Rimas sobre a Juventude
Desde a minha tenra juventude sou agraciado a cada ano letivo com a presença da GREVE DE PROFESSORES! Será se nada mudou? E se mudou, por que ela ainda existe?
Essa juventude materialista ainda vai precisar escutar as batidas do coração para encontrar paz nessa vida. Porque o objeto não proporciona a real felicidade... Tudo descartável.
Por que na juventude miramos a vida como imensuravelmente longa? Porque temos de encontrar lugar para as esperanças sem limites, com as quais a povoamos e para cuja realização Matusalém teria morrido jovem; em seguida, porque todomamos como medida da vida os poucos anos que já temos atrás de nós, cuja lembrança é sempre rica em material, portanto longa, já que a novidade faz todos os eventos parecerem significativos.
Na juventude rege a intuição, na velhice, a reflexão. Dessa forma, aquela é a idade para a poesia, esta mais para a filosofia. Também em termos práticos somos determinados na juventude pelo que foi induzido e por sua respectiva impressão, na velhice apenas pelo que foi pensado. Em parte, isso se deve ao fato de que s[o na velhice ha casos intuitivos em numero suficiente para serem subsumidos a conceitos, ganhando, assim, plena importância, conteúdo e credito; ao mesmo tempo, ha moderação, pelo hábito, da impressão do que foi intuído. Por outro lado, na juventude, a impressão das intuições portanto também do aspecto exterior das coisas especialmente quando se trata de cabeças vivazes e fantasiosas, é tão preponderante, que o mundo é visto como uma pintura. Desse modo, preocupam-se sobretudo em saber como figurarão e se apresentarão nesse mundo, bem mais do que a respeito da própria disposição interna. Isso se mostra ja na vaidade pessoal e no exagero em cuidar da aparência, característicos dos jovens.
Aquela "fosforescência sensual
na qual se deliciava minha juventude"
jaz agora quase atrás de mim
como uma região de sonhos
onde um anjo
de hálito ardente
dança como uma diva
por veias estranhas
pelas quais o desejo
perscruta e lamenta
E dança
e dança ainda
e ainda avança
A juventude não é a idade da reflexão; embora alguns jovens fujam da regra, os demais precisam de ajuda para chegar a considerações sérias.
Que a vida leve minha juventude, a beleza, o frescor da pele, o brilho dos olhos, a agilidade, mas não a essência, a sensibilidade, a capacidade que tenho de enxergar a vida com esse olhar encantado.
50 ANOS.
Uma infância com apreço
uma adolescência bem vivida
na juventude algum tropeço
e a experiência adquirida
ao meu Deus hoje agradeço
por meio século de vida.
"Um dia tudo que fizemos será apenas história, e se perderá com o tempo, pois a juventude se renova e com ela vão vindo novas histórias que procurarão eternizar; Mas, sua história não será esquecida se apenas se contentar em viver, comer e amar."
“A inapetência voraz à leitura, por parte dessa juventude, não é outra senão o produto sonhado e propalado pelo socialismo anacrônico; aliás, insta redundar, como se houvesse algum outro que não o fosse.”.
As mulheres mais velhas, recordavam a juventude de quando foram atraentes; outras que nunca foram atraentes, recordavam quando quiseram ter sido.
A vida nos dar de presente três ciclos:
Infância, Juventude, Maturidade.
A velhice, é a cartilha com a síntesedos três.
Não deixe que nada o afaste de seus sonhos de juventude, pois não se vive deles, mas se constrói um mundo melhor quando se consegue continuar sonhando. Bruno Calil Fonseca
JUVENTUDE (soneto)
Lembras-te, poesia, quando, era só alegria
Ao fim do dia, o pôr do sol mais que luzidio
Era arrepio na alma, e a satisfação persistia
E em teus versos canto de juventude no cio
Tudo era ingênuo, melodioso e de fantasia
Felizes, ambos, íamos trovando o desafio
Fio a fio, nas venturas com a boa teimosia
Ecoando em nós o inato recato de ter brio
Tudo era longo, e o agora mais duradouro
O azul do céu num infinito da imaginação
E o amanhã no amanhã, um novo tesouro
E em nosso olhar, aquela tão mágica visão
De que tudo é possível no sonhar vindouro
E o mundo seguia mundo sem preocupação
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31/03/2020, 14’27” - Cerrado goiano
Algumas pessoas carregam a beleza estupida da juventude , e o pior estão crentes que nunca irão mudar que nunca irão envelhecer , e para essas pessoas o poço fundo da frustração futura será amargo pois quando um dia nao distante , irão se dar conta que a beleza acabou e que infelizmente no fim de tudo e aos olhos de todos , eram apenas pessoas lindas como a manhã de Natal mas por dentro eram literalmente fúteis , sem graça e vazias .