Sábio
Nós sabemos que estamos ligados e que somos um com todas as coisas do céu e da terra... a estrela da manhã e a aurora que vem com ela, a Lua da noite e as estrelas do céu... apenas o ignorante... Vê muitos onde realmente só há um.
Casadinhas do Senhor para não esquecer sua palavra — 28:28; revelação direta da boca de Deus.
Pedi ao Senhor sabedoria para poder discernir o certo do errado, e assim ele me respondeu:
“Mas onde pode ser achada a sabedoria? De onde vem, então, a sabedoria? Só Deus conhece o caminho; só ele sabe onde está a sabedoria; foi então que ele viu a sabedoria, e a examinou, e aprovou. E ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor” (Jó 28:12, 20, 23, 27-28).
Assim, entendi Deus me esclarecer: “Você quer sabedoria? Basta temer a mim, teu Senhor e teu Deus”.
Uma vez um senhor
me disse: Há certas coisas que não deveriam
ter acontecido, outras que deveriam ter.
Mas as que menos esperamos ainda está para acontecer e são essas que nos marcam por toda vida seja de uma forma boa ou ruim e o nome disso é aprendizado..Quando é pra acontecer nada impede de acontecer,e quando não é praacontecer nada pode forçar acontecer.
É só o destino dando oi, e oq resta é ser pacientes e saber aceitar quando não há
mais o que ser feito esperar e observar é a melhor forma de agir para ter o seu sucesso.
''As polaridades são dicotomias explícitas, porém ineficazes se vistas no aspecto da SABEDORIA. O sábio neutraliza suas percepções e compreende com maior facilidade a natureza de todas as coisas.''
KC. 2021
A tendência do ignorante, como se entendesse de todos os assuntos, é falar como se conhecesse os problemas dos homens; mas, o sábio ouve com paciência e lhe diz o que precisa ouvir com sabedoria.
Percebe-se mais coisas ao nosso redor quando nos fazemos de tolos do que quando tentamos forçosamente nos posicionar como sábios
E às vezes me vinha a mente uns pensamentos tão profundos, que na hora me perguntava: por que não os escrevo? Mas não tinha naquele lampejo de luz caneta e papel em mãos, então, como minha mente trabalhava tão rápido, logo os esquecia. E ficava só a vaga memória, do momento em que recitava só aqueles pensamentos que até eu me surpreendia do quanto pareciam ser dito por aqueles considerados verdadeiros sábios.
É aquela velha história: conhecemos a árvore pelos frutos. Nunca deixe-se levar por alguém que tenha atitude e comportamento errado no dia a dia, que não anda na linha ou que não seja edificante o seu modo de agir. Ouvir conselhos de quem nada construiu e pouco tem noção do que é viver em plenitude de vida, sem fazer o que é correto segundo a Lei de Deus e a lei moral dos homens, levará você ao fracasso e à desvirtuação dos seus ideais. 🔥
O saber é infinito, a ignorância limitada. Por isso os sábios têm dúvidas e os ignorantes certezas.
"A SABEDORIA não nos pode ser dada, tão pouco emprestada, ela precisa ser vivenciada".
Ser sábio e entendido, não compreende apenas o "SABER INTECTUM", como gosto de chamar, este saber é fácil de ser alcançado, os livros, a dedicação pelo "aprender" pode nos promover este INTECTUM vasto, nossa mente é capaz de armazena-lo infinitamente, porém ter SABEDORIA abrange uma outra ação conjunta.
A SABEDORIA é algo mais íntimo e profundo, pois um recipiente cheio pode transbordar, desperdiçando todo o seu conteúdo, este conteúdo por não ser bem empregado, por não saber ser utilizado, passa a ser apenas um amontoado de informações onde o seu detentor não se ateve no processo.
Quando se é um acumulador, a única preocupação maior é em absorver o máximo possível, e as etapas deste processo são desrespeitadas, atropeladas, falta o discernimento para compreender que, para cada lição, é preciso a prática, a atitude, para cada lição é necessário que ela seja incorporada a sua realidade, para se ter a habilidade, é imprescindível que haja a prática, assim a lição realmente estará sendo aprendida e não acumulada em sua teoria. Após este período do processo, a autoavaliação do aprendizado deve ser colocada em questão, e somente após uma resposta satisfatória na prática, é que devemos seguir nos estudos para que nada seja atropelado pela incapacidade de sua utilização.
Tomemos como exemplo os trimestres de um curso superior, após todo conteúdo, o professor nos submeterá a uma prova, a estágios práticos, onde ele decidirá se estamos aptos ou não, e isso se arrastará até os últimos minutos do semestre ou do ano, caso a resposta seja negativa a "punição" será a repetição de todo o conteúdo, até que o mesmo seja provado como aprendido.
Assim são os ensinamentos em nossa vidas, porém para estes conteúdos adquiridos, temos um grande Mestre, um professor sensato, um Mestre capaz de análisar diariamente cada ação, cada material, e cada resposta, positiva ou negativa, não há a necessidade de esperar pela hora de sentar em sala de aula, não há a necessidade de buscar no exterior, ele nos é presente às 24 horas do dia, a única coisa que precisamos fazer é nos atentarmos em ouvi-lo, mas para que isso aconteça, os canais da mente precisam estar alinhados com o do coração, sem julgamentos pré estabelecidos, sem resistências, apenas analisando as ações e reações relacionadas a lição estudada do momento, fazendo as adaptações necessárias para que após, novos conteúdos possam ser buscados.
Não podemos ser apenas acumuladores, acumular sem saber como utilizar, onde empregar, isso é apenas uma das facetas das armadilhas do Ego. O Ego é um acumulador, ele acumula, guarda para no momento oportuno poder acessar, seja ele em um debate de conteúdos, uma briga mais acalorada, mas que na verdade na prática de nossas vivências não nos serve para nada, apenas para mostrar poder e força perante os outros, poder este que é fictício, que só existe com a presença acalorada de Egos, por que na verdade, vomitamos um monte de técnicas, de conteúdos decorados, que não nos atentamos no momento das aulas práticas, saímos atropelando tudo e não aprendendo nada.
O "SABER INTECTUM", será somente palavras perdidas ao vento, quando nem seu detentor sabe realmente o que tudo aquilo significa, ele não vivenciou a verdade, se tornou apenas um teórico sem habilidades com a própria vida, nada será de muita serventia se não houver a SABEDORIA do seu emprego.
Ele será sim, sempre um detentor do SABER, mas nunca um SÁBIO!
"A impaciência pode ser vista com os olhos, enquanto a paciência só é sentida com o coração. O paciente constrói o coração do sábio, enquanto o impaciente corrói o coração do tolo.
Não há nenhum sábio que deseja ser ignorado, mas sim ouvido. O sábio não sabe o que é ser arrogante, porque se é mesmo sábio, quer o bem do próximo."
“As pessoas que pensam ou que procuram pensar, cedo ou tarde, descobrem que o amor ao dinheiro é que é a raiz de todo mal; e não a riqueza...” (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
Investir, embora erroneamente muitos acreditem ou assim queiram “pensar”, não é, sob os preceitos do capitalismo selvagem, agir por interesses, isto é, dar, doar, empregar capitais, tempo ou fazer coisas somente almejando-se, no final, sempre levar alguma vantagem sobre algo ou alguém – e de preferência sozinho. O verbo Investir, ao contrário, traz em si o sentido etimológico de um espírito fraterno, agregador, "potencializador" da vida (não somente humana) no planeta; e por isso também benfeitor. (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
Buscar dialogar é uma das formas de investimentos dentro dos investimentos em educação. Frise-se: “Onde há ou abunda violência é porque não há a capacidade de diálogo”. (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
"Idiota não é aquele que ajuda sem querer nada em troca.
Idiota é quem não sabe oque é isso!"
E D U H
Obrigado Criador pela segunda feira,por ter tido ânimo e disposição para com a vida. Entrego esta terça feira em tuas mãos. Ajuda-me a ser sábio em minhas ações e palavras no trato com meus semelhantes.