Sábio
Se tem solução não é problema. Chama-se contratempo pois tem como solucionar.
O sábio evita e resolve problemas. Já um tolo, é o que faz arrumando, pois é um problematizador, e acaba agravando tentando resolver o que não havendo solução, não é problema também.
Como afirmava o sábio chinês, "o verdadeiro reconhecimento é conhecer a si mesmo". Atrevo-me a acrescentar que, nas entrelinhas do autoconhecimento, descobrimos a verdadeira maestria que ilumina com sabedoria o caminho da vida.
A sabedoria do homem sábio transcende as próprias experiências, pois ele aprende com os sofrimentos alheios."
"O homem sábio rejeita a arrogância e se abre para as lições que podem ser aprendidas através dos sofrimentos dos outros."
A arma do sábio é a generosidade. Com ela, ele fere sem causar dor; ensina sem ser professor e humilha sem ser opressor.
O homem sábio consegue se controlar em situações públicas, pois já tem experiências passadas, ou compreendeu através de ensinos.
Seja sábio, não gaste energia diminuindo o sucesso dos outros; pelo contrário, elogie-o. Assim, você se mostrará grande e merecedor de admirações. Todavia, se você insiste na tentativa de diminuí-lo, você se mostrará invejoso e fracassado, e será motivo de gargalhadas e má fama.
Seja sábio, não espalhe notícias sem saber a veracidade delas; você poderá ser tachado de mentiroso e será humilhado quando te calarem a boca com a notícia verdadeira.
"O homem age de forma prudente quando procura aprender, e se torna sábio quando descobre que nada sabe."
O homem justo é árvore de vida, e o que conquista amigos sábio é, é árvore frondosa repleta de frutas.
Um jardineiro sábio sabe que cortar os espinhos da vida é essencial para fazer florescer uma existência plena e abundante.
"Sábio não é quem diz muitas palavras. Sábio, é o que diz mesmo sem nenhum verbo pronunciado, e que seus ensinos são gritantes mesmo diante de um profundo silêncio."
Já dizia o grande sábio grego, que na hora de decidir entre coisas, ideias e pessoas, sempre prefira investir nas últimas. Eu acho que ele falava da importância das coisas vivas.