Sábios
" Quem acha que sabe tudo são tolos, os sábios são aqueles que estão dispostos a aprender até mesmo com a sabedoria de uma criança".
Diamántinus surpreendeu Lucius, ao divagar sobre o propósito dos Sábios, nestes seguintes termos:
- Caro Lucius, muito é dito que o Sábio, "deverá andar com outros Sábios, para que se torne mais sábio ainda". Como disse o Rei Salomão. Já, Baltazar Gracián se expressou, de modo semelhante, ao ter dito: "Que seremos julgados pela qualidade de amigos que temos, e que os Sábios nunca se darão bem, com os tolos". Não discordando deles, mas pensando um pouco diferente, consigo conceber a ideia de que os Sábios são produzidos na Terra e como que enviados nela pelo Destino, como Missionários entre os ignorantes, a fim de tentar converte-los em homens semelhantes a eles. Isto é, em outros Sábios. Pois que vantagem haverá para um sábio, andando apenas com outros Sábios, senão apenas elevar um pouco mais, sua sabedoria? Neste caso, ninguém será sábio pelo motivo de que não se pode se tornar no que já se é!
E pode ser mais preferível andar-se entre tolos e imbecis, e se ser rodeado por essas espécies de "amigos", a fim de tentar fazer destes mesmos, em homens Sábios, do que um sábio andar com outros Sábios , apenas para ser "mais sábio ainda".
E Lucius admirou, deveras, sua brilhante reflexão.
05.08.2023 às 16:26 h
Sábios são os que se debruçam sobre as questões e decidem sobre elas após longa e madura reflexão; a maioria usa de afoiteza e teimosia e acaba imitando as decisões dos sábios
Homens verdadeiramente sábios elevam e fortalecem suas parceiras, reconhecendo que a igualdade é a base de um relacionamento saudável.
Homens sábios compreendem que o sucesso de sua parceira é um reflexo do seu próprio sucesso como parceiro.
Deus e o diabo são dois velhos sábios que inventaram o homem, lhe permitindo uma única vontade: O seu livre arbítrio !
Poema dos sábios
No papel faço um rabisco
Do rabisco nasce o homem
Do homem nasce os pecados
Dos pecados se nasce a dor
E da dor que se nasce os sábios
A morte é a festa que celebra a vida, momento em que amigos e parentes se tornam sábios filósofos e juízes:
Morreu porque fazia isso ou aquilo !!!
A felicidade é um sentimento simples e nobre reservada apenas para os sábios, aqueles que confiam em Deus.
Os sábios procuram respostas para vencer na Vida, mas a sabedoria consiste em viver mesmo com a alma partida.