar o louvor de Deus. Mart DeHaan
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
