Rios
Há dons que não se explicam: brilham no olhar, impõem respeito no silêncio, e erguem reinos com a força da palavra.
O processo de comunicação é, essencialmente, um processo de convencimento, manipulação, confronto ou instrução — dependendo da intenção de quem comunica e da interpretação de quem recebe.
A comunicação configura-se como um processo estratégico que pode assumir as formas de convencimento, manipulação, confronto ou instrução, de acordo com os objetivos e valores do emissor.
Comunicar é transitar entre universos distintos, onde cada palavra pode ser ponte para o saber, arma para o poder, espelho do conflito ou semente do entendimento.
Quem domina a comunicação escolhe: ensinar, enganar, enfrentar ou conduzir — e quase sempre o faz sem que você perceba.
Se um dia dominarmos os glúons — essas partículas mensageiras da força forte — e criarmos campos artificiais de confinamento quântico, abriremos as portas para uma nova era da humanidade: com materiais indestrutíveis, fontes de energia quase eternas extraídas do âmago da matéria, e a criação de mini sóis em laboratório, fazendo do homem não apenas espectador do cosmos, mas seu artesão mais ousado.
A energia mais poderosa do universo está adormecida dentro do homem. O segredo não está apenas em absorver, mas em vibrar com ela.
Aquele que desvendar os fios invisíveis que regem as forças do universo, deixará de ser apenas um homem — será o arquiteto do próprio espaço-tempo.