Sabedoria Budista

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A água turva não mostra os peixes ou conchas embaixo; o mesmo faz a mente nublada.

Devido à sua ambição e egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio.

Mesmo o homem de bem prova maus dias enquanto as suas boas ações não produzirem frutos; mas quando amadurecerem as suas boas ações, então provará dias felizes.

Nem no ar, nem nas profundezas do oceano, nem nas cavernas das montanhas, em nenhum lugar do mundo nos podemos abrigar do resultado do mal praticado.

Há uma ferrugem pior do que todas: chama-se ignorância.

Quem se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, com o tempo invejará aquele que se esforçou na meditação.

A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que dá, não ocasionalmente, mas constantemente.

O nosso próprio eu é o mais difícil de dominar.

Os desejos humanos são infindáveis. São como a sede de um homem que bebe água salgada, não se satisfaz e a sua sede apenas aumenta.

O conhecimento coroa os esforços com o êxito.

Quando a alegria se torna tristeza e o bem-estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor.

Os insensatos, que acreditam serem sábios, são inimigos de si mesmos; fazem más ações, das quais, por fim, só colhem frutos amargos.

Dá alimento a um gato, e logo aparece um segundo.

O mal é nosso próprio produto; ninguém pode poluir ou purificar outrem.

É bom domesticar a mente que, de difícil domínio, e veloz, corre para onde lhe agrada; a mente domesticada traz felicidade.

Vemos os defeitos alheios panoramicamente; o difícil é vermos as nossas próprias falhas.

Tão difícil é achar uma esposa amorosa como encontrar um esposo sempre afável com a sua mulher.

Não são os cabelos brancos que fazem o ancião; de qualquer velho que só tenha idade, pode-se dizer que envelheceu em vão.

Não se é sábio por muito falar.

Como uma árvore, que embora derrubada, continua a crescer enquanto as suas raízes estiverem sãs e firmes, assim também continuará a sofrer mais e mais o homem que não tenha extirpado a sua cobiça.