Romanos

Cerca de 242 frases e pensamentos: Romanos

Porque nem todos os que são de Israel são israelitas.

Romanos 9:6

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Mateus 7:21⁠

Inserida por adriano_sodre

⁠⁠Após Jesus ser crucificado, os "romanos" lhe deram um tecido molhado com vinagre para beber, mas você sabe por que? Esse era o método na época de se limpar após fazer as necessidades. Veja o quanto Jesus foi humilhado para salvar nós!

Inserida por TiagoScheimann

⁠Como você pode desenvolver fé?
O QUE A BÍBLIA DIZ:
“A fé segue ao que se ouve.” (Romanos 10:17) Assim, para desenvolver fé em Deus, você precisa ‘ouvir’, ou aprender, o que a Bíblia ensina sobre ele. (2 Timóteo 3:16)

Inserida por Nanny13

⁠Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória para sempre! Amém. (ROMANOS 11:36)

Inserida por jhonescah

⁠Romanos 9.13: Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.
Será mesmo que Deus predestinou Esaú a desobediência???
Hebreus 12:15-16: atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, SEPARANDO-SE DA GRAÇA DE DEUS; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, COMO FOI ESAÚ, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.
Gálatas 1:6: Admira-me que estejais PASSANDO TÃO DEPRESSA DAQUELE QUE VOS CHAMOU NA GRAÇA DE CRISTO PARA outro evangelho.
Gálatas 5:7-8: VÓS CORRÍEIS BEM; QUEM VOS IMPEDIU de continuardes a obedecer à verdade? ESTA PERSUAÇÃO NÃO VEM DAQUELE QUE VOS CHAMOU. Marcelo Rissma

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Para um calvinista Romanos 9 e 90% da bíblia!

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A eleição que Paulo fala em Romanos 9,10 e 11 é em relação a Israel! Israel é o povo eleito, os gentios entram na eleição por meio de Cristo! Calvino erroneamente pegou os pronomes que Paulo usa em Efésios "NÓS” (judeus) e "VÓS” (gentios) e usou de forma particular. Romanos 9,10 e 11 está tratando justamente da eleição de Israel e o modo como Deus escolheu salvar não apenas os judeus mas também os gentios. Não conhecer ou fingir não conhecer o contexto original das Escrituras acaba gerando erros grotescos de exegese.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Diante do que Paulo afirmou em Romanos 3.23, todos nós temos o telhado de vidro!

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Quem são os vasos de ira de Romanos 9, na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus)
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro leva em conta as atitudes do “barro”, do povo. O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Quando o povo escolhe o mal, receberá o devido o juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo. Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que suas escolhas sejam consideradas.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Não adianta fazer exegese em 65 livros da Bíblia e isolar ela quando chega em Romanos 9.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Katērtismena e Proetoimazo
Romanos 9.22-23: E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados (κατηρτισμένα katērtismena) para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (προετοιμαζω proetoimazo)...
A predestinação calvinista parte do princípio da teologia do Agostinho velho. O Agostinho velho dizia que por causa da queda, toda humanidade potencialmente se transformou numa massa de perdição, ou seja, todos estão perdidos, todos estão condenados. Então dessa massa de perdição, Deus escolhe alguns para salvação e abandona o restante. Para Agostinho, se Deus não fizesse nada, todos estariam perdidos, então Deus escolheu salvar alguns e ninguém tem condições de discutir com Deus, porque Ele é soberano e nós somos simples criaturas. Essa é a ideia base da predestinação calvinista e o texto favorito é Romanos 9.22-23.
Resposta:
Em Romanos 9.22-23, Paulo usa duas palavras diferentes:
- Versículo 22, Paulo usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, que é voz média para palavra perdição, ou seja, não é Deus que prepara as pessoas para perdição, mas são as pessoas deliberadamente que se preparam, tornando-se adequados para a perdição.
- Versículo 23, Paulo não usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, mas a palavra grega προετοιμαζω proetoimazo, que é voz ativa, ou seja, Deus que prepara.
A confusão ocorre porque no texto em português a palavra PREPAROU nos versículos 22 e 23 aparecem duas vezes sem distinção, mas no grego elas têm funções diferentes.
Outro problema é que no português não tem a voz media, mas no grego tem. No português eu promovo a ação ou eu recebo a ação (voz ativa, voz passiva e voz reflexiva), mas no grego a voz média é utilizada quando o sujeito pratica uma ação na qual ele tem interesse ou se empenha particularmente.
Versículo 22. κατηρτισμένα katērtismena, eles se tornaram adequados para vaso de ira. Não foi Deus quem os preparou, mas eles se tornaram adequados por seus corações obstinados, sempre rejeitando a oferta de salvação, assim a passagem entra em sinoticidade com toda a escritura e ortodoxia cristã. (Jeremias 18 e 2ª Timóteo 2.20-21).
Versículo 23. προετοιμαζω proetoimazo, voz ativa, ou seja, Deus quem prepara, e aqui para a salvação e não para perdição.
A predestinação é em Cristo, ou seja, todos que estão em Cristo estão predestinados para salvação.
Outra observação a ser feita é que o contexto dos capítulos 9,10 e 11, Paulo está abrindo um parêntese para tratar da eleição corporativa do povo de Israel.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠As promessas de Deus e as Circunstâncias da Vida
Romanos 8.28: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Se todas às circunstâncias ruins que se apresentam em nossas vidas tiverem que ser mudadas por Deus, Ele vai ter sempre que mudar o que vivemos. Mas se Deus mudar quem somos, não importará mais as circunstâncias que vivemos.
- Deus permitiu que jogassem Daniel na cova dos leões, mas Deus impediu que os leões o devorassem;
- Deus permitiu que jogassem Hananias, Misael e Azarias na fornalha ardente, mas Deus impediu que o fogo os queimassem;
- Deus permitiu que Saul perseguisse a Davi, mas Deus impediu que Saul o matasse;
- Deus permitiu que os irmãos de José o vendessem como escravo, mas Deus impediu que a maldade dos irmãos destruísse os sonhos de José.
Em algumas situações da nossa caminhada de fé, Deus permite algumas circunstâncias para nos alinhar com Seu propósito (Romanos 8.28), mas Ele sempre nós protege nessas circunstâncias (Salmos 23.4; Isaías 43.1-2)!
A palavra de Deus não muda diante das circunstâncias, mas as circunstâncias mudam diante da palavra de Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Na vida dos que foram chamados por Cristo não há nada que não seja propósito de Deus.
(Romanos 8.28)

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠As Autoridades e a Submissão a Elas
Romanos 13:1-14
Quais as Autoridades estabelecidas por Deus Devemos nos Submeter?

O Apóstolo Pedro estaria em contradição com o Apóstolo Paulo quando disse: "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". (Atos 5.29)

O problema é sempre o mesmo; os palpiteiros tagarelam sobre aquilo que não sabem! Usam versículos isolados para tentar explicar o inexplicável. Umas das regras da exegese bíblica é que um versículo ou versículos não explica um capítulo; um capítulo não explica um livro e um livro não explica toda a Escritura. Temos sempre que observamos a sinoticidade bíblica e contexto anterior e posterior.

Agora, sobre Romanos 13 faço duas perguntas que o próprio texto bíblico responde; mas será necessário ler todo o capítulo 13 para entender o contexto. Vamos as perguntas:

1. Todas as autoridades são constituídas por Deus?
Se você crê na inspiração Divina da Bíblia você vai responder sim.

2. As autoridades são constituídas por Deus para que?
Você encontrará a resposta nos versículos 3 e 4.

As autoridades constituídas por Deus recebem a autoridade para: "não causar temor naqueles que fazem o que é certo, mas sim nos que fazem o que é errado" v3.
Observe que as autoridades são servas de Deus, para o BEM. Mas, se alguém estiver fazendo algo errado, é evidente que deve temer, pois elas têm o poder de punir, pois estão a serviço de Deus para castigar os que praticam o mal.

Portanto, usar apenas o v1 para justificar o injustificável é deturpar as Escrituras. Autoridades que perseguem as pessoas que fazem o BEM e protegem os bandidos e ladrões não são autoridades constituídas por Deus, mas permitidas por Deus.

Lembre-se: As autoridades são constituídas por Deus para proteger o cidadão de bem e punir quem pratica o mal. E isso inclui também as autoridades eclesiásticas que não andam conforme a Palavra de Deus.
Portanto, medite em todo capítulo 13 de Romanos e peça a Deus entendimento.

Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Fato Histórico:

A exegese que os teólogos calvinistas fazem do texto de Romanos 9 não é derivada do Apóstolo Paulo e nem da ortodoxia cristã até o 3º século antes da constatinização da igreja, mas do Bispo católico e ex-maniqueu Agostinho de Hipona.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O texto de Romanos 5.12, ao qual Agostinho frequentemente recorreu, não nos diz como o pecado adâmico está relacionado com o pecado humano geral e, portanto, não pode ser usado para defender o pecado ou a culpa herdada; simplesmente nos informa que a morte permeou toda a raça humana “na medida em que todos pecaram”. Assim, Paulo está atribuindo à morte a duas causas não independentes, a Adão e a todos os seres humanos pecadores e em 1º Coríntios 15.22 sugere uma solidariedade da humanidade com o Adão da pré-história, mas isso pode não ser porque pecamos em Adão, mas por causa do pecado desencadeado no mundo através de nossos primeiros pais e outros atos nefastos na história primitiva.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Vasos de Ira e Vasos de Honra
Quem são os vasos de ira de Romanos 9 na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus);
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Já em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro levam em conta as atitudes do “barro”, do povo.
O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Portanto, quando o povo escolhe o mal, receberá o devido juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo.
Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que as suas escolhas sejam consideradas. Pois o desejo de Deus é que todos sejam salvos: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 1º Timóteo 2:3-4.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Entendendo a Predestinação Bíblica e Ortodoxa
Romanos 8.29: Porquanto aos que de ANTEMÃO CONHECEU, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
1º Pedro 1.2: Eleitos, segundo a PRESCIÊNCIA de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
A pergunta é: quem são aqueles que Deus predestinou? A resposta é que são aqueles que Deus CONHECEU DE ANTEMÃO. Quem são os que Deus CONHECEU DE ANTEMÃO? São aqueles que Deus, por meio da Sua PRESCIÊNCIA, pré-conheceu na eternidade passada, e que não resistiriam à ação do Espírito Santo em seus corações (Atos 7.51); aqueles que não se apostatariam da fé (João 6.60-67; 2ª Pedro 2.1); aqueles que não negariam o seu salvador (Mt 10.33; João 3.18; 1º João 2.22-23; 1ª João 5.12); aqueles que não se envergonhariam de Seu Filho (Mc 8.38). A esses Deus PRÉ-CONHECEU mediante Sua PRESCIÊNCIA e os predestinou; a esses Deus guarda; a esses Deus protege; e a esses ninguém os arrebata de Suas mãos. A predestinação vem depois da PRESCIÊNCIA.
No Evangelho de João 15.16, o discípulo amado diz que foi Jesus que nós escolheu; e em 1ª João 4.19, João diz que foi Deus que nos amou primeiro. Para entendermos essas passagens precisamos compreender que na eternidade passada, Deus, por meio da sua presciência viu e pré-conheceu a nossa fé, resiliência e perseverança em meio as nossas fraquezas, falhas, erros, pecados, decisões erradas e dúvidas. Foi esse pré-conhecimento na eternidade passada da nossa resiliência em nos mantermos fieis na fé em Seu Filho Jesus, que faz com que Ele nos escolha e ame primeiro; pois Deus viu e pré-conheceu por meio da Sua presciência que seriamos fies até o fim, apesar de tudo.
A predestinação de uma pessoa é mediante a PRESCIÊNCIA (pré-conhecimento) de Deus na eternidade passada (atemporalidade), por como uma pessoa na linearidade do tempo (temporalidade) responderá ao convite de Jesus: “E eu vos digo que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lc 12.8).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pai, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A Igreja Primitiva, Os Pais da Igreja e o Papado.
Alguns Católicos romanos e neo-calvinistas: “A igreja primitiva sempre reconheceu o bispo de Roma como o primaz e o cabeça da igreja”.
Igreja Primitiva e Pais da Igreja:
"...Como Verbo de Deus tem a primazia entre os seres celestes, espirituais e invisíveis, a tivesse também entre os seres visíveis e corporais, e para que, ao assumir em si esta primazia e ao tornar-se cabeça da Igreja, atraísse a si todas as coisas, no tempo oportuno". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, Livro III. XVI.VI
"Por isso, sendo Cristo cabeça da igreja, a ponto de Cristo e a Igreja formarem um só corpo". Orígenes, Contra Celso LXXIX
"Pois o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da Igreja; e Ele é o Salvador do corpo". Clemente de Alexandria, Strom, Livro IV. VIII
"Como Cristo é Cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo". João Crisóstomo, Homilia XX
"É Ele mesmo (Cristo) a cabeça da Igreja, como nos ensinam nas santas Escrituras, aos servos da verdade". Atanásio de Alexandria, Contra idolatria XLI
"Assim como Cristo é a Cabeça da Igreja que constitui seu Corpo e está destinada a participar de seu reino e da glória eterna". Agostinho, Doutrina cristã XXXVII. LV
“Aprendemos noutro lugar ser Cristo Cabeça da Igreja, segundo as palavras do Apóstolo: E ele o pôs acima de tudo, como Cabeça da Igreja”. Basílio de Cesaréia, Sobre o Espírito Santo IX
Quanto mais estudo sobre os Pais da Igreja, mais protestante me torno.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Quanto à interpretação de Romanos 9.13 (Jacó e Esaú), os livros dos profetas Obadias, Jeremias 49.7-22 e Amós 1.9-12, explicam detalhadamente porque Deus rejeitou Esaú (nação de Edom). A eleição de Jacó para ser a nação sacerdotal de Deus e todas as outras eleições são feitas pela Presciência Divina (1° Pedro 1.2). Não se interpreta a Bíblia usando um ou dois versículos, mas observando a sinoticidade das Escrituras. Toda vez que alguém tenta interpretar a bíblia usando versículos isolados, subverterá as Escrituras e gerará uma nova heresia.

Inserida por VerbosdoVerbo