Salmo 267 Textos Bíblicos
Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração Temeu a Tua Palavra. Salmo 119.161
Quem teme ao SENHOR, teme a Sua Palavra, e quem teme a Palavra, teme ao Senhor da Palavra.
O Senhor Jesus Cristo ensina que quem obedece à Sua Palavra também O ama; e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não Me ama não guarda as Minhas Palavras. João 14.23,24
Somente o Temor ao Santíssimo Deus Altíssimo é capaz de frear os impulsos para o pecado. O Espírito de Deus tem capacitado Seus verdadeiros filhos a terem uma conduta íntegra, reta e temente, a ponto deles fugirem do pecado.
Na falta de temor, mesmo cheia de fé e conhecimentos bíblicos, a pessoa não conseguirá se manter íntegra ante a facilidade de se corromper. Isto é, ela não resistirá aos prazeres ilícitos e não manterá seu coração limpo diante das injustiças, traições e calúnias.
Na ausência de temor ou respeito à Santidade do SENHOR, os desejos carnais se avolumam na mente vulnerável e logo se transformam em atos pecaminosos.
MOSTRAR O CAMINHO
Leia: Salmo 23:1-4
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu ( v.3 ).
Examine: - Salmo 4:8
- João 14:27
- 2 Tessalonicenses 3:16
Considere: Como você tenta aliviar o estresse em sua vida ? Por que Deus quer que superemos o nosso estresse à Sua maneira ?
Li sobre um guru indiano que vende " paz interior " por uns 500 reias. Seu método de respiração controlada e meditação são uma febre entre os estressados trabalhadores na Índia e no mundo. Felizmente este método pode ser aprendido num fim de semana e requer apenas meia hora de exercícios por dia para manter as vibrações positivas.
Claro, respirar fundo algumas vezes ajuda a baixar a pressão, mas a alívio do estresse da nossa alma vem de Deus. Precisamos dle para nos mostrar o caminho para a paz. Davi menciona isso em seu famoso salmo que diz: " O Senhor é o meu pastor: nada me faltará " ( 23:1 ). É uma mensagem simples, mas que me desconcerta sempre que leio. Quando sinto a pressão sobre mim e os pensamentos girando como um redemoinho, lembro que " a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará [ o nosso ] coração e a [ nossa ] mente [ ... ] com Cristo Jesus. " ( Filipenses 4:7 ). Ele é tudo que precisamos.
Por ser suficiente, Deus é mais do que capaz de guiar " ... por caminhos certos como ele mesmo prometeu " ( Salmo 23:3 ). O verdadeiro remédio para o estresse é superá-lo com Seu poder - para honrá-lo !
Talvez você esteja pensando: " Tudo bem, mas minhas contas continuam chegando " ; " Não consigo dormir " e " Minha casa é um caos constante ". Quando Davi estava estressado, ele escreveu, " ... não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo ... " ( v.4 ). A orientação de Deus é um caminho aconchegante e protetor que serve para nos " ... aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. " ( 1 Pedro 5:10 ).
Trabalhe você num escritório, fábrica ou com um bebê de dois anos, o estresse é inevitável. Felizmente, Deus pode nos ajudar a administrá-lo, e o Seu método de alcançar a paz interior não está à venda. Ele apenas deseja nos mostrar o caminho. - Jennifer Benson Schuldt
PALAVRAS DE VIDA
Leia: Salmo 145:17-19
Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade ( v.18 ).
Examine: A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito ( 1 João 4:13 ).
Considere: Deus lhe parece perto ou distante ? Por quê ? De que maneira a resposta a pergunta anterior modifica a sua percepção de que Ele está perto ?
Em 1990, Bette Midler gravou a música From a Distance ( Certa Distância ). Sua interpretação tornou-se um sucesso imediato - disparando nas paradas. Não apenas venceu um Grammy, mas tornou-se uma das músicas mais pedidas nas rádios sauditas durante a Primeira Guerra do Golfo.
O refrão da música diz " Deus nos observa. Deus nos observa. Deus nos observa - à distância. "
Deus está nos observando. Esse pensamento otimista é uma das prováveis razões de tantos soldados terem sido atraídos pela música. Mas a música está equivocada - Deus não nos observa à distância.
Deus não está espionando por trás das paredes do céu, olhando para nós de longe. A mensagem da Bíblia é a de que Deus está perto ( Salmo 145:17-19 ). Por essa razão o menino Jesus recebeu um nome especial: " A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel. " Emanuel quer dizer " Deus está conosco " ( Mateus 1:23 ). O apóstolo João escreveu que Jesus " ...se tornou um ser humano e morou entre nós... " ( João 1:14 ). E depois de ressuscitar dentre os mortos, pouco antes de subir aos céus, Ele disse aos Seus seguidores: " ...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos " ( Mateus 28:20 ).
Apesar de Jesus estar " longe " de nós em Seu corpo glorificado, o Espírito de Deus vive nos corações daqueles dentre nós que somos Seus filhos pela fé ( Gálatas 4:6 ). O Novo Testamento nos incita a chegarmo-nos " ...perto de Deus, e ele chegará perto [ de nós ] ... " ( Tiago 4:8 ).
Nem de perto isso é " estar distante ".
Deus está realmente conosco - não penas para nos manter na linha, mas para nos ajudar a superar o maligno, e viver a vida que Ele preparou para nós ( 1 João 3:8 ).
- Jeff Olson
MARANATA
Leia: Salmo 96
...pois ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, ele governará os povos do mundo. ( v.13 ).
Examine: - Isaías 2:2-5
- Miqueias 4:1-5
- Tiago 5:7-8
Considere: Você anseia pelas volta de Jesus ? O que você pode fazer para encrementar a sua expectativa pelo Seu retorno ?
Meus filhos estavam tão empolgados com a chegada dos primosque foram de bicicletas até o fim da nossa estradinha na expectativa da sua chegada. Ao observá-los montando guarda para escoltar a van dos primos até a nossa casa, lembrei-me da antiga palavra grega parousia. Uma parúsia, ou a chegada de realeza, dava início a uma celebração na qual a cidade inteira iria ao encontro do rei acompanhando sua visita pela cidade. No Novo Testamento, a parúsia com frequência refere-se à segunda vinda de Jesus.
Paulo escreveu que " ...o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressucitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor " ( 1 Tessalonicenses 4:16-17 ).
Algumas pessoas podem não ansiar por este retorno por pensarem que esta passagem ensina que Jesus simplesmente virá para nos varrer daface da Terra. Na verdade, Paulo está apenas descrevendo a primeira parte da parúsia. Subiremos e encontraremos o nosso Senhor e depois voltaremos com Ele para esta terra.
Jesus não vem para evacuar a terra, mas para restaurá-la. Ele voltará para recompensar os justos e punir os opressores. Ele estabelecerá um reino eterno de paz e prosperidade, transformando espadas em arados e habitando para sempre junto de Seu povo num planeta restaurado e rejuvenescido.
Você não suporta mais a injustiça de nosso mundo e sente repulsa pela destruição do pecado ? Então faça a menor oração da Bíblia:
Maranata ! que quer dizer " ...Vem, nosso Senhor ! " ( 1 Coríntios 16:22 ). - Mike Wittmer
REGOZIJE-SE !
Leia: Salmo 16
Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro ( v.9 ).
Examine: - 1 Samuel 2:1-3
- Salmos 13:4-6; 35:8-10
Considere: O que você pode fazer para ajudar as crianças-soldado ao redor do mundo ? De que maneira a sua libertação o inspira a desejar a liberdade dos que estão em prisões espirituais ?
Por toda a África, de Serra Leoa a Uganda, líderes rebeldes capturam centenas de milhares de crianças inocentes para transformá-las em soldados. Forçadas a cometer crimes e assassinatos, às vezes contra seus próprios parentes, estas crianças-soldado raramente conseguem se perdoar ou se readequar à sociedade caso tenham a rara oportunidade de largaro serviço forçado.
Porém, quando o milagre acontece - e uma criança consegue se perdoar e experimentar o perdão através da graça de Deus - há motivo para regozijar !
Recentemente, vi 100 crianças ex-soldados cantando e louvando a Deus por tê-las resgatado das mãos dos seus opressores. Sua celebração girava em torno do Salmo 13:4-6, que diz: " Assim os meus inimigos não poderão se alegrar com a minha desgraça, nem poderão dizer: ´ Nós o derrotamos ! ´ Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás.
E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor. "
Enquanto estavam em mãos de seus captores, as crianças tinham orado assim: " Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios planos. Rejeita-os por causa de suas muitas transgressões, pois se rebelaram contra ti" ( Salmo 5:10 ).
Apesar de haver passado muito tempo entre suas orações e sua libertação, as crianças puderam enfim viver a continuação do salmo, que diz " Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti. Pois tu, ó Senhor Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo " ( Salmo 5:11-12 ).
Que belo exemplo de livramento e restauração quando as crianças, antes presas em uma existência deplorável, regozijam-se por causa do que o Senhor fez por elas. - Roxanne Robbins
MEDITE
Leia: Salmo 119:9-18
...sempre darei atenção às tuas ordens ( v.112 ).
Examine: Quando estou deitado, eu lembro de ti. Penso em ti a noite toda ( Salmo 63:6 ).
Considere: Em que versículo ou passagem bíblica você meditará hoje ? O que acontece quando você enche sua mente com a Palavra de Deus ?
" Nós, cristãos africanos, de maneira geral amamos a Bíblia. Amamos ter nosso próprio exemplar da Bíblia. Apreciamos ouvir pregações baseadas na Bíblia. Amamos ler folhetos e livretos sobre a Bíblia. Às vezes a estudamos para orar um determinado salmo ou ler alguns versículos que foram citados durante uma aula, um sermão, ou debate. Contudo, pouco de nós lemos a Bíblia regularmente como um devocional. Por quê ? " Essa é a pergunta do sacerdote Ernest Munachi Ezeogu.
Vale a pena propor a pergunta do reverendo Munachi aos cristãos não somente na África, mas ao redor do mundo. Por que os cristãos não passam mais tempo dedicados a meditar a Palavra de Deus ?
O estudioso Matthew Henry disse que é através da meditação na Palavra de Deus que somos mais profundamente consolados nas tribulações e alimentamos nossa alma. " Podemos afirmar com certeza a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo, " escreveu Henry, " que Suas palavras são expressões de bondade e graça. "
Reflita hoje nos seguintes versículos que reiteram as riquezas que serão encontradas à medida que você mergulha nas profundezas da Palavra de Deus:
- " ... Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso " ( Josué 1:8 ).
- " No teu Templo, ó Deus, ficamos pensando no teu amor " ( Salmo 48:9 ).
- " Mesmo que as autoridades se reúnam e contra mim façam planos, eu, que sou teu servo, meditarei nas tuas leis " ( Salmo 119:23 ).
- " Respeito e amo os teus mandamentos e medito nas tuas leis " ( Salmo 119:48 ).
- " Eu lembro dos teus julgamentos do passado, e eles me confortam, ó Senhor " ( Salmo 119:52 ).
- " Dá-me apoio, e estarei em segurança; e sempre darei atenção às tuas ordens " ( Salmo 119:117 ). - Roxanne Robbins
REDIMENSIONANDO-NOS
Leia: Salmo 19
O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram ( v.1 ).
Examine: Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente... ( Romanos 1:20 ).
Considere: Como o conhecimento da boa criação divina fez os seus pensamentos se voltarem para Ele recentemente ? Como a Palavra de Deus revelou os propósitos dele para sua vida ?
Recentemente li um artigo que descrevia como o ex-presidente americano Theodore Roosevelt algumas vezes encerrava um longo dia de trabalho com os diplomatas. Ele os levava para fora da Casa Branca, ficava no gramado e contemplava o céu. Enquanto examinava cuidadosamente as estrelas e a vastidão do universo, os convidados seguiam seu exemplo. Após uma longa e silenciosa pausa, o Sr. Roosevelt dizia: " Senhores, creio que agora somos suficientemente pequenos. Vamos dormir. "
Muitos anos atrás, quando o salmista escreveu o Salmo 19, podemos imaginas que ele estava tentando despertar a mesma reação do povo de Deus. Lembrou aos seus leitores que Deus revelou Sua grandeza na criação. O que Davi quis dizer quando afirmou que " ...o céu anuncia a glória de Deus " ( Salmo 19:1-6 ). Ele estava dizendo que o universo é uma revelação da existência de Deus, de poder e beleza tão grande que deveria conduzir cada ser humano na face da Terra a buscar a Deus. A agradecer por trazê-lo à existência. A adorá-lo.
Como não podemos conhecer plenamente os propósitos de Deus para as nossas vidas através da criação, Ele revelou os Seus planos através das Escrituras. A Bíblia nos ensina a viver em comunhão com Deus e em paz e justiça com o próximo. Ao lermos a lei de Deus, ela vivificará nossas almas, nos tornará sábios, trará alegria aos nossos corações e nos dará inspiração para viver ( vv.7-11 ).
Refletir sobre a grandeza de Deus conforme está revelada nas Escrituras deveria nos conduzir a um redimensionamento de nós mesmos. E buscaremos Seu perdão ( Salmo 19:12 ), proteção contra o egoísmo e o orgulho ( v.13 ) e orientação para que os nossos pensamentos e palavras sejam agradáveis aos Seus olhos ( v.14 ). - Marvin Williams
MOMENTO COPERNICANO
Leia: Salmo 33
Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente ( v.11 ).
Examine: ...Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, [...] os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou... ( Colossenses 1:16 ).
Considere: O mundo parece girar ao seu redor ? O que você entregará a Deus hoje ?
Em 1543, Nicolau Copérnico publicou a teoria que marcou uma das bases para a revolução científica do século 16. A hipótese dele era: A Terra não é o centro do universo. Recentemente, vivenciei algo que para mim foi um " momento copérnico. " Lembrei-me que não sou o centro do universo, e que o mundo não gira ao meu redor. Quando estou ocupado, mesmo assim o trabalho de acumula. Ainda existem necessidades que precisam ser supridas e assuntos de família que precisam ser resolvidos. Resumindo, repito que o mundo não gira no meu ritmo, meus termos nem de acordo com minhas preferências.
Apesar de desejarmos que seja de outra forma, a vida não está centrada em nós. Pois o mundo foi criado para girar em torno de Deus, não das pessoas. No Salmo 33 lemos:
- Toda a natureza gira em torno do Senhor ( vv.6-9 ). Ele estabeleceu os limites dos mares e guardou os oceanos em seus vastos reservatórios. A Sua palavra deu início ao mundo. Ele surgiu a partir de Sua ordem. Funciona de acordo com as leis estabelecidas por Ele.
- Todas as nações giram em torno do Senhor ( vv.10-12 ). Todos os planos e conspirações não podem prevalecer contra o que Deus planejou. Ao fim, o plano de Deus prevalecerá para sempre. Suas decisões jamais poderão ser abaladas.
-Todas as vidas giram em torno do Senhor ( vv.13-19 ). Deus vê toda a raça humana. Ele criou os nossos corações, compreende tudo que fazemos, e tem poder para intervir em nossas vidas e nos livrar de situações que fogem ao nosso controle.
Precisamos viver uma vida centrada em Deus, não em nós mesmos. Hoje, enquanto giramos em torno dele, vamos nos submeter aos Seus mandamentos e seguir Seus caminhos. - Poh Fang Chia
No verso 116 do Salmo 119; Sameque disse ao Senhor: Sustenta-me conforme a tua palavra, para que eu viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.
Talvez hoje você esteja se sentindo frustrado, desesperançado, temeroso, aprensivo com tantas adversidades e situaćões contrárias...
Mas eu vim aqui lhe dizer em Nome de Jesus, que você, nāo será envergonhado, a tua esperança não será frustrada, a espera vai valer a pena.
Confia no Senhor porque Ele fará infinitamente mais do que aquilo que você tanto pede e almeja
A vitória é de quem persevera, de quem resiste confiante independente das circunstâncias.
Eleve os teus olhos para os montes, é de lá que virá o teu socorro.
O teu socorro nāo vem de A e nem de B o teu socorro vem de Deus!
#BoaTarde
Ana Nogueira
ROMPENDO O CICLO
Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 ).
Examine: ...o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança... ( Salmo 103:17-18 ).
Considere: Como a sua atitude parental é um reflexo da sua criação ? O que você pode fazer para proteger a sua família contra o pecado cometido por uma geração ?
Meu pai cresceu sem pai. Quando ele tinha cinco anos, o seu pai abandonou a família e nunca mais voltou. Mais tarde, ao perguntarem ao meu avô se ele tinha um relacionamento com papai, ele se recusava a admitir que meu pai fosse seu filho - renegando-o e dizendo que era um parente distante.
Conforme a maioria das estatísticas, eu também deveria ter crescido num lar destruído, com pai ausente. As Escrituras dizem que os pecados dos pais são transmitidos à terceira e quarta regações ( Êxodo 20:5 ; Números 14:18 ; Jeremias 32:18 ). Dizem que garotos molestados crescem e se tornam abusadores ; e crianças com pais ausentes se transformam em pais indisponíveis aos próprios filhos.
Não em meu caso. Jeremias 31:29-34 proclama um novo tempo no qual rompe-se o pecado de uma geração. Os filhos não precisam passar adiante os pecados dos seus pais, pois o poder da nova aliança - prometida e cumprida em Jesus - nos capacita a quebrar os grilhões do pecado em nossas famílias e iniciar um novo ciclo de amor e fidelidade.
Ezequiel 18:19-20 apoiado na promessa de Jeremias anuncia " ...o filho não sofre por causa dos pecados do pai, [ ... ] o filho fez que era correto e bom. Ele guardou as minhas leis, e as seguiu cuidadosamente, e por isso é certo que viverá. " Se somos vítimas de pais que nos feriram, não precisamos perpetuar isso. Cada um de nós tem um novo começo diante de Deus.
Não é fácil. Meu pai feriu-se profundamente pela ausência do pai, e a maneira como criou os filhos trazia cicatrizes. Às vezes, ele tentava nos compensar, lutando muito para ser o pai perfeito no lar ideal. Porém nunca tive dúvidas de que ele me amava. Meu pai optou por absorver o ódio do meu avô em vez de passá-lo adiante, e iniciou um novo ciclo. Você também pode agir assim. - Mike Wittmer
ESTRADAS ESBURACADAS
Leia: Salmo 40:1-8
Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos ( v.2 ).
Examine: - Salmo 18:30-33
- Salmo 27:4-5
- Miqueias 7:7-8
Considere: Como você reage diante de um " buraco " na estrada da vida ? Nesses momentos o que significa para você confiar verdadeiramente em Deus ?
Meus pensamentos estavam longe, quando de repente um buraco na estrada sacudiu meu carro. Enquanto balançava pelo cruzamento, me dei conta de que tinha ignorado as placas que indicavam uma rodovia em obras. Encoberto pela escuridão da madrugada o desnível no asfalto era imperceptível aos olhos. Porém, dias depois enquanto dirigia por outro trecho da mesmaestrada a suavidade da via recentemente pavimentada fez meus pneus cantarem com delicadeza. A diferença era visível.
Isaías 26:7 diz: " O caminho das pessoas direitas é fácil ; tu, ó Deus justo, tornas plano o caminho por onde elas andam. " O caminho do Senhor é sempre correto e Ele é fiel para endireitar as veredas diante de nós. Contudo, assim como a rodovia em construção, às vezes o tempoi e os métodos de Deus não correspondem as nossas expectativas. Limitados por nossa restrita visão, lutamos para compreender o que Ele está fazendo quando tentamos ultrapassar os locais
em que as obras ainda estão em andamento. Algumas vezes o solavanco provoca a dor. Confusos e na tentativa de perscrutar a escuridão, buscamos recobrar as forças.
Neste lugar de incertezas, a confiança é fundamental ( Salmo 40:3-4 ). Ansiamos pela paz e descanso divinos - para ver o resultado do que Ele está fazendo. Todavia facilmente esquecemos que os valer escuros surgirão ao longo da estrada ( Salmo 23:4 ). Sem confiança, nossa fé enfraquecerá. Sem fé continuaremos a vacilar em esforço próprio ( Hebreus 11:6 ).
Nestes trechos descobrimos como Davi, que " esperar com paciência " significa encontrar libertação ( Salmo 40:1 ). Não importa se atoleiro é consequência das nossas próprias escolhas ou de outros, somente Ele pode nos salvar.
Pés firmes em terreno sólido, não se referem ao que vemos, mas a quem olhamos. -Regina Franklin
ANTES DE ENTRAR
Leia: Salmo 15
Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo ? Quem pode viver no teu monte santo ? ( v.11 ).
Examine: - Salmo 24:3-6
- Isaías 33:14-16
Considere: Como você se preparará para a adoração particular e pública esta semana ? Em qual das perguntas sobre a adoração você acha que deve se focar mais ? Por quê ?
Antes de irmos ao mercado, muitos de nós fazemos uma lista. Antes de nos exercitarmos, temos o bom hábito de nos alongar-mos. Antes de viajarmos, fazemos as malas de acordo com os dias que ficaremos fora, e clima do local de destino. Antes de trazermos um bebê para casa, compramos móbiles coloridos e um bom estoque de fraldas e lenços umedecidos. Praticamente tudo que fazemos requer algum tipo de preparação - inclusive a adoração a Deus. Davi fala exatamente sobre isso no Salmo 15.
O salmo começa com duas perguntas que vão fundo na alma: " Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo ? Quem pode viver no teu monte santo ? " ( v.1 ). A resposta que ele dá a estas questões traz pelo menos mais quatro perguntas que nos ajudam a nos preparar para a adoração:
- Meu caráter é verdadeiro ? ( v.2 ). Davi disse se o " ...que vive uma vida correta... ", ou seja, aqueles cujo caráter não é marcado por falhas morais e éticas - corrupção e incoerência - estão preparados para adorar.
- Meus relacionamentos estão bem ? ( v.3 ). Um sinal de que um relacionamento está ferido é o uso de palavras que ferem. A pessoa que calunia o nome e o caráter de alguém com palavras cruéis e fofocas maldosas não está preparado para adorar.
- Honrei todos os meus compromissos ? ( v.4 ). A pessoa está pronta para a adoração, particular e publicamente, quando mantém sua palavra sempre.
- Ganho e uso meu dinheiro de modo honrado ? ( v.5 ). Deus ordenou Seu povo a não tirar vantagem dos marginalizados na sociedade, e não deveria ser cobrado juros altos demais nem aceitar subornos à custa da verdadeira justiça. Pense nisso: Estou dando mais valor ao dinheiro do que às pessoas ?
Antes de iniciar a adoração particular ou pública, permita que o Espírito Santo analise o seu caráter. - Marvin Williams
NÃO DESPERDICE SEU FÔLEGO
Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! —Salmo 150:6
Se eu tivesse que encher a mão de pó e soprá-lo, o que me restaria seria um rosto empoeirado. Quando Deus o fez, criou um ser humano vivo, com fôlego e capaz de pensar, sentir, sonhar, amar, reproduzir-se e viver eternamente.
Sendo um destes seres humanos, eu posso falar “tomar” fôlego, “prender” fôlego ou “economizar” fôlego”, mas estas são apenas expressões idiomáticas de linguagem. Eu não posso “prender” minha respiração para utilizá-la mais tarde. Se não usar o ar que eu tenho neste momento, vou perdê-lo e posso até perder a consciência.
Quando Deus soprou o fôlego de vida em Adão, Ele deu mais do que a vida; deu-lhe uma razão para viver: a adoração! Como disse o salmista: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150:6).
Isto quer dizer que estamos desperdiçando nosso fôlego quando o usamos para algo que não honra a Deus, em quem “vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28).
Embora não possamos soprar vida numa mão cheia de pó, podemos usar nosso fôlego para confortar, cantar canções de louvor e correr para ajudar os doentes e oprimidos. Quando usamos o nosso ato de respirar para honrar o nosso Criador com nossa combinação singular de talentos, habilidades e oportunidades, nunca vamos desperdiçá-lo. —JAL
Tudo aquilo que sou e tenho, devo a Jesus. Julie Ackerman
PRAZER TURCO
A tua lei é todo o meu prazer. —Salmo 119:174
No livro de C. S. Lewis, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a Feiticeira Branca precisou saber somente uma coisa a respeito de Edmundo, para fazer com que ele traísse seus irmãos. Ao fazer-lhe algumas perguntas simples, a bruxa descobriu que a fraqueza de Edmundo era a sua preferência por um doce macio, cortado em quadrados, chamado Prazer Turco. O pedaço que ela deu a Edmundo foi mais delicioso do que tudo que ele experimentara. Logo Edmundo só conseguia pensar em “tentar engolir tantos quadrados do doce quanto possível, e quanto mais comia, tanto mais desejava”.
Cada um de nós tem uma vulnerabilidade como a de Edmundo, e Satanás está ansioso por explorá-la. Pode ser algum vício como drogas ou álcool, ou pode ser algo aparentemente inofensivo e talvez até algo bom como comida, amizades ou trabalho.
Depois da Sua ressurreição, Jesus fez uma pergunta pessoal e analítica a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (João 21:15). Muitos têm levantado especulações para saber o que Jesus quis dizer com as palavras “estes outros”, mas talvez é melhor nem sabê-lo. Isto permite a cada um de nós personalizar a pergunta e indagar a nós mesmos: “O que eu amo mais do que a Jesus?”
Quando Satanás descobre o que amamos mais do que a Deus, ele sabe como nos manipular. Mas ele perde o seu poder sobre nós quando nosso prazer está no Senhor. —JAL
Deus tem prazer em nós; como podemos fazer outra coisa, a não ser ter prazer nele? Julie Ackerman Link
PASMOS!
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória. —Salmo 57:5
Quando foi a última vez que você ficou sem fôlego devido a majestade do que viu?
Eu não estou falando de uma invenção eletrônica ou de alguns efeitos especiais num filme. Estou falando de um maravilhoso show no céu como o eclipse lunar. Ou ao caminhar fora numa noite estrelada, e ver o Órion ou Plêiade (o Sete-estrelo) — constelações mencionadas há milhares de anos atrás nas Escrituras (Amós 5:8) que ainda brilham hoje para nosso prazer. Estou falando do surgir de um amanhecer que irradia com cores gloriosas para anunciar mais uma aurora. Ou o show do som e luz que acompanham a chuva quando Deus rega a terra que produz alimento (Jó 36:27-33).
Você já esteve parado numa cerca e ficou maravilhado com a força de um cavalo quando galopa elegantemente pelo campo, a crina voando e os cascos ressoando? (Jó 39:19-25). Ou observou uma águia no alto, descendo do céu porque os olhos que Deus lhe deu avistaram comida do alto de seu ninho no pico da montanha? (Jó 39:27-30).
Na criação, Deus deu fôlego ao homem. Então deixou o homem sem fôlego com a beleza, grandiosidade e eloqüência de um universo cheio de maravilhas, criado pela Sua própria mão. Olhe ao seu redor. Examine o que Deus fez. Então, maravilhado, proclame a Sua majestade. —JDB
Toda a criação demonstra a evidência do poder de Deus. Dave Branon
TEMPOS DE QUIETUDE
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. —Salmo 46:10
Minha amiga Maria contou-me que ela sempre valorizou seu tempo de pescaria com o pai. Não sendo fanática por pescarias, ficava curiosa em saber o porquê dela gostar tanto. Ela disse: “Eu simplesmente gosto de estar com meu pai.” Eu lhe perguntei: “Então você apenas pesca e conversa?” “Oh, não, na verdade não conversamos”, disse ela. “Apenas pescamos.”
Não se tratava da conversa, e sim da companhia.
Você alguma vez já pensou quanto tempo gastamos conversando? O que nós chamamos de nosso “tempo de silêncio” com Deus, geralmente preenchemos com nossas orações. Mas alguma vez praticamos “aquietai-vos”?
Deus disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Quando Jesus percebeu que os discípulos estavam tão ocupados que nem sequer tinham tempo para comer, Ele lhes disse: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Marcos 6:31). Quando deixamos as distrações da vida para trás, podemos descansar melhor e redirecionar nossos interesses a Deus.
Você está permitindo que momentos de silêncio a sós com Deus façam parte da sua vida? Deseja que Ele restaure a sua alma? (Salmo 23:1-3). Deixe que Ele lhe ensine como “aquietar-se”. E ouça quando Jesus lhe convida: “Vinde repousar um pouco, à parte.” —CHK
Tempos de silêncio com Deus armazenam poder para emergências futuras. Cindy Hess Kasper
O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS
...será tido em
memória eterna.
—Salmo 112:6
Um dos motivos pelo qual somos deixados na terra e não levados ao céu, imediatamente após confiarmos em Cristo para a salvação, é o fato de Deus ter trabalho para fazermos. “O homem
é imortal,” Santo Agostinho disse: “O homem é mortal, até que seu trabalho seja feito.”
O momento de nossa morte não é determinado por qualquer pessoa ou por algo aqui na terra. Essa decisão é tomada nos conselhos do céu. Quando tivermos feito tudo o que Deus tem em mente para fazermos, então e somente então, Ele nos levará para o lar celestial — e, nenhum segundo antes. Conforme Paulo coloca: “…tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu” (Atos 13:36).
Enquanto isto, até Deus nos levar para casa, há muito que fazer. Jesus disse: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). À noite em que fecharemos os nossos olhos de uma vez por todas sobre este mundo se aproxima, ou o nosso Senhor retornará e nos levará para estarmos com Ele. Cada dia que passa faz este momento aproximar-se mais e mais.
Enquanto temos a luz do dia, devemos trabalhar — não para conquistar, adquirir, acumular e se aposentar, mas para tornar visível o Cristo invisível tocando as pessoas com o Seu amor. Então estaremos confiantes que “…no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58). —DHR
Aos olhos de Deus a verdadeira
grandeza é servir aos outros. David H. Roper
Dois tipos de medo
Oh, teme o senhor, você seus santos! Salmo 34: 90 amor perfeito expulsa o medo. - Escritura de hoje : 1 João 4: 11-21
Eu senti medo quando pensei em ir para casa. Por causa do meu descuido, nossa adorável TV de console tinha caído do porta-malas do meu carro e estava muito danificada. Não, eu não estava com medo de que minha esposa gritasse comigo ou me batesse. O que eu temia era o olhar de decepção que eu veria no rosto dela. Ainda casa era o lugar que eu quis ser.
Meu medo era o tipo de medo que deveríamos sentir em relação a Deus. Esse é o medo maduro defendido no Salmo 34: 9 e muitas outras passagens das Escrituras. É o medo de desapontar o Senhor porque o amamos muito e porque apreciamos muito o Seu amor por nós.
O medo da punição é um medo imaturo. Esse é o medo que é expulso pelo “amor perfeito” mencionado em 1 João 4:18. Esse tipo de medo não é totalmente ruim, no entanto. Muitas vezes, é um fator que faz com que uma pessoa acredite em Cristo, e também pode manter um cristão de pecado grave. Mas à medida que crescemos em nossa fé, obedecemos a Deus porque o amamos tanto que não queremos desapontá-lo. Agradar a Ele será nosso supremo desejo.
Senhor, livra-nos de um medo imaturo de castigo, desenvolvendo em nós uma profunda consciência do Teu amor e um profundo desejo de agradar-Te.
Refletir e Orar
O nosso amor pode crescer mais e mais
À medida que nos aproximamos de Deus
Para que tenhamos medo de desagradá-lo
Mais do que tememos Sua vara. —Sesper
O maior motivo para obedecer a Deus é o desejo de agradá-lo. Herbert Vander Lugt
Ever Growing
Eles ainda darão frutos na velhice. -
Escritura de hoje : Salmo 92
Em seu livro O Pescador e Seus Amigos, Louis Albert Banks conta sobre um homem que passava um verão perto das margens do Lago Superior. Um dia ele se deparou com um pinheiro que havia sido derrubado por uma tempestade recente. Sabendo algo sobre as árvores, ele ficou intrigado com aquela imensa árvore verde no chão. Ele examinou de perto e percebeu que tinha pelo menos 250 anos de idade. O que mais o impressionou, no entanto, foi o que descobriu quando arrancou a casca. Era evidente para ele que no dia em que a árvore caiu, ainda estava crescendo.
É assim que deve ser na vida de um crente. Os anos passam e nossa força física diminui. O homem exterior perece, mas o homem interior deve continuar se desenvolvendo - mentalmente, emocionalmente e acima de tudo espiritualmente - até o dia em que morrermos.
Quão belos são aqueles que envelhecem graciosamente, refletem a amabilidade de Cristo em seus corações e continuam sendo espiritualmente produtivos! Essas pessoas continuam a desenvolver traços de caráter que glorificam a Deus e contribuem para a bênção e o bem-estar dos outros.
Como aquele imponente pinheiro velho, nós também deveríamos continuar crescendo - até o fim!
Refletir e Orar
Ó Salvador, ensina-me a habitar.
Perto abrigado em Seu lado amoroso,
Cada hora recebendo graça na graça
Até que eu te veja face a face. —Anon.
O novo nascimento leva apenas um momento; o crescimento de um santo leva uma vida inteira. Richard DeHaan
Bíblia de Maria
Deleitar-me-ei em teus mandamentos, que amo. - Salmo 119: 47
Quando Mary Jones tinha 10 anos, ela começou a economizar para algo especial que ela queria comprar. Ela tomava conta, cuidava dos jardins dos vizinhos e vendia ovos de suas próprias galinhas. Quando ela tinha 16 anos, ela acumulou dinheiro suficiente para conseguir o que queria desesperadamente.
Foi um carro novo? Um guarda-roupa novo? Uma Nintendo? Não, Mary Jones tinha 16 anos no ano de 1800, e o que ela estava economizando era uma Bíblia. Mas não havia lugar para comprar um na minúscula aldeia galesa onde ela morava, então ela caminhou até Bala - a 40 quilômetros de distância. O Rev. Thomas Charles tinha uma Bíblia para vender e, depois de alguns convencimentos, Mary o convenceu a vender para ela.
Por causa da fome de Maria pela Bíblia, o Rev. Charles e outros começaram a discutir a necessidade de tornar as Escrituras mais prontamente disponíveis. A Sociedade Britânica e Estrangeira da Bíblia foi fundada e, nos 100 anos seguintes, distribuiu mais de 200 milhões de cópias da Palavra de Deus em todo o mundo. Para Maria, nada era mais importante que a Bíblia, e sua persistência pagava enormes dividendos espirituais.
Nós apreciamos tanto a Palavra de Deus? Quantas vezes até atravessamos a sala para pegar a Bíblia e lê-la?
Senhor, ajuda-nos a valorizar a tua palavra.
Apegue-se à Bíblia - este maravilhoso tesouro
traz vida eterna e salva o homem caído;
Certamente seu valor nenhum mortal pode medir -
Busque sua bênção, ó alma, enquanto você puder. —Anon.
Muitas pessoas armazenam a Bíblia em uma prateleira em vez de em seu coração.
Dave Branon