Saber Escutar
Ser um amigo
É saber ouvir com o coração
É escutar o grito dentro da alma
De alguém que precisa ser percebido
É sentir com um toque de lucidez
Que a vida é breve
É saber reconhecer a falta que faz
Aquela prosa no fim do dia
Meu amigo
Me estenda a mão
Ouça o que tenho para contar
Seja meu verso
Minha história
No livro que escrevo
A saudade é a esperança
De um reencontro
De um breve recomeço
Para enfim compor uma nova poesia
A escuta é essencial para o processo terapêutico,
Saber ouvir, e saber calar, são instrumentos indispensáveis
a todo aquele que não apenas está, mas é Psicólogo.
O saber, o aprender não ocupa lugar. Então ler, ouvir, escutar e aprender alguma coisa nova a cada dia nunca é demais né...... e mesmo estando mais maduros,mesmo achando que já sabemos tudo sempre a algo a aprender. Por vezes se aprende com quem achavamos que sabe menos que nós, eis a nossa arrogância. Mas desde que tenhamos a mente aberta sempre a algo aprender, e também isso não vai ocupar espaço, ou transbordar nossa mente, sejamos humildes e mais atento e assim na certa sempre aprenderemos mais.
Eu grito como se eles fossem me ouvir. Mas mesmo sabendo que eles não estão me escutando, eu continuo gritando, na esperança, de um dia, eles me notarem ali, no meio da multidão... (De Fã para ídolo)
Sabe aquela musica que você adorava ouvir quando criança, e que hoje em dia você escuta achando-a insuportável, não acreditando como a escutava repetitivamente e a achava super legal?
Nossas idéias sobre a vida são a mesma coisa.
Elas mudam com o passar do tempo, junto com o nosso corpo, junto com a gente.
saber,ouvir,escutar
sento-me á borda da ribeira
dizer,querer,sonhar
tudo á minha maneira
nesta noite , tão azulada
as estrelas eu vou contar
para dizer á minha amada
que vale a pena tentar
uma rosa a florir
lá no meu jardim
uma cara sorridente
olha logo para mim
"Saber ouvir é tão interessante quanto saber falar, quando se escuta, nos conectamos a ideia de nós sujeitarmos a aprender algo novo. Quando falamos, de certo está conexão inata mostra nos, que dotamos do conhecimento que dizemos."
Não basta ouvir e interpelar, precisamos de calar para saber escutar, meditar e ser paciente até que a sabedoria se manifeste!
Paredes têm ouvidos, mas não escutam muito bem e nem sabem ouvir. E, não entendem bem o que escutam, porque não são muito limpas.
Para me ouvir? prefiro conversar com as estrelas. Escutam-me e nunca julgam... são tão pacientes e tão belas...
Não to afim de ouvir murmúrios e lamentações de gente que só sabe reclamar e nunca agradecer... Não quero mais ouvir gritos de gente que berra porque não tem nada a dizer...
Não quero olhar nos olhos sem brilho de gente que esta viva , sem ao menos saber o que é viver... Quero risos , olhos que iluminam , boca que cala, ouvido que ouve...
O hábito de calar e apenas ouvir, é um dos atos de sabedoria mais valiosos que o ser humano pode cativar e construir dentro de si.
Não aguento mais ouvir dizer que sabedoria é uma questão de idade. No meu ponto de vista é uma questão de reflexão.
Uma pessoa apenas por ser velha e por ter mais vivências, não significa que é mais sábia; Se for um cabeça dura e achar que só a sua opinião é a correta, torna-se apenas um ignorante. Até porque de nada adianta vivermos muitos anos e continuarmos presos aos conceitos antigos. Os anos que vivemos, só se transformam em Sabedoria quando aprendemos com as experiências acumuladas e refletidas. Se continuarmos infectados por modelos antigos, que não evoluem com o passar dos anos, deixamos que a nossa vida se torne num enorme museu.
Custa ouvir o que os outros tem a dizer? Até uma criança tem algo a nos ensinar.
Basta filtrar as coisas e parar de achar que é o dono da razão só porque tem mais idade.
SABEDORIA é uma questão de pensar.
Apenas reflita um pouco!
Aperta o meu coração, uma vontade de dizer sem saber se o outro quer ouvir: cuida de você, você pode, você é capaz, não fica aí nesse lugar. Vontade de dizer, compassiva, com empatia, porque eu muitas vezes também fiquei esperando. Até começar a entender que, depois que a gente cresce, a proteção amorosa, o suporte, a delicadeza, precisam começar na nossa relação com nós mesmos… Uma benção receber amor. Mas quando a gente dói, a gente precisa saber formas de cuidar da própria dor com o jeito carinhoso com que gostaríamos de ser cuidados pelos outros, com a delicadeza com que cuidamos de outras pessoas. A gente precisa se ter, antes de tudo. O BEIJO precisa começar em NÓS”