Sábios
Homens sábios, experientes e práticos surgem e cooperam com a sociedade à medida que eles testemunham a sua fidelidade às Escrituras.
Fale menos quando estiver entre os sábios, ouça e aprenda mais quando falarem diante de sua presença.
Observe e guarde os sábios conselhos de alguém quando der testemunhos pessoais ou públicos, porque são deles as maiores receitas para sua saúde mental, emocional e espiritual, cuja felicidade muitos pagariam caro para obtê-la.
Se consideras jovem demais então aprende com os mais experientes e sábios para saberes como vencer as etapas mais difíceis da vida.
Busquemos conselhos sábios para nossos maus comportamentos quando enfrentamos problemas mais sérios praticados pela ignorância alheia.
Se todos os pastores de igrejas promovessem homens sábios, idôneos e fiéis aos seus ministérios e aos oráculos do Senhor, o templo de suas ovelhas não estariam vazios ou perdendo dons, visto que a verdade liberta almas escravas de suas bajulações, da hipocrisia, da antropolatria, da estagnação e do comodismo espiritual e das falsas doutrinas.
Por caminhos errados muito passam; mas, se queres passar por caminhos sábios, procura discernir as tuas escolhas e vive bem.
Homens experientes, sábios e líderes prestarão contas a Deus por ignorarem a prédica, o efeito e a prática da verdade em seus rebanhos e por usarem mal o seu tempo em busca do conforto, das mazelas e das influências deste mundo, em vez do poder que transforma vidas e famílias.
Aprenda como um humilde aluno, prestando atenção nas palavras dos sábios, os quais identificam homens comprometidos com a honra.
Quanto mais sábios forem os corações dos líderes da igreja, na aceitação da disciplina de Deus, maiores serão a sabedoria, a integridade e a santidade do seu corpo, alma e espírito para não serem taxados de rebeldes, insolentes e prepotentes.
Os sábios deste mundo são poucos cultos: eles não têm respostas para os seus sofrimentos, não cultuam a Deus e pouco entendem suas falsas religiões à luz da sabedoria de Deus.
Pastores sensatos, humildes e sábios reconhecem que são frágeis, falhos e pecadores; porém, são corajosos para pedirem perdão humilde e publicamente à igreja quando desejam cooperar com o seu crescimento, com o trabalho da liderança e de Deus.
Tenha uma atitude honrosa, nobre, digna e sadia e pratique os conselhos dos sábios, porque eles sabem que nisso encontram-se os caminhos promissores da paz, do sucesso e da felicidade.
Pare de jogar conselhos sábios aos ignorantes quando derem mais atenção às suas transgressões: eles recusam a prática das palavras de sabedoria, desperdiçando o potencial avaliado por terceiros no exercício do bem, desprezando assim a honra por falta de humildade, a boa educação, as oportunidades do próprio crescimento , a lapidação de seu caráter e a firmeza das convicções pela transformação de suas almas, sem se firmarem nos princípios divinos da vida abundante, bem-sucedida, abençoada e feliz.
Enfrentamos todos os dias os ignorantes e os sábios; mas, só podemos ir a frente em sabedoria se abandonarmos a ignorância.
Os ignorantes ofensivos fazem perguntas se achando sábios, quando não conseguem contribuir com o mínimo de cultura e bom senso.
