Reflexão de um sábio
Não precisa dizer nada, somente atentar meus ouvidos para suas palavras. Por não ser sábio talvez não compreenda de imediato, então meu silêncio por instantes é a melhor resposta até que encontre as verdadeiras palavras para lhe confortar.
O Sábio, pensa, reflete já o tolo a sua capacidade de pensar está condicionada aquilo que pensaram para você pensar, e refletir? jamais.
"Uma jovem adolescente pergunta para um velho sábio se ele possuía ou sabia onde encontrava a chave da felicidade. O sábio pensa e diz: não cabe a mim responder, mas lhe farei duas perguntas para que responda a si mesma; é da tua felicidade que estamos falando? Por um acaso, já verificou se realmente ela possui trancas?"
Feliz é aquele que sabe sorrir além das dificuldades, isso mostra que além de sábio é superior a qualquer obstáculo, pois a dificuldade não só ensina, como nos faz ser forte além do que pensamos ser!
O sábio é prudente, ouve educadamente, questiona tudo, analisa e segue em frente.Já o tolo, também ouve educadamente, porém segue cegamente.
O sábio é um homem livre, saudável e feliz; não é escravo de nenhuma forma de apego. Ele tem ciência que quando um processo chega ao final, é porque um novo ciclo se inícia em sua vida - trazendo outras grandes experiências. Quem se apega sofre, e quem sofre adoece. A doença é sempre uma escravidão. Mas aquele que tem valor para seguir em frente: expande-se em conhecimento e melhora a sua saúde, ao dar-se conta que pode ser um ser; plenamente, livre e feliz.
O sábio é aquele que sabe que não possui imunidade suficiente para combater seu próprio pecado.
Por isso, ele se dá à graça, pois ela é o único anti-vírus capaz de curar o homem contaminado pelo pecado!
A sabedoria torna-se terrível quando esta não traz nenhum benefício para o sábio e nem ensinamentos para o aprendiz.
Conflitos pessoais já estão claros, explica!
Não são eles de interesse de outros,
É sábio cada um cuidar dos seus.