Romanos
aquém do esperado
Todos pecaram e carecem da glória de Deus. - Romanos 3:23
É absurdo pensar que podemos chegar ao céu por nossos próprios esforços. O ex-pastor e radialista de rádio J. Vernon McGee ilustrou essa verdade referindo-se à impossibilidade de pular do píer de Santa Mônica, na Califórnia, até a Ilha Catalina, que fica a 40 quilômetros de distância. McGee dizia: “Agora, até o presente, ninguém conseguiu. . . . Eu vejo algumas pessoas que eu tenho certeza que poderiam me superar. Mas vou lhe dizer, eles não vão fazer Catalina. Todos são curtos.
A Bíblia diz em Romanos 3:10: “Não há justo, nem sequer um.” Deus é santo e exige perfeição de todos os que viveriam em Sua presença. Até pessoas boas não cumprem o requisito de entrar no céu, porque não estão à altura dos padrões de Deus (3:23). Eles precisam de salvação tanto quanto aqueles que são exteriormente imorais. Somos todos pecadores. Se tentarmos, da nossa maneira, chegar ao céu, ficaremos aquém. Mas Cristo providenciou o caminho para chegarmos ao céu. Ele se tornou a ponte por Sua morte na cruz por nossos pecados. Todos os que confiam em Jesus como Salvador são perdoados, e Deus os vê como perfeitos por causa do que Jesus fez por eles.
Ninguém é capaz de pular de Santa Mônica para Catalina, mas podemos alcançar o céu da terra - através de Cristo.
Não é o trabalho das minhas mãos que
pode cumprir as exigências da tua lei;
Tudo pelo pecado não podia expiar;
Tu deves salvar e Tu sozinho. —Toplady
Somos salvos pela misericórdia de Deus, não pelo nosso mérito; pela morte de Cristo, não pela nossa ação. Richard DeHaan
Aprendendo a Ver
Considerem-se mortos de fato para pecar, mas vivos para Deus. - Romanos 6:11
Em seu livro An Anthropologist on Mars, Oliver Sacks fala sobre um homem chamado Virgílio. Cego desde a infância, Virgil passou por uma cirurgia décadas depois e recuperou a capacidade de enxergar.
Mas, a princípio, como o cego curado por Jesus nos arredores de Betsaida (Marcos 8: 22-26), Virgílio teve dificuldade em ver. Embora ele pudesse discernir movimento e cor, ele não conseguia juntar imagens para entendê-las. Por um tempo, seu comportamento ainda era o mesmo de quando ele estava cego.
Sacks comenta: “É preciso morrer como pessoa cega para nascer de novo como pessoa que vê. É o interino, o limbo. . . isso é tão terrível. ”
Esse comentário ecoa os ensinamentos de Paulo sobre enterrar nosso velho e morto eu para andar em novidade de vida (Rom. 6: 4). É uma mudança espiritual dramática que pode trazer um tempo de difícil adaptação. Hábitos e atitudes enraizados podem permanecer como folhas murchas no outono.
Para vencer o pecado, devemos lembrar que ele não é mais nosso mestre (v.11), e devemos nos recusar a deixá-lo reinar em nossas vidas (v.12). Em vez disso, devemos nos oferecer a Deus como "vivos dentre os mortos" (v.13). Ao darmos esses passos, nossa cegueira espiritual se tornará uma coisa do passado e aprenderemos a ver Jesus mais claramente.
Graça maravilhosa! Que doce o som ...
Isso salvou um miserável como eu!
Uma vez eu estava perdido, mas agora fui encontrado,
Estava cego, mas agora vejo. - Newton
O pecado cega - mas a graça de Deus restaura a vista. Vernon Grounds
Devocional 30 de outubro de 2024.
Em Romanos 2:14 - 16 está escrito:
14 “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.”
Na Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje, me chamou muito a atenção o versículo 15, ele diz a mesma coisa, mas de uma forma mais atual. Já que os próprios pedagogos e linguistas colocam que “a Língua é viva e se transforma com o tempo”, assim, o Português, principalmente o brasileiro, se transforma muito rápido. Porém voltando, o versículo 15 na NTLH está estrito: “Demonstram que a lei está gravada em seu coração, pois sua consciência e seus pensamentos os acusam ou lhes dizem que estão agindo corretamente.”
Ter a Lei de Deus gravada no coração sem conhece-la. Realmente é algo maravilhoso!
Eu vejo aqui algo muito interessante. Pessoas, por vezes, estão dentro de uma denominação, se vestem como cristãos dela, sabem os capítulos e versículos da Bíblia, mas entristecem o Espírito de Deus. Maltratam os que são de fora da igreja. Colocam-se como julgadores dos outros. Falam mal das roupas ou de um irmão que não tem o comportamento, segundo elas, adequado. Mas o fato de estarem dentro de uma denominação, as valida para isso. E a verdade é que NÃO!
Estar dentro de uma igreja, ao meu ver, é para ter comunhão com o Corpo de Cristo, para se fortalecer, para te incentivar a ter um RELACIONAMENTO com Ele. E isso O coloca como prioridade e lógico, se é prioridade, não se pode ter nenhum relacionamento sem esforço e tempo.
É preciso ler todos os dias a Palavra de Deus, não como lemos um livro comum. Mas orando antes de ler e pedindo ao Espírito Santo que nos ensine o que está escrito. E tenha certeza, Deus vai ensinar. Com o tempo você não somente lerá, mas já fará anotações e ensinará a quem quiser essa Palavra.
Também é preciso orar e ter um tempo de ADORAÇÃO em que Deus vai mostrar o que fazermos. E quando não mostrar, ele vai colocar alguém, ou uma situação, na nossa vida como resposta. Sim! Deus fala conosco! Se não tem falado com você é por duas coisas: ou você nunca fala com Ele, ou anda desatento. Nos meus 28 anos de jornada com Cristo, quando eu não o ouvi, ou era porque eu fui teimosa, ou porque eu estava com o meu “canal de alma” entupido! E relacionamento com Deus não tem jeito, cada um é de uma forma ou jeito. É tão singular como nós somos em nosso DNA.
Sobre entristecer o Espírito, sim, quando machucamos alguém com atitudes ou palavras, nós entristecemos o Espírito Santo.
“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.”Efésios 4: 29 – 30 na NTLH _ Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje_.
Eu já errei muito. E muito com as pessoas na minha jornada cristã. Mas Deus me deu entendimento hoje que, sim! Existem pessoas que têm mesmo a Palavra de Deus tatuada no coração em forma de amor, carinho, honestidade, bondade, empatia e justiça sem nem serem cristãs. Isso me coloca numa posição de muita responsabilidade comigo mesma.
Elas já nasceram assim. Eu tenho que me esforçar mais. Mas sabe uma coisa boa nisso? Esse esforço é tão bom! Tão feliz e alegre, que vale a pena eu perseverar nesse RELACIONAMENTO com Deus. Meu objetivo é: me parecer com Jesus o Cristo!
Nerisírley Barreira do Nascimento 30/10/2024
Romanos 8:18 nos convida a enxergar nossas dificuldades com outra perspectiva. Muitas vezes, quando enfrentamos desafios, tudo parece sem propósito e a dor se intensifica, como se fosse uma prova sem fim. Mas o apóstolo Paulo nos lembra que existe algo maior que supera qualquer sofrimento passageiro: a promessa de uma glória futura.
Isso não significa ignorar a dor ou diminuir o peso dos problemas que vivemos; pelo contrário, é um convite a encará-los com a certeza de que não são o fim, mas um caminho. Ter fé é justamente manter acesa a esperança de que, por mais escura que seja a noite, a manhã sempre chega, trazendo luz e renovação. Quando nos apegamos a essa visão, conseguimos enxergar que cada desafio também pode nos moldar, fortalecer e nos aproximar de algo maior, deixando uma marca duradoura em nossa alma.
Assim, investir na nossa paz interior e naquilo que realmente importa é o que nos ajuda a dar um sentido mais profundo à nossa jornada. Afinal, a vida passa depressa, e olhar para além do presente é o que nos permite seguir com esperança e propósito.
O texto de Romanos 5.12, ao qual Agostinho frequentemente recorreu, não nos diz como o pecado adâmico está relacionado com o pecado humano geral e, portanto, não pode ser usado para defender o pecado ou a culpa herdada; simplesmente nos informa que a morte permeou toda a raça humana “na medida em que todos pecaram”. Assim, Paulo está atribuindo à morte a duas causas não independentes, a Adão e a todos os seres humanos pecadores e em 1º Coríntios 15.22 sugere uma solidariedade da humanidade com o Adão da pré-história, mas isso pode não ser porque pecamos em Adão, mas por causa do pecado desencadeado no mundo através de nossos primeiros pais e outros atos nefastos na história primitiva.
A desonestidade calvinista ao pregar
Romanos 8.29-30 é absurda e descarada.
"Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou".
"Esquecem" de dizer: "Porque OS QUE DANTES CONHECEU... (Presciência) " em harmonia com
1° Pd 1.2.
Romanos 5
Justificação pela fé e paz com Deus
( Is 32:17; Jo 16:33; Ef 2:14; Cl 1:20)
1. SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
( Jo 10:9; Ef 2:18; Hb 10:9; 1 Co 15:1)
2. Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
(Mt 5:11; At 5:41; 2 Co 12:10; Fp 2:17; Tg 1:2-3,12; 1 Pe 3:14)
3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
(Tg 1:12)
4. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança;
(2 Co 1:22; Gl 4:6; Ef 1:13-14; Fp 1:20)
5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Momento com Deus 14
Giovane Silva Santos
Em Romanos 1: 21,22. Assim diz a palavra do Senhor:
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
É que, por humildade se entende o zelo do Altíssimo, onde as bênçãos são reservadas, o temor eleva o conhecimento, nele, por ele e com ele é que encontramos a chave, pois o desprezo daquele que gera vida, sim, torna se um abismo de ruínas.
Tenham um Bom dia, Deus os abençoe e estejam no Senhor.
Quanto à interpretação de Romanos 9.13 (Jacó e Esaú), os livros dos profetas Obadias, Jeremias 49.7-22 e Amós 1.9-12, explicam detalhadamente porque Deus rejeitou Esaú (nação de Edom). A eleição de Jacó para ser a nação sacerdotal de Deus e todas as outras eleições são feitas pela Presciência Divina (1° Pedro 1.2). Não se interpreta a Bíblia usando um ou dois versículos, mas observando a sinoticidade das Escrituras. Toda vez que alguém tenta interpretar a bíblia usando versículos isolados, subverterá as Escrituras e gerará uma nova heresia.
Deus, burros e nós
Se Deus é por nós, quem será contra nós? - Romanos 8:31
O pastor Gumercindo monta em um burro enquanto viaja de vila em vila no Brasil e prega o evangelho. Segundo o autor Don Hare, o evangelista viajante adormeceu na sela ao voltar para casa depois de um dia cansativo. Algumas horas depois, ele foi rudemente despertado pela aspereza do passeio. Seu burro havia deixado a trilha e caminhava por um campo rochoso. A princípio, o pastor ficou zangado, mas se acalmou quando viu que eles estavam quase de volta à sua aldeia.
Quando ele chegou à igreja, soube que amigos haviam se reunido para orar por sua segurança. Um fazendeiro que odiava o evangelho enviou alguns homens para atacá-lo numa curva da trilha. Eles agradeceram a Deus por fazer com que o burro levasse um atalho para casa.
Séculos atrás, Deus usou outro burro. Este falou milagrosamente e salvou a vida de Balaão, um profeta desobediente e faminto por dinheiro (Nm 22: 21-35). Deus chamou sua atenção e Balaão levou a mensagem do Senhor a Moabe.
Deus cuida de nós e Ele realizará Seus bons planos para nós, mesmo que tenha que usar animais e pessoas rebeldes para fazê-lo. Como Deus falou com você ou cuidou de você em circunstâncias incomuns? Que motivos você tem para louvá-Lo por Sua proteção e liderança?
Meus tempos estão nas mãos de meu pai;
Como eu poderia desejar ou pedir mais?
Pois Aquele que tem meu caminho planejado
Me guiará até o final da minha jornada. —Fraser
Porque Deus está conosco, não precisamos temer o que está à nossa frente. Herbert Vander Lugt
A lei no coração
[Eles] mostram a obra da lei escrita em seus corações. - Romanos 2:15
Marilyn Laszlo dedicou sua vida a dar ao povo hauna da Nova Guiné a Bíblia em seu próprio idioma. Enquanto trabalhava na tradução, ela veio à palavra "pecado". Quando Marilyn perguntou às pessoas o que elas achavam que era pecado, elas lhe disseram: "É quando você mente." "É quando você rouba." matar. ”“ É quando você pega a esposa de outro homem. ”
Marilyn ficou espantada. Eles estavam dando a ela os padrões de Deus, conforme estipulados nos Dez Mandamentos. "A lei de Deus está escrita no coração do homem", comentou mais tarde, ressaltando a verdade encontrada em Romanos 2: 14-15.
Que verificação notável da verdade bíblica! Nossa fé é fortalecida por relatos como este. Mas há algo mais. Se cada pessoa na terra está ciente do pecado (o que é verdade mesmo que alguns o neguem), precisamos garantir que todos ouçam o remédio. Jesus pagou a penalidade pelo pecado e oferece a todos os pecadores uma vida livre da escravidão.
Deus colocou Sua lei em nosso coração, mas nunca podemos cumprir suas exigências (Rm 3:23; Tg 2:10; 1 Jo 1: 8). A lei nos mostra como somos escravizados pelo pecado, mas a graça de Deus para nós através de Cristo traz liberdade. Se experimentamos esse perdão e liberdade, cabe a nós compartilhar as boas novas com outras pessoas.
A perfeita lei de Deus revela
o terrível estado em que estamos;
Mas quando colocamos nossa fé em Cristo,
somos purificados de todos os nossos pecados. —Sper
A lei de Deus nos mostra uma necessidade que somente a graça de Deus pode suprir. Dave Branon
Pratique o que você prega
Você que prega que um homem não deve roubar, você rouba. - Romanos 2:21
Há alguns anos, uma universidade foi acusada de plágio (o que significa pegar os escritos de outra pessoa e repassá-los como se fossem seus). O que a tornou tão incomum foi que a escola plagiou a seção sobre plágio do manual de outra universidade.
Uma reportagem dizia: “Um aluno de uma escola, que estava considerando o emprego de assistente de ensino na outra, estava lendo o manual da escola quando observou que a seção que alerta os alunos contra o plágio era idêntica à cautela no manual da outra. universidade. ”Outro aluno disse:“ O que mais me incomodou foi a hipocrisia ”.
Em Romanos 2, o apóstolo Paulo expôs a hipocrisia dos religiosos hipócritas. Ele disse: “Você que prega esse homem não deve roubar, você rouba?” (V.21). Paulo alertou que as pessoas que são rápidas em julgar os pecados dos outros são culpadas das mesmas coisas que condenam.
Eu acho que todos nós podemos nos identificar com essa tendência. Vemos um pecado na vida de outra pessoa e nos orgulhamos de corrigir essa pessoa. Mas se formos honestos conosco, podemos ver falhas semelhantes em nossa própria vida.
Tenha cuidado para se examinar antes de apontar as falhas dos outros. Pratique o que você prega!
Consistência! Quanto precisamos
Andar em um ritmo medido,
Para viver a vida da qual falamos,
E mostrar o amor e a graça de Deus. - Anon.
Você agrada a Deus quando sua caminhada corresponde à sua palestra. Richard DeHaan
Lágrimas Compartilhadas
Chora com aqueles que choram. - Romanos 12:15
Uma história é contada sobre um garotinho com um grande coração. Seu vizinho era um cavalheiro mais velho, cuja esposa havia morrido recentemente. Quando o jovem viu o homem idoso chorando, subiu no colo e simplesmente ficou sentado lá.
Mais tarde, sua mãe perguntou ao garoto o que ele havia dito ao vizinho entristecido. "Nada", respondeu a criança. "Eu apenas o ajudei a chorar."
Às vezes, é a melhor coisa que podemos fazer pelas pessoas que enfrentam profunda tristeza. Freqüentemente, nossas tentativas de dizer algo sábio e útil são muito menos valiosas do que apenas sentar ao lado dos enlutados, segurando a mão e chorando com eles.
Uma das maneiras pelas quais podemos ajudar nossos irmãos é “chorar com aqueles que choram” (Rom. 12:15). Jesus demonstrou esse princípio quando visitou Maria e Marta depois que Lázaro morreu. Sentindo as profundezas do desespero de Maria pela morte de seu irmão Lázaro, Jesus compartilhou sua dor chorando (João 11:35). Os espectadores tomaram nota e disseram: “Veja como Ele o amava!” (V.36).
Às vezes, a melhor coisa que podemos fazer por aqueles que estão percorrendo o caminho mais triste e solitário da vida é “ajudá-los a chorar”. Jesus nos mostrou que é importante compartilhar as lágrimas dos outros. Existe alguém que precisa das suas lágrimas hoje?
Uma lágrima sincera pode mostrar nosso amor
Como as palavras nunca podem fazer;
Diz: "Quero compartilhar sua dor -
meu coração se apega a você". —DJD
Uma tristeza compartilhada é uma tristeza dividida pela metade. - Shakespeare Dave Branon
No território inimigo
Quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus. - Romanos 5:10
A luta foi acirrada nos dias que antecederam o Natal durante a Primeira Guerra Mundial. Um soldado alemão saiu de sua trincheira e tentou avançar, mas foi atingido por tiros e gravemente ferido. Enquanto tentava voltar à segurança, ficou preso em arame farpado. Depois que seus gritos se transformaram em gemidos, um americano saiu de sua trincheira e avançou em direção ao homem ferido.
Quando os dois comandantes opostos viram o que estava acontecendo, eles ordenaram que suas tropas parassem de atirar. No silêncio sinistro, o americano consolou e libertou o alemão ferido, depois o levou aos braços de seus camaradas. As armas permaneceram em silêncio até que ele retornou à sua trincheira.
Esta é uma história inspiradora, mas conheço uma história ainda mais dramática. Jesus, por causa do amor de Deus, atravessou o “território inimigo” para nos resgatar da morte espiritual. Mesmo que nós merecemos morrer, Ele desinteressadamente aceitou a humilhação, a dor e a morte da cruz para pagar o preço pelo nosso pecado. O apóstolo Paulo escreveu: "Quando ainda estávamos sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios" (Rom. 5: 6).
Durante esta época movimentada de Natal, vamos nos lembrar com admiração e imaginar o que Jesus fez por nós. Ele nasceu para sermos resgatados da morte eterna.
Hark! Os anjos anunciantes cantam:
"Glória ao rei recém-nascido;
Paz na terra e misericórdia suave -
Deus e os pecadores reconciliados!" -
Wesley
O nascimento de Cristo trouxe Deus ao homem; A morte de Cristo leva o homem a Deus. David C. Egner
O Livro da Esperança
Professando ser sábios, eles se tornaram tolos. - Romanos 1:22
Escritura de hoje : Salmo 119: 97-104
Às vezes fico intrigado com a miopia de pessoas inteligentes. Lembro-me, por exemplo, quando o psicólogo americano John B. Watson (1878-1958) publicou teorias sobre a natureza humana que inspiravam uma excitação generalizada nos círculos acadêmicos. Watson afirmou que podemos controlar o comportamento e fazer as pessoas agirem da maneira que desejarmos. Ele zombou do ensino bíblico de que somos feitos à imagem de Deus. Ele argumentou que somos essencialmente iguais aos animais e que podemos ser manipulados como fantoches.
Embora as teorias radicais de Watson tenham apenas influência de curta duração, uma resenha de um de seus livros realmente declarou: “Talvez este seja o livro mais importante já escrito. Por um momento, ficamos cegos com uma grande esperança.
Que avaliação absurda! Até mesmo estudiosos não-cristãos concordam que o livro mais importante já escrito é a Bíblia, o Livro que tem influenciado nosso mundo há séculos. O salmista afirmou bem quando disse que a Palavra de Deus o tornava mais sábio que seus inimigos e lhe dava mais entendimento do que todos os seus professores (Sl. 119: 98-99).
Esse livro, a Palavra de Deus, nos dá uma verdadeira esperança - uma esperança apoiada por toda a autoridade, verdade e poder de Deus.
Refletir e orar
Minha Bíblia para mim é um guia verdadeiro,
que aponta para os meus pés o caminho,
que me dá coragem e esperança e alegria
e orientação para todos os dias. - Anon.
Muitos livros podem informar, mas apenas a Bíblia pode se transformar. Vernon Grounds
Não acabou
O Deus da paz esmagará Satanás debaixo de seus pés em breve. - Romanos 16:20
Escritura de hoje : Romanos 16: 17-27
Um dos personagens intrigantes da literatura e da ópera é o Dr. Faust. O personagem de Faust foi baseado em uma lenda alemã sobre um homem que fez um pacto com o diabo, entregando sua alma em troca de juventude, conhecimento e poderes mágicos.
Um artista colocou a lenda na tela, representando a história de Faust como um jogo de xadrez sombrio. De um lado da mesa, está Fausto, um símbolo de homens e mulheres no mundo, com apenas três ou quatro peças no quadro à sua frente. Seu rosto está contorcido em desespero. Do outro lado da mesa, o diabo se recosta na cadeira, orgulhoso de sua aparente vitória. O artista intitulou sua pintura, "Xeque-mate". Um mestre do xadrez chegou à galeria de arte, ficou diante da imagem e a estudou por um longo tempo. Então ele exclamou: “Ainda não acabou! Não é xeque-mate! O rei e o cavaleiro ainda têm outro movimento!
Muitas vezes ao longo da história, parece que Satanás está vencendo o jogo. O deus deste mundo parece controlar o quadro. No entanto, Jesus Cristo tem o passo final. Paulo poderia ousadamente afirmar: "O Deus da paz esmagará Satanás debaixo de seus pés em breve" (Rom. 16:20). O maligno não pode e não vencerá. Como cristãos, podemos viver com a forte confiança de que o jogo não acaba até acabar.
Refletir e orar
O príncipe das trevas sombrio ...
Não trememos por ele;
Sua raiva podemos suportar, pois eis! sua destruição está certa ...
Uma palavrinha cairá sobre ele. - Mais tarde
Não há perdedores com Cristo nem vencedores com o diabo. Haddon W. Robinson
Olhe um pouco mais de perto
Apresente-se a Deus como estando vivo dentre os mortos. - Romanos 6:13
Escritura de hoje : Romanos 6: 1-14
Minha filha Julie estava visitando o Parque Nacional de Yellowstone, um lugar conhecido por sua beleza e grandeza. Mas uma parte do parque contou uma história diferente.
Ela olhou para uma enorme extensão de terra e a princípio não viu nada além de morte. As cicatrizes de um incêndio florestal eram evidentes quando troncos de árvores cobertos de fuligem, queimados livres de seus galhos, marcavam a paisagem. Foi uma cena triste e feia!
Então ela olhou mais de perto. Ela viu que a morte não dominava a cena, afinal. No chão, ela podia ver o começo de uma nova vida. Pequenas árvores estavam brotando. As gramíneas estavam crescendo e uma vegetação rasteira estava começando a se firmar na terra outrora arrasada e árida. Nova vida se enraizou.
Às vezes cometemos o mesmo erro com os novos cristãos. Quando olhamos para eles, somos incapazes de abalar a imagem antiga do modo como eram antes da nova vida em Cristo. Nós nos concentramos no resíduo do que estava lá antes que eles O encontrassem. Mas quando os conhecemos, vemos a vida. Vemos o crescimento espiritual que eles estão experimentando.
Quando olhamos para outros cristãos, não vamos nos debruçar sobre os tocos queimados de sua vida anterior. Em vez disso, vamos comemorar e afirmar o novo e empolgante crescimento de suas vidas.
Refletir e orar
Um bebê em Cristo cresce forte e verdadeiro,
é ajudado a conhecer a vontade de Deus de fazer,
quando estendemos uma mão amorosa
e mostramos a ele amor sem exigência. —DJD
Em vez de focar no passado de uma pessoa, veja até onde ele chegou. Dave Branon
O toque de uma mãe
Cumprimente Rufus, escolhido no Senhor, e sua mãe e a minha. - Romanos 16:13
Escritura de hoje : Romanos 16: 1-16
Um cristão que ajuda a colocar órfãos em casas conta sobre um menino russo chamado Ivan. Ele é uma criança adorável, com um cabelo castanho caindo sobre o rosto. Quando soube que poderia sair do orfanato, ele disse: "Por favor, você me encontrará mãe?"
Os pais também são importantes, mas há momentos em que nada além do toque de uma mãe serve. Até os homens adultos precisam disso.
O apóstolo Paulo, provavelmente na casa dos cinquenta, enviou saudações especiais a um crente em Roma chamado Rufus. Curiosamente, ele acrescentou saudações a "sua mãe e a minha" (Romanos 16:13). Por que ele se referiria a ela dessa maneira?
Durante seus anos de ministério, Paulo enfrentou muitas dificuldades (2 Coríntios 6: 4-10). Será que Rufus trouxe um apóstolo cansado e cansado para sua casa, onde Paulo recebeu da mãe de Rufus palavras consoladoras, uma roupa nova e uma refeição nutritiva? Paulo recebeu dela a empatia e a ternura que somente uma mãe pode dar? Não sabemos ao certo, mas isso poderia explicar sua saudação incomum no texto de hoje.
Acredito que Deus deu às mães uma capacidade única de mostrar gentileza e compaixão e de influenciar a direção espiritual das crianças. Vamos ser gratos por nossas mães e por aqueles que foram como uma mãe para nós.
Refletir e orar
Deus conferiu à maternidade
uma verdadeira nobreza,
e ela que de bom grado cumpre esse papel
pode moldar o destino do homem. —DJD
Nada move uma criança como o toque de uma mãe. Herbert Vander Lugt
Uma testemunha final
Como eles devem ouvir sem um pregador. -
Romanos 10:14
Escritura de hoje : Romanos 10: 1-15
Se você estivesse no meio de um desastre, pensaria em testemunhar para as pessoas ao seu redor? John Harper fez.
Harper era um ministro escocês que viajava de navio para pregar por 3 meses na Moody Church em Chicago. Quando o navio atravessou o Atlântico, atingiu um iceberg e começou a afundar. Alguns passageiros conseguiram chegar a botes salva-vidas, mas muitos, incluindo Harper, foram lançados no frio Atlântico.
Enquanto as pessoas tentavam freneticamente se manter à tona, Harper nadou perguntando às pessoas se elas conheciam Jesus. A certa altura, Harper se aproximou de um passageiro flutuando em um pedaço de entulho e implorou que ele confiasse em Cristo. Pouco antes de Harper deslizar sob as águas geladas pela última vez, ele disse: "Acredite no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo."
Quatro anos depois, em uma reunião de sobreviventes daquele navio, o Titanic , o homem testemunhou que havia sido salvo duas vezes naquela noite. Primeiro, ele confiou em Cristo por causa do testemunho de Harper, e segundo, ele foi arrancado do mar gelado.
O desejo agonizante de Harper era que ele pudesse trazer esperança a pessoas sem esperança. Esse é o nosso desejo de viver? Em crise ou à vontade, informamos as pessoas sobre Aquele que pode salvar para a eternidade? A testemunha final de Harper nos lembra de contar as boas novas às pessoas que estão se afogando em seus pecados.
Refletir e orar
Ajude-nos, Senhor, a ser uma tábua de salvação
Para um mundo que está morrendo hoje,
Trazendo esperança para pessoas sem esperança
Ao compartilharmos o caminho da salvação. —Sper
Precisamos contar a todos sobre alguém que pode salvar alguém. Dave Branon
Ame seu vizinho
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. -
Romanos 13: 9
Escritura de hoje : Romanos 13: 8-14
Quando Jesus ordenou ao jovem rico que “ame seu próximo como a si mesmo” (Mateus 19:19), o que Ele quis dizer com as palavras “como você”? E o que o apóstolo Paulo quis dizer quando repetiu essas palavras em Romanos 13: 9?
A declaração de nosso Senhor e de Paulo não é um mandamento para nos amarmos mais; é um reconhecimento que a maioria de nós já cuida de nosso próprio bem-estar de maneiras razoáveis. Ou seja, nos amamos o suficiente para nos alimentar e vestir, manter um teto sobre nossas cabeças e evitar ser enganado ou ferido. Na prática, devemos amar pelo menos o próximo.
Mas tem mais. Em João 15:12, Jesus também ordenou que seus discípulos se amassem, assim como os amava. Ele usou a palavra grega agape , que significa um amor ativo que é incondicional, abnegado e para o bem dos outros. Esse amor geralmente é mais uma decisão do que uma emoção. O autor David Walls escreveu: "Não podemos comandar sentimentos, mas podemos comandar uma determinação ativa de nossa vontade".
Mesmo quando não sentimos amor por alguém, se optarmos por mostrar amor, nossos sentimentos geralmente seguirão. Vamos tomar a iniciativa de amar o próximo todos os dias.
Refletir e orar
Senhor, ensina-nos a lição de amar:
Amar como Tu nos mostraste o caminho;
Então ajude-nos a amar um ao outro -
Por isso, oramos sinceramente. - Anon.
O verdadeiro amor é uma ação, não apenas um sentimento. Joanie Yoder