Ruas
Nem em uma quinta-feira
de ruas frias,
ônibus cheio,
as sete e dezenove,
à dezenove quilômetros de você,
conseguem me deixar longe o bastante
para que eu não pense em você.
Por aqui tudo é cultura.
As ruas, as luas, as disputas.
Digo sobre o folclore que há na vida deste povo,
Onde Tudo pode te trazer um sentido novo.
Porém, não se enrole, pois não se tolera deboche.
E sem dificuldade,
Por aqui, um sorriso abrir é sempre coisa fácil.
A labuta que sustenta toda essa proeminência,
Vem de uma galera que sobrevive a duras penas,
Que não esmorece e nem recua.
A cada dia agradece e volta pra luta.
Com sonhos que cultuam,
Nem sempre o desejo é querer conquistar a lua ou dominar o mundo.
Mas, ter paz e uma vida Ubuntu.
O FILÓSOFO SÓCRATES ao caminhar pelas ruas observava tudo até ser abordado e questionado e a pergunta foi essa ( Socrates o que tanto você observa ? " e ele soltou essa MÁXIMA -Estou observando quantas coisas existem nesse mundo que eu não PRECISO para ser Feliz ) e você já fez a sua análise e já se perguntou , quantas coisas nesse mundo existe e Quantas pessoas que você quer , mas necessariamente nao precisa pra ser feliz """"
Todo mal passa, então voltaremos a sorrir cinema, falar teatro, dançar nas ruas, pintar o sete e o oito, e produzir amor!!!
Quando nos vemos presos num baita congestionamento, ou então ilhados em ruas inundadas, e sem condições de chegar em casa, dá uma baita vontade de mandar tudo pro espaço e fugir da civilização...
Quando percebemos que as pessoas não entendem que certos cuidados são necessários para preservar a vida, é que sentimos mais forte essa vontade...
Osculos e amplexos,
Marcial
ÀS VEZES É BOM FUGIR DA CIVILIZAÇÃO
Marcial Salaverry
Por vezes sentimo-nos enfastiados de tudo e com tudo, e vem aquela vontade de sumir, de procurar um barranco com um gramado bem gostoso, para enfim, morrer encostado, sem pensar nas incoerencias do bicho gente que não é capaz de assimilar certas coisas que são importantes para a preservação da vida...
Isso pode acontecer quando vemos que, se existem pessoas que procuram usar o desenvolvimento tecnológico para salvar vidas, para melhorar a condição de vida de seus semelhantes, existem outros que apenas desejam destruir tudo, e muitas e muitas vidas são perdidas em atentados terroristas, em tiroteios, em gueras, revoluções, tráfico de drogas, e pelo fato de não serem observados certos cuidados que são realmente importantes, e isso provoca um certo desanimo, e esse desejo de fugir disso tudo, principalmente quando vemos que, de quebra existem muitos politicos safados que só pensam em lesar o povo, promovendo festival de corrupção, e quando chegamos à conclusão de que, mesmo que sejam punidos, o prejuizo já causado ao povo jamais será ressarcido, dá mais revolta ainda...
Por vezes, essa fuga da civilização, é o que melhor fazemos para nosso coração, e assim procuramos um canto isolado e ficamos em contato com a Natureza, que só nos oferece seus benefícios.
É quando buscamos a melhor de todas as companhias que podemos querer a nosso lado, e nessa companhia, enfim, sentiremos sempre uma doce emoção, pois teremos o céu por testemunha, e miriades de estrelas para contar, e ainda teremos o sol para adorar, desde seu nascer, até o arrebol, e depois vem nossa amiga lua com sua presença benfazeja. E então, estaremos na melhor de todas as companhias, ou seja nosso mui querido e amado Amigão, oferecendo-nos seu carinho e sua bondade, proporcionando-nos um espetáculo deslumbrante, o que nos dá vontade de seguir pelo caminho que a luz nos mostra no querido mar...
Também temos que nosso lado humano e apaixonado satisfazer, ouvindo e fazendo algo com prazer, não apenas para nos comprazer, mas para melhor viver, e ouvimos a linda música que nos chega do céu... A música quando toca, nossa vida retoca, e nosso coração nos toca, e sentimos em nossa imaginação a presença de quem amamos, e assim, enfeitando essa linda imagem, numa beleza que sempre perdura, vemos seu olhar com um languido e ardente desejo, trazendo a felicidade para nosso viver...
É para nós que vivemos, e nos agradar sempre devemos, e assim sendo, se lindos nos sentirmos, lindos estaremos, e em nossa busca encontramos quem nos fará feliz, esse alguem que talvez estivesse também nos buscando, sem saber que lá estávamos, por seu amor aguardando...
A poesia, a levamos no coração, e nos faz sonhar com emoção... As ondas do mar, em seu vaivem, lembra do amor também... A vida nos chega nessa fuga da civilização, propiciando-nos esse contato com a Natureza, mas, se não puder ser real, saiba usar sua imaginação... Vale a pena..
E assim, despertando o romantismo que existe no recôndito de nossa alma, certamente teremos UM LINDO DIA, e poderemos desfrutá-lo por muiitos e outros dias...
Dentro do anoitecer
As ruas quase vazia...
Cadê música...
Cadê as festas.
Crianças brincando nas ruas...
Apenas motos nas ruas.
A chuva esbraveja...
Luzes das ruas acendem.
Nem o bar abriu
Nem bêbado que dorme na praça...
Apenas os carros passando...
Nem parece um dia de domingo.
A ponte que parece cair ainda está de pé.
O sol descansa mais um dia.
Inesperado dia vivemos em momentos histórico.
Os pequenos se lembraram no futuro como velhos uma história de infância.
Tudo bem falado descrito como o apogeu de uma era gloriosa.
Que mundo era de um jeito acordou de outro jeito.
Aonde começou a grande pandemia mundial...
Seus filhos e netos olharam com atenção...
Ficaram aterrorizados com ex presidente.
Os estragos e sua trajetória na tragédia que assolou o país.
Tristeza lembrar das vítimas da pandemia mundial.
Passeio pelas ruas do espinheiro
quero
pelos olhos da cidade
apreciar papoulas
abertas de par em par
para deleite dos cãezinhos
e colares de pérola de maiorca
(a pressa atropela a solidão do homem
que vende pipoca na esquina
o vento do carro
levanta a saia da moça lilás
para felicidade dos operários
já libertos do andaime
e da rigidez das horas)
quero
pelos olhos da cidade
sentir cheiro de pão e de fuligem
de brisa e de cimento
e testemunhar o preciso instante
em que o beija-flor afaga
a papoula aberta de par em par
−
invisibilidade —
quem mora nas ruas
tem superpoderes
−
morador de rua
não precisa de celular
ninguém vai ligar
−
não era bicho
era nossa gente
revirando lixo
−
mente aberta
militar não limita
liberta
O pensamento constroe ruas, vilas, bairros, cidades, mas se não adentrarmos naquilo que nossa mente constroe, não vai passar de cidades fantasmas.
Novos amanhãs
Nas ruas a população
move-se mascarada
- atônita-
Uma pontinha de vida
chora ...
Lagrimas mundiais
unem nações
Espalha-se a fome
e a dor tudo fecha,
Mas há o sol
acompanhando o mar
projetando novos amanhãs.
Raios de fé
ondas de esperança
dizendo que ainda
devemos sonhar.
Repousa a mulher que marcha pelas ruas em busca de pão para os seus filhos e, num tom inebriante, cantarola em sua solidão, para embalar o seu filho ao colo, cujo progenitor perdeu-se pelo mundo em busca de aventura.
Veste o verso os terços.
Sai com a benção de ser ele poeta das belezas.
Anda vagando pelas ruas, com a beira do mar carregada na ponta dos olhos.
As curvas, o brilho da lua supri cada irradiar da íris daquela moça, diz o verso.
Sai a moça da janela de casa para ver o verso passar, grita ele, nu e bêbado na rua.
(Tudo isso porque ele queria sair da própria nuca. )
:- Sou verso sim, poesia. Porém sou parte de ti, da tua alegria, mas não sou eu quem a faz poesia, é a dobra da tua paz. Não me culpe por não completar a tua rima, tua correria. Eu vivi a te completar. Lhe pergunto minha linda, quem ira de me versar nas ruas para ser tão linda quanto tu era ao me ter?
O amor não tira a beleza do outro poesia, o amor unifica a clareza dos detalhes, sem falar de dor.
E agora sinto nas cambalhotas que o coração da no peito, o que era esse tal de amor. Eu entendi poesia!! Sim, eu entendi.
O amor tem voz de leitor, precisa ser interpretado, conhecido, saboreado, sentido, para chamar de amor.
Nas ruas há também uma quantidade de ruídos equívocos que perpassa. Produziu-se pois uma mudança durante estas últimas semanas. Mas onde? É uma mudança que não se fixa em sítio nenhum. Fui eu que mudei? Se não fui, então foi este quarto, esta cidade, esta natureza; é preciso escolher?
A ansiedade a levava por becos escuros ,por ruas sombrias ,não viemos com um manual de como sobreviver aos nossos fantasmas psicológicos,de como trancar nossos monstros no armário ,não nascemos com passe livre ao analista,somos produtos falhos em uma sociedade singular.
sem tempo
Eu andava pelas ruas da cidade cantarolando cantigas e observando as lojas em que eu tanto sonhava entrar mais eu não tinha tempo.
Comecei então a observar o quando eu era triste e sozinho é tentei encontrar algo para me alegrar mais eu nao tinha tempo.
Então no meu tristonho trabalho me apaixonei pela mulher mais linda que eu ja avia visto,ela puxou assunto com migo e me chamou para tomar um cafe pós trabalho,mais eu não tinha tempo.
É entao na minha correria do dia a dia eu atravesso a rua com muita rapidez pois eu tinha pressa,vejo então uma luz é tudo fica claro então escuto uma voz,mais eu nao prestei atenção,eu nao tinha tempo.
"Passos dados... Não se voltam Mais."
Ruas vazias, cabeça cheia...
Estampado um sorriso no rosto, e mostrar sempre ser alegre, feito um Palhaço...
Más...
Quando
chega
em
casa,
se
desmancha
em
pedaços...
Quando nos vemos presos num baita congestionamento, ou então ilhados em ruas inundadas,
e sem condições de chegar em casa, dá uma baita vontade de mandar tudo pro espaço e fugir da civilização,
procurando um lugar mais tranquilo, onde possamos viver em paz...
Osculos e amplexos,
Marcial
GOSTOSO ESTAR NUM LUGAR TRANQUILO
Marcial Salaverry
Certamente isso é algo que já deve ter acontecido com todos, quando sentimos que o mundo a nossa volta quer desmoronar, ou então parar... E assim, por vezes sentimo-nos enfastiados de tudo e com tudo, e vem aquela vontade de sumir, de procurar um barranco com um gramado bem gostoso, para enfim, morrer encostado, longe de poluição, de congestionamentos, de coronas, enfim, dessas coisas que sempre só servem para atrapalhar a vida...
Isso pode acontecer quando vemos que, se existem pessoas que procuram usar o desenvolvimento tecnológico para salvar vidas, para melhorar a condição de vida de seus semelhantes, existem outros que apenas desejam destruir tudo, e muitas e muitas vidas são perdidas em atentados terroristas, em tiroteios, em gueras, em aglomerações em épocas de pandemias, em revoluções, em tráfico de drogas, ou mesmo nas chamadas "manifestações pacíficas", que são tão pacíficas como o Iraque, então, isso provoca um certo desanimo, e esse desejo de fugir disso tudo, principalmente quando vemos que, de quebra existem muitos politicos safados que só pensam em lesar o povo, usando e abusando do direito de serem corruptos e safados, e quando chegamos à conclusão de que sempre haverá corruptos de maior escalão que são coniventes e os absolvem, e mais triste ainda, é entender que mesmo que sejam punidos, o prejuizo já causado ao povo jamais será ressarcido, dá mais revolta ainda, e mais ainda, quando vemos que as brandas punições recebidas, são simplesmente descartadas por alguma penada de algum ministro, ou algum juiz conivente.
Dessa maneira, essa fuga da civilização, é o que melhor fazemos para nosso coração, e assim, procuramos um canto isolado e ficamos em contato com a Natureza, que só nos oferece seus benefícios... É quando buscamos a melhor de todas as companhias que podemos querer a nosso lado, e nessa companhia, enfim, sentiremos sempre uma doce emoção, pois teremos o céu por testemunha, e miriades de estrelas para contar, e ainda teremos o sol para adorar, desde seu nascer, até o arrebol, e depois vem nossa amiga lua com sua presença benfazeja.
E então, estaremos na melhor de todas as companhias, ou seja, nosso mui querido e amado Amigão, oferecendo-nos seu carinho e sua bondade, proporcionando-nos um espetáculo deslumbrante, o que nos dá vontade de seguir pelo caminho que a luz nos mostra no querido mar...
É para nós que vivemos, e nos agradar sempre devemos, e assim sendo, se lindos nos sentirmos, lindos estaremos, e se em nossa busca encontrarmos quem nos fará feliz, esse alguem que talvez estivesse também nos buscando, sem saber que lá estávamos por seu amor aguardando, como se uma poesia fosse, poesia que levamos no coração, e nos faz sonhar com emoção...
As ondas do mar, em seu vaivem, lembra do amor também..
Certamente a vida nos chega nessa fuga da civilização, propiciando-nos esse contato com a Natureza.
Se não puder ser real, saiba usar sua imaginação... Vale a pena..
E assim, despertando o romantismo que existe no recôndito de nossa alma, certamente teremos UM LINDO DIA, e se pudermos estar em contato com a Natureza, melhor ainda...