Saber e Sabedoria
Ciência conhecimento adquirido em estudos e pesquisas, também na prática de repetições. Hoje, não mais, basta ser credenciado em um dos tradicionais meios de comunicação.
A única vantagem do tolo, sobre do sábio é não carregar o peso do conhecimento, por pensar que o mesmo e vão.
O tolo confia demais em seu próprio entendimento, porém ele mesmo não sabe que o conhecimento que ele tem é pouco, para alcançar qualquer virtude plausível.
O homem que cedo busca, o entendimento e o conhecimento, se agregar isso, a humildade e a diligência, alcança a sabedoria.
O conhecimento genuíno é uma ilha em meio ao oceano infindável dos mistérios da Natureza; não pode incitar qualquer sentimento de orgulho, suficiência ou consumação na consciência humana; não irá retardar passos em busca da verdade, nem ofuscar as luzes da mente indagadora. Assim deve ser, pois se expande o territória da ilha, expande também as fronteiras com o oceano do desconhecido.
Respeito, simplicidade e transparência se encontram juntos em uma única pessoa com conhecimento e sabedoria.
A Felicidade do Sapiens é mais complexa, pois envolve o conhecimento, o atendimento e o gerenciamento de diversos personagens internos.
"À medida que avanço no conhecimento, reconheço o quanto já aprendi. No entanto, cada nova descoberta me revela um vasto universo de sabedoria ainda não explorado. Quanto mais aprendo, mais percebo o quanto ainda não sei, em virtude do infinito a ser desvendado."
Na sociedade do conhecimento, é importante prestar mais atenção ao que ainda não sabemos do que ao que já sabemos.
Quando um cristão pensa que já possui conhecimento suficiente sobre Deus e sua palavra, ele impõe um limite a si mesmo e não pode avançar além disso. Existem muitas grandezas e mistérios de Deus ainda para descobrirmos enquanto vivermos. O Espírito Santo tem prazer em nos instruir sempre.