Saber e Sabedoria
Ser sábio não quer dizer que você detém todo o conhecimento, mas sim o necessário para atravessar o deserto sem se importar com as tempestades de areia.
"Professores, com a perseverança de aprender,
e o amor de compartilhar o conhecimento,
nos oferecem as sementes que alimentam
a sabedoria que os torna mestres."
"Uma escuta empática, quando não combinada com conhecimento, não é eficaz na hora de dar conselhos."
Que sempre estejamos aprendendo, pois a sapiência não vem do conhecimento e sim da eterna vontade de aprender sem perder a humildade em reconhecer que nunca teremos o pleno conhecimento.
‘Paixões são portais para o conhecimento.
Quando você se encontra em meio a uma
grande encrenca, provavelmente se
arrepende e se pergunta: "Mas como
é que fui entrar nessa?" Quando se der
ao trabalho de refletir, haverá de entender
que não saberia da vida aquilo que agora
já sabe, caso não houvesse entrado pelo
portal. Eles podem conduzir aos infernos,
mas também podem levar à sabedoria de
vida. Você escolhe.
Enquanto a pessoa sábia, busca crescer na graça e no conhecimento excelente da vontade de Deus para viver uma vida abundante. O tolo busca fazer a sua própria vontade, deixando de lado os propósitos de Deus e que fariam dele uma pessoa próspera, e honrada em todos os sentidos.
Aqueles que não buscam crescer na graça e no conhecimento perfeito do amor de Deus vão perecer pelo caminho pela falta de conhecimento, que poderia salvá-los se eles de coração o buscassem, assim como eles buscam pelo ar que respiram.
A medida que nos entregarmos ao pleno conhecimento das verdades que existem somente em Deus, vamos compreender que ela irá nos libertar de todos os nossos medos, traumas e complexos interiores.
Existem aqueles que estudam, estudam, e nunca chegam ao conhecimento da verdade. Porém, também existem aqueles, que incorporam para si as verdades eternas de Deus de uma tal forma, que isso passa mudar não somente a sua vida, mas também o seu destino.
"Quando abrirmos nossos olhos para o conhecimento da verdade, poderemos compreender, pela fé, que é a graça de Deus que nos leva ao arrependimento, e não a nossa capacidade."
“A diferença entre o conhecimento interpessoal e o autoconhecimento intrapessoal é que, no conhecimento interpessoal, conhecemos como as pessoas são e se comportam. Já no autoconhecimento intrapessoal, nós conhecemos como nós mesmos somos e agimos. Portanto, se queremos ser excelentes em cada relacionamento, devemos aliar essas duas realidades e aplicá-las através da sabedoria de Deus.”
A graça expositiva de Deus, ao conduzir-nos ao conhecimento da verdade que reside unicamente em Deus, revela-nos continuamente que o arrependimento não provém da nossa capacidade humana, mas da vida de Cristo em nós, operada pelo poder do Espírito Santo.
Indivíduos sábios buscam conhecimento com o intuito de adquirir aquilo que realmente precisam aprender e que trará transformações positivas em suas vidas. Já os indivíduos tolos se entregam à vaidade e ao orgulho, buscando conhecimento apenas sobre aquilo que lhes agrada ouvir, a fim de satisfazer seus próprios desejos.
Cada pessoa perece por falta de conhecimento, quando se entrega à ignorância e permite que ela crie uma mentalidade efêmera e superficial, afastando-a do real propósito de conhecer as verdades que o conhecimento e a sabedoria podem revelar, a fim de ser transformada por elas.