Saber e Sabedoria
Deus é o único padrão imutável, absoluto, livre de mazelas. Como poderíamos saber o que é o bom se não tivéssemos uma base da bondade exalada do Criador?
Livro: Servir, o maior dos desafios
"Todo saber é precioso, seja assimilado em livros ou tão somente pela disposição do aprender, mas se tem algo que permeia nossa essência, é todo aquele aprendizado em se viver."
"O saber das coisas está menos ligado aquilo que você estuda, embora esse seja um passo essencial para o conhecimento, que a forma como você interage com as oportunidades de aprendizado.
É preciso o constante exercício de reconhecer nossa ignorância frente a multiplicidade dos fatos que a vida nos apresenta, e ao mesmo tempo estar disposto a ouvir todos que se predisponham a compartilhar de si e sua vivência, repositório primeiro e último de toda e qualquer sabedoria humana."
Até num dia difícil
Devemos aproveitar
Para refletir e saber que,
Aquela situação poderia
Ser diferente quando temos
A coragem de usar a sabedoria!
Aquele que crê que sabe uma coisa mas, na realidade, a ignora, com seu suposto saber fecha o poro de sua mente por onde poderia penetrar a autêntica verdade.
O incauto tem certeza
O sábio diz não saber
O primeiro esbraveja
O segundo põe-se a ler
Quem é dono da verdade
Se mostra muito covarde
Tem medo de aprender
Quem nessa vida, não se entristece ou se aborrece, está se enganando ou enganando alguém. Saber viver bem, nessa condição, é a questão.
Felicidade não é ter tempo integral de momentos transbordantes de alegria. É preciso saber que os momentos sempre virão temperados, um doce e um salgado. É feliz aquele que sabe viver com sabedoria.
Civilidade é saber discordar sem impor, discutir sem ofender. O indivíduo pouco civilizado se sente ofendido com opiniões divergentes.
Pessoas comuns contentam-se em saber como as coisas são, pensadores buscam entender o porquê de ser como são.
Filosofar é:
• Saber ler o mundo.
• Compreender a sociedade, o ser e as motivações por trás do comportamento humano.
• Ver além das aparências.
• Traduzir de forma concreta as mais profundas questões abstratas.
• Decodificar emoções e sentimentos com palavras que os definam de maneira precisa.
• Questionar o inquestionável, colocando dúvidas sobre certezas duvidosas.
• A arte do pensamento que ilumina o conhecimento.