Saber Envelhecer
É preciso envelhecer com sabedoria
O passado já é passado. Não rumine tristezas passadas, estar preso a coisas passadas é não dar espaço para coisas novas. É chegada a hora de deixar para traz o passado, despeça-se dele agradecido e não importa quão difícil tenha sido
Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria. É uma das partes difíceis da grande arte de viver.
Você, na melhor das hipóteses, também chegará lá...
"... Ser jovem é saber envelhecer."
Juca Chaves
A expectativa de vida do brasileiro está em crescimento e o envelhecimento da população é um reflexo desse aumento.
Ou seja, as pessoas estão vivendo mais do que viviam antes.
Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população – em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%), hoje, representam uma parcela de cerca de 10,5 % da população total do país, segundo o IBGE.
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada.
Tendo em vista esses fatores, é de extrema importância a manutenção da boa qualidade de vida a pessoa idosa, sobretudo, o idoso dependente e o idoso fragilizado, camada da população que constitui no Brasil o grupo mais marginalizado e excluído dentro do universo das pessoas da terceira idade.
O idoso possui direito à liberdade, à dignidade, à integridade, à educação, à saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à Sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.
Até a atual Constituição não existia nenhum dispositivo tratando dos direitos dos idosos, no entanto, a Constituição de 1988 já se refere ao idoso, garantindo o seu amparo.
Um exemplo disso é a Política Nacional do Idoso (PNI) que estabelece direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania.
Outro exemplo trata-se do Estatuto do Idoso, regido por lei e sancionado em 1 de outubro de 2003. O estatuto define medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos e ampara a pessoa idosa na medida em que zela pelo cumprimento dos seus direitos.
As políticas públicas governamentais têm procurado implementar modalidades de atendimento aos idosos tais como os Centros de Convivência – espaço destinado à prática de atividade física, cultural, educativa, social e de lazer, como forma de estimular sua participação no contexto social que se está inserido.
Todavia, há ainda muito que se fazer, sobretudo, no que tange a previdência social brasileira que, ainda é falha e por vezes dificulta o processo de aposentadoria da pessoa idosa.
A vida é um ciclo natural, portanto o envelhecimento faz parte do grandioso processo que é a existência humana.
Envelhecer com saúde, qualidade de vida, tranqüilidade e felicidade é meta de qualquer indivíduo e para que isso se concretize fazem-se necessárias ações coletivas dos cidadãos juntamente com eficazes políticas de governo que ampare e proteja quem um dia já esteve na “flor da idade”.
Ser...
É saber crescer...
... envelhecer...
Amar;
Sorrir;
Encantar;
Sentir raiva...
Até mesmo ter uma dose certa ao odiar...
Para depois...
Novamente Amar...
Ser...
Não é só ver o tempo passar... Se arrastar...
Quero dizer, nascer, crescer, envelhecer....
E saber... que apesar de tudo, o tempo passou...
Não Amou,
Não viveu...
Não permitindo que a vida fosse o maior milagre da existência do seu...SER!
Maturidade é saber envelhecer e admitir a idade, pois é um privilégio ser idoso. Uma das partes mais difíceis é não querer aceitar o imutável.
Livro: O Respiro da Inspiração
ENVELHECER COM SABEDORIA
O tempo passa pra todo mundo.
E, com isso, rugas aparecem, o corpo muda, dificuldades físicas e cognitivas podem acontecer ou não. Todos irão passar por isso, se não partirem antes.
Mas, não quer dizer que você tem que se sentir um E.T ou inserir na testa um rótulo de LEZA(O).
Significa que, na sua idade, o amadurecimento veio e, hoje, você é capaz de fazer suas escolhas, com segurança.
Ter convicção do que quer: continuar sua própria história, fazer teatro, dançar, visitar amigos, envolver-se em trabalhos social, escolher quem está ao seu redor ou ser luz na vida de alguém; tudo são algumas opções positivas .
Quem não te valoriza ou quem tenta te usar, não merece, sequer, atenção.
Enfim, a vida é mutante. SEJA FELIZ.
Agradeça a oportunidade de conhecer e ter ao seu redor, amiguinhos de 07, 09, 12, 15, 19, 21,33, 45, 50 e poucos, 60, 70, 80, 92 anos. Cada qual, acrescentando algo ao seu roteiro.
Que diferença faz a idade, a cor, a opção sexual, a religião?
O RESPEITO é a valorização do AMOR, é ter empatia, é tratar o outro como gostaria de ser tratado.
Sabe qual é o problema de envelhecer?
- É ser trocado, substituído por alguém com menor idade que você,
O problema não é no encolher da pele porque todos nós iremos envelhecer.
- mas é saber que aquele que é mais novo muitas vezes tem mais utilidade que você, porque todos nós somos substituíveis, o problema é ser esquecido.
Não tenho medo de envelhecer. Teria medo de envelhecer sem sabedoria para aceitar as limitações da idade, as marcas do tempo, o corpo curvado que um dia terei...Teria medo se meu espírito não evoluísse para compreender a finitude da vida terrena.
Saber envelhecer é uma grande sabedoria, é nunca ficar parado a pensar que o seu futuro está no fim. Ser velho não é triste, triste é não chegar a envelhecer. A velhice até pode ser um simples preconceito aritmético, e todos nós seríamos mais jovens se não tivéssemos o péssimo hábito de contar os anos que vivemos.
Mesmo sabendo que vamos envelhecer, a transformação diária de ver você envelhecer, chega ser engraçado, e desesperador ao mesmo tempo.
Teus olhos no retrato cinza jamais vão envelhecer e vou saber dizer que hoje sei o sentido e significado da palavra viver depois que te encontrei e saberei mais que tudo que através do seu amor posso me recompor em momentos que desgastam nosso amor nas noites frias da minha alma congelada implorando seu abrigo pois é o único refúgio mais confortável no sereno ponderado sobre meu rosto fazendo eu ser refém de um abraço recomposto trazendo novamente a felicidade ardente rangendo os dentes no frio do silêncio dos inocentes que diz sou suspeito o crime mais perfeito foi o enquadramento do momento que na madrugada fui até a porta da sua casa na varanda eu te vi e foi ali que fui condenado a viver o resto da minha vida com você porque o que me fez perceber que eu não existo longe de você.
Saber envelhecer é saber apreciar, todos os dias,
a passagem do tempo através do espelho.
Sem deixar que a inquietude da vaidade contribua
com o processo natural da vida, mas sim nos motive
a buscar possibilidades de tornar tal processo
mais prazeroso. 🌹