Sábio Hindu
O salto para a idiotice acontece quando o sábio acha que o conhecimento,títulos honoríficos,posição social ou econômica sejam as coisas mais importantes, e que tais definam a sua identidade.
O que adianta ser sábio, inteligente, visionário e tudo quanto for possível ao desenvolvimento se o tem só para si.
Ouça e aprenda
Um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado. - Provérbios 1: 5
Uma pessoa que leu um dos meus artigos no Our Daily Bread discordou de algo que eu disse. Então ela escreveu e pediu uma explicação.
Depois de receber minha carta, ela respondeu: “Obrigado pela sua resposta. Foi uma informação que eu não sabia. Eu apenas tomei como certo o que eu aprendi na infância. Mas é um dia ruim quando não se aprende algo novo - então aos 84 anos eu ainda estou aprendendo. ”
A vontade de aprender é uma marca de crescimento e sabedoria. Provérbios 1: 5 declara: “O sábio ouvirá e aumentará o ensino, e o homem de entendimento alcançará sábio conselho.” A palavra hebraica para aprender neste versículo significa “aceitar”.
Se desejamos crescer em nosso conhecimento de Deus e aprender a agradá-Lo, não precisamos temer descartar velhas idéias e aceitar novas que melhor expliquem as Escrituras. As pessoas que buscam sabedoria acolherão novas idéias. Eles os testarão pelas verdades da Bíblia, seja para confirmar o que já acreditam, seja para ampliar seu conhecimento e compreensão.
Devemos estar abertos à verdade de Deus, conforme Ele nos ensina através da Sua Palavra e das pessoas ao nosso redor. Estamos ouvindo, testando e aprendendo?
Pense nisso
Quando foi a última vez que você admitiu que estava errado?
Por que é tão difícil de fazer? O que você aprendeu
recentemente com outro crente?
Para abrir espaço para a sabedoria, livre-se do orgulho. Dennis J. DeHaan
O principal objetivo da vida
Professando ser sábio, eles se tornaram tolos. - Romanos 1:22
Em 1636, um grupo de puritanos fundou a Universidade de Harvard. Seu lema era Christo et Ecclesiae, que significa “Para Cristo e a Igreja”. Um dos princípios orientadores da escola era: “Todos devem considerar o fim principal de sua vida e estudos, conhecer Deus e Jesus Cristo, que é a vida eterna. . João 17: 3.
Esse prestigioso centro de aprendizado e cultura há muito tempo abandonou sua intenção espiritual original. Mesmo muitos membros da faculdade da Harvard Divinity School agora consideram seu objetivo centrado em Cristo como limitado e antiquado. De fato, não muito tempo atrás, um grupo de estudantes de Harvard encenou uma procissão funerária simulada através da Escola da Divindade. Eles carregaram um caixão e proclamaram: "Nosso Deus, o Pai, está morto".
Esses estudantes estavam tão longe da verdade quanto o leste é do oeste. O Pai eterno, que criou toda a vida (incluindo aqueles que zombam dele), é tão imune à morte quanto ao pecado.
Trezentos e cinquenta anos após o estabelecimento de Harvard, o propósito principal da vida é ainda e sempre será, nas palavras daqueles puritanos coloniais, "conhecer a Deus e a Jesus Cristo, que é a vida eterna". objetivo de nossas vidas.
O desejo do meu coração é te conhecer, Senhor,
para andar perto de Ti hoje;
Para conhecer a tua graça, o teu amor, o teu poder,
pois tu és a minha vida e o meu caminho. —Bierema
Para conhecer o propósito da vida, devemos conhecer o Criador da vida. Vernon Grounds
Só há duas formas de ser isento do erro: ou você foi sábio o suficiente para balizar suas escolhas ponderando as falhas de outros, ou não foi você quem fez.
COISAS DITAS EM SEGREDO
Nas palavras do sábio há favor. —Eclesiastes 10:12
Alguns dizem que o anonimato é o último refúgio dos covardes. A julgar pelas cartas e comentários enviados anonimamente que tenho lido, eu concordaria. Pessoas que se escondem atrás da máscara do anonimato ou de uma falsa identidade sentem-se livres para lançar fora toda a ira ou longos discursos que ferem. O anonimato permite que as pessoas sejam indelicadas sem assumir a responsabilidade por suas palavras.
Ao ser tentado a escrever algo anonimamente porque não quero ser identificado com as minhas próprias palavras, eu paro e reconsidero: se não quero meu nome ligado ao comentário, provavelmente, não deveria escrevê-lo. Em seguida, tomo uma das duas atitudes: ou rasgo ou reescrevo o texto de maneira que o torne útil ao invés de inútil.
De acordo com Efésios, nossas palavras devem edificar e transmitir graça (4:29). Se não estou disposto a empenhar meu nome, há motivo para acreditar que a minha motivação é machucar, não ajudar.
Quando você sentir vontade de repassar um segredo — talvez para um membro da família, colega de trabalho ou ao seu pastor — reflita sobre o por que em evitar que seu nome seja identificado por suas palavras. Além do mais, se você não quer ser identificado, provavelmente Deus também não. Ele é misericordioso e tardio em irar-se (Êxodo 34:6) e nós também devemos ser assim. —JAL
O anonimato pode ser uma maneira covarde para esconder-se atrás de palavras ofensivas. Julie Ackerman Link
“Perde-se uma grande oportunidade na vida, quando você convida para sua casa um grande sábio, mas ao invés de sugar dele alimento intelectual para toda sua vida, você ocupa seu tempo em apenas o satisfazer com um prato de comida.”
Às vezes sou igual Salomão, homem sábio, porém se perdeu na própria vontade. Assim sou eu, Deus me deste sabedoria, mas não a uso para fazer o querer de Deus!
Sebastião, sábio e cego.
Em uma de minhas pesquisas pelos vilarejos do mundo, entrevistei um senhor chamado Sebastião, conversamos sobre pessoas, atualidade, vida e principalmente sobre a grande sabedoria de algumas pessoas. Cheguei ao Sr. Sebastião depois de várias indicações sobre sua vasta sabedoria “carregada numa bagagem de setenta e poucos anos” como ele mesmo diz. Ouvia-o atentamente por todo o diálogo entre perguntas, respostas e opiniões, mas por um segundo perdi a atenção ao que ele dizia e olhei fundo em seus olhos, Sebastião era cego. Aquele contato me provocou um giro de imagens na cabeça e acabei perguntando:
- Como foi que o Senhor perdeu a visão?
Perdi a graça e tentei reverter a situação:
- Perdoe-me, me expressei mal. Minha pergunta refere-se a como o Senhor superou esta perda e hoje consegue exalar esta felicidade toda sem...
Antes que eu terminasse, ele fechou os olhos e levemente inclinou a cabeça para baixo, como quem está se recordando de fatos, sorriu sincero e declarou:
- Tudo bem, tudo bem, não se desculpe. Perder a visão é uma longa história da qual não me recordo mais. Conhece aquele ditado: “O que os olhos não veem o coração não sente?”, pois bem, ao acordar sem mais nada enxergar, pensei em minha vida toda até ali, lembranças boas e ruins, conclui então que eu nunca mais seria obrigado a ver sorrisos falsos, olhares de desprezo, atos de egoísmo ou qualquer outra a maldade humana que me causasse repúdio e antes que você se pergunte ou me pergunte, as lembranças boas são tão nítidas em minha mente que quase posso toca-las. Hoje vejo o mundo com outros olhos, tenho os olhos da alma e os olhos do meu coração e com estes me são exacerbados, vejo muito mais, mesmo sendo cego.
Ele, agora olhou o céu, e abrindo os olhos conclui:
- Aquele, meu amigo, não foi o começo do meu fim, como muitos pensaram, foi o retorno de mim mesmo. Um eu mais forte, mais gentil, mais feliz.
Mais sábio é aquele que sabe que não sabe,Sócrates era tão irônico pois digo como eu saberia de toda a bosta,eu teria que comê-la ?Se você sabe da bosta é melhor nem saber.
A sabedoria não se resume em um maior acúmulo de informações. Sábio, só aquele que, mesmo tendo os seus direitos furtados, consegue abrigar no coração a compreensão e a tolerância. Sábio, só aquele que hasteia a bandeira da PAZ e a leva sempre erguida.
O coração é sábio e seletivo, e a ser assim ele demorou para aprender. Se para o preencher fosse qualquer pessoa, ele não teria escolhido você.
Pedir ajuda não é ser fraco, é ser sábio e ter amor-próprio, porque reconhecemos que, para avançar na vida, precisamos entrar em contato com a sabedoria do outro.
Vivemos em um mundo onde a independência é vista como uma das características principais para uma vida feliz e bem-sucedida. Ouvimos de praticamente todo mundo que devemos cuidar de nossas vidas e resolver os nossos problemas, sem buscar a ajuda de ninguém.
O fato é que apesar da independência ser algo realmente valioso para qualquer pessoa, muitas vezes ela é confundida com isolamento.
Muitos de nós estamos tão presos a essa ideia de autossuficiência, que começamos a acreditar que conversar sobre a vida com os nossos amigos ou familiares e pedir seus conselhos é algo absurdo, que deve ser evitado a todo custo.
Esse pensamento é o responsável por deixar as pessoas presas dentro de si mesmas, incapazes de resolver os seus próprios problemas, o que leva a consequências muito sérias, como o desenvolvimento de ansiedade e depressão, por exemplo.
Precisamos extinguir de nossas mentes a ideia de que pedir ajuda é um sinal de fraqueza.
Nenhum de nós é perfeito e consegue resolver todos os seus problemas sozinho todo o tempo. Isso é uma fantasia.
As pessoas que dizem não precisar de ninguém para nada, com certeza têm falhas em todas as áreas de suas vidas, porque nós fomos criados para viver em comunidade, e é junto a outras pessoas que aprendemos, crescemos e adquirimos experiências de vida valiosas.
Podemos ter sido levados a acreditar que pedir ajuda mostra que somos incapazes de lidar com nossas próprias vidas, que somos folgados, imaturos ou até mesmo irresponsáveis. No entanto, quando nos privamos da oportunidade de ouvir alguém e aprender com suas experiências, apenas limitamos a nossa própria evolução.
Pedir ajuda não é ser fraco, é ser sábio e ter amor-próprio, porque reconhecemos que, para avançar na vida, precisamos entrar em contato com a sabedoria do outro.
Não devemos permitir que o medo do julgamento de outras pessoas nos impeça de fazer o necessário para a nossa felicidade. Da mesma maneira, não podemos permitir que o nosso orgulho tire de nós a humildade de aprender com outras pessoas.
Apesar de existir muita gente maldosa, também existem muitas pessoas de coração bom, que estão dispostas a nos ajudar em tudo o que precisarmos. Devemos abrir nossas mentes e corações para aprender com elas.
Nunca recuse ajuda por medo de parecer fraco. Só é fraco quem se acostuma com o que sabe e nunca busca evoluir. Aceite a ajuda, aprenda e transmita o que aprender.
Buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de inteligência, porque em alguns momentos tudo o que precisamos para transformar nossas vidas é calar as nossas próprias vozes e simplesmente ouvir o que o outro tem a dizer.
Não tenha medo de procurar e ouvir as pessoas que se preocupam com você, porque isso com certeza o levará muito mais longe.
Alguém pode se achar muito sábio aos seus próprios olhos; contudo, nunca negando o TEMOR DO SENHOR, que segundo a palavra é o princípio de toda e qualquer sabedoria. Antes vem o TEMOR, depois a sabedoria. Sem TEMOR, o falar em sabedoria é pura vaidade.
Sábio é o homem que reconhece o quão pequeno é, pois, grande nesta vida só precisa ser o nosso Amor, o desejo de servir e a nossa Fé!