Sábio Hindu
Árvore mágica
Certa vez um velho sábio
Apresentou-me uma árvore mágica
Trouxe-te uma semente e a convido
A plantá-la junto comigo.
Na estação certa colheremos
O doce fruto da amizade
Um dia jovem procurou o sábio de uma cidade mais próxima pois estava triste e decepcionado. Encontrando o sábio, o sábio lhe pergunta:
- Meu jovem o que lhe trás até a mim?
O chovem com os olhos cheios d’água olha para o sábio e diz:
- Senhor, eu vim de longe até aqui para lhe pedir uma direção. Eu estou triste e ferido com três dos meus amigos e não sei o que fazer.
* O primeiro, se envolve com pessoas de má índole em busca de fama, dinheiro e statos. Fazendo parte de acordos negativos e egoístas para atingir seu propósito. Com isso esse meu grande amigo me afetava moralmente. O que mais me incomodava é que uma dessas pessoas que ele negocia, é uma pessoas que não se preocupa com o que vai atinge com suas atitudes.
* O segundo, eu fiz tudo por ele, ajudei-o com conselhos, contei-o partes da minha vida, tentei lhe ensinar bons propósitos para que não se torne uma pessoa ruim, expliquei como é importante ser fiel a sua palavra e ter uma boa ideologia. Ao invés disso, ele falava mal de mim nas minhas costas, o que pudesse fazer para me difamar na cidade ele fazia.
* O terceiro, tem o coração aparentemente mais puro que os outros, porém, não sabe usar suas palavras, só sai de sua boca palavras ofensivas e destruidoras. Seus conselhos são ruins e aos berros.
Eu não sei o que fazer senhor, estou desesperador. Já pensei em desisti de tudo e até em me matar.
Então o sábio responde
- Meu filho, todos erramos e todos tempos defeito, o mal de nós pecadores e julgarmos o erro dos outros. Pense bem meu filho, você veio até aqui e me contou suas decepções. Mais o que você faz para mudar? Quando essas ofensas foram direcionadas para você, você não se impôs? Eles só pararão quando você se impuser. Chorar alivia a alma mais não resolve nada.
- No primeiro caso, a pessoa que você tanto ama se tornou ou está se tornando o que você mais odeia. Só você saberá se é melhor corta esse vinculo pela raiz ou tentar ajudar este seu amigo.
- Seu segundo amigo, provavelmente te admira e te inveja. Provavelmente enxerga em você algo que ele gostaria muito e com isso tenta tirar com você para não se sentir tão inferior ou solitário.
- O terceiro me parece não saber expressar o amor que tem. Usa suas palavras agressivas por desespero em acertar. Mais você não e obrigado a tentar ensiná-lo nada quando está sendo ferido.
- Use seu bom coração para tentar ajudar essas pessoas caso você ache que valia apena. Lembre-se também que não se pode ajudar alguém que não enxergue que precisa de ajuda.
Então o jovem responde
- Mas senhor, como eu vou mudar? Eu não posso mudar o mundo, sou apenas uma pessoa comum diante esse mundo errado.
O sábio novamente o repreende dizendo.
- Nós somos uma semente que com o tempo germina e cresce. Com o tempo esse único galho se divide fazendo novos galhos bons e ruins, fazendo novas direções para ser vista e seguidas. O que você prefere? Galhos bons ou ruins?
- Quando esses galhos ruins crescem e não o cortamos por estarmos esperando galhos bons, pode-se ter uma árvore aparentemente viva.
- Meu filho, se a cada alegria que ganhamos nós passássemos isso adiante para 3 pessoas, criaríamos um mundo melhor, ao invés disso. Quando se cresce um galho bom, nos preocupamos mais com os galhos ruins à os bons.
- Às vezes não podemos cortar esses galhos ruins porque poderíamos matar está árvore que se chama vida por ter mais galhos ruins a bons. Mas podemos dar mais atenção nos galho boa para se multiplicarem.
Se você fosse esse jovem, o que você faria?
E o homem indiferente,
nem sábio,
nem rico,
nem crente,
que não sabia
nem queria saber
de onde vinha,
onde estava
e para onde ia,
vivia mansamente,
ignorando ,contente
a origem da semente
da arvore e da raiz
ERA FELIZ.
Sábio não é aquele que proclama palavras de sabedoria, mas sim aquele que demonstra sabedoria em seus atos
Conhecer coisas é ser culto...
Conhecer os outros é ser sábio...
Conhecer a si próprio é ser esclarecido!
Por isso sou uma realidade virtual e imaginária. A mais concreta possível.
Às vezes me confundo comigo mesmo.Isto é enigmático mas faz bem para minha pele.Só tenho saudades do futuro.
Gosto de estar sentado, deitado ,em pé, mas nunca caído. Prefiro ser uma versão de primeira categoria de mim mesmo, a ser uma versão de segunda categoria de outra pessoa. Sobre ser ou não ser velho prefiro dizer que velhice é só uma questão de tempo, e eu nunca tive tempo pra esta coisa. Sou circular em pensamentos mas, bastante espiralado no sentido semiótico da vivência. Me encontro em cantos,cântaros e no meu recanto,de onde crio um mundo invisível,e aqui brinco de alegrias. Pulo muros,acordo mais cedo só pra ver ainda os dois eternos namorados se despedindo:o sol e a lua. Sou um,às vezes me diluo,ou me multiplico,conforme as palavras que posso ouvir,escrever e desenhar.Mas prefiro sempre o barulho do estilhaçar de um arco-iris.Bonito demaaaaaaaaaaais.Quem sou eu? Muitos me conhecem, mas poucos sabem de mim. É uma questão de exuberância líquida e vaporosa,nunca sólido,pois este é um estado que se espedaça com facilidade!Fui o que não sou mais e não serei o que sou agora.Apenas gosto de jogar pedras em lagoas, olhar para o céu, e me despir para tomar banho.Sou um clone de mim mesmo espirro alto.Tudo em mim é extremamente coerente, até quando ando de bike ou faço de conta que não te vejo no shopping.Recordo sempre das pessoas que nunca vi e minha lembrança nunca falha.
Quem sou? Porque preciso ser?
Jaak Bosmans
SER SÁBIO, NÃO É TER O CONHECIMENTO DE TODAS AS COISAS, É REPASSAR TODO OSEU CONHECOMENTO AO SEU PROXÍMO.
o homem já nasce sábio so falta lhe formatar.
é tipo uma bateria nova antes de por no telefone tem que ser formada.
porque se se colocar sem que seje formatada, não ficará equilibrado o telefone.
Por isso o homem ja nasce sabio e vai a escola passar numa formatação. e lá vai aprender coisas que vão tornar ele a ficar equilibrado.
O sábio renunciou a sí mesmo para se unir a sabedoria,e
buscar ter o prazer de possui-la,e gerar uma filha,dar-
lhe o nome de palavra,para gerar pelo conhecimento a nós
se aceitarmos a instrução e disciplina.
Ser amigo do inimigo é ser sábio.
Ser inimigo do inimigo é ser inimigo de si próprio.
Melhor é ser você mesmo,saber amar perdoar e entender que ninguém é inimigo de ninguém e que a inimizade fere o coração e te deixa amargo consigo e com os outros que te cercam e ainda assim gostam de você.
A diferença do sabio e do sabido é; o sabio faz tudo
para dividir com os outros o conhecimento que-lhe é
dado gratuitamente; o sabido fica a espreita com o
intuito de ter oportunidade para tirar vantagem .