Saber

Cerca de 25855 frases e pensamentos: Saber

Para viver, é suficiente não morrer...
Mas, para viver bem, é preciso saber faze-lo...
Não é fácil, nem difícil...
Vamos ver...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A CAPACIDADE DE SABER VIVER BEM
Marcial Salaverry

Parece ser a coisa mais fácil do mundo, o fato de saber viver. Para tanto, é suficiente ficar respirando,
mas isso pode ser feito por quem apenas está passando pela vida, sem contudo a estar vivendo em sua plenitude. É preciso entender que saber viver, é saber buscar o que a vida tem de bom e de belo para nos oferecer.

Alguém me enviou uma linda mensagem de autoria de Rubem Alves. É uma mensagem que encerra uma das maiores verdades que conheço. Vejam só:
"Sim, eu quero viver muitos anos mais. Mas não quero a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver acesa em mim a capacidade de me comover diante da beleza."

Bem minhas crianças, concordo inteiramente com nosso amigo. Viver por viver, não vale a pena. Viver apenas em função de um cargo, do montante da conta bancária, do status social, do quanto eu tenho, não é viver realmente.

Escravizados pela ambição do dinheiro, ou pior ainda, pela ambição do poder, muitas pessoas sequer tem tempo para apreciar as belezas da natureza, e em suas viagens de negócios, de negociatas ou negociações políticas, passam por muitos lugares, mas nunca se detém para apreciar o que existe de belo lá existe.
Visitam, mas não conhecem. Muito viajam, mas nada vêem.
Outros, simplesmente esquecem o convívio familiar, e se dedicam full-time ao trabalho, numa ambição insana de sempre querer mais, e deixam de desfrutar as belezas da vida familiar, não acompanham o crescimento dos filhos (nunca tem tempo para essas coisinhas...). Sua secretária o conhece mais que sua esposa. Mais tarde, lamentará não ter aproveitado melhor seu tempo.

O trabalho é necessário. É a lei da sobrevivência. Mas a família, o lazer, também o são.
Há que saber dividir o tempo, que é inclemente e rapidamente passa. Depois, quando se tenta recuperá-lo, não adianta mais, pois já foi.

As belezas a que nosso querido Rubem Alves se refere, estão nas pequenas coisas da vida, às quais nem sempre prestamos atenção, e que sempre poderemos e deveremos tratar de observar. Serve inclusive, como preventivo contra o stress, eis que tais coisas estão na Natureza e tudo que ela nos oferece, desde o nascer e o por do sol, ao canto dos pássaros, à beleza do mar, das montanhas, ao luar, às estrelas. Enfim a tudo que podemos ver e admirar quando quisermos e a custo zero. Basta parar um pouco com a atividade incessante e apreciar, curtir, viver, enfim...

Apreciar as belezas da vida familiar, e assim, podendo acompanhar o crescimento dos filhos, conversar com a esposa, saber dos problemas domésticos do dia a dia. Brincar com as crianças, rolar na grama ou na areia da praia. Esquecer por um momento a cotação da Bolsa, o jornal na TV, e escutar o que seu filho está tentando lhe falar. Essa conversa poderá evitar que ele faça alguma besteira.

Ajudar a esposa nos pequenos afazeres domésticos, e conversar com ela. Participar de seus sonhos, saber o que ela gostaria de fazer no fim de semana. Fazer uma pequena viagem, apenas para curtir a família, esquecendo-se de tudo que refira às obrigações. Certamente isso poderá diminuir um pouco sua conta bancária, mas vai render muito na conta familiar, em seu futuro.
Não se esqueça de que quando os anos chegarem, quem poderá estar ao seu lado, será sua família, isso quando se sabe investir nela.

Enfim, não basta apenas viver... É preciso saber viver, e saber apreciar tudo o que de belo a vida nos oferece, o que podemos fazer, sabendo desfrutar de UM LINDO DIA, que é o que de coração, lhe desejo...

Inserida por Marcial1Salaverry

Toda vez que nos impedem de debater sobre aquelas duras verdades da vida que as pessoas ainda desconhecem, e que a maioria tem medo de saber, já estão nos fazendo o mal.

Inserida por avefenix

"As lágrimas derramadas, sabiam que a decepção logo iria chegar."

Inserida por NathanaelAndrade

Sabendo chegar, chega em qualquer lugar.
Respeito e paciência.

Inserida por JuanGeraldo

Qual a definição de fé? A fé é a certeza e garantia daquilo que se aguarda (espera); A fé não como um salto às cegas na escuridão. Mas como uma "certeza e confiança sem espaço para dúvida ou se duvidar"

Inserida por ProfessorMarcos

Toda vez que não há uma resposta racional e nem uma justificativa formal ouso dizer que é por que o gato subiu no telhado.

Inserida por RicardoBarradas

Talvez o muito que eu iria ganhar não seria tão bem administrado como o pouco que vou receber.

Inserida por WallissonSilvaDeMari

Às vezes, o conhecimento alheio,
Parece Loucura para Aquele
que dum assunto nada Sabe.

Inserida por Cleibson

"Você nunca saberá de tudo enquanto estiver disposto a aprender"

Inserida por Will_Borges

Não me diz. Cada qual bem sabe a dor e a delicia que lhe faz feliz.

Inserida por RicardoBarradas

Existem trilhões de bytes em arquivos na nuvem e milhões de livros nas bibliotecas, mas nem tudo isso define o que é o ser humano. Conhecemos quase tudo, mas sabemos muito pouco.

Inserida por jnatinha

Temos que saber, porque somos um pouco de tudo...

Inserida por fanny_oliveira

Guarde suas expressões, para quem tem argumentações

Inserida por fanny_oliveira

Nunca pense na justiça que não tens.

Inserida por Sessenta

A arte e a cultura como uma filosofia de alma e de vida. Não como esboço de um projeto inacabado mercantilista.

Inserida por RicardoBarradas

Tem coisas que demoram acontecer,
o futuro é um presente pra quem sabe viver!

Inserida por cleiton_benkendorf

Desde o inicio, a vida e os homens se movem pela sede do saber.

Inserida por RicardoBarradas

O artista é temporal, pessoal, preso, circunscrito ligado e derivado de seu tempo mas sua arte é infinita, transmutável, obliqua, renova se por si só milhões de vezes dentro dela mesma de tempos em tempos, segue a lei inexorável e mais que sagrada da vida, que não tem medo explicito, nem fim e nem começo.

Inserida por RicardoBarradas

Em contraponto com a velocidade da contemporaneidade na arte necessita se de emoções sublimes, calma, reflexões prolongadas e foco.

Inserida por RicardoBarradas

O inimaginável e o insólito só nos chega fluidificante pela arte e o mundo criativo e visionário do artista.

Inserida por RicardoBarradas