Revolução

Cerca de 1192 frases e pensamentos: Revolução

⁠“RE”VOLUÇÃO
Vivemos tempos de muita reflexão. Onde culpar um inimigo, aliás, tese que não é novidade na história, é um dos fatores para tentativa de uma pseudo-união, que se forma em torno de combatê-lo. Antes que alguém me acuse do que quer que seja, pasme-se, por ambas as forças que cada vez mais se polarizam em nosso Brasil, convém que se façam alguns registros.
Essa caça às bruxas não nasceu de hoje, a história mundial já registrou vários desses episódios onde esse antagonismo implacável acabou por emplacar guerras, mortes, violência. Todos deram a vida por suas causas. E o que a humanidade tem evoluído com isso? Geralmente é e nome da liberdade que muitos perderam a vida.
Mais especificamente em nível de Brasil, nasci num regime de exceção e hoje o creio assim, haja vista que, embora não tivesse tido uma infância abastada, havia alguma ordem na sociedade e não vou reportar aqui ser era por força ou por educação. Em tal época, pelo que lembro, era preciso estudar para as provas, as lições eram “tomadas”, o trabalho doméstico era uma obrigação de todos, inclusive crianças, dentre tantos outros “disparates”. Inexistia qualquer criminalização para isso!
Em seguimento, vivi a abertura democrática, lembro que em tal época havia pressões sindicais entrelaçadas com outros interesses políticos, cuja bandeira comum era acabar com a ditadura.
Pois bem, a “dita cuja” faleceu, negociadamente, houve campanha para eleições diretas, com o povo nas ruas.
O país, entretanto, passou, a meu ver, a viver um período de abertura, mas, na imensa maioria dos governos, tanto os ditos de direita quanto os ditos de esquerda, houve a gestação, cada vez mais pujante, da grande mácula desse País Gigante batizada de corrupção – e com um excelente “pré-natal”.
Passamos por presidentes: com “problemas de saúde” (falo físicas), quase super-heróis (na luta contra os já velhos fantasmas), intelectuais (na época era apoiado pela direita mas hoje tem a pecha de esquerda), governos mais populares (à base de romanée conti) e, agora, um governo, eleito pelo povo como todos os outros, que também tem como bandeira central o combate à corrupção (comum na campanha de todos os outros).
Não é preciso repisar a história do que aconteceu e do que vem acontecendo.
As “desinformações” existem de toda a “desordem” (redundância proposital), desde a imprensa massiva até os meios mais populares de comunicação.
Há fomento de novos “valores”, como se toda a sociedade fosse obrigada a colocá-los acima de todos os outros que também sustentam as famílias. E mais, são situações que estão muito mais como bandeiras remotas em relação às verdadeiras atitudes. São muitas bandeiras levantadas em nome disso ou daquilo, mas a efetivação do amor ao próximo pouco se vê na prática, ali, do outro lado da rua.
Posso referir que já vi fervorosos defensores, das mais variadas bandeiras da modernidade, tratar com desdém e desrespeito um trabalhador de um restaurante. O que realmente vale? Bandeira ou atitude?
O sistema de um País democrático é sustentado em dois grandes pilares: respeito aos direitos e garantias individuais; e também na autonomia e independência entre os poderes.
Como será que estão nossos pilares?
A resposta, independendo de sua ideologia, a menos que se possa rubricar fortemente a hipocrisia, é que ambos estão fragilizados. E muito!
Ocorre que, ao ver do escritor destas palavras, os poderes não são autônomos e independentes há muito tempo.
Da mesma forma, o respeito aos direitos e garantias individuais, nessa disputa pelo poder, está cada vez mais fragilizada.
E o Outorgante Maior está cada vez mais desprestigiado!
Aquele que não reza na cartilha do congresso (nem vou dizer qual) não governa. Da mesma forma, estamos vendo um judiciário que a tudo pode (manda investigar, prender e ainda julga). Bem verdade que não sou favorável a outorga de uma carta em branco a quem quer que seja no executivo.
Mas as reflexões que entendo pertinentes são:
- Será que vivemos num Estado de Direito? Na forma e na realidade?
- Será que já não vivemos uma ditadura (mas travestida)?
- E o povo, nesse cenário, está, verdadeiramente, com seus direitos resguardados?
- Que Ordem desejamos?
Tudo ainda é uma incógnita, mas essa instabilidade não tem um nome ideológico, vem sendo fomentada há anos e financiada pela malfadada corrupção que assolou, assola e não se sabe, por quanto tempo, ainda assolará esse amado País.
Estejamos sempre altivos e intransigentes com os nossos valores, não os fragilizando em nome de quem quer que seja.
A respeito da grande reforma, pego carona no legado deixado por Immanuel Kant: “Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.
Tenhamos fé que, de alguma forma, a Ordem se estabeleça, a Paz possa reinar soberana e o respeito a todos que pensem de forma diversa seja respeitado.
Encerro nas palavras de Voltaire:
“Posso não concordar com nenhuma das palavras do que você disser, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”.
(Alfredo Bochi Brum)

Inserida por alfredo_bochi_brum

⁠"Nem toda revolução começa com o barulho das armas. Às vezes a soma das insatisfações silenciosas eclodem num desejo de justiça tão intenso, que mesmo o medo, motivador da inércia, parecerá insignificante e desprezível ante a imponência dos fatos. O perigoso silêncio será rompido por uma voz, talvez duas... Três ou mais...E aquele que domina sob as luzes da hipocrisia, da enganação e da roubalheira cairá mais fácil do que se pensa. E um berrante (Ironia do destino) como trombeta soará nos céus da cidade e das vilas e das roças. Um campo minado também é silencioso, mas quando explode percebe-se que o silêncio, associado à injustiça, é bomba armada, prestes a explodir.
Do céu vem a sentença para os filhos da corrupção. Em algum tempo vem. Os que passam pelo poder e nunca apreciaram o prazer de fazer o bem, não são dignos dele.
URUARÁ AINDA GEME COM AS DORES DA INJUSTIÇA E DA CORRUPÇÃO. NO AR VÊEM-SE MUITAS NUVENS E NELAS MUITAS NOTAS, NOTAS FRIAS... DEVE SER POR CAUSA DA TEMPERATURA DAS ALTURAS."

Texto publicado no site "Pensadores"

Avanildo Moreira Mateus

Inserida por Avanildo

Essa revolução traz à tona instintos de barbárie primordial, as forças sinistras da inveja, da ganância e do ódio – isso até mesmo seus contemporâneos podiam ver muito bem.

Alexander Solzhenitsyn

Nota: Trecho do discurso A Reflection on the Vendée Uprising (Uma reflexão sobre a revolta de Vendée, em tradução literal), realizado na França, em 25 de setembro de 1993.

...Mais
Inserida por ThinkAboutIt

⁠Uma verdadeira revolução está a caminho na questão do envelhecimento. Viver muito deixará de ser um problema e passará a ser a Solução de muitos outros problemas

Inserida por Leocadio17

⁠Vários rappers pagando de consciência e revolução,mas
essas palavras perdem valor,
quando as atitudes seguem
na contramão.

Inserida por JFSRap

Uma criança era como uma revolução, Grigori pensou: você pode começar uma, mas não pode controlar aquilo em que ela se transforma.

Inserida por pensador

"Se a Revolução é a desordem, a Contra-Revolução é a restauração da ordem. E por ordem entendemos a paz de Cristo no reino de Cristo. Ou seja, a civilização cristã, austera e hierárquica, fundamentalmente sacral, antiigualitária e antiliberal".

Inserida por LEandRO_ALissON

Solução?
A Revolução do Amor e da Educação. Para essa eu entrego meu corpo, alma e pensamentos

Inserida por sergiotaboada

Acontecimentos importantes como a Revolução Industrial, que não só modificou a conjuntura social e política de uma época mas que modificou o mundo inteiro para sempre. Se pensarmos o que representa a
inovação técnica de uma máquina, o fato em si não é tão importante, mas os
resultados e as influências que se sucedem e que servem para alimentar a
história e os casos a serem estudados abordados dentro dela.

Inserida por cristiane_neder

As qualificações técnicas que envolveram o destino da Revolução Industrial hoje envolvem de forma análoga o destino das novas tecnologias de comunicação. Não na questão do mecanismo usado nem tampouco das máquinas agora usadas, muito diferentes as máquinas da Era da Industrialização.

Inserida por cristiane_neder

Foram abordados desde a escala da Revolução Industrial para a Revolução Informacional gerada pós - Guerra Fria, demostrando para qual arquitetura política as novas tecnologias de comunicação estão à serviço, e como a Guerra Fria é feita hoje da mesma maneira espacial, mas de outra
forma dirigida através das novas tecnologias de comunicação, não mais pelos mísseis aéreos, mas pelos satélites e seus retransmissores. E de que a
necessidade de supervisionar hoje é maior do que a de atacar.

Inserida por cristiane_neder

⁠O preço do mundo moderno

Revolução industrial.
A luz.
A escalada pelas modernas pirâmides ornamentais.
O homem, o templo de cristais.
Desprezo, se grita ou se come, tanto faz.

Atrativos cruzeiros.
Usinas, magistrais luzeiros.
Mineração.
Chão.
Petróleo.
Perfuração.

Metrô, trem.
Corredor.
Túnel.
Pontes, Niterói grande construção.
O trigo sumiu.
O pão.

As grandes máquinas.
Sinais viajando de Marte a lua.
A grande obra do homem.
A ciência, uma política de magia.
Se resolveu o pecado do homem.
Hummm, olha a tecnologia.
Que fabrica perseguição.
Que causa depressão.
Segunda guerra mundial.
Veja de lá a magia.

Quem sabe bem antes.
A guerra das civilizações.
Eu sei, que de todo canto invasões.

Leitura de mente.
Picada de serpente.
Ativa se programação.
Vou bater nessa tecla.
Quem sabe o tribunal desperta.
A grande revelação.

Uma elite no luxo.
Enchendo o bucho.
Muitos nascendo, crescendo, vivendo o tormento, a tribulação.

Nada sobrenatural.
O homem científico, político, religioso e tecnológico.
Detém sórdida maneira de manipulação.

Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

A Revolução Francesa derrubou a aristocracia hereditária para estabelecer a aristocracia financeira.

Inserida por Mario11

Cada revolução na Europa serviu para melhorar a vida dos judeus que durante séculos eram perseguidos pelos cristãos.

Inserida por Mario11

"Quer mesmo entender a Revolução Russa? Então procure saber sobre Jacob Schiff." - em Aforismos de Alberto Parlatore

Inserida por AlbertoParlatore

⁠A verdadeira revolução vai acontecer quando o povo se der conta que está atual Democracia em que vivemos hoje, nunca passou de Regime disfarçado de liberdade!

Inserida por Fernandoalfradique

"⁠A democracia se constrói, necessariamente, a partir de uma revolução. E não existe revolução alguma, sem derramamento de lágrimas e sangue".

Inserida por paduadesousa

⁠Levanto a bandeira da revolução
Eu canto e a minha voz ecoa na nação
A jornada é dura, eu não desisto não
Eu tô na rua é pra lutar e que haja flores onde eu pisar

Inserida por pensador

⁠Da evolução para revolução

Desde o Paraíso.
Eva mulher perfeita!
Dos prazeres foi tentada
E julgada pecadora.

Sem esperanças
Ao parir uma criança
Recebeu como herança
As dores do parto!


Nos tempos dos coronéis
Casamentos arranjados.
Filho menino-homem!
Se não, eram cruéis.


Tristes e acuadas
Muitas fugiam;
Saiam para o mundo
E se tornavam vadias.

Começou uma revolução.
Nas fábricas, na sociedade.
Enfim!
Em cada Nação!

Cortaram os cabelos;
Vestiram calças de fazendeiro
Horrorizaram os machistas!
Conquistaram seu próprio dinheiro.

Ganharam o poder do voto
"-Homem, não manda em mim!"
Pois bem.
Nasceu o divórcio!

Podem estudar;
Podem trabalhar;
Podem ter poder;
Podem ser!?

A luta é contínua.
Mulheres de todas as cores;
Mulheres de todas as raças.
Mulheres cheias de graça!

Souberam cortar os laços.
Gostam de um abraço!
Temos que ter respeito.
Isso não é defeito!

Continuam mulheres!
Independentes;
indiferentes;
Inconsequentes.

Na mocidade à liberdade;
De escolher sua sexualidade
Com responsabilidade
Não importando a identidade!


Mulher!
Mãe!
Ampara, cuida.
Alicerce firme e seguro;

Ensina seu filho homem
Educar, respeitar;
Não agredir;
amar!

Simples assim!
transforme-os em cavalheiros!
Homens sem preconceitos.

Nem tudo é perfeito
Tenha respeito!

Inserida por SoniaGuiraldelli

Não tenha medo de quebrar padrões, seja a sua própria revolução. Se ame, se valorize, se enalteça... Tu és a MULHER MAIS FORTE, LINDA E CORAJOSA QUE VOCÊ CONHECE. Você sabe das tuas lutas, das suas batalhas, das suas tristezas, das suas vitórias e das suas alegrias... Apenas você e Deus, conhecem a sua dor, e seu coração. Não deixe ninguém lhe diminuir por você, ser você mesma. E nem aceite menos que você mereça!

Inserida por zaara_lucia