Saber e Sabedoria
Temos regredido intelectualmente na mesma proporção em que progredimos cegamente em direção ao fim dos tempos.
"Sou ou não sou um ignorante? Eis a questão. Se sou um ignorante, logo sou um corrupto. Sou ou não sou um corrupto? Eis a questão. A ignorância nunca será uma benção. Só um ignorante para defender que a ignorância pode ser uma benção."
Se te transformas num especialista, te distanciarás do que ocorre ao teu redor. Se te tornas um generalista, te manterás à tona da vida e não conhecerás a profundidade das coisas. Sê um pouco de ambos e serás um sábio.
O verdadeiro homem sábio não é aquele que mostra aos outros seus conhecimentos de forma verbal. O verdadeiro homem sábio vive bem, utilizando seu conhecimento com sabedoria, isto é, praticando o bem, não mostrando a sabedoria com palavras mais com as atitudes.
O livro nos trás conhecimentos,
mas também serve como anzol,
fisgando-nos e fazendo-nos servos
das diretrizes e/ou sabedorias alheias.
Dá uma certa dó de quem vive querendo fama, de quem esquece da felicidade, de quem esquece que os valores estão nas coisas simples...!!
Estar aberto sempre para novos aprendizados, novas histórias e novas coisas para fazer, seria uma das melhores maneiras de combater o achismo e o comodismo.
Uma pessoa sábia consegue pregar de boca fechada, apenas com as suas atitudes. Já alguém que possui apenas conhecimento só consegue pregar através de sua eloquência! Precisamos ser sábios e não simplesmente eloquentes.
Autor: Eliseu Fernandes Laurindo
05 de setembro de 2016
Recentemente liberaram mais uma vez a minha entrada no oceano e me deram uma quantidade de oxigênio tão grande que me fará mergulhar a lugares profundos!
Autor: Eliseu Fernandes Laurindo
09/09/2016
Afinal, o que significa "mal entendido"? Seria a própria negação do entendimento (e portanto, um não-entendido para ser mais preciso) ou seria a assimilação erronêa de um fato mal interpretado? Em ambos a comunicação é deturpada, corrompida pelo pensamento daquele que recebe uma mensagem externa. O adjetivo mal comporta "tudo aquilo que é diverso a uma expectativa". Não importa se ela (expectativa) é totalmente incompreendida ou parcialmente correspondida. Em ambos há frustração. Em ambos alguém se machuca. Uma meia verdade é na verdade uma mentira completa, uma inverdade, uma falácia, pois, como já sabemos uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Disto só podemos concluir uma coisa, meus caros leitores: para um bom entendedor...Será mesmo?
É entristecedor, nascemos e morreremos aprendendo e nunca aprenderemos tudo que precisa ser aprendido.
Estranho
Não entenderás o meu dialeto
nem compreenderás os meus costumes.
Mas ouvirei sempre as tuas canções
e todas as noites procurarás meu corpo.
Terei as carícias dos teus seios brancos.
Iremos amiúde ver o mar
Muito te beijarei
e não me amarás como estrangeiro.
Acredito que: O que faz uma pessoa ser um tanto diferente é a "criatividade" do pensar, refletir ... da "persistência" de estar apto constantemente a fazer mais, da inteligência, da visão, do querer aprender, do querer absorver conhecimentos, sabedoria, do querer ajudar, etc... e da "renovação" que é o procedimento de se viver assim...VIVENDO E APRENDENDO.
Um tanto, um pouco diferente porquê? Por causa da forma de se viver, de se pensar, de se buscar mais ou não. Contudo, não somos tão diferentes de ninguém... Somos todos humanos, todos nós erramos e iremos todos morrer um dia. Basta!