Salmos da Bíblia
O salmo 23
Poema épico de Davi
Que se inspirou no ofício de pastoreio(pastor de ovelhas)já que este foi seu ofício
Para criar um dos mais lindos poemas onde Davi expressa sua relação com Deus e os cuidados de Deus para com os que o serve
A passagem "nada me faltará"
Um verso digamos fora de contexto de tradução quando analisamos o texto original do hebraico
Que diz
"O que tenho é o suficiente"
Percebem que agora ao invés de colocarmos Deus como nosso fornecedor
Agora somos gratos pelo que temos segundo o que merecemos ou labutamos?!!
O salmista começa seu poema apontando para Deus como sua fonte de existência o criador
E a causa e efeito de sua fé "suficiência"
Já que o mandamento e viverá o homem do suor do seu rosto
Ou seja o que plantar isso colherá
Isso não exclui o fato de Deus operar milagres de provisão a casos especiais tal como o manar no meio do deserto seco a água da Rocha etc
Deus só não é conivente com o comodismo a soberba e a ganância
Seu cajado ou sua proteção seu apoio ao seus servos ou fiéis
E certo!
Mas sua vara é disciplinar e corrige até que estes fiéis se tornem irrepreensíveis
Davi era uma pessoa sujeita as mesmas provações estas que até o Cristo experimentou
Não somos únicos nas aflições a tantos quantos nós sofrendo
E este salmo escrito por Davi um rei poeta músico e apaixonado por Deus
Escreveu sintetizando a relação entre o homem e Deus e de Deus para com o homem
E o fundamento deste poema possui dois pilares que são a base desta relação
1 amor
2 fé
Aprendemos com Davi a sermos servos.
Marcio H.melo pesquisador da M.G.B MESSIÂNICOS GNÓSTICOS DO BRASIL INMGB
Salmo 2
O salmo 2 é um salmo messiânico. Começa com um pergunta. "Por que é que os povos e as nações imaginam coisas vãs?" No mesmo sentido quer dizer, por que cada nação, cada rei, cada pessoa, anda, no seu próprio caminho, como se Deus não fosse o Senhor!? Afinal porque todo o mundo vive numa ilusão? Aplicando aos nossos dias, poderíamos dizer assim, será que cada um não vê o que se passa no mundo? Neste momento há muitos acontecimentos estranhos: A pandemia, a guerra na Ucrânia, a varíola dos macacos, o aquecimento global, os incêndios, o vulcão na Islândia, a guerra em Israel. Fomes, crises financeiras e económicas, uma possível guerra entre a China e os Estados Unidos! Será que é pouco? Porque afinal ninguém vê que Deus está falando com os povos, como os reis das nações, com cada pessoa, para que todos se aproximem de Deus! Por que cada um diz não tenhamos nenhuma ligação com Deus! "Sacudamos de nós as suas algemas! " Dizem os povos " andemos na nossa moralidade, façamos a nossa vontade! Não queremos nada com Deus!" Mas Deus por meio de Jesus Cristo diz " Eu sou Deus! Olhai para mim todos os que quereis viver! Beijai o filho de Deus , antes que venha a sua ira, sobre o mundo, sobre os povos! Bem-aventurados os que nele se refugiam!" É isto o que diz o Salmo 2!
Ah, se você soubesse a alegria que há,
Em cantar os belos Salmos,
Ou mesmo os recitar,
Pois Deus mesmo lá na Glória,
Criando as muitas histórias,
Os louvam no Operar.
"Ainda que eu ANDE pelo vale da sombra da morte não temerei. Salmos 91:1(Isso é Andar pela fé protegido.) Mas chegará um momento da minha maturidade espiritual que Ele me levará a VOAR em lugares altos e ai estarei debaixo de Suas asas. (Isso é Voar protegido, aonde o que vier contra mim não me encontrará.). Lugares de intimidade...Só Ele e eu."
—By Coelhinha
Salmo 123 "O Senhor é meu pastor e nada me faltará (...)". Mas se faltar a falta não será de todo uma falta. Há lição em toda caminhada nesta vida. Aprendamos enquanto temos tempo!
“Davi muito bem se expressou assim, no seu salmo 23:
Guia-me pelas veredas da Justiça, para que eu HONRE teu Nome.
Nota-se aí, a preocupação com a qualidade MORAL de sua conduta. Pois queria e desejava ser guiado pelas veredas do caminho justo!
E este seria, o que denomino o verso chave de todo o conteúdo desse Salmo.
Pois é o único verso onde mostra Davi, dizendo que o Nome do Eterno seria honrado: ao guia-lo pelas veredas da justiça. Pois o cerne do raciocínio Bíblico, sem dúvidas, é o caráter moral. Porque a preocupação de Davi era exatamente louvar a Deus, ou fazer com que Seu Nome, melhor se expressando, fosse HONRADO, por meio de sua conduta ilibada e moral!
Tarefa essa das mais difíceis para o homem. Uma vez que tenha que aprender a lidar com sua nova natureza decaída. Pois o pecado lhe é natural.
Flávio Josefo enaltecendo a qualidade moral de Moisés, chega a dizer que ele dominava tanto seus vícios que parecia que deles era livre.
Outrossim fala da força da qualidade moral de Eliseu, quase que fazendo encômio a ela!
E o que não dizermos sobre o relato de Eusébio de Cesaréia, ao falar que o Apóstolo Tiago maior, era cognominado, O Justo, por causa da firmeza de seu caráter MORAL?
Não me restam dúvidas de que essa, é sim a parte mais importante da Bíblia e, hoje, indiscutivelmente, a parte mais [forçosamente] ignorada!!!
Às 08h50 em 14.12.2020
Disse Lucius:
A profundidade Psicológico-Poética encontrada no precioso Livro dos Salmos, é deveras, absurda, meticulosa e espantosa!!! Como nenhum outro Livro da Bíblia, descreve com apurada minudência, as dores enfrentadas pelos seus compositores, a tristeza, angústia, solidão, desespero, sentimento de abandono, cerco inimigo, fraqueza Físico-espiritual, dúvidas, anseios quanto ao futuro, medo, depressão, preocupações, dubiedade da Fé, traição, inveja amarga e assim por diante...
Mostra a superação de cada obstáculo e como é fundamental, nesses instantes, procurar ter uma Fé constante e inabalável, tendo sempre em vista, apesar dos pesares, manter o foco e nunca perder a esperança; até o final.
E foi exatamente assim que esses maravilhosos Poetas da Fé, venceram a grandes batalhas cujas causas, eram e são espirituais. Música para os ouvidos, colírio para os olhos, consolação para Alma abatida; vigor do espírito e o fortalecimento da Mente. Assim é o Livro dos Salmos.
Leia-o, estude-o, aprofunde-se nele quando puder. E sentirá o sabor desse mel, fluindo em teu ser.
30.07.2023 às 13:03 h
O ouro é provado pelo fogo, e o homem, pela espera. Quem ouve os Salmos aprende que até o deserto revela a glória.
Confie no caminho que Deus traçou para você, mesmo quando não compreende; Salmos 37:5 - "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."
“AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS”. SALMO 46.10
Profetizo a proteção e respostas de Deus sobre a sua vida!!!
Que neste momento o Senhor retire toda a apreensão, medo, ansiedade, depressão, opressão, enfermidades com seu poder, autoridade e soberania!!!!
Hebreus 11:6...”Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
Renove neste momento sua fé em Deus!!!
Ele é Deus de Milagres, Surpresas, Livramentos, Proteção e Provisão entre tantas outras coisas.
Receba o toque dEle pela fé agora em todas as áreas vida, em seu coração...
PAZ SEJA CONVOSCO!!!!
Salmos 91:10-11
A existência humana, em sua frágil tessitura, sempre se viu cercada por incertezas, assaltada por inquietações que brotam das sombras do desconhecido. No entanto, o eco transcendental do Salmo 91:10-11 ressoa como uma promessa de proteção sublime, um pacto entre o eterno e o efêmero, entre a infinitude de Deus e a vulnerabilidade do homem. Não é um discurso de imunidade física ou ausência absoluta de adversidades, mas um chamado à confiança inabalável em uma providência que transcende o visível e o tangível.
"Não te sucederá mal algum, nem praga alguma se acercará de tua tenda." Aqui, não se trata de um escudo que bloqueia os ventos da tribulação, mas de uma segurança que repousa na fidelidade divina, capaz de transformar a tempestade em aprendizado e a angústia em esperança. O mal, em sua natureza fluida, pode atingir o corpo, mas jamais penetrará a fortaleza da alma que crê. A tenda, símbolo da morada transitória, torna-se um espaço sacralizado pela presença divina, um santuário que, mesmo em meio ao deserto da vida, está protegido por mãos invisíveis.
O verso seguinte expande essa promessa em uma visão quase celestial: "Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Aqui, a figura dos anjos não é meramente decorativa, mas um testemunho da intimidade entre o Criador e sua criação. São agentes do cuidado divino, enviados não para evitar os passos incertos, mas para assegurar que, mesmo nos caminhos mais escarpados, a queda não será definitiva. Cada trajetória humana, com seus erros, desvios e lutas, é acompanhada por essa vigilância amorosa, que não impõe, mas guia, que não anula a liberdade, mas a protege do abismo.
Este texto sagrado não promete uma existência isenta de desafios, mas sugere que há uma força maior que reordena o caos e que acompanha cada ser humano em sua jornada única. O mal pode rondar, mas não prevalecerá. A praga pode ameaçar, mas jamais encontrará morada naqueles que habitam sob as asas do Altíssimo. É uma declaração de fé que transcende o literal e se enraíza no espírito, uma lembrança de que, mesmo em meio às adversidades, há um propósito divino que transforma a vulnerabilidade em força.
Ao contemplar essas palavras, o coração é convidado a repousar na certeza de que não caminha sozinho. Pois o cuidado divino, manifestado de forma tão poética e poderosa, é um lembrete de que a existência, ainda que marcada por incertezas, encontra segurança na fidelidade daquele que guarda os caminhos de seus filhos com zelo eterno.
Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19.1. A cada manhã que o sol surge no horizonte,é Deus falando conosco, renovando sua misericórdia e seu amor pela humanidade, dando vida a terra, e consequentemente a todos nós.
Salmos 139.13-16: Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste... Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado... Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Quase 8 bilhões de seres humanos e o DNA não se repete, a formula de cada um é exclusiva. Viemos do Deus que tem todo poder em Tuas mãos. Não perca há esperança, pois num abrir e piscar de olhos Ele muda sua história.