Sábios
Existe um passo entre a vida e a morte. Por isso, devemos ser sempre sábios e prudentes no nosso falar, pensar, e agir nunca deixando que qualquer raiz de iniquidade crie vínculos maus em nós, e que nos afastem da proteção do amor de Deus por nós.
Entendemos que nos tornamos sábios, maduros e experientes quando passamos a dedicar mais tempo buscando o crescimento nas virtudes que emanam de Deus, ao invés de nos apegarmos à nossa condição humana que tem pouco a oferecer.
Indivíduos sábios buscam conhecimento com o intuito de adquirir aquilo que realmente precisam aprender e que trará transformações positivas em suas vidas. Já os indivíduos tolos se entregam à vaidade e ao orgulho, buscando conhecimento apenas sobre aquilo que lhes agrada ouvir, a fim de satisfazer seus próprios desejos.
"Quanto mais sábios nos tornamos, mais o conhecimento amplia nossa compreensão e discernimento, permitindo-nos trilhar uma vida próspera, saudável e honrada."
Se dividires os problemas com os sábios, seu fardo ficará mais leve, mas se escolher dividi-los com os tolos aumentarás as tuas cargas.
Vivemos em uma sociedade irônica…
Os sábios possuem muitas dúvidas,
Mas os ignorantes têm certeza de que estão certos.
Os ignorantes e os tolos, têm mais verdades que os sábios. Pois o que lhes é posto, crido é facilmente e sem consulta. Do contrário, os sábios todo conhecimento crivam num senso até chegar num fator.
Na multidão das intenções estão sábios, tolos, incrédulos, motivadores, invejosos, bajuladores, apoiadores, comprometidos. A grande questão não é simplesmente ser seletivo, mas aprender a lidar, pois a cada dia surgem novos agentes da multidão!
Os sábios são calmos de proceder.
...porém de alma em ebulição, talvez por perceber o cotidiano de tolices...