Rural
A função do extensionista rural, como a de todas as profissões, é compreender o que está nas entrelinhas para fortalecer os processos de desenvolvimento rural.
Babaçu
Símbolo da economia rural gerenciada pelas mulheres na labuta do dia a dia, no escorrer do suor das quebradeiras de coco, que mesmo na peleja sofrida não falta cantoria para expressar de forma tão singela a alegria.
A minha missão enquanto Extensionista Rural é ampliar as possibilidades de escolhas dos agricultores para potencializar o sucesso de suas unidades de produção.
A juventude rural vive uma intensa mobilidade social, entre o ir e vir, sair e transitar entre o rural e o urbano de forma mais acentuada.
Ser Extensionista Rural, de fato, não é algo simples e fácil. Não é um trabalho para aplicar receitas. Cada família rural possui uma experiência diferente e uma particularidade distinta.
Ser Extensionista Rural é trabalhar para e com as pessoas. Compreender que você não sabe tudo e está disposto a aprender, cada dia um pouco. O Extensionista, na verdade, mais aprende do que ensina. Mas ele é um agente importante do desenvolvimento rural, pois ele conecta pessoas e experiências.
Ser Extensionista Rural é se tornar o porta-voz dos Agricultores. Um profissional que luta pelo desenvolvimento, que busca e leva demandas. Encaminha possíveis estratégias e soluções para conflitos familiares.
Ser Extensionista Rural é um papel para poucos! Não é qualquer pessoa que consegue ser protagonista de uma área tão importante para o desenvolvimento rural no mundo.
Assim como um trabalhador rural afia a sua enxada para cortar o mato, nós cristãos afiamosa Espada do Espírito para cortar as ervas daninhas do mundo.
Ser um Extensionista Rural é muito mais que um trabalho, é um exercício sobre o processo de transformação social das famílias rurais.
Os três pilares do trabalho do Extensionista Rural: conhecimento, conexão entre pessoas e transformação social do meio rural.
Fazer Extensão Rural não é um ato de promoção individual, mas um ato da promoção do desenvolvimento da família rural.
Nem tudo na Extensão Rural é sobre trabalho e produção no meio rural, mas sobre acolhimento, compartilhamento e espaços de sociabilidade.
A Extensão Rural passou por diversas fases e enfoques, sendo elas diferenciadas especialmente pelo seu método empregado e pela sua forma de comunicação.