Salmo
"Eu esqueci"
Nós nos lembraremos do nome do Senhor nosso Deus. - Salmo 20: 7
Fiquei aliviado ao descobrir que não sou o único que esquece as coisas. Todo mundo faz de uma vez ou outra, de acordo com Karen Bolla, pesquisadora da Johns Hopkins. Essas são as coisas que as pessoas mais esquecem:
• nomes 83%
• onde algo é 60%
• números de telefone 57%
• palavras 53%
• o que foi dito 49%
• enfrenta 42%
E se você não consegue lembrar se acabou de fazer alguma coisa, você se junta a 38% da população.
Os seguidores de Jesus Cristo também têm um problema com o esquecimento. Em situações de alta pressão, ou quando estamos apenas passando por uma rotina diária, nos esquecemos de Deus. Parece que esquecemos que somos seus filhos. Nós falhamos em lembrar o que Ele prometeu fazer por nós. Nós não nos lembramos do Seu incrível poder e do Seu amor. Por isso, tentamos superar a tentação em nossa própria força ou resolver um problema difícil usando a sabedoria do mundo.
Davi disse assim: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos”, o que é outra maneira de dizer que as pessoas confiam em seus próprios recursos (Salmos 20: 7). Mas então Davi acrescentou: "Vamos lembrar o nome do Senhor, nosso Deus".
Como está sua memória hoje?
Pensando Já Acabou de
tomar a bondade do Senhor como garantida?
Quantas de suas bênçãos você pode listar agora?
Por que não agradecer a Deus especificamente por essas bênçãos?
As bênçãos diárias são lembretes diários de Deus. David C. Egner
Nossa melhor defesa
Seja minha rocha de refúgio, uma fortaleza de defesa para me salvar. - Salmo 31: 2
No final de janeiro de 1956, durante os tensos dias do boicote a Montgomery, o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. não conseguiu dormir. Um telefonema ameaçador o apavorara. Então ele orou: “Eu estou aqui assumindo o que acredito ser certo. Mas agora estou com medo. As pessoas estão me procurando por liderança, e se eu me apresentar a elas sem força e coragem, elas também hesitarão. Eu estou no final dos meus poderes. . . . Eu não posso encarar isso sozinho.
King escreveu mais tarde: “Naquele momento, experimentei a presença do Divino como nunca o experimentei antes. Parecia que eu podia ouvir a segurança silenciosa de uma voz interior dizendo: 'Levante-se pela justiça, levante-se pela verdade; e Deus estará ao seu lado para sempre. Quase imediatamente meus medos começaram a desaparecer. Minha incerteza desapareceu. Eu estava pronto para enfrentar qualquer coisa.
O resto é história. King não estava sem suas faltas, mas ninguém pode negar que ele era um homem que queria ver pessoas de todas as cores livres do dano causado pelo preconceito.
Se enfrentamos oposição quando tentamos fazer o que é certo, também devemos clamar ao Senhor. Ele sozinho é a nossa “rocha de refúgio, uma fortaleza de defesa” (Sl 31: 2). Ele é nossa fonte confiável de força e proteção.
Senhor, ajuda-me a ficar em pé sobre a tua rocha da verdade
E nunca confia em mim mesmo para afundar areia;
Sempre que me deparo com poderes malignos,
invoco sua forte e poderosa mão. - Hess
Quando confiamos no poder de Deus, experimentamos a paz, não o pânico. David C. Egner
O livro esquecido
Deleitar-me-ei nos teus estatutos; Eu não vou esquecer sua palavra. - Salmo 119: 16
Um rapaz notou um livro grande e coberto de poeira em uma prateleira alta em sua casa. Sua curiosidade foi despertada, então ele perguntou a sua mãe sobre isso. Envergonhada, ela rapidamente explicou: “Oh, isso é uma Bíblia. Esse é o Livro de Deus. ”Ele pensou por um momento e depois disse:“ Bem, mãe, se é o Livro de Deus, por que não devolvemos a Ele? Ninguém por aqui usa isso.
Em muitos lares, a Bíblia raramente é aberta. Na verdade, dificilmente é notado ou até mesmo pensado. A única vez que é lido é quando há doença ou uma morte na família. E além do 23º Salmo, é improvável que a pessoa saiba onde procurar a ajuda necessária.
Quanto tempo desde que você pegou sua Bíblia e estudou? Sim, é o Livro de Deus, mas Ele não o quer de volta. Ele quer que você guarde, pondere, entenda, acredite e obedeça a sua mensagem.
Essa é a principal razão para este livreto, Our Daily Bread. Cada artigo devocional destina-se a ajudá-lo a entender a Palavra de Deus e deve ser usado para esse propósito. Você leu a escritura de hoje? Se não, por que não fazê-lo agora? Não deixe a Bíblia se tornar o livro esquecido em sua casa.
Oh, deixe-me amar minha Bíblia mais
E tome um novo deleite
De dia para ler estas maravilhas
e medite à noite. —Watts
Se a sua Bíblia está em boa forma, você provavelmente não está. Richard DeHaan
Abastecimento de Deus
Os olhos de todos olham com expectativa para você. - Salmo 145: 15
Certa manhã, enquanto fazia compras, comecei a conversar com uma mulher que era uma cristã radiante. Depois de mencionar que a renda dela era extremamente escassa, ela me incentivou quando compartilhou esse incidente: “Recentemente, nosso pastor perguntou se eu precisava de oração especial por qualquer necessidade material. Eu respondi: 'Apenas ore para que eu conheça mais de Cristo, porque através Dele eu recebo todas as coisas!' ”Esta mulher obviamente tinha o hábito de olhar esperançosamente para Deus, o verdadeiro fornecedor de suas necessidades.
Davi começou o Salmo 145 com uma explosão eloquente de louvor a Deus (v.1-13). Então ele escreveu sobre nossas profundas necessidades humanas e como essas necessidades são satisfeitas pelo suprimento abundante e livremente dado por Deus (vv.14-21).
O que é, então, que mantém esta lei de oferta e demanda operando como Deus planejou? O problema é que muitas vezes vivemos como se fôssemos autossuficientes. Ficamos chocados quando a vida nos lembra que não somos. Mas essa é a revelação de que precisamos para nos tornarmos pessoas dependentes de Deus. Precisamos reconhecer que é somente Deus quem provê as nossas necessidades.
O Senhor deseja ser responsável por você e por suas necessidades hoje. Você vai deixá-lo?
ere é meu coração, Senhor Jesus,
eu tenho um só para Ti;
Oh, deixe meu coração ser só
Tua, seja feita a tua vontade em mim. —Mick
Nossas necessidades não podem esgotar o suprimento de Deus. Joanie Yoder
Os sons do silêncio
Fique quieto e saiba que eu sou Deus. - Salmo 46:10
Três meses após o início do novo Aeroporto Internacional de Denver (DIA), em fevereiro de 1995, várias centenas de pessoas fizeram uma festa barulhenta para celebrar algo que não ouviam há muitos anos - o silêncio. Os celebrantes eram moradores do bairro Park Hill, em Denver, perto do Aeroporto Internacional de Stapleton, que foi fechado quando o DIA foi inaugurado.
"É como se nos mudássemos e nos instalássemos em um novo lugar", disse um homem. "Você pode continuar conversando, ouvir televisão e trabalhar no quintal sem barulho."
Muitas vezes chamamos nossas devoções pessoais de “tempo quieto”. Por alguns minutos todos os dias, excluímos os sons do mundo para obedecer ao mandamento do Todo-Poderoso: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus” (Sl 46:10). ).
Parece estranho, então, preencher o resto do dia com fones de ouvido, música de fundo, talk shows de rádio e aparelhos de televisão tocando em salas vazias. Nos tornamos ameaçados pela quietude? TS Eliot escreveu: “Onde a palavra será encontrada, onde a palavra ressoará? Não aqui, não há silêncio suficiente.
Nós não podemos parar os aviões trovejantes. Mas o que podemos desligar hoje para que possamos ouvir com mais cuidado e calmamente ouvir a voz de Deus?
Sozinho com Deus, o mundo proibido,
Sozinho com Deus, Ó blase retirada!
Sozinho com Deus, e nele escondido,
Para manter com Ele comunhão doce. —Oatman
Para ouvir a voz de Deus, diminua o volume do mundo. David C. McCasland
The Ultimate Giver
Não confie nos príncipes, nem no filho do homem, em quem não há ajuda. - Salmo 146: 3
Se depositamos nossa confiança em nosso bem-estar em uma pessoa, qualquer pessoa, estamos colocando-a no lugar errado. Por fim, nossa fé deve estar em Deus. Transferir essa confiança para um cônjuge, pastor ou filho é colocá-la onde ficaremos desapontados.
Em seu livro The Business of Heaven, CS Lewis escreveu: “No início, é natural que um bebê tome o leite de sua mãe sem conhecê-la. É igualmente natural para nós ver o homem que nos ajuda sem ver Cristo atrás dele. Mas não devemos permanecer bebês. Nós devemos continuar a reconhecer o verdadeiro Doador. É loucura não. Porque, se não o fizermos, confiaremos nos seres humanos. E isso vai nos decepcionar. Os melhores deles cometerão erros; todos eles vão morrer. Devemos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. Devemos honrá-los e amá-los. Mas nunca, nunca coloque toda a sua fé em qualquer ser humano.
O autor do Salmo 146 disse para não confiar em homens mortais - até mesmo em príncipes (v.3). Em vez disso, ele escreveu: “Feliz é aquele que tem o Deus de Jacó por sua ajuda, cuja esperança está no Senhor seu Deus” (v.5).
Deus pode ser confiável, porque Ele sempre fornece o que promete. Ele é o Doador definitivo.
Eu pertenço ao rei, e ele me ama, eu sei,
por sua misericórdia e bondade, tão livres,
são incessantemente minhas aonde quer que eu vá,
e meu refúgio infalível é ele. - Smith
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades. Filipenses 4:19 David C. Egner
Como conquistar o medo
Sempre que tenho medo, confiarei em você. - Salmo 56: 3
Nós vivemos em um mundo atormentado pelo medo. As pessoas se preocupam com a doença, a pobreza, a ruptura familiar, a guerra, a fome e o futuro.
Para aqueles que confiam no Senhor, no entanto, é diferente. Porque suas vidas estão nas mãos de um Pai celestial todo-sábio, todo-amoroso e todo-poderoso, eles podem enfrentar qualquer situação difícil com confiança.
Henry Durbanville escreve isso sobre o talentoso pregador do século IV, João Crisóstomo: “Exilado da posição que ele considerava o maior pregador de sua época, esse nobre homem se recusou a ser intimidado. 'O que eu posso temer?' ele pergunta. 'Será a morte? Mas você sabe que Cristo é a minha vida e que eu vou ganhar com a morte. Será exilado? Mas a terra e toda a sua plenitude são do Senhor. Será perda de riqueza? Mas nós não trouxemos nada para este mundo e não podemos carregar nada. Assim, todos os terrores do mundo são desprezíveis aos meus olhos e eu sorrio para todas as suas coisas boas. Pobreza eu não temo, riquezas eu não suspiro, e da morte eu não encolho '”.
Este mesmo testemunho pode ser nosso. Com Deus como nosso Pai, Cristo como nosso Salvador e o Espírito Santo como nosso Guia, podemos encarar cada situação com perfeita confiança Aquele que conquista o medo.
Terror à noite nem vôo de flecha
Pode deixar minha alma com medo;
Nada pode alarmar, nenhum inimigo pode prejudicar,
Quando nEle eu fico. —Anon.
A fé em Deus é o melhor antídoto para o medo. Richard DeHaan
Ele nunca vai deixar você cair
Lança o teu fardo sobre o Senhor e Ele te susterá. - Salmo 55:22
Quando a ferrovia elevada foi introduzida em Nova York anos atrás, algumas pessoas temiam que ela pudesse entrar em colapso sob o peso de seus passageiros. Francis L. Patton, ex-presidente do Princeton Theological Seminary, nos diz que “os proprietários da estrada tiveram grande prazer em notificar o público do fato de que esta estrada tinha sido submetida a uma tonelagem muito anormal e enorme, e que conseqüentemente pessoas de peso normal pode parecer bastante seguro ”.
O professor então fez essa analogia espiritual: “Eu sinto o mesmo em relação ao Cristo”. Patton tinha certeza de que ele poderia viajar pela estrada para o céu “acima do ruído e da poeira da vida diária, por causa dessa estrada elevada. . . não deu sinal de instabilidade ”.
O mesmo Pai celestial que prometeu levar o seu povo de Israel desde o nascimento até a velhice (Isaías 46: 3-4) promete nunca nos deixar (Hb 13: 5). Sua graça redentora em Jesus Cristo nunca pode ser sobrecarregada, Sua força nunca se esgotou. Os braços todo-poderosos do nosso Pai Celestial têm a capacidade de levar com segurança todos os que vêm a ele.
Na fé infantil, vamos responder às palavras do salmista e lançar todas as nossas preocupações sobre o Senhor (Sl 55:22), sabendo que Ele nunca nos deixará cair.
Parecido com o Pai, Ele tende e nos poupa,
Bem , nossa frágil estrutura Ele sabe;
Em Suas mãos Ele gentilmente nos carrega,
nos resgata de todos os nossos inimigos. —Lyte
As promessas de Deus são maiores que os problemas da vida. Vernon Grounds
Não para entretenimento
Oh venha, vamos adorar e se curvar. - Salmo 95: 6
Algumas pessoas pensam que ir a um culto não é muito diferente de ir a um concerto de música. Existem semelhanças: viajamos para chegar lá, nos reunimos com pessoas de interesse comum, nossa atenção é focada na frente e o teto é alto.
Existem muitas diferenças, no entanto. Você não precisa comprar um ingresso para entrar na igreja. Nenhuma pipoca é permitida. Mas o mais significativo é que o propósito da igreja não é para entretenimento.
É aí que muitos crentes têm a ideia errada. Eles acham que as pessoas na plataforma estão se colocando na igreja por causa deles - para excitar, encantar e entretê-los.
Errado. Tudo errado. O foco da igreja é estar em Deus. Estamos lá para adorá-lo.
John Phelan Jr. escreveu em The Covenant Companion: “A adoração não é para me agradar, para me fazer sentir bem, para satisfazer meus critérios, meus padrões, meus gostos. Adoração é para Deus! Eu não devo ser o centro da adoração. Deus é estar no centro.
Em nossa leitura da Bíblia para hoje, Salmo 95, somos encorajados a vir com alegria, com gratidão e reverentemente perante o Senhor. "Oh venha, vamos adorar" (v.6).
Pensando nisso
Qual é a minha motivação para ir à igreja?
O que posso fazer para preparar meu coração para adoração?
Como eu poderia focar melhor meus pensamentos no Senhor?
A verdadeira adoração dá a Deus o centro do palco. David C. Egner
O meu caminho
Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus. - Salmo 40: 8
Por mais de cinco décadas, Frank Sinatra tem sido um dos artistas mais populares da América. Talvez ele seja mais conhecido pela música “My Way”. Aparentemente, ela atingiu um acorde sensível entre seus fãs.
Que acorde é esse? Auto-vontade. É o desejo dominante dos seres humanos fazerem as coisas do seu jeito. E é exatamente assim que a música termina: "Eu fiz do meu jeito".
Nos assuntos ordinários da vida, o exercício da autodeterminação pode ser louvável. Mas no relacionamento com Deus, nosso caminho nunca está certo. Nossa vontade própria deve ser subordinada à Sua vontade, como nosso Salvador submeteu submissamente no Jardim do Getsêmani: "Não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22:42).
Independente de quão dolorosa possa parecer a rendição de nossa vontade, a obediência a Deus nos salva da perda infeliz neste mundo e da perda irrecuperável no mundo por vir. Provérbios 14:12 nos lembra que uma insistência pecaminosa na vontade própria pode ser autodestrutiva: “Há um caminho que parece certo para um homem, mas seu fim é o caminho da morte.” No entanto, obediência confiante ao caminho de Deus traz bênçãos agora e para sempre.
Sempre que tiver vontade de dizer: "Quero fazer do meu jeito", lembre-se de que Jesus fez o caminho de Seu Pai.
Tende o teu próprio caminho, Senhor! Tem o teu próprio caminho!
Tu és o Oleiro, eu sou o barro;
Molda-me e faz-me depois da Tua vontade,
Enquanto eu estou esperando, cedido e quieto. —Polar
Em Sua vontade é a nossa paz. —Dante
Vernon Grounds
Preparado para perda?
Você é o meu esconderijo; Você deve me preservar de problemas. - Salmo 32: 7
Perguntei a um respeitado líder cristão se é possível se preparar para enfrentar a perda pessoal. Eu sabia que sua resposta viria da experiência porque seu filho de 31 anos foi brutalmente assassinado apenas 5 anos antes.
Ele parou por um momento e depois disse: "Nós nunca estamos tão preparados para a perda como pensamos que somos." Ele passou a descrever como a morte de seu filho havia testado seu relacionamento com Deus e tudo o que ele professava acreditar. Sua resposta não era banal ou artificial, e seu rosto mostrava que ele tinha paz. Ele e sua esposa lamentaram profundamente, mas não se estabeleceram em raiva ou cinismo, porque a Palavra e o Espírito de Deus os sustentaram.
O salmista escreveu: “Por isso, todo aquele que é piedoso orará a ti no tempo em que fores achado. certamente em uma inundação de grandes águas eles não devem chegar perto dele. Você é o meu esconderijo; Você deve me preservar de problemas; Me cercarás de cânticos de livramento ”(Sl 32: 6-7).
Nos bons momentos da vida, nossa comunhão diária com Deus nos ajuda a preparar-nos para as dificuldades futuras. Então, quando chegam os tempos dos testes, Deus está conosco de uma maneira que nunca poderíamos ter imaginado antes.
Mesmo na minha hora mais sombria,
o Senhor me abençoará com o seu poder;
Sua graça amorosa certamente será abundante.
Em Seu doce cuidado, serei achado. —Brandt
Quando Deus dá um fardo, Ele dá a graça para suportá-lo. David C. McCasland
As Rochas da Incredulidade
O testemunho do Senhor é certo, tornando sábio o simples. - Salmo 19: 7
Rochas Isso é tudo o que resta da cidade de Corazim. Apenas os escombros de alguns edifícios feitos de rocha vulcânica - no entanto, esta era uma vez uma cidade próspera no Mar da Galiléia.
Não longe de Chorazin há outra pilha de rochas - a antiga cidade de Cafarnaum.
Mesmo com Betsaida. Outrora uma cidade movimentada onde as crianças brincavam, os homens faziam negócios e as mães cuidavam das famílias. Rochas Nada além de pedras.
Quando Jesus andou pelas ruas dessas cidades, Ele sabia que isso aconteceria. Em Mateus 11: 21-23, Ele disse: “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! . . . E tu, Cafarnaum, que és exaltado ao céu, serás levado ao Hades.
Nessas cidades, Jesus mostrou claramente ser o Filho de Deus - Aquele que possuía todo o poder e podia realizar milagres. Mas o povo se recusou a ouvir a sua mensagem. Como resultado, Corazim, Cafarnaum e Betsaida foram amaldiçoados por Deus e reduzidos a montes de pedras - monumentos à incredulidade.
A lição para nós hoje é clara. Quando Jesus fala, devemos levar suas palavras ao coração. De fato, toda a Escritura precisa ser levada a sério. Desconsiderar a Palavra de Deus mostra um coração de incredulidade e deixará nossas vidas em ruínas. Mas dar atenção à sua instrução vivificante traz recompensa e bênção.
Ajuda-me, Senhor, guarda-te, para que
não haja incredulidade de coração,
Deves fazer com que os meus pés se desviem,
e aparte-se da tua verdade. —DJD
Ignorar a Bíblia é convidar o desastre.
Dave Branon
Entrevista Com Um Gerbil
Procure a paz e siga-a. - Salmo 34:14
Com um humor atraente, Ron Hutchcraft, autor, palestrante e conselheiro, fala sobre sua batalha contra o estresse. Um dia, Ron decidiu “entrevistar” o gerbil da família.
“Diga-me, Gerbie,” Ron perguntou, “o que você planejou hoje?”
"Primeiro, café da manhã", ele respondeu, "e depois começar".
“Fazendo o quê?” Ron questionou.
“Por que, a mesma coisa que fiz ontem e no dia anterior?”
"O que é isso?" Ron perguntou novamente.
"A roda."
E com certeza, Gerbie subiu em sua pequena roda e começou a correr em círculos. Horas depois, ele ainda estava correndo.
Quanto mais Ron observava aquele gerbil, mais ele se via. Ele tinha suas próprias "rodas" pessoais - demandas, prazos, agravos, ambições. Ele sentiu como se estivesse correndo em círculos, e ansiava pela paz. Em sua busca, ele fez esta descoberta no Salmo 34: A paz não é automática ou passiva; deve ser perseguido. Não só isso, mas a paz é também o resultado de um relacionamento correto com o Senhor.
Como nunca antes, Ron entronizou o Senhor como o Pastor de sua vida. Ao fazê-lo, a paz, em vez da roda estressante, tornou-se normal. Qual será normal para você hoje?
Dá-me um coração tranqüilo de repouso
Em meio ao rugido do mundo,
Uma vida que como um rio flui
Ao longo de uma costa pacífica. —Anon.
Para a paz que dura, coloque Deus em primeiro lugar. Joanie Yoder
Deus e armas
Por que as nações se enfurecem e o povo conspira uma coisa vã? - Salmo 2: 1
A segurança de nossa nação depende de seu poder militar? O que aconteceria se abandonássemos nossas forças armadas?
Se isso soa tolo, provavelmente é porque a ideia de desarmar seria tão insensata hoje quanto teria sido no antigo Israel. Não faz sentido colocar armas em um mundo onde Deus freqüentemente as usou para proteger Seu povo. Mas há outro lado nessa questão. Nenhuma nação pode controlar seu próprio futuro apenas pelo poder militar.
A necessidade dos recursos de Deus era freqüentemente enfatizada no Antigo Testamento. O Senhor lembrou a seu povo Israel que Ele poderia salvá-los sem arco, espada, batalha, cavalos ou cavaleiros (Os 1: 7). Ele lhes daria um tipo de segurança nacional desconhecida para o resto do mundo. Como o Salmo 2 indica, as nações fazem muito barulho e agem como se sua força fosse suficiente. Mas o Senhor ri dos sentimentos exagerados de auto-importância dos líderes que pensam que a corrida é sempre “rápida” ou “a batalha para os fortes” (Ec 9:11).
Onde está sua confiança? Se a sua confiança está no Senhor, você terá segurança que nenhuma arma poderá dar. "Bem-aventurados todos os que confiam nEle" (Sal. 2:12).
Muitas vezes é mais fácil confiar
No que nossos olhos podem ver,
Mas Deus nos pede para olhar para Ele
Para a nossa segurança. —Sesper
Deus é o único aliado que precisamos. Mart DeHaan
Livros velhos
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está estabelecida no céu. - Salmo 119: 89
Dois escritores cujos livros foram escritos em uma era muito diferente da nossa tecno-sociedade do final do século 20 fizeram retornos recentemente. As mulheres pequenas de Louisa May Alcott e Sensibilidade e sensibilidade de Jane Austen voltaram a ser populares quando os produtores colocaram suas histórias na tela.
Como poderia ser? Nossa sociedade não avançou tanto que os livros de antigamente não poderiam ter qualquer relevância para as situações de hoje?
O melhor da literatura clássica é que exatamente o oposto é verdadeiro. Escrever bem tem um valor duradouro quando fala com os problemas do coração que as pessoas sempre compartilharam - questões como relacionamentos, amor e sobrevivência neste mundo.
Mas há um livro antigo que encabeça todos eles. Está acima do resto não só porque fala clara e precisamente sobre a condição humana, mas também porque foi inspirada por Aquele que nos criou.
É a Bíblia, a Palavra de Deus para nós. Quando fala sobre casamento, está certo no alvo. Quando fala sobre como tratar os outros, é mais útil do que a coluna de conselhos de hoje. Mas o mais importante, quando fala sobre o propósito da vida, é a única fonte da verdade.
A Bíblia é um livro antigo, mas ainda é o melhor.
Para permanecer no curso, confie na bússola infalível da Palavra de Deus. Dave Branon
O mundo em que vivemos
Não se preocupe por causa dos malfeitores. - Salmo 37: 1
Quando o retorno do Senhor se aproxima, o ateísmo está aumentando. Padrões que existem há décadas estão caindo ao nosso redor. Crime, ilegalidade e desrespeito parecem estar crescendo.
Se é assim que você está olhando as coisas recentemente, o salmista Davi tem boas notícias para você. Há esperança! Existe uma maneira positiva de ver a vida.
Aqui estão as recomendações de Davi para enfrentar um mundo marcado por "malfeitores", cujo dia no sol é tão fugaz quanto a grama no deserto (Sl 37: 1-2).
• Confie em Deus (v.3). A alternativa é confiar nas pessoas com o futuro, e isso leva ao desapontamento.
• Faça coisas boas (v.3). Quanto mais bom nós fazemos, menos chance o mal tem para ter sucesso.
• Deleite-se no Senhor (v.4). Tenha prazer em Deus e em Sua vontade, e Ele promete fornecer o que você precisa.
• Comprometa-se a Deus (v.5). Ele abençoará seus esforços.
• Espere pacientemente pelo Senhor (v.7). Ele prevalecerá.
Quanto mais nos imergirmos em Deus, Sua Palavra e Suas promessas, menos nos preocuparemos com os problemas deste mundo. Claro, é um mundo difícil em que vivemos, mas com Deus podemos ser vitoriosos!
Para todos os Seus filhos, Deus deseja
uma vida de calma, não de agitação;
Sua vontade para todos os dias é esta:
que devemos confiar, não nos preocupar. —Anon.
Para fazer isso em um mundo difícil, mantenha contato com Deus. Dave Branon
Uma língua é o suficiente
Minha língua é a caneta de um escritor pronto. - Salmo 45: 1
Todos nós, como cristãos que ansiamos por proclamar as riquezas de Cristo e Suas boas novas, sabemos das limitações de ter apenas uma língua. Em um de seus hinos, Charles Wesley escreveu: “Oh, por mil línguas para cantar o louvor do meu grande Redentor!”
O fato é que, no entanto, nossa língua tem um potencial muito maior do que a maioria de nós jamais utilizará. Uma língua dedicada a Deus pode realizar muito.
Por exemplo, um homem de Chicago era cego e não tinha braços nem pernas. Mas, como o salmista, seu coração estava transbordando com o amor de Deus, e sua língua era totalmente dedicada ao Seu uso. Este homem aprendeu a ler a Bíblia em Braille usando a sua língua! Como resultado dessa realização meticulosa, ele foi capaz de usar sua língua de uma maneira diferente - para ensinar a Palavra de Deus e compartilhar seu testemunho radiante.
Joni Eareckson Tada, outro crente com deficiências físicas, falou a milhões sobre Cristo. Ela freqüentemente afirma: "Com Deus, menos é mais".
Você está às vezes desanimado, pensando que tem pouco a oferecer a Deus? Se você tem o amor de Cristo em seu coração e uma língua voluntária em sua boca, ofereça-os ousadamente a Deus hoje e comece a trazer louvor e honra ao Senhor. Uma língua é suficiente.
Através de todas as cenas mutáveis da vida,
Em problemas e em alegria,
Os louvores do meu Deus ainda O
meu coração e língua empregam. —Tate & Brady
Pouco é muito quando Deus está nele. Joanie Yoder
Cães latindo
Eles rosnam como um cachorro. . . . Mas eu vou cantar do seu poder. - Salmo 59: 14,16
A ciência continua a aperfeiçoar maneiras de reduzir o ruído. Ao produzir “anti-som”, as ondas de áudio indesejadas são canceladas. Frequências cuidadosamente controladas são usadas para compensar e, portanto, eliminar o ruído indesejado.
Isto tem um paralelo interessante na Bíblia. Homens de Deus aprenderam há muito tempo a combater um tipo diferente de poluição sonora. No Salmo 59, Davi descreveu as vozes ameaçadoras de seus inimigos, comparando-as com cães latindo e rosnando (vv.14-15). Ele insinuou que suas observações eram ameaçadoras e grosseiras.
No entanto, Davi encontrou alívio usando o “anti-som” de louvor ao Senhor (v.16-17). Ele descobriu que o aborrecimento dos inimigos ímpios poderia ser reduzido cantando sobre o poder daquele que fornece força, proteção e esperança para aqueles que têm comunhão com ele.
Você, como Davi, o salmista, se viu perturbado pelas palavras grosseiras ou pela linguagem crua das pessoas ao seu redor? Não deixe isso chegar até você. Concentre seus pensamentos e palavras no poder de Deus. Lembre-se da Sua força, amor e misericórdia. Compense o barulho do mundo ao seu redor com o louvor vindo do seu próprio coração.
O que os outros dizem pode não ser bom,
mas devemos fazê-lo entender
Que o louvor a Deus pode nos dar equilíbrio
E abafar todo o seu ruído insultuoso. JDB
Louvar a Deus pode silenciar o barulho do mundo. Mart DeHaan
Pessoas comuns
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória. - Salmo 115: 1
Você já esteve na presença da grandeza? Talvez você tenha apertado a mão de um líder mundial. Talvez você tenha se aproximado de um atleta famoso. Ou você pode ter um livro assinado por um autor de best-seller.
Estar perto de tais ícones de popularidade e prestígio pode quase lhe tirar o fôlego. Você os viu na televisão ou leu sobre eles no jornal, mas agora você está na presença deles! Pode fazer sua pele formigar.
Na realidade, porém, não deveria. Nenhuma ofensa aos políticos mais poderosos. Nada de leve para os melhores atletas do mundo ou autores de maior prestígio, mas todos eles são pessoas comuns. Eles podem ter feito algo grandioso, mas no centro de tudo eles são como você e eu. Aos olhos de Deus, eles são pecadores que precisam da graça do único que verdadeiramente pode ser chamado de grande: Nosso Deus Todo Poderoso.
Isaías disse melhor: “Ai de mim, porque estou desfeito!” (6: 5). Ele tinha visto uma visão de Deus e ficou arrasado pelo contraste entre ele e o Senhor. Até que Deus resgatasse Isaías, o profeta estava impotente.
Somos todos igualmente comuns. Mas podemos ser elevados a alturas incríveis através da salvação que Deus provê. Somente um Deus extraordinário poderia fazer isso por pessoas comuns!
Filhos frágeis de poeira e fracos como fracos
Em Ti confiamos, nem te encontramos a falhar.
Tuas misericórdias, quão tenras! Quão firme até o fim!
Nosso Criador, Defensor, Redentor e Amigo. -Conceder
Deus usa pessoas comuns para realizar Seu plano extraordinário. Dave Branon
Como eu te amo?
Eu te amarei, ó Senhor, minha força. - Salmo 18: 1
Quando alguém ama o outro, existe um desejo irresistível de expressá-lo. Daí essas palavras atemporais: “Como eu te amo? Deixe-me contar os caminhos!"
Eu me pergunto, quando nos sentimos compelidos a expressar amor sincero e transbordante ao nosso Senhor? É preciso coisas diferentes para pessoas diferentes, mas as relações pessoais de Deus em nossas vidas são projetadas para gerar um amor renovado por ele.
Um exemplo da obra de Deus em minha vida se destaca em minha memória. Devido a pressões crescentes em minha vida, minhas energias foram lentamente diminuindo e o amor por Deus estava longe da minha mente. Embora eu não estivesse pensando no Salmo 18 na época, fiz o que Davi fez no versículo 6: “Eu invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus”. Aplicado à minha situação tempestuosa, o versículo 16 poderia ser redigido assim: : “O Senhor enviou-me força do alto e impediu-me de afundar sob as ondas da fraqueza humana.” Oh, como eu o amava então, não apenas porque Ele me dera força, mas porque Deus era a minha força.
Pense no trabalho especial do Senhor em sua vida. Ou ligue para ele para as necessidades de hoje. Em seguida, componha seu próprio salmo de amor: “Eu te amarei, ó Senhor, meu. . .
Oh, ajude-me, Senhor, a tomar pela graça divina
Ainda mais e mais daquele grande amor Tua;
Que dia a dia meu coração pode dar a Ti
um amor mais profundo, e crescer mais constantemente. -Montanha
Para renovar seu amor por Cristo, revise o amor de Cristo por você. Joanie Yoder