Romanos
Após Jesus ser crucificado, os "romanos" lhe deram um tecido molhado com vinagre para beber, mas você sabe por que? Esse era o método na época de se limpar após fazer as necessidades. Veja o quanto Jesus foi humilhado para salvar nós!
The Me In You
No que quer que julgue, você se condena. - Romanos 2: 1
A jornalista Shana Alexander escreveu um livro que simpatizava com o caso de uma mulher que foi condenada por um crime grave. O escritor foi sensível à situação do acusado por várias razões. Primeiro, ela sentiu que a mulher foi condenada injustamente - dois casos semelhantes resultaram em indulgência do tribunal. Ela também disse que o acusado havia sido manchado pelos tablóides, o que resultou em opinião pública adversa. Mas a razão mais convincente foi que Shana se viu na mulher. “Ela me lembra de mim. Todos somos capazes de fazer isso ”, disse Alexander, comentando o crime em questão.
O apóstolo Paulo concordaria. Ele também se viu nos infratores da lei. Ele também percebeu que, por natureza, não estava acima dos crimes deles. Além disso, ele sabia que todos nós merecemos punição. Mas esse fato aumentou sua compaixão ao falar sobre Aquele que "veio ao mundo para salvar pecadores", de quem o próprio Paulo afirmou ser "chefe" (1 Tim. 1:15). Ele sabia que o Senhor havia sido paciente e misericordioso com ele, então queria mostrar a mesma paciência e misericórdia para com os outros.
Quando nos vemos nos outros, veremos que o perdão de Cristo não reflete nossa superioridade. Isso mostra a misericórdia de Deus.
Ensina-me a sentir a dor de outra pessoa,
A esconder a falha que vejo;
A misericórdia que eu demonstro aos outros,
essa misericórdia mostra a mim. -Papa
Negligencie as falhas dos outros e supere as suas. Mart DeHaan
Ele está falando de mim
Não há justo, não, nem um. - Romanos 3:10
Por muitos anos, as palavras de Romanos 3: 9-20 levantaram questões desconfortáveis em minha mente. Não tive problemas para ver esses versículos como descrevendo o egoísmo, crueldade, imoralidade, crime e conflito de nossa sociedade. Mas as palavras duras não pareciam se encaixar na maioria das pessoas que eu conhecia, incluindo muitos não-cristãos. Eles costumavam fazer boas ações, falar com sinceridade, tentavam evitar conflitos e mostravam respeito por mim e por minha fé. Não parecia correto descrevê-los como sendo "não lucrativos" (v.12), como tendo o "veneno de asps. . . debaixo dos lábios ”(v.13), ou como“ rápidos em derramar sangue ”(v.15).
Hoje, porém, vejo esses versículos como um retrato preciso do meu próprio coração e até das melhores pessoas que conheço. Reconheço que a semente de todo mal descrito aqui está presente no meu egoísmo e orgulho, e é apenas por causa da graça de Deus que não me tornei um monstro do mal.
Se formos honestos, podemos concordar com o pregador francês Adolphe Monod (1802-1856). Ele tinha um bom entendimento da santidade de Deus e de seu próprio pecado. No entanto, diante da morte e da perspectiva de encontrar seu Senhor, ele disse que Romanos 3 era "o retrato mais verdadeiro já pintado de meu próprio coração natural".
Isso poderia ser dito de todos nós. Quão agradecidos podemos ser pela maravilhosa graça de Deus!
A Bíblia, ó Senhor, é um espelho
que me mostra a necessidade do meu coração,
pois nela vejo uma imagem verdadeira,
um retrato meu desde o início. —Hess
O Calvário revela a vileza do nosso pecado e a vastidão do amor de Deus. Herbert Vander Lugt
Caminho da Paz
O caminho da paz que eles não conheceram. - Romanos 3:17
O evangelista GF Pentecostes falou de um homem que foi visitá-lo em uma reunião porque estava sob profunda convicção de pecado. Sua consciência o condenava continuamente. Ele ficou muito zangado com o Pentecostes e com DL Moody, que havia pregado na semana anterior.
“Eu gostaria que você e Moody nunca tivessem chegado a esta cidade!” Ele gritou. “Antes de você vir, eu não estava preocupado com meus pecados. Você fala de paz e alegria, mas transformou minha alma em um inferno. Não posso ficar longe das reuniões e comparecer a elas só me faz sentir pior. Você promete salvação, mas tudo que encontro é tormento. Eu gostaria que você fosse embora, então eu recuperaria minha antiga paz.
Você é atormentado por um monte de culpa? Ouvir sermões, frequentar a igreja - mesmo lendo Nosso Pão Diário - apenas aumenta seu sentimento de culpa e deixa você ainda mais chateado? O alívio de ser perdoado por seus pecados e a paz de uma consciência limpa não surgem simplesmente ouvindo o evangelho. Você deve crer nela e pessoalmente depositar sua confiança em Cristo (Romanos 3: 21-24).
Aceite o presente gratuito de Deus para a salvação hoje! É o único caminho de paz.
A única maneira de encontrar a paz
Acredite que Deus é santo (Is 6: 3), você é pecador e fica aquém da glória de Deus (Rm 3:23), seu pecado merece punição (Rm 6:23), e Jesus morreu em seu lugar (Rom. 5: 8). Aceite Seu perdão hoje (At 16:31).
Nosso coração está inquieto até encontrar descanso em Deus. Dennis J. DeHaan
O problema da vingança
Não retribua ninguém mal pelo mal - Romanos 12:17
Anos atrás, um homem que não gostava de soprar fumaça na cara desenvolveu uma maneira de os não-fumantes reagirem. Ele chamou seu produto de "Vingança". Era um desinfetante fétido que vinha em uma lata de spray de bolso. O spray deu aos fumantes uma dose de seu próprio remédio - ar ruim.
Muitos se ressentiram da ideia. Alguns riram disso. Outros ainda compraram algumas das coisas. Seus fabricantes estavam aproveitando a sensação de que todos nós já experimentamos: se não combatermos o insulto por insulto, seremos pisados.
Para o cristão, no entanto, há problemas em tentar "vingar" alguém. Abaixamo-nos ao nível da pessoa que nos irrita. Isso nos torna vulneráveis porque violamos os princípios da fé e do amor. A vingança apela aos nossos instintos inferiores, e não à alta estratégia de bondade encontrada em Cristo.
A Palavra de Deus é clara: Vingar-se nunca é a resposta. “'A vingança é minha, eu retribuirei', diz o Senhor” (Rom. 12:19). Então, o que devemos fazer quando alguém nos ofende? Devemos continuar fazendo o bem e deixar que Deus lide com a vingança em Seu tempo e caminho perfeitos. “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem” (v.21).
Colocando em prática
Alguém te machucou recentemente?
Que bondade você pode fazer por essa pessoa?
Peça a Deus para ajudá-lo a mostrar Seu amor.
Quando alguém erra, faça o que é certo - ame-o. Mart DeHaan
"Eu sou um presente!"
Apresente-se a Deus. . . como instrumentos de justiça. - Romanos 6:13
Alguns dias antes do Natal, a filha de 3 anos do pastor Jeff Callender ficou presa na emoção de presentes e doações. Ele escreve: “Uma manhã, ela estava atendendo, examinando, tremendo e adivinhando o que havia dentro de cada pacote. Então, em uma explosão de inspiração, ela pegou um grande laço vermelho que havia caído de um presente e o segurou no topo da cabeça. Ela olhou para mim com os olhos brilhando e sorriu ao dizer: 'Olhe para mim, papai! Eu sou um presente! '”
Todo filho de Deus deve dizer isso ao Pai celestial. Em vista de tudo o que Ele fez por nós, devemos nos oferecer a Ele livremente, incluindo nossos corpos. Fazendo isso, "mataremos as obras do corpo" (Rom. 8:13). E nos apresentaremos ao Senhor como um sacrifício vivo (Rom. 12: 1). Aqueles que realmente entregam tudo ao Senhor podem dizer com Paulo: "Cristo será engrandecido em meu corpo, seja pela vida ou pela morte" (Filipenses 1:20).
O Natal é o momento em que comemoramos o maior presente de Deus para a humanidade - Seu Filho Jesus Cristo. Ao contemplarmos o amor que motivou tal doação, que nossa resposta seja uma de entregar nossas vidas a Ele para Sua glória.
Vamos ecoar as palavras daquela menininha: “Olhe para mim, pai! Eu sou um presente!
O que darei a Cristo hoje,
àquele que se entregou por mim?
Darei a Ele minha vida, meu amor -
Por tempo e por toda a eternidade. - Anon.
Para fazer algo da sua vida, entregue sua vida a Deus. Richard DeHaan
Deixa-me em paz!
Ó miserável homem que sou! Quem me livrará deste corpo de morte. - Romanos 7:24
Séculos atrás, sabia-se que alguns imperadores romanos infligiam a horrível punição de prender o cadáver de uma vítima de assassinato nas costas do assassino. Sob pena de morte, ninguém foi autorizado a remover o corpo da pessoa condenada.
Essa prática horrenda lembra as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 7. É como se algo morto estivesse preso a ele e o acompanhasse onde quer que fosse.
Paulo estava expressando a experiência de todo filho de Deus. Ansiamos por pureza e santidade, mas às vezes nos sentimos impotentes no "corpo morto" de nossa natureza pecaminosa. Embora sejamos novas criaturas em Cristo e saibamos que nosso próprio corpo físico não é mau, a tendência ao pecado está sempre conosco. Isso nos faz gritar como o apóstolo: “Ó homem miserável que eu sou! Quem me livrará deste corpo de morte? ”(Rom. 7:24).
No capítulo 8, Paulo respondeu seu próprio clamor. Ele disse que, pelo perdão de Cristo, somos libertados da condenação eterna (v.1). Então, pela força do Espírito que habita em nós, somos capacitados a fazer a vontade de Deus (v.9). E um dia até nossos corpos mortais serão redimidos (v.23).
Louvado seja Deus, Cristo quebrou o poder do pecado! Ao nos entregarmos ao Espírito, podemos servir em novidade de vida.
A carne diz: faça o que você faria -
apenas seja o que você seria;
Mas Cristo diz: faça o que é certo e verdadeiro,
se você for como eu. —DJD
Cristo nos libertou da penalidade do pecado; o Espírito nos liberta de seu poder. Mart DeHaan
O que há de bom nisso?
Fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho. - Romanos 5:10
Quando nos deparamos com um problema feio e implacável, muitas vezes choramos: “Preciso de um milagre!” Um milagre pode acontecer, mas se não acontecer, isso significa que a bondade de Deus não está funcionando?
Deixe-me fazer outra pergunta: Por que a Sexta-feira Santa, o dia em que Jesus pendurou na cruz, chamado “bom”? Se alguma vez um milagre pareceu apropriado, foi então. Até os zombadores exigiram: "Se ele é o rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele" (Mt 27:42). Mas Jesus não desceu. O autor Philip Yancey o descreve como "um tempo sem milagre".
Jesus certamente não merecia crucificação. Mas Deus, de acordo com Seus propósitos amorosos, usou o mal que Jesus teve de suportar para realizar o bem que tão desesperadamente precisávamos - para ser "reconciliado com Deus pela morte de Seu Filho" (Rom. 5:10). É por isso que esse dia horrível pode ser chamado de "bom".
Você está sentindo que um milagre é sua única esperança de ver a bondade de Deus no trabalho? Considere o que Cristo realizou - não apesar de Seus sofrimentos, mas por causa deles. Reflita também sobre a Sexta-feira Santa, o dia de Cristo "Sem milagre". Um dia você será capaz de olhar para os tempos sombrios da sua vida e honestamente chamá-los de "bons".
Enquanto Jesus estava pendurado na cruz do Calvário,
o diabo e seus demônios sorriam;
Os discípulos lamentaram e lamentaram a perda,
mas Deus e o homem foram reconciliados. —Sper
Deus usa os reveses da vida para nos levar adiante. Joanie Yoder
Mesmo em nosso quintal
O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por sua causa. - Romanos 2:24
Grama ou ervas daninhas? Bluegrass ou grama charlatão? Grosso ou fino? Escurecer ou esverdear? Essas são as coisas que procuro quando dirijo pelo jardim da frente de um prédio comercial próximo. Para o crédito de seus detentores, o gramado está verde e livre de ervas daninhas há algum tempo. Mesmo no meio do verão, essa grama parece de primeira classe.
Há uma boa razão para eu estar sempre olhando este gramado. Ele agraciou os escritórios corporativos de uma empresa de cuidados com o gramado altamente competitiva e conhecida. Suponho que eles teriam uma boa desculpa se seu território não fosse perfeito. Eles poderiam alegar que estão tão ocupados atendendo os gramados dos outros que não têm tempo para si próprios. Por outro lado, quem respeitará um negócio que não usa seu próprio produto?
Ao longo da história, o povo de Deus esteve em uma posição semelhante. Eles sempre estiveram em exibição, representando o Deus verdadeiro e vivo. Infelizmente, como o apóstolo Paulo apontou, muitos crentes professos têm sido um péssimo testemunho para o Senhor (Rm 2:24).
Hoje, porque nos chamamos cristãos, mudamos a cabeça dos curiosos transeuntes. Como se por reflexo, as pessoas naturalmente nos observam. Eles querem ver se o que afirmamos ter realmente está funcionando - bem no nosso próprio quintal.
Eu não peço palavras poderosas
Para deixar a multidão impressionada;
Senhor, conceda que minha vida possa soar tão verdadeira.
Meu próximo pode ser abençoado. - Anon.
O que praticamos prova o que professamos. Mart DeHaan
Não é permitido luto
Chora com aqueles que choram. - Romanos 12:15
A American Hospice Foundation diz que as pessoas enlutadas tendem a manter seu luto em segredo no local de trabalho. Muitos de nós crescemos com a idéia de que a tristeza deve ser superada rapidamente. O que acontece com frequência é que negamos nossa dor, engarrafamos por dentro e tentamos ir sozinhos. Uma placa que diz NÃO É PERMITIDO GRIEVING também pode ser afixada nas paredes do trabalho.
Infelizmente, essa mesma atitude perigosa também pode invadir nossos lares e comunidades de fé. O luto apresenta um dilema para muitos cristãos. Quando sentimos a profunda dor da perda, muitas vezes a escondemos, acreditando que devemos ser alegres externamente, não importa o que tenha acontecido. Mas observe as palavras de Atos 8: 2. Lucas escreveu que, depois que Estevão foi apedrejado até a morte por uma multidão enfurecida, homens piedosos o enterraram e "fizeram grande lamentação por ele". Homens piedosos chorando e lamentando profundamente podem parecer contraditórios para alguns, mas a Bíblia afirma claramente em todo o seu impacto emocional .
O Senhor nunca pede que ignoremos a dor em nossos corações. Em vez disso, Ele nos chama a “chorar com os que choram” (Rom. 12:15). Devemos amar e apoiar um ao outro à medida que avançamos juntos pelo processo de luto.
Uma lágrima sincera pode mostrar tanto amor
Como as palavras nunca podem fazer;
Diz: "Sinto em parte sua dor,
meu coração se apega a você". —DJD
Uma tristeza compartilhada é uma tristeza dividida pela metade. - Shakespeare David C. McCasland
aquém do esperado
Todos pecaram e carecem da glória de Deus. - Romanos 3:23
É absurdo pensar que podemos chegar ao céu por nossos próprios esforços. O ex-pastor e radialista de rádio J. Vernon McGee ilustrou essa verdade referindo-se à impossibilidade de pular do píer de Santa Mônica, na Califórnia, até a Ilha Catalina, que fica a 40 quilômetros de distância. McGee dizia: “Agora, até o presente, ninguém conseguiu. . . . Eu vejo algumas pessoas que eu tenho certeza que poderiam me superar. Mas vou lhe dizer, eles não vão fazer Catalina. Todos são curtos.
A Bíblia diz em Romanos 3:10: “Não há justo, nem sequer um.” Deus é santo e exige perfeição de todos os que viveriam em Sua presença. Até pessoas boas não cumprem o requisito de entrar no céu, porque não estão à altura dos padrões de Deus (3:23). Eles precisam de salvação tanto quanto aqueles que são exteriormente imorais. Somos todos pecadores. Se tentarmos, da nossa maneira, chegar ao céu, ficaremos aquém. Mas Cristo providenciou o caminho para chegarmos ao céu. Ele se tornou a ponte por Sua morte na cruz por nossos pecados. Todos os que confiam em Jesus como Salvador são perdoados, e Deus os vê como perfeitos por causa do que Jesus fez por eles.
Ninguém é capaz de pular de Santa Mônica para Catalina, mas podemos alcançar o céu da terra - através de Cristo.
Não é o trabalho das minhas mãos que
pode cumprir as exigências da tua lei;
Tudo pelo pecado não podia expiar;
Tu deves salvar e Tu sozinho. —Toplady
Somos salvos pela misericórdia de Deus, não pelo nosso mérito; pela morte de Cristo, não pela nossa ação. Richard DeHaan
Aprendendo a Ver
Considerem-se mortos de fato para pecar, mas vivos para Deus. - Romanos 6:11
Em seu livro An Anthropologist on Mars, Oliver Sacks fala sobre um homem chamado Virgílio. Cego desde a infância, Virgil passou por uma cirurgia décadas depois e recuperou a capacidade de enxergar.
Mas, a princípio, como o cego curado por Jesus nos arredores de Betsaida (Marcos 8: 22-26), Virgílio teve dificuldade em ver. Embora ele pudesse discernir movimento e cor, ele não conseguia juntar imagens para entendê-las. Por um tempo, seu comportamento ainda era o mesmo de quando ele estava cego.
Sacks comenta: “É preciso morrer como pessoa cega para nascer de novo como pessoa que vê. É o interino, o limbo. . . isso é tão terrível. ”
Esse comentário ecoa os ensinamentos de Paulo sobre enterrar nosso velho e morto eu para andar em novidade de vida (Rom. 6: 4). É uma mudança espiritual dramática que pode trazer um tempo de difícil adaptação. Hábitos e atitudes enraizados podem permanecer como folhas murchas no outono.
Para vencer o pecado, devemos lembrar que ele não é mais nosso mestre (v.11), e devemos nos recusar a deixá-lo reinar em nossas vidas (v.12). Em vez disso, devemos nos oferecer a Deus como "vivos dentre os mortos" (v.13). Ao darmos esses passos, nossa cegueira espiritual se tornará uma coisa do passado e aprenderemos a ver Jesus mais claramente.
Graça maravilhosa! Que doce o som ...
Isso salvou um miserável como eu!
Uma vez eu estava perdido, mas agora fui encontrado,
Estava cego, mas agora vejo. - Newton
O pecado cega - mas a graça de Deus restaura a vista. Vernon Grounds
Romanos 5
Justificação pela fé e paz com Deus
( Is 32:17; Jo 16:33; Ef 2:14; Cl 1:20)
1. SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
( Jo 10:9; Ef 2:18; Hb 10:9; 1 Co 15:1)
2. Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
(Mt 5:11; At 5:41; 2 Co 12:10; Fp 2:17; Tg 1:2-3,12; 1 Pe 3:14)
3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
(Tg 1:12)
4. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança;
(2 Co 1:22; Gl 4:6; Ef 1:13-14; Fp 1:20)
5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 8:18 nos convida a enxergar nossas dificuldades com outra perspectiva. Muitas vezes, quando enfrentamos desafios, tudo parece sem propósito e a dor se intensifica, como se fosse uma prova sem fim. Mas o apóstolo Paulo nos lembra que existe algo maior que supera qualquer sofrimento passageiro: a promessa de uma glória futura.
Isso não significa ignorar a dor ou diminuir o peso dos problemas que vivemos; pelo contrário, é um convite a encará-los com a certeza de que não são o fim, mas um caminho. Ter fé é justamente manter acesa a esperança de que, por mais escura que seja a noite, a manhã sempre chega, trazendo luz e renovação. Quando nos apegamos a essa visão, conseguimos enxergar que cada desafio também pode nos moldar, fortalecer e nos aproximar de algo maior, deixando uma marca duradoura em nossa alma.
Assim, investir na nossa paz interior e naquilo que realmente importa é o que nos ajuda a dar um sentido mais profundo à nossa jornada. Afinal, a vida passa depressa, e olhar para além do presente é o que nos permite seguir com esperança e propósito.
Sobre os inacreditáveis episódios de ontem : "Nem os romanos deixaram tantas ruínas para os historiadores do futuro".
A reclamação é combatida e aniquilada ao ser contestada com a segurança e consolo firmada em romanos 8:28.
A Bíblia
Os cristãos católicos romanos, pensam que as Escrituras Sagradas foram copliladas, pela igreja Católica Romana! Até já ouvi um sacerdote dizer: " Os protestantes deviam agradecer a nós católicos, por terem a Bíblia, pois fomos nós católicos que fizemos a Bíblia! Fomos nós que fizemos o Cânon da Bíblia!" . Ora isto não tem nada de verdade! Primeiro porque quando foi feito o Cânon da Bíblia, não existia a igreja católica Romana! Mas existia uma igreja Católica, não Romana! Uma igreja sem nenhum misticismo ou idolatria! Uma igreja que já tinha a Bíblia como regra de fé! A igreja católica Romana, surge depois de tudo se ter modificado, desde o momento em que o Cristianismo surge como religião oficial do Império Romano! A Bíblia é feita o seu Cânon antes de tudo isto! Na época dos pais da Igreja! Assim como Jerônimo também traduz a Vulgata Latina, depois de já existir o Cânon. São Jerônimo traduz a Bíblia toda, para o Latim! Portanto a Bíblia não é dos católicos, pois também depois, mais tarde, na idade Média estes , proibiram a sua leitura!
HelderDuarte