Saber e Sabedoria
Se o conhecimento não nos transforma em pessoas humildes e úteis para servir ao próximo, então corremos o risco de nos tornarmos medíocres, pois a verdadeira sabedoria se manifesta na capacidade de compartilhar e aplicar nosso saber para o bem coletivo.
Se alguém presume viver o tempo do auge do conhecimento, reconsidere. Há muitas certezas que nada podem solucionar, e muitos problemas que testificam sobre a incapacidade de tudo a que se chama conhecimento.
Ora, quem é responsável pela nulidade do conhecimento, senão o próprio homem a quem compete manejá-lo?
O homem divaga a respeito de muitas coisas, contudo, por que razão nada lhe aproveita? O sentido e o efeito do saber e da ciência pressupõem vontade, no entanto, qual é o real ânimo dos homens, ao notarmos o fruto de tudo que realizam?
O conhecimento é usado para a morte, e esse atributo destrutivo corresponde à natureza de quem o utiliza. Neste caso, anula-se a virtude por causa da natureza dos que tomam para si as chaves da ciência.
Tudo está, em essência, morto por causa da direção que corre a humanidade. Milhões de leis, milhões de governantes, e nada refreia os conflitos, caos e injustiças.
Ora, quem é aquele que, estando doente, não lança mão do remédio adequado para sua própria cura? De igual modo, percebendo o mal se aproximar, por que não somos capazes de usar os recursos aptos em nosso favor?
De fato, todos têm um mesmo parecer, quando se afirma que o mundo está doente. E a "razao" humana" revela-se nula, quando também, a uma, todos negam culpa.
A Sabedoria e o Verdadeiro Conhecimento procedem do reconhecimento individual de nosso modo errante de pensar.
A Sabedoria não mede o outro pelo que lhe falta, antes, busca considerar aquilo que o outro possui de bom. Não é sensato desafiar tudo aquilo que não conhecemos ao julgar como certo ou errado o modo de ser de cada pessoa.
Se alguém concorda que o mundo está doente, sem incluir a si mesmo dentre os que no mundo estão, ou se faz um deus, ou é, tecnicamente, nulo.
Quem foi curado e está são, é capaz de realizar ações que gerem efeitos reais e virtuosos. Estes não julgam ou medem seus iguais pelo que lhes falta, pois reconhecem em si mesmos a infinitude de tudo quanto não possuem.
Maior é a Sabedoria do que leva em conta sua ignorância, do que aqueles que vivem a se admirar pela limitação do seu ser.
Não errei ao rejeitar grandes oportunidades, pois decidi com base no meu conhecimento e no que acreditei ser o melhor para mim naquele momento. Entretanto, errei por não ter buscado sabedoria e discernimento para reconhecer essas grandes oportunidades quando elas se apresentaram para mim.
“O dinheiro dura mais nas mãos de quem adquire, primeiro, o conhecimento e a inteligência”
Lei de Walson
Estoicismo é a filosofia de vida do auto conhecimento e da auto responsabilidade, uma forma de pensar em que não é preciso terceirizar sua jornada de vida a qualquer entidade.
"Professores, com a perseverança de aprender,
e o amor de compartilhar o conhecimento,
nos oferecem as sementes que alimentam
a sabedoria que os torna mestres."
Ser sábio não quer dizer que você detém todo o conhecimento, mas sim o necessário para atravessar o deserto sem se importar com as tempestades de areia.
"Uma escuta empática, quando não combinada com conhecimento, não é eficaz na hora de dar conselhos."
Insistimos tanto em demonstrar conhecimento sobre tudo e sequer temos o real conhecimento do que permeia nossa alma ou fere nosso coração.
Nossa inteligência se dissipa diante das questões que a vida impõe em nossa mente e não temos nem por suposto, qualquer resposta que nos seja conveniente nos momentos mais importantes de nossa existência.
Não, nós não somos sábios.
Somos apenas sobreviventes com uma intensa história de vida para compartilhar.
Conhecimento é alimento,
sem ele ficamos fracos, desnutridos,
incapazes, feios, desfigurados!
Adoece quem não busca conhecimento.
A única vantagem do tolo, sobre do sábio é não carregar o peso do conhecimento, por pensar que o mesmo e vão.
O tolo confia demais em seu próprio entendimento, porém ele mesmo não sabe que o conhecimento que ele tem é pouco, para alcançar qualquer virtude plausível.