Rio
Tu Vens a Mim
Tu vens a mim
Como um rio que passa
E deixa suas águas em terra molhada,
Plantando vida num coração adormecido.
Tu vens a mim
Chegando de mansos passos,
Aprofundando-se em meu ser,
Cativando-me por ti querer.
Tu vens a mim
Para lançar fora o sorriso amarelado,
Que da minha face insistia em ficar.
E através do olhar do amor,
Do teu olhar, tu vens para eu te amar.
Tu vens a mim
Para me refazer, soltar o nó, criar laços,
Compor uma nova canção
Dentro da minha alma,
Do meu ser.
Tu vens a mim
Para mostrar que os sonhos não morrem.
Que uma nova direção,
Os rumos do coração possam,
Então, pousar.
Tu vens, finalmente, a mim
Tendo a límpida clareza que,
Nas tuas vindas,
Descanso o meu querer em ti, só em ti.
Porque tu és o amor
Que acaba de nascer em mim.
Seja como o rio! O rio sai abraçando outros rios, riachos, grotas e lagoas. E se realiza quando chega ao mar.
livro "Pense nisso 1"
Pelo sangue e pela fé
dogmas mortos
entre tantos vivos,
rio entre mundos
o pago sua moedas
são insignificantes
pois somente reis podem
viver para sempre,
entre o destino o ador perpétuo,
se cultua os mortos,
em lugares que sombras
seja profundas,
nas magoas furtivas,
impera o desejo,
que há razão
em meros momentos.
no atenuo ardi-o
da logica a uma justiça poética,
nesse conforto emocional
se detêm as margens do caos,
bem como as eras passadas,
em vidas perdidas,
amor adquerido,
ainda te amo,
no abismo da loucura,
apenas desculpas para o desespero.
falhas que te fazem desistir
de sentir bem,
no apogeu o senso intenso,
que ainda esteja nas sombras
atravessa a virtude,
sob esperança que dor da alma.
lembranças em históricos instantes,
aprisionados no vulto do idiando, medo,
assombroso desejo,
embriagado por dia apos dia,
tem se a voz amarga,
em outras horas se espalha...
na imensidão ares que ama,
suprimindo o algoz,
em formas antigas,
deduz a vida eterna.
“Ah, se eu fosse
rio que passa
ora em silêncio,
ora cantando,
trazendo esperança...
Flor pequenina
que nasce
nas manhãs douradas
para enfeitar o dia de alguém...”
Que a paz flua como um rio através das
profundezas do seu ser.
Que a alegria se levante dentro de você
como o sol da manhã
Que a força desperte o seu coração
e firme os seus passos.
E que a fé derrote cada medo.
Deus está com você em cada instante
do seu dia. E Ele não falha.
Ele é a tua fortaleza, a tua torre alta,
o teu libertador, e o teu defensor.
Ele cura, revela, corrige, e redireciona.
Ele é o seu bom Pastor e vai guiá-lo
com segurança através da tempestade.
Confie nele com todo o seu coração.
O Rio
nasce na minha porta
- preenchendo toda aorta -
um rio
de água negra
e fervente
que corre alheio
corta ao meio
e quebra
a paz e jaz
o silêncio
enquanto segue selvagem
o veio pulsante
e febril
transborda a margem
a forte corrente
transpassa a mata
e mata
de repente
deságua em guerra
em um mar calmo
esse rio
- lágrimas da alma -
inundando cada palmo
invadindo a terra
a sala
o peito, a mala
me afogo dia a dia
no rio de minh’alma
O homem e a felicidade.
Um belo dia, onde flores e abelhas se beijavam, onde rio e mar se namoravam. Um projeto de homem triste, pulava sobre as pedras, cantarolando "Pula um, pula dois, deixa a felicidade pra depois" Ele não sabia cantar para felicidade, então nesse dia, ele avistou na distância em que os olhos percorriam, uma menina, meio desengonçada, mas encantadora! Ele a flagrou em olhar de pensamento, não hesitou em perguntar:- Menina, o que pensa? A menina o respondeu:- Penso em como ser feliz.
De qual felicidade eles tanto precisavam, será que eles ainda acreditavam que poderiam ser feliz? A conversa não teve continuidade. Mas o projeto ainda estava ao lado dela. Olhando em direção contrária a qual ela olhava. Dias se passaram. As estações sorriam, mas eles continuavam em chuva. Choravam, sem parar. Mas sem sair do lugar. O tempo passou. E o dia tão chuvoso do olhar. Terminou com um começar.
A menina era inteligente, o garoto nem tanto. Logo percebeu que já era feliz. Só estava em momento, olhou para o lado, e o projeto ainda chorava. Então ali ela o abrigou, dentro do lar do abraço. Ele se encaixou a ela. O que era chuva e embaçar, se tornou sol com vista para o mar. No encontro do riso dela, ele encontrou felicidade singela.
Moral: A felicidade está tão perto da tristeza, tão quanto a mentira está da verdade.
Um rio, um barco, dois corações e um pôr-do-sol. Belezas que encantam os olhos, acariciam a alma e eternizam momentos!
A dança nos proporciona um prazer automático, é uma forma de arte tão boa que te faz rio e canoa ao mesmo tempo...Pois tu'alma navega no próprio corpo e o conduz qual uma canoa num rio calmo ou conforme a música em águas térmicas e agitadas...
Diante ao triste e devastador incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, percebe se mais uma vez o descaso do governo perante a educação e a cultura nacional. Em termos gerais para a maioria da população que não fazem a menor ideia e gravidade do ocorrido. Em termos comuns, explico. Lembrem do fato quando o governo federal se apoderou das contas com dinheiro das poupanças anos passados. Agora o governo federal não mais se apoderou mas consentiu e contribui por falta de interesse da destruição total do principal e maior acervo da poupança cultural do povo brasileiro. Fato este que vai prejudicar diretamente as próximas gerações de estudantes, universitários, museólogos, historiadores, artistas, botânicos, arqueólogos, cientistas, pesquisadores, professores, etc. brasileiros e internacionais. Em suma um fato de politicas publicas equivocadas de abandono perante um dos mais importantes patrimônios culturais públicos, que seria de propriedade natural de todo o povo brasileiro, que a partir da perda do Museu Nacional fica imensuravelmente pobre. E indo, alem mais, diante de um dos maiores crimes contra a cultura nacional e universal diante o ocorrido. Qualquer homem publico da cultura e da educação ou politico que falar, hoje, em reconstrução do acervo do Museu Nacional. Reafirma se na triste condição como total imbecil, despreparado, alienado, mentiroso ou analfabeto.
A cultura secular dos índios Karajás que sempre habitaram principalmente as margens do rio Araguaia e que suas aldeias desenham uma ocupação territorial que hoje modernamente se vê como um espaço entre as regiões dos atuais estados brasileiros de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Por tradição são hábeis canoeiros, e por esta razão que este meio de transporte é tao sagrado e forte dentro de suas tradições sociais tribais e das historias e iconografia entre as lideranças religiosas. Eles também manejam com maestria os recursos alimentares aquáticos, do cerrado e da floresta tropical, composto por frutos e sementes do cerrado, produtos primários das roças de coivara e da ictiofauna principalmente do rio Araguaia e de pequenos lagos da região.Diante de toda esta riqueza histórica, artística, identitária, etnográfica e antropológica desde meus primeiros contatos locais com a etnologia indígena brasileira no período que morei na Amazônia, me encantei com os método de educação, da transmissão, da identidade, o modo de fazer, via a queima do barro, a geometria gráfica, as pigmentações pelo jenipapo e pelo urucum dos saberes originais da própria cultura ancestral oral karajas para as crianças das novas gerações. Assim como o registro, das recreação, dos saberes, da responsabilidade tribal e comunitária pela retratação na arte cerâmica do universo que eles chamam de nós mesmos. Pelo que aprendi ate aqui o nome, karajás advém de uma denominação da língua Tupy direcionado para um grupo linguístico que se autodenomina Iny (nós mesmos), composto por outros três: os Karajás, os Xambioás e os Javaés. Cada sub-grupo possui uma maneira própria de falar, havendo entre eles uma forte diferença lingüística entre os homens e as mulheres.Os Karajás se destacam pela sua arte cerâmica, em especial pelo modo de fazer as Bonecas, também conhecidas como licocos, ritxòò e ritxkòkò, e que tem sido o meu principal foco de atenção, entre muitas horas de pesquisa, estudos e mesmo colecionismo de raros e inestimáveis exemplares durante um pouco mais de 45 anos de minha vida ligada a arte e a cultura. Em meu entendimento, concluo que a principio o fazer das bonecas seria um atributo exclusivamente das mulheres por mais que eu já tenha adquirido exemplares diferenciados principalmente em madeira confeccionadas por homens, que vivem na comunidade tribal com certos atributos tribais diferentes mas dentro desta secular tradição, estes casos são muitos raros, mais registro que existem. Esse saber tradicional da forma de fazer as bonecas karajas foi objeto de um processo vagaroso e de muitos anos por parte do Ministério da Educação, da Cultura e do IPHAN para seu registro como patrimônio imaterial nacional brasileiro. Diante disso o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, no dia 25 de janeiro de 2012, o ofício e os modos de fazer as Licocos - Bonecas Karajás como Patrimônio Cultural do Brasil, para meu orgulho, de toda cultura karajas e para minhas quase um pouco mais de duzentas filhas e filhos, as nossas queridas bonequinhas.
Oh, meu Rio de Janeiro!
Céu azul, mar azul... ao invés de eu cantar uma BOSSA NOVA... eu vou te contar uma NOVA... A MOCINHA de Ipanema VOLTOU para mudar seu astral... e também seu visual...
Em plena natureza elegante... o que mais se destaca é a MOCINHA deslumbrante!
Eu vou te contar... Rio de Janeiro!
Eu Rio... de Janeiro a Janeiro!
Só rio muito!
Sorrio... se ela VOLTAR pra mim!
Oh! Rio, fique momentaneamente com a sua beleza elegante e a beleza dela deslumbrante... que eu quero ela de Janeiro a Janeiro!
Descendo um rio, vejo um jovem, remando, remando sua almadia, seguindo a corrente, pois não sabe que ao final existe uma queda-d'água da cachoeira.
No rio que corre nossos sonhos jorra água cristalina em todas dimensões, basta te olhar, em todas direções.
Perdão presente é rio corrente e em nossas vidas causa de brilho nos olhos pra muita gente, bendita é a intimidade guardada dos (ladrões) que em nós apavora.
A vida com seus karmas é como um leito de rio e seus afluentes, não sabemos como e quando iremos desaguar...