Reflexão de um sábio
Não precisa dizer nada, somente atentar meus ouvidos para suas palavras. Por não ser sábio talvez não compreenda de imediato, então meu silêncio por instantes é a melhor resposta até que encontre as verdadeiras palavras para lhe confortar.
O que procuras? Quem queres encontrar! Um sábio, um intelectual que consiga lhe explicar seus pensamentos e as mudanças de comportamento mental. Ou desejas encontrar quem sabe compreender o coração e sua alma. Tão perfeita,tão forte,tão pouco distante está seu coração de encontrar a felicidade.
A convicção dos sábios me permitiu-se ficar calado,pois minhas palavras nunca foram compreendidas,aprendi a não ouvir pois me tornaria tão fanático na ignorância dos homens,aprendi a enxergar e compreender melhor o ser humano, pois seus olhos ditam quem são, e sua alma é apenas uma sombra negra,criada pelos tolos e fanáticos, que duvidam até da sua própria existência.
Todas as outras nações têm tradições populares de homens que eram pobres, mas extremamente sábios e virtuosos e, portanto, mais estimáveis do que qualquer pessoa com poder e ouro. Esses contos não são contados pelos pobres norte-americanos. Eles zombam de si mesmos e glorificam seus superiores.
O sábio ignora a ofensa do tolo e segue em paz; com isso, o tolo se sente ainda mais ofendido e vai procurar outro infeliz como ele para se ofenderem mutuamente.
— Jucelya McAllister
Pensar, tarefa difícil.
É atribuído a Aristóteles a frase: " O sábio nunca diz tudo que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
Apesar de parecer uma frase hoje totalmente clichê, tal ação na prática, exige muita inovação e sabedoria, pois vivemos em um mundo, no qual somos bombardeados de informações diversas e, através destas informações, construímos nossas ideias e solidificamos ou não, alguns conceitos.
Em um mundo de replicadores de ideias alheias, pensar é um artigo de luxo. Pois o pensar é algo inovador, criativo e por vezes, libertador e perigoso.
Se fizermos uma reflexão e começarmos a analisar os nossos conceitos, sentiremos que alguns deles nos incomodarão, isso acontece porque a sociedade que nos cerca é dinâmica, e o nosso pensamento também. Porém, embora o pensamento seja algo dinâmico, o processar deste pensamento não é feito na mesma velocidade gerando muitas vezes, conflitos.
Hipoteticamente, imagine uma geração que cresça em um ambiente no qual comer açúcar é um absurdo. Ora, para essas pessoas, o pensamento uno, fortalece a coesão e a aceitação de que o açúcar, poderá lhe fazer mal. Mas, em determinado momento, começam a aparecer movimentos dizendo que comer açúcar é bom. Ora, no início haverá choques e conflitos, podendo este caminhar ou para o fim da ideia, ou para o surgimento de uma nova ideia e comportamento. Mas, lembre-se que toda vez que uma pessoa abraça uma bandeira, sempre haverá simpáticos a esta. Com a ideia de que o açúcar é bom, e ganhando simpatizantes de peso, a ideia se implantará e será com o tempo, natural que várias pessoas, comecem a comer açúcar. Ora, o que era abominação, passou a ser tolerável e posteriormente aceitável. Ou seja, houve uma mudança comportamental, tendo início no pensar de alguém.
E essas mudanças permeiam nossa história de vida, bem como o comportamento individual ante o social. Muitos hábitos e costumes sociais foram considerados naturais em determinadas épocas e execradas em outras. Como exemplo posso citar o trabalho escravo que foi algo comum a muitos povos e que hoje é combatido com veemência. Modinhas sociais como fazer uma tatuagem, era a algum tempo em nosso país, algo tido como símbolo da marginalidade, hoje é somente uma expressão, apesar de terem pessoas que adoram se expressar.
Mas, toda mudança de comportamento exige uma ideia em ação. E essa ideia, é criada, copiada e disseminada a seu tempo.
Enquanto isso, a sociedade, campo aonde essas ideias se fertilizarão, estará se adaptando as mudanças.
Essas mudanças sempre irão gerar conflitos, principalmente naquelas pessoas que não conseguem sentir os ventos das mudanças e, navegar por elas.
Não quero dizer que temos que a tudo aceitar, ao contrário, temos que a tudo questionar.
Mas, para questionarmos algo, temos que ter uma justificativa plausível na qual possamos nos apoiar. Essa justificativa, obrigará você a pensar. E pensando, você será capaz de abraçar ou levantar uma nova bandeira.
Buda diz que: "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo".
Agora reflita, se somos o que pensamos, mas apenas replicamos, logo não somos nada. Se tudo surge com nossos pensamentos, mas, vivemos sob o julgo dos pensamentos alheios, logo, vivemos uma vida que é mais do outro, do que nossa, ou seja, uma vida sem personalidade própria. Se com nossos pensamentos fazemos o mundo, mas, não pensamos, não criamos e a tudo copiamos, logo, não contribuímos e muito menos criamos um mundo novo e quiçá melhor.
Pense nisso.
Paz e bem.
Boa reflexão.
Ore a sua oração.
Seja luz.
Massako
" Certa vez um velho sábio mi disse: Filho, na vida enquanto estivermos vivos, estaremos sempre aprendendo, e nunca esqueça que a humildade faz homens grandes."
Não da para se tornar sábio sem exercitar a própria sabedoria ,um diamante passa por uma cautelosa lapidação para agregar um grande valor financeiro , encare a sua lapidação diária com a mente aberta a aprendizagem e se tornara um grande e valioso diamante
UM SÁBIO UMA VEZ DISSE;
Ódio tem 4 letras, Amor também; Mentira tem 7 letras, Verdade também; Chorar tem 6 letras, Sorrir também; Negatividade tem 12 letras, Positividade também; Mal tem 3 letras, Bem também.
A VIDA TEM DOIS LADOS, ESCOLHA O MELHOR DELA!
.'.