Rico
O rico explora o pobre, e o poderoso não perde a chance de oprimir e humilhar os fracos. É preciso ser muito prudente com pessoas que exercem o poder, a fim de não ser dominado por elas
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
O autor descreve os preconceitos de uma sociedade desigual. O rico é sempre considerado bom, educado, culto e digno de respeito; o pobre é sempre tido como preguiçoso, sem valor, imoral, um peso que não merece ser levado a sério. Quem se dá ao trabalho de conferir tais preconceitos, acaba descobrindo que as coisas são exatamente o contrário. É no confronto social que ricos e pobres podem compreender o porquê de sua própria situação.
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
"Antes de se casar seja feliz
Antes de namorar seja feliz
Antes de ser rico seja feliz
Antes de trabalhar seja feliz
Antes de chorar seja feliz
Antes de viver seja feliz"
"Não quero ser rico, tampouco pobre,
só quero ter pão na mesa, roupa pra vestir, sapatos bons pra calçar e uma casa confortável pra me abrigar! é pedir muito?"
Semana passada tive uma conversa com um homem de uns 40 anos. Casado, pai e muito rico ele me dizia que sabia que sua velhice seria solitária. Me perguntou: Tallita, você acha que meu filho vai querer cuidar de mim (com ironia e deboche)?
Respondi: Depende de como você o criou. Eu, por exemplo, desejo cuidar da minha mãe até o fim, e nunca deixá-la sozinha.
Retrucou: mas ele pode casar com uma mulher que não goste de mim. Respondi: verdade, mas novamente vai depender dor valores com os quais você o criou. Quando meu noivo Marcelo Todeschini me pediu em namoro, uma das primeiras coisas que disse a ele foi que cuidaria da minha mãe na velhice, e ele me respondeu que tudo bem, pois ele também cuidará dos seus pais até o fim. Até quem nossos filhos escolhem como companheiros é fruto dos valores que lhes imputamos.
Aquele homem ficou muito confuso e desviou a conversa, e continua com seu temperamento difícil e seus argumentos pessimistas, típicos do homem infeliz deste século, sem Deus.
Dialogo de TVB C/ FHF
Riqueza! Ninguém é rico na terra, as riquezas estão no Céu, o verdadeiro tesouro está na Glória. Amor! O amor não encontra um objeto apropriado aqui; o nosso afeto está posto nas coisas de cima, onde Cristo mora à mão direita de Deus."
O maior time do mundo não é o mais rico e nem o que é formado por grandes astros do futebol, mas o maior time do mundo é aquele que faz vibrar e alegrar o coração dos seus apaixonados torcedores.
O rico insensato faz da riqueza o seu deus e, ainda, por tabela, a si próprio como seu deus. Já o pobre cobiçoso, faz da pobreza sua causa de revolta contra o seu semelhante e contra o verdadeiro Deus, seu Criador. Porém, tanto um quanto o outro, são igualmente adoradores da riqueza (idolatria). Um, por possuir a riqueza e, o outro, por querer possuí-la.
Ser rico e morar junto com os pobres não há nada de anormal. Anormal é ser milionário roubando as pessoas, lavando dinheiro, mesmo morando junto com os ricos.
O nordeste!
És rico como um pomar
és belo como um jardim
tens a beleza do mar
de origem tupiniquim
o nordeste é para amar
como alguém pode odiar
um lugar tão lindo assim
Muitos pensam que é preciso ser rico para ser generoso. Assim como nem todos os pobres são miseráveis, nem todos os ricos são generosos.
“Economicamente sabe-se que para ser rico devemos poupar, ou seja, deixar de gastar hoje para ser gasto no futuro. Como o futuro é incerto, viva o presente gastando tudo que ganha com seus sonhos e desejos, senão correrá o risco de deixar suas riquezas para quem não dará valor”.
Sou pobre, não possuo bens e tampouco dinheiro, mas sou rico porque possuo caráter, dignidade, filantropia, rico de espírito, alma e amor.