Sábio Hindu
Sábio não é o que aprende errando, nem o que aprende com os erros dos outros; Sábio é aquele que aprende ouvindo
Eu queria ser sábio e saber que a verdade é simplesmente um dom que alivia a tensão de nossas almas aflitas.
Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o desperdiça.
Ser muito inteligente e querer saber de tudo não é ser sábio, ser sábio é saber responder, com poucas palavras, pequenas, esclarecedoras e objetivas. Pois não é necessário entender de tudo, mas sim o suficiente para falar muito com poucas palavras.
O forte apanha calado, o fraco grita e promete vingança. O sábio também se cala, logo após demonstra que na realidade, ele não apanhou.
Se o infinito não quisesse que o homem fosse sábio, não teria lhe dado a faculdade do saber.
Um dia um sábio perguntou: por quê isso acontece? No mesmo instante seu guia lhe respondeu: Porque não deveria?
“A principal característica de um Sábio é a humildade. Se ele não for humilde, então, ele não é Sábio. Ele é apenas uma falsa projeção de seus pensamentos magníficos.”
Uma vez um Sábio me perguntou o que achava do Par Perfeito, então respondi a ele:
"Par perfeito é apenas uma idolatrada ilusão fictícia de uma projeção que fazemos de uma pessoa, ao nos tornamos cegos por uma paixão estrondecedora, de impacto mortal a nossa alma, pertencendo, assim, ao mundo temporário da nossa imaginação mais profunda, de uma realidade destorcida dos nossos pensamentos magníficos.”
O Sábio ficou um tempo em silêncio e então me disse:
"Quando escolhermos alguém para ficar ao nosso lado por toda a vida, escolhamos alguém com quem gostemos de conversar! Pois quando envelhecermos, a habilidade de conversar será mais importante que qualquer outra coisa. E no fim as boas conversas farão valer todos os anos que vivemos ao lado de quem tanto amamos"