Salmo 267 Textos Bíblicos
O que você disse?
Quem pode habitar no teu santo monte? Aquele que anda na retidão. - Salmo 15: 1-2
Na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, um pesquisador realizou um estudo com 1.500 gerentes de empresas que revelaram o que os funcionários mais valorizam em um chefe. Os funcionários disseram que respeitavam um líder que demonstra competência, tem a capacidade de inspirar trabalhadores e é habilidoso em fornecer orientação.
Mas havia uma quarta qualidade que eles admiravam ainda mais - integridade. Acima de tudo, os trabalhadores queriam um administrador cuja palavra fosse boa, alguém conhecido por sua honestidade e alguém em quem eles pudessem confiar.
Embora essa descoberta tenha um significado especial para os gerentes cristãos, ela também diz algo a todos que nomeiam o nome de Cristo. A integridade deve caracterizar todos os crentes, não importa qual seja sua posição. De acordo com o Salmo 15, a verdade está no coração de toda palavra e ação de uma pessoa piedosa. Visto que o Deus da Bíblia sempre mantém Sua palavra, segue-se que uma pessoa piedosa será conhecida como alguém que faz o que ele diz que fará.
Todos nós precisamos ser mais cuidadosos com nossa integridade. Os que nos rodeiam nos admiram pela nossa honestidade? O Senhor nos vê como fazendo o que dissemos que faríamos - mesmo que doesse? (Sl 15: 4).
Se sua palavra é "boa como ouro"
E suas ações provam que é verdade
Outras pessoas ouvindo o que você diz
Saiba que elas podem depender de você. - Hess
Somente estando no nível podemos subir ao plano mais alto. Mart DeHaan
Gremlins Feios
Eles ainda darão frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes. - Salmo 92:14
Em seu livro Less Stress, More Peace (publicado por Fleming H. Revell), Verna Birkey refere-se a uma mulher de 72 anos chamada Jo que se preocupava em envelhecer. Jo chamou esses medos de “feios gremlins”. Para obter a vitória sobre eles, ela escreveu uma “Declaração de Compromisso e Fé”, que cito em parte:
“Meu querido Pai celestial, como posso expressar quão grato sou por Seu grande cuidado em relação a mim através dos anos? Você tem sido tão bom. Por que, então, Senhor, esses feios gremlins entram no meu pensamento? Eu me preocupo em perder este marido maravilhoso que você me deu. Terei que sofrer uma doença longa antes de me levar para casa? E se eu acabar em uma casa de repouso? E se eu ficar senil?
“Agora eu os verbalizei! Aqueles gremlins feios! Senhor, agora eu cometo todas essas preocupações sobre a velhice para você. Eu reivindicarei a promessa que Você me deu no Salmo 92, que eu ainda produzirei frutos na minha velhice. Cada vez que um desses medos surge, vou voltar e rever este compromisso até que eu tenha paz. Eu posso confiar em você com minha velhice. Eu te louvo, Senhor!
Por que não escrever sua própria “Declaração de Compromisso e Fé” a respeito de seus “feios gremlins”?
Apesar de passos vacilantes e força decrescente
Revelar a vida como uma página desbotada,
No entanto , envelhecer com fé em Cristo
Dá esperança e sabedoria à velhice. —DJD
A preocupação é fútil; a fé é frutuosa.
r Joanie Yoder
NÃO DESPERDICE SEU FÔLEGO
Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! —Salmo 150:6
Se eu tivesse que encher a mão de pó e soprá-lo, o que me restaria seria um rosto empoeirado. Quando Deus o fez, criou um ser humano vivo, com fôlego e capaz de pensar, sentir, sonhar, amar, reproduzir-se e viver eternamente.
Sendo um destes seres humanos, eu posso falar “tomar” fôlego, “prender” fôlego ou “economizar” fôlego”, mas estas são apenas expressões idiomáticas de linguagem. Eu não posso “prender” minha respiração para utilizá-la mais tarde. Se não usar o ar que eu tenho neste momento, vou perdê-lo e posso até perder a consciência.
Quando Deus soprou o fôlego de vida em Adão, Ele deu mais do que a vida; deu-lhe uma razão para viver: a adoração! Como disse o salmista: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150:6).
Isto quer dizer que estamos desperdiçando nosso fôlego quando o usamos para algo que não honra a Deus, em quem “vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28).
Embora não possamos soprar vida numa mão cheia de pó, podemos usar nosso fôlego para confortar, cantar canções de louvor e correr para ajudar os doentes e oprimidos. Quando usamos o nosso ato de respirar para honrar o nosso Criador com nossa combinação singular de talentos, habilidades e oportunidades, nunca vamos desperdiçá-lo. —JAL
Tudo aquilo que sou e tenho, devo a Jesus. Julie Ackerman
PRAZER TURCO
A tua lei é todo o meu prazer. —Salmo 119:174
No livro de C. S. Lewis, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a Feiticeira Branca precisou saber somente uma coisa a respeito de Edmundo, para fazer com que ele traísse seus irmãos. Ao fazer-lhe algumas perguntas simples, a bruxa descobriu que a fraqueza de Edmundo era a sua preferência por um doce macio, cortado em quadrados, chamado Prazer Turco. O pedaço que ela deu a Edmundo foi mais delicioso do que tudo que ele experimentara. Logo Edmundo só conseguia pensar em “tentar engolir tantos quadrados do doce quanto possível, e quanto mais comia, tanto mais desejava”.
Cada um de nós tem uma vulnerabilidade como a de Edmundo, e Satanás está ansioso por explorá-la. Pode ser algum vício como drogas ou álcool, ou pode ser algo aparentemente inofensivo e talvez até algo bom como comida, amizades ou trabalho.
Depois da Sua ressurreição, Jesus fez uma pergunta pessoal e analítica a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (João 21:15). Muitos têm levantado especulações para saber o que Jesus quis dizer com as palavras “estes outros”, mas talvez é melhor nem sabê-lo. Isto permite a cada um de nós personalizar a pergunta e indagar a nós mesmos: “O que eu amo mais do que a Jesus?”
Quando Satanás descobre o que amamos mais do que a Deus, ele sabe como nos manipular. Mas ele perde o seu poder sobre nós quando nosso prazer está no Senhor. —JAL
Deus tem prazer em nós; como podemos fazer outra coisa, a não ser ter prazer nele? Julie Ackerman Link
PASMOS!
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória. —Salmo 57:5
Quando foi a última vez que você ficou sem fôlego devido a majestade do que viu?
Eu não estou falando de uma invenção eletrônica ou de alguns efeitos especiais num filme. Estou falando de um maravilhoso show no céu como o eclipse lunar. Ou ao caminhar fora numa noite estrelada, e ver o Órion ou Plêiade (o Sete-estrelo) — constelações mencionadas há milhares de anos atrás nas Escrituras (Amós 5:8) que ainda brilham hoje para nosso prazer. Estou falando do surgir de um amanhecer que irradia com cores gloriosas para anunciar mais uma aurora. Ou o show do som e luz que acompanham a chuva quando Deus rega a terra que produz alimento (Jó 36:27-33).
Você já esteve parado numa cerca e ficou maravilhado com a força de um cavalo quando galopa elegantemente pelo campo, a crina voando e os cascos ressoando? (Jó 39:19-25). Ou observou uma águia no alto, descendo do céu porque os olhos que Deus lhe deu avistaram comida do alto de seu ninho no pico da montanha? (Jó 39:27-30).
Na criação, Deus deu fôlego ao homem. Então deixou o homem sem fôlego com a beleza, grandiosidade e eloqüência de um universo cheio de maravilhas, criado pela Sua própria mão. Olhe ao seu redor. Examine o que Deus fez. Então, maravilhado, proclame a Sua majestade. —JDB
Toda a criação demonstra a evidência do poder de Deus. Dave Branon
TEMPOS DE QUIETUDE
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. —Salmo 46:10
Minha amiga Maria contou-me que ela sempre valorizou seu tempo de pescaria com o pai. Não sendo fanática por pescarias, ficava curiosa em saber o porquê dela gostar tanto. Ela disse: “Eu simplesmente gosto de estar com meu pai.” Eu lhe perguntei: “Então você apenas pesca e conversa?” “Oh, não, na verdade não conversamos”, disse ela. “Apenas pescamos.”
Não se tratava da conversa, e sim da companhia.
Você alguma vez já pensou quanto tempo gastamos conversando? O que nós chamamos de nosso “tempo de silêncio” com Deus, geralmente preenchemos com nossas orações. Mas alguma vez praticamos “aquietai-vos”?
Deus disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Quando Jesus percebeu que os discípulos estavam tão ocupados que nem sequer tinham tempo para comer, Ele lhes disse: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Marcos 6:31). Quando deixamos as distrações da vida para trás, podemos descansar melhor e redirecionar nossos interesses a Deus.
Você está permitindo que momentos de silêncio a sós com Deus façam parte da sua vida? Deseja que Ele restaure a sua alma? (Salmo 23:1-3). Deixe que Ele lhe ensine como “aquietar-se”. E ouça quando Jesus lhe convida: “Vinde repousar um pouco, à parte.” —CHK
Tempos de silêncio com Deus armazenam poder para emergências futuras. Cindy Hess Kasper
O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS
...será tido em
memória eterna.
—Salmo 112:6
Um dos motivos pelo qual somos deixados na terra e não levados ao céu, imediatamente após confiarmos em Cristo para a salvação, é o fato de Deus ter trabalho para fazermos. “O homem
é imortal,” Santo Agostinho disse: “O homem é mortal, até que seu trabalho seja feito.”
O momento de nossa morte não é determinado por qualquer pessoa ou por algo aqui na terra. Essa decisão é tomada nos conselhos do céu. Quando tivermos feito tudo o que Deus tem em mente para fazermos, então e somente então, Ele nos levará para o lar celestial — e, nenhum segundo antes. Conforme Paulo coloca: “…tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu” (Atos 13:36).
Enquanto isto, até Deus nos levar para casa, há muito que fazer. Jesus disse: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). À noite em que fecharemos os nossos olhos de uma vez por todas sobre este mundo se aproxima, ou o nosso Senhor retornará e nos levará para estarmos com Ele. Cada dia que passa faz este momento aproximar-se mais e mais.
Enquanto temos a luz do dia, devemos trabalhar — não para conquistar, adquirir, acumular e se aposentar, mas para tornar visível o Cristo invisível tocando as pessoas com o Seu amor. Então estaremos confiantes que “…no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58). —DHR
Aos olhos de Deus a verdadeira
grandeza é servir aos outros. David H. Roper
Dois tipos de medo
Oh, teme o senhor, você seus santos! Salmo 34: 90 amor perfeito expulsa o medo. - Escritura de hoje : 1 João 4: 11-21
Eu senti medo quando pensei em ir para casa. Por causa do meu descuido, nossa adorável TV de console tinha caído do porta-malas do meu carro e estava muito danificada. Não, eu não estava com medo de que minha esposa gritasse comigo ou me batesse. O que eu temia era o olhar de decepção que eu veria no rosto dela. Ainda casa era o lugar que eu quis ser.
Meu medo era o tipo de medo que deveríamos sentir em relação a Deus. Esse é o medo maduro defendido no Salmo 34: 9 e muitas outras passagens das Escrituras. É o medo de desapontar o Senhor porque o amamos muito e porque apreciamos muito o Seu amor por nós.
O medo da punição é um medo imaturo. Esse é o medo que é expulso pelo “amor perfeito” mencionado em 1 João 4:18. Esse tipo de medo não é totalmente ruim, no entanto. Muitas vezes, é um fator que faz com que uma pessoa acredite em Cristo, e também pode manter um cristão de pecado grave. Mas à medida que crescemos em nossa fé, obedecemos a Deus porque o amamos tanto que não queremos desapontá-lo. Agradar a Ele será nosso supremo desejo.
Senhor, livra-nos de um medo imaturo de castigo, desenvolvendo em nós uma profunda consciência do Teu amor e um profundo desejo de agradar-Te.
Refletir e Orar
O nosso amor pode crescer mais e mais
À medida que nos aproximamos de Deus
Para que tenhamos medo de desagradá-lo
Mais do que tememos Sua vara. —Sesper
O maior motivo para obedecer a Deus é o desejo de agradá-lo. Herbert Vander Lugt
Ever Growing
Eles ainda darão frutos na velhice. -
Escritura de hoje : Salmo 92
Em seu livro O Pescador e Seus Amigos, Louis Albert Banks conta sobre um homem que passava um verão perto das margens do Lago Superior. Um dia ele se deparou com um pinheiro que havia sido derrubado por uma tempestade recente. Sabendo algo sobre as árvores, ele ficou intrigado com aquela imensa árvore verde no chão. Ele examinou de perto e percebeu que tinha pelo menos 250 anos de idade. O que mais o impressionou, no entanto, foi o que descobriu quando arrancou a casca. Era evidente para ele que no dia em que a árvore caiu, ainda estava crescendo.
É assim que deve ser na vida de um crente. Os anos passam e nossa força física diminui. O homem exterior perece, mas o homem interior deve continuar se desenvolvendo - mentalmente, emocionalmente e acima de tudo espiritualmente - até o dia em que morrermos.
Quão belos são aqueles que envelhecem graciosamente, refletem a amabilidade de Cristo em seus corações e continuam sendo espiritualmente produtivos! Essas pessoas continuam a desenvolver traços de caráter que glorificam a Deus e contribuem para a bênção e o bem-estar dos outros.
Como aquele imponente pinheiro velho, nós também deveríamos continuar crescendo - até o fim!
Refletir e Orar
Ó Salvador, ensina-me a habitar.
Perto abrigado em Seu lado amoroso,
Cada hora recebendo graça na graça
Até que eu te veja face a face. —Anon.
O novo nascimento leva apenas um momento; o crescimento de um santo leva uma vida inteira. Richard DeHaan
Bíblia de Maria
Deleitar-me-ei em teus mandamentos, que amo. - Salmo 119: 47
Quando Mary Jones tinha 10 anos, ela começou a economizar para algo especial que ela queria comprar. Ela tomava conta, cuidava dos jardins dos vizinhos e vendia ovos de suas próprias galinhas. Quando ela tinha 16 anos, ela acumulou dinheiro suficiente para conseguir o que queria desesperadamente.
Foi um carro novo? Um guarda-roupa novo? Uma Nintendo? Não, Mary Jones tinha 16 anos no ano de 1800, e o que ela estava economizando era uma Bíblia. Mas não havia lugar para comprar um na minúscula aldeia galesa onde ela morava, então ela caminhou até Bala - a 40 quilômetros de distância. O Rev. Thomas Charles tinha uma Bíblia para vender e, depois de alguns convencimentos, Mary o convenceu a vender para ela.
Por causa da fome de Maria pela Bíblia, o Rev. Charles e outros começaram a discutir a necessidade de tornar as Escrituras mais prontamente disponíveis. A Sociedade Britânica e Estrangeira da Bíblia foi fundada e, nos 100 anos seguintes, distribuiu mais de 200 milhões de cópias da Palavra de Deus em todo o mundo. Para Maria, nada era mais importante que a Bíblia, e sua persistência pagava enormes dividendos espirituais.
Nós apreciamos tanto a Palavra de Deus? Quantas vezes até atravessamos a sala para pegar a Bíblia e lê-la?
Senhor, ajuda-nos a valorizar a tua palavra.
Apegue-se à Bíblia - este maravilhoso tesouro
traz vida eterna e salva o homem caído;
Certamente seu valor nenhum mortal pode medir -
Busque sua bênção, ó alma, enquanto você puder. —Anon.
Muitas pessoas armazenam a Bíblia em uma prateleira em vez de em seu coração.
Dave Branon
Ouça seu eco
Com o misericordioso, você se mostrará misericordioso. - Salmo 18:25
Um menino com um rosto muito desfigurado foi alvo de muitas observações indelicadas. Um dia ele disse a sua mãe: “Eu odeio as pessoas.” Percebendo que ele havia ficado desanimado, ela o levou a um cânion e disse-lhe para gritar: “Eu te odeio!” O eco voltou: “Eu te odeio!”. ela disse a ele para gritar: "Eu te amo!" O eco voltou: "Eu te amo!" Sua mãe explicou que geralmente recebemos das pessoas o que enviamos primeiro.
Há um sentido em que isso também é verdade em nosso relacionamento com Deus. Ele, claro, toma a iniciativa na salvação, mas o homem escolhe como ele será tratado por Deus. O Salmo 18 diz que Deus se mostra misericordioso com os misericordiosos, e aos desonestos mostra-se perspicaz (nunca enganosamente, mas frustrando os desígnios malignos do homem).
Se Deus parece distante, talvez tenhamos nos distanciado Dele, ou dos outros. Se Ele parece indiferente, talvez tenhamos nos esforçado para os outros. Mas o oposto também é verdadeiro. Ele é misericordioso com aqueles que são sinceros, dependem da misericórdia do Salvador e alcançam os outros. O comentarista bíblico Richard Steele escreve: "Se você fizer eco a Ele quando Ele ligar, Ele lhe fará eco quando você ligar."
Quais são os ecos que estamos criando?
As mensagens que enviamos todos os dias
Com o que fazemos e dizemos
Voltaremos para nós em espécie
Daqueles que passam pelo nosso caminho. —DJD
Dê cor às suas palavras com bondade e elas voltarão para você em espécie. Dennis J. DeHaan
Colocada em espera
Descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele. - Salmo 37: 7
Tenho certeza que você teve que acontecer com você. Você liga para a loja de eletrodomésticos e pergunta pelo departamento de serviço. “Você pode segurar?”, Uma voz alegre pergunta, e antes que você perceba, você está ouvindo música. De vez em quando, uma mensagem gravada garante que sua ligação será atendida. Você espera e espera. Você acha que eu poderia ter dirigido até lá e voltar agora! Você se sente esquecido e ninguém se importa.
Às vezes parece que Deus nos colocou em espera. Nós oramos e oramos sobre uma questão de extrema importância, mas nada acontece. Nada!
Tenho certeza de que foi assim que Hannah se sentiu. Ela estava pedindo a Deus por um bebê. A falta de filhos foi uma maldição em seu dia. Para piorar, a outra esposa do marido a ridicularizou impiedosamente. Hannah queria desesperadamente dar ao marido um filho. Ela orou de profunda dor e amargura. No entanto, ano após ano, ela não concebeu.
Como podemos reconciliar o aparente silêncio de Deus com nossas repetidas orações? Lembre-se de que a sabedoria de Deus supera a nossa. O que estamos pedindo pode nos prejudicar. Não podemos ver a foto toda. Nosso tempo não é o tempo de Deus.
Quando Deus coloca você em espera, não resmungue. Você pode confiar seus mais queridos anseios e desejos a Ele, e então esperar pacientemente que Ele responda.
Quando nós chamamos a Ti, ó Senhor,
e esperamos pelas respostas a nossa oração,
nos dê a paciência que precisamos
e nos ajude a sentir seu amor e cuidado. —Sesper
Quando Deus te coloca em espera, não desligue! David C. Egner
Sua mente nunca vagueia
Aquele que te guarda não vai dormir. - Salmo 121: 3
Isso já aconteceu com você? Eu estava dirigindo pela estrada em uma noite agradável depois de um dia inteiro. Eu estava prestando atenção ao tráfego e dirigindo defensivamente. A próxima coisa que eu sabia, ouvi o barulho dos pneus no cascalho. Eles eram meus! Eu bati em atenção.
Minha mente vagou e eu me desviei para a beira da estrada. Ou eu estava sonhando acordada ou estava curtindo a beleza da noite e esqueci o que estava fazendo.
O que aconteceria se a mente de Deus vagasse? Considere Colossenses 1:17, que diz que em Cristo “todas as coisas consistem”. Isso significa que, em Sua providência, o Filho de Deus mantém todas as coisas juntas e mantém nosso mundo em movimento. Então, se Sua mente vagasse, as árvores cairiam no chão. A água escorria dos oceanos. Os planetas girariam pelo espaço. Orações não seriam ouvidas nem respondidas. E aqueles que Ele protege ficariam vulneráveis ao ataque do inimigo.
Mas isso nunca poderia acontecer. Por quê? Porque o Deus que nunca dorme está vigiando nosso mundo - e nós - o tempo todo (Sl 121: 3-4). Estamos sempre no centro de sua atenção e cuidado. Estamos seguros porque amamos e servimos a um Deus cuja mente nunca vagueia.
Eu sei que o cuidado e a bondade de Deus
Sempre ficarão comigo,
Para me ajudar na jornada da vida
E iluminar meu dia. -Corredor
Porque a mente de Deus está em nós, podemos colocar nossa mente à vontade. David C. Egner
Nosso Criador Cuidador
Ele conta o número das estrelas; Ele chama todos pelo nome. - Salmo 147: 4
O astrônomo cristão David Block nos diz que a Via Láctea contém 100 bilhões de estrelas - e essa é apenas uma pequena parte dos vastos céus dos quais nosso planeta é apenas uma minúscula partícula. Considerando a total insignificância de nossa terra, é difícil acreditar que o Criador do cosmos se preocupa com o que acontece com a família humana que tem sido cinicamente descrita como uma erupção semi-invisível na pele de um planeta submicroscópico em um segundo momento. sistema solar de taxa.
A surpreendente verdade é que Deus se importa. Muito antes da invenção dos telescópios, David perguntou: “Quando considero os vossos céus,. . . Que homem és tu que estás atento a ele? ”(Sal. 8: 3-4). E não só Deus se importa, Ele cuida de todos como se cada um de nós fosse o único objeto de Sua atenção amorosa. O Salmo 147: 3-4 contrasta o céu repleto de estrelas com as mágoas de uma única alma: “Ele cura os quebrantados de coração e retira suas feridas. Ele conta o número das estrelas; Ele os chama por nome.
Incompreensível! A sabedoria e o poder que sustentam todo o cosmo estão focados em todo crente. Que fonte de confiança e força quando experimentamos fraqueza e dúvida!
Eu sou o Deus das estrelas,
Levante seus olhos e veja
Até onde pode o mortal
Na eternidade;
E fique com o seu coração em mim. —Amy Carmichael
Aquele que detém as estrelas no espaço seguramente defenderá seus santos na terra. Vernon Grounds
Quando Deus fala
Ele falou e foi feito. - Salmo 33: 9
Reconhece alguma dessas afirmações? “Vou perder peso.” “Vou começar a ler minha Bíblia todas as manhãs.” “Vou desistir desse mau hábito.” Todos nós fazemos declarações como essas - fortes declarações do que queremos acontecer. Mas dizer algo e garantir que isso ocorra não é o mesmo. É preciso esforço e dedicação, e mesmo assim o que queremos que aconteça pode não acontecer.
Não é assim com Deus. De acordo com o Salmo 33, quando Ele fala, o que Ele diz vem a ser. Por exemplo, o versículo 6 diz: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca”. Deus falou e o mundo veio à existência. Que testemunho da grandeza de Deus! Deve nos lembrar da infinita diferença entre o Criador e Suas criaturas. Quando falamos, expressamos nossos desejos; quando Deus fala, Ele cria a realidade.
Esta magnífica verdade nos inspira a colocar em prática os mandamentos do Salmo 33: 1-3, “Alegrai-vos no Senhor”, “Louvai ao Senhor” e “Cantai a Ele”. Suas palavras geram mundos, e nossas palavras precisam traga seu louvor.
Hoje, vamos fazer mais do que dizer: "Vou louvar ao Senhor". Vamos fazer isso com nossas vidas e com nossas palavras.
Com palavras de poder, Deus formou o mundo.
Através dos céus as estrelas foram arremessadas;
E agora, em honra a Ele, trazemos
nossas palavras de louvor enquanto oramos e cantamos. JDB
O grande poder de Deus gera nosso louvor grato. Dave Branon
Sem resposta
O Senhor é minha rocha e minha fortaleza e meu libertador. - Salmo 18: 2
Uma amiga da família foi abandonada pelo marido e deixou para cuidar sozinha de seus filhos pequenos. Eu me pergunto como ela vai conseguir.
Uma avó escreveu a "Radio Bible Class" pedindo oração pelos seus netos, que parecem estar jogando suas vidas nas coisas deste mundo. Eu sinto tristeza.
Minha filha adolescente falou sobre a pobreza que ela viu entre os crentes em um país que ela visitou em uma viagem missionária. Eu procuro respostas. Por que tais desigualdades?
Então olho para o Salmo 18. Davi tinha sua própria lista de problemas. Ele foi ameaçado pelos inimigos (v.3), cercado pelas “angústias da morte” e pelas “inundações da iniqüidade” (v.4).
Que esperança poderia haver em sua situação? A ajuda viria na forma de dinheiro, soldados, armas poderosas ou pessoas que viriam em seu auxílio? Não, a ajuda de Davi veio de uma fonte inesgotável - o Senhor, a quem Davi chamou de “minha rocha e minha fortaleza e meu libertador” (v.2).
Como todos nós, Davi enfrentou adversidades. Mas como o Salmo 18 indica, quando nossos problemas são colocados contra a força de nosso Senhor, não há competição.
Você está em perigo? Chame o Senhor. Ele sempre ouvirá sua voz.
Mesmo na minha hora mais sombria,
o Senhor me abençoará com o seu poder;
Sua graça amorosa certamente será abundante.
Em Seu doce cuidado, serei achado. —Brandt
Tudo não é desesperador quando sua esperança está em Deus. Dave Branon
O conforto da viúva
O Senhor cuida dos estrangeiros; Ele alivia o órfão e a viúva. - Salmo 146: 9
Um cristão sabia que deveria visitar uma mulher cujo marido morrera recentemente. Ele temia a ideia porque ela estava desanimada, mas ele decidiu ir. Ele sabia que era certo “visitar órfãos e viúvas em sua aflição” (Tiago 1:27).
Quando ele chegou à sua porta, ficou surpreso ao encontrá-la de bom humor. "O que mudou sua atitude", ele perguntou. “Bem”, ela respondeu: “Estou lendo minha Bíblia com mais fidelidade desde que João morreu e descobri no Salmo 146 que o Senhor cuidaria de mim. Recebi nova coragem porque fiquei tão confortada com a promessa dele. ”
Aqueles que viram o rosto radiante da mulher e a confiança renovada em Deus ficaram impressionados com a transformação que Ele trouxera em sua vida. Ela ficou muito encorajada quando sua igreja se uniu ao seu apoio e supriu suas necessidades.
A Bíblia nos diz para honrar as viúvas e condena veementemente aqueles que se aproveitam delas (Mt 23:14). De novo e de novo somos informados do especial cuidado e preocupação de Deus pelas mulheres enlutadas (Êxodo 22:22; Pv 15:25).
Se você recentemente perdeu seu cônjuge, as palavras de Deus no Salmo 146 são claras e reconfortantes. Ele se preocupa com você e quer que você coloque sua confiança nEle enquanto enfrenta o futuro.
Ele será o conforto certo do seu coração,
Conselheiro Divino e Amigo;
Os próximos anos não precisam afligir você,
Ele irá guardá-lo até o fim. —Anon.
O conforto de Deus compensa as perdas da vida. Henry G. Bosch
Satisfação da alma
Não há ninguém na terra que eu deseje além de você. - Salmo 73:25
O pregador do século XIX Frederick W. Robertson pastoreava uma igreja em Brighton, Inglaterra. Embora ele fosse um grande pioneiro, ele estava preocupado com o medo do fracasso. Ele sofria de doenças físicas dolorosas e morreu aos 37 anos.
Em seus tempos mais solitários, Robertson freqüentemente encontrou algum consolo nas obras de Shakespeare, Wordsworth e Coleridge. No entanto, até mesmo esses grandes escritores o deixaram cada vez mais insatisfeito, levando-o a escrever: “Eu vou para o campo para sentir Deus; mexer em química para sentir temor dele; leia a vida de Cristo, para compreendê-lo, amá-lo e adorá-lo ”. Robertson concluiu com estas palavras:“ Eu me volto com desgosto de tudo para Cristo ”.
Deus pode nos poupar do sofrimento emocional e corporal de Robertson. Ele pode nos dar muitos anos de preenchimento para podermos dizer: “Meu cálice transborda” (Sl. 23: 5). Mas não importa o quê, devemos nos identificar cada vez mais com as belas palavras de Bernard de Clairvaux, que escreveu no século XII:
Jesus, Tu Alegria de amar os corações,
Tu fonte de vida, Tu Luz dos homens,
Da melhor felicidade que a terra dá
Nós nos voltamos para Teus novamente.
Sim, somente Cristo é a Água que apaga nosso espírito ressequido. Só Ele é o Pão que nutre nosso coração faminto. Só Ele é a Verdade que responde aos questionamentos mais profundos de nossa mente.
A verdadeira satisfação da alma é encontrada somente em Cristo.
Quando Jesus é nossa única satisfação, teremos verdadeira satisfação em nossa alma. Vernon Grounds
Manuseie com cuidado
Sua palavra é muito pura; portanto o teu servo a ama. - Salmo 119: 140
Em uma escavação em Jerusalém, o arqueólogo Gabriel Barkay descobriu um pequeno pergaminho de cobre com a inscrição da Bíblia. Este fragmento da Escritura era frágil e manchado com a idade. Barkay levou para seu laboratório e trabalhou com paciência inacreditável e delicada atenção para desenrolá-lo sem destruí-lo.
Datado de cerca de 400 aC, o pergaminho foi um achado muito importante porque continha o nome hebraico mais antigo escrito por Deus, Yahweh (ou Jeová). Aparentemente, o escriba que copiou tinha quebrado com a prática de nunca escrever esse nome sagrado. Sempre antes, por causa de sua reverência por sua santidade, os escribas judeus sentiam-se indignos de escrever aquele nome especial.
A Bíblia é a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus, e devemos lidar com suas verdades com o mesmo cuidado que Barkay deu à sua descoberta e a mesma reverência que os copistas deram ao nome de Deus. Escritura vem a nós do coração de Deus. Portanto, devemos guardar sua mensagem com integridade “dividindo corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2:15). Nós devemos respeitar cada palavra sua. Tirar as Escrituras fora de contexto ou distorcer seu significado para servir aos nossos propósitos ou justificar nossas próprias opiniões é desonrar a Palavra de Deus e Seu nome.
Vamos sempre lidar com a Palavra de Deus com cuidado.
A Bíblia permanece, e será para sempre
Quando o mundo já passou;
Por inspiração, foi dado -
Todos os seus preceitos eu irei obedecer. —Lillenas
Abra sua bíblia em oração, leia com atenção e obedeça com alegria. David C. Egner
O salmista cínico
Gracioso é o Senhor e justo; sim, nosso Deus é misericordioso. - Salmo 116: 5
Theodore Roosevelt compreendeu os perigos do cinismo quando observou: “A maneira mais pobre de encarar a vida é enfrentá-la com um sorriso de desdém”.
O salmista quase sucumbiu a esse perigo. Ele evidentemente tinha inimigos que estavam fora para levá-lo com mentiras e rumores. Os ataques foram tão injustificados e seu desespero tão profundo que ele pensou que iria morrer. Em sua solidão e agonia, concluiu que não havia ninguém em quem pudesse confiar. Ele confessou: “Eu disse na minha pressa: 'Todos os homens são mentirosos'” (Salmos 116: 11).
O cinismo é um vírus que ataca o espírito e quebra nossa relação com os outros e com Deus. O cínico suspeita do pior, mesmo nas melhores pessoas. Ele pode ver mais mal através de um buraco de fechadura do que outros vêem através de uma porta aberta.
Os inimigos do salmista quase o derrotaram, não com facas, mas através de ataques verbais. E o maior perigo não veio das mentiras contadas sobre ele, mas de seus efeitos sobre sua alma e sua caminhada com o Senhor.
Cuidado com o cinismo. Evite fazer julgamentos precipitados sobre os outros enquanto estiver sob estresse. O salmista fez isso, mas acabou percebendo que sua atitude estava errada. Deus o entregou e substituiu seu cinismo por um elogio vibrante. O Senhor também pode fazer isso por você.
'Meio do sol ou da chuva', no meio do bem ou do mal,
Através de todos os meus dias terrestres,
Que nada amargo acalme, Ó Senhor,
Minha grata canção de louvor. Adams
Aqueles que abençoarem a Deus em suas provações serão abençoados por Deus através de suas provações.
Haddon W. Robinson