Sábio
Impulso do saber
Narada era um sábio indiano, segundo algumas lendas conversava com os deuses. Após ter percorrido o mundo e absorvido muito conhecimento ele vai ao encontro de Vishnu ( um dos deuses indianos). Nessa conversa Vishnu - contente com as novas que Narada trouxe - pergunta:
- Narada, todas suas venturas são magnificas mas me responda, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
Narada não soube responder, Vishnu diz:
- Volte para terra e vai até está determinada arvore, nela ira nascer um pássaro. Assim que ele romper a casca do ovo repita a mesma pergunta que eu o fiz.
Narada volta a terra e vai até o lugar recomendado por Vishnu. No exato momento que o pássaro sai da casca e o olha, ele pergunta:
- Lindo amigo, porque o maior privilegio da terra é conviver com homens bons e sábios?
No mesmo instante, o pássaro respira profundamente e morre. Narada não compreende, vai até os deuses, conta o ocorrido a Vishnu que responde:
- Filho, não te preocupes, em tudo há um porquê. Agora retorne, vai até a este sitio, e nessa manjedoura está nascendo um bezerro, assim que ele cair no chão e abrir os olhos repita a mesma pergunta. Narada, ainda confuso faz o que lhe é determinado.
No momento em que o bezerro abre os olhos ele pergunta:
- Criatura divina, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
O bezerro olha em seus olhos fixamente e morre. Sem compreender nada e com certa fúria, Narada retorna ao deus e relata tudo. Vishnu coloca:
-Sábio Narada, ainda tens o ultimo dever. Deve ir até este Reino, o rei está prestes a se tornar pai de um filho homem. Confia em mim e vá, assim que a criança nascer faça-lhe a pergunta.
Narada vai, mas o conflito interno é grande. Temendo matar um príncipe e sofrer as consequências do seu ato. Chegando no reino ele é recebido bem pelo rei, que aceita a vontade dos deuses ao permitir que seu filho seja visto por Narada assim que nascesse. Quando chegou o momento do nascimento Narada se prostrou aos pês da cama e orou, o bebe nasce e ele o questiona:
- Espirito magnifico, príncipe nesta vida, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
O recém-nascido abre os olhos, sorri e lhe responde:
- Eu sou a prova viva disto, meu irmão. Algum tempo atrás foi me permitido encarnar neste orbe como pássaro, no momento que eu rompi a casca vejo em minha frete um dos homens mais sábios e bons desta terra, minha consciência sofreu um impulso que morri no mesmo segundo, foi me permitido encarnar novamente como outro ser. Desta vez encanaria como bezerro. Assim que nasço, caio no solo e abro os olhos, mais uma vez vejo você irmão; minha consciência novamente sofre um impulso tão grande que morro e, eis me aqui novamente.
Os textos indianos são repletos de simbolismos e metáforas. Logo, não penso que seja possível um animal vir a evoluir e reencarnar como homem ou vice-versa. Acredito que exista algo no nosso interior equivalente aos animais representados. Algo escuro, ignorante, limitado que é convidado a “evoluir”. Isso só conseguimos com a ajuda/companhia/referencial - indispensável - dos homens bons e sábios.
Quem adquirir sabedoria durante a vida, no final dela pode morrer tranquilo. Pois quem é sábio, saberás que o único caminho é a morte!
Abraça à levada, cai com à cara, mergulha do nada, enfrenta à parada, ser sábio, sabe de nada, arrogância nós jogamos na vala, pede um passeio na quebrada, de Sonata ou de Guembala, pede ouro, pede prata, pede à Deus que ilumine à quebrada, mesmo assim sua atitude é julgada, peça que Deus abençoe com à taça da vitoria, conquistador, ganhador de glórias, destruindo paredes, criando uma história, sem tempo ruim, mastigando à derrota, pros vermes à tome à bota, à vitoria resulta de uma luta de cotas, fé no justo que na hora e nos lugares certos ele te coloca, adquira pensamentos refletindo com o devido tempo, se afunde em coisas boas, um bom guerreiro mata um Leão por dia, se prive do mal, pois ele vicia, engula os livros, seja diferente, fortalecendo-se cada vez mais, tornando-se mais inteligente, o ser que vive de ditados e regras é um verdadeiro perdedor, se reinvente cada vez mais, se torne inovador, e por fim esse é o pensamento.
Sábio conselho, viver o presente. O passado pode ensinar, mas não pode ser vivido de novo. O futuro pode ser construído, mas só será vivido quando virar presente. Com o passado, fazemos as pazes e, se não o compreendemos bem, pelo menos o aceitamos.
Pode-se levar uma vida inteira para tornar-se sábio, mas bastam poucos momentos de paixão para transformar-se em tolo.
O verdadeiro sábio não é aquele que muito sabe e fica para si, mas sim o que pouco sabe e compartilha.
Sábio não é aquele que tem capacidade de ensinar outras pessoas, mas sim aquele que consegue aprender com todas elas.
Os três homens(tolo, inteligente e o sábio) diante dum massu de cigarros, veja as reacções à escrita ''FUMAR PREJUDICA A SAÚDE'':
& O tolo ou insensato nem lê o que está escrito pois nem quer saber, ele pega o cigarro e fuma.
&O inteligente ou esperto é curioso por isso primeiro lê porém ignora a advertência e fuma.
& O sábio ou sombrio primeiro lê, vendo que fumar prejudica a saúde, ele abandona o masso com os seus cigarros.
Sabedoria é a habilidade de usar o conhecimento obtido através da inteligência para um bem maior.
Jó 28:28
Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, é apartar-se do mal é a inteligência.
Seja sábio em sua vida, busque a Deus.
Se você se considera inteligente, sabe que é normal; se você é sábio, tem certeza de que outros são normais.
Se presuma que ser sábio é esta próximo da solidão, porém sábio é aquele que se mantém em constante aptidão da aproximação.
Uma alma miserável busca resolver os problemas a partir da matéria; enquanto o sábio próspera através do Espírito - para não sofrer de angustia no tempo da abundância.