Saber Calar
A sabedoria entra pelo amor, pelo silêncio e pela mortificação; grande sabedoria é saber calar e não olhar aos ditos, aos feitos e às vidas alheias.
A sabedoria de saber calar nos momentos oportunos, não revidar no calor das emoções e refletir antes de falar o que vem a cabeça.
Sou a favor do uso da língua com moderação, palavras soltas ao vento, nunca mais voltam. Mentiras, fofocas, xingamentos são os lados escuros de uma língua afiada.
Às vezes um palavrão, uma grosseria, uma tolice vira cicatriz na alma de alguém. Arque sempre com as consequências do "não levo desaforos para casa", "sinceridade", "autenticidade' cuja linha tênue se confunde com falta de educação. Você pode dizer o que quiser, você é livre para isso, mas usar da língua para magoar, tolher, ferir, caluniar, não é salutar.
Precisa-se de pessoas que sabem quando é pra falar e se calar. Que vá embora quando eu precisar ficar só, e saber quando preciso de companhia mesmo quando eu quiser ficar só. Que me chame para ver um filme qualquer, ou ouvir uma música e jogar conversa fora. Que me ligue, me envie uma SMS, ou mande um Spam ridículo em minhas redes sociais dizendo que sente a minha falta. Mesmo quando acabamos de nos falar. Que chore comigo, ria comigo, apronte comigo, se ferre comigo. Precisa-se de pessoas de bom humor, mas não em exageros, porque irrita. Me tira do sério. Que sabe a hora certa de ser simpática e grossa, meiga e chata, carente e dramática. Que sabe a hora certa de ser. Precisa-se de pessoas que fique quando eu disser para ficar, e que fique quando eu disser para ir embora. Que aponte meus defeitos, se entrega nas minhas qualidades, se debruça em meus medos, e se apaixone no conjunto todo. Desculpe todas as minhas exigências, mas ando precisando de pessoas que não vão desistir de mim. É pedir muito?
Nós temos que aprender duas coisas muito importantes nessa vida: Saber falar e saber nos calar.
Saber falar na hora certa e nos calar na hora exata.
O hábito de calar e apenas ouvir, é um dos atos de sabedoria mais valiosos que o ser humano pode cativar e construir dentro de si.
O ignorante se julga inteligente não sabe nem mesmo quando se calar. O inteligente sabe que é ignorante, no sentido de esclarecimento, tem plena consciência que não sabe realmente nada e se mantêm calado.
Existem determinados momentos das nossas vidas que é melhor calar. Cale-se, tenha sabedoria e discernimento.Fale somente no momento oportuno. Não apresse o rio que corre.
Tenham humildade e sabedoria para calar quando for necessário, mas também tenham coragem para expressar tudo que não pode guardar, todos os sentimentos e palavras que precisam ser expressos. Pois quando a boca silencia, o corpo fala, transformando em graves sintomas e doenças; isso chama somatização.
"Em um momento de fúria aconselho você se calar e engolir seco,sabe porque? A raiva passará mas as besteiras que falamos não tem como voltar atrás e saiba mesmo que peçamos perdão,será difícil apagar-las da mente de que foi ferido."
Muitas vezes a sabedoria é calar e observar.
Outras é importante dizer, não se omitir, mas saber falar com mansidão e expor com respeito.
A sabedoria está no momento, na situação e saber realmente identificá-lo.
Quando o silêncio faz calar o amor, o amor se curva. Porque ele sabe que, para puder senti-lo em plenitude, é necessário silenciar-se por inteiro.
Maturidade ato de está pronto,
Pronto para vida
Pronto para lidar com as situações
Saber calar
Saber falar
Saber agir
Muitos a buscam,
Mas só o tempo é quem a nos concede.
Insisto em me calar, te amar só no silencio.
Também não saberia explicar, explicar essa vontade de te amar.
Amar logo quem? A menina que já sabe amar.