Revolta de Amizade
Ninguém é humilde diante do poder, no entanto é importante ser sábio o bastante para que sua posição na sociedade não afete os outros
''Era incrível, sim, era incrível como os dois eram. Aquele amor intenso, aqueles olhares do nada. Mas, o mais engraçado era que antes mesmo dele chegar, o corpo dela sentia, sua pele se arrepiava inteira e ela quase ficava sem ar. No entanto, quando ele a tocava, vinha uma imensidão de sentimentos, sentimentos assim, inexplicáveis. Era mais do que amor, acho que eles eram ligados.''
Não podemos prever o que irá nos acontecer em um futuro próximo ou distante, assim como nunca saberemos dos planos de Deus em nossas vidas. Tudo acontece muito rápido em uma sequência que muitas das vezes não tem tanto sentido, é assim a vida como ela é: Uma louca viagem que acima de tudo necessita de fé. Por isso nunca se esqueça de apreciar os bons momentos da vida, pois tudo passa, só não podemos deixar que as coisas simples passem despercebidas. Eu queria terminar esse texto de uma forma menos triste, Mas hoje dia 29 de novembro de 2016 não foi um dia comum, o Brasil, o mundo amanheceu em prantos com a notícia de uma tragédia cruel, ocorrida com o avião que transportava a delegação do time da Chapecoense, que no dia seguinte jogaria o jogo mais importante de sua historia; a final da copa Sul-Americana, mas isso não foi possível, quis Deus talvez que o legado desse grande time terminasse ali diante das montanhas colombianas que nunca mais serão as mesmas, então me despeço aqui com uma frase: "Pelos caminhos dessa vida que trilhamos que nunca passe despercebido o ar que respiramos" #Somos todos #CHAPECOENSE
O ato de aplicar conhecimento para fins escusos produz um efeito deletério sobre as virtudes humanas.
Vivemos tenso, intenso e muita das vezes sem saber a extensão do nada ao qual verdadeiramente somos. Efêmera vida existencial. Um dia tudo acaba, bem ou mal.
Um povo conservador? É aceitar ser dominado e imobilizado, e calado inerte observar seus valores morais, intelectuais, de sobrevivência e de segurança, serem massacrados por tremermos diante ao importuno e temermos a mudança em nossas vidas....
nene policia
Um sorriso na face aformoseia o ser, e oculta as amarguras de um triste viver.
O que fazer para a alma sorrir? Cantar? Talvez, mas verdade é que a alegria de viver estão nas coisas mais simples, que a agitação da vida moderna rouba dos seres humanos cada vez mais.
Eu não tenho tempo a perder. Partindo do pressuposto que não sou dono do tempo, vivo cada momento que me resta, porque é o que tenho para o momento, não posso mudar o acaso, muito menos estabelecer o que se sucederá no desenrolar da minha odisseia terrestre, quero dizer, a vida é um milagre e o viver imprevisível. Portanto, vamos vivendo, seguindo o estabelecido de cada fração do tempo que se chama hoje. O amanhã? Iremos, faremos ou seremos, se assim Deus nos permitir.
NOSSO AMOR
POEMA
Que bom, você tocar meu coração!...
Na hora mais oportuna, sendo receptiva... Nos afeiçoamos.Tudo aconteceu tão de repente...agradecido e feliz, canto até hoje: "Solidão nunca mais".
Há respeito mútuo na nossa relação...
Em nossas maneiras estão presentes o carinho,a delicadeza, a admiração;
Nossas palavras são doces,
e nossos momentos, cheios de ternura e emoção...
Nosso amor é fogo que não consome,
É tempestade que passa e não destrói;
Edificação que não cai,
Rocha inabalável...
É convívio que não dói.
Nosso amor é vida que não morre,
É aço que a ferrugem não corrói;
É prazer que não acaba mais,
É água que corre da fonte...
É flor que não murcha,
É coisa que não sai.
Não posso desfazer de tamanha conquista.
Foram tantas alegrias vividas nestes anos...
Esse sentimento divino enraizou em nós, para ficar.
Graças a Deus que as lutas vêm; mas logo passam, porque o amor tudo suporta!
(29.11.16)
VEJO...
Vejo em teu olhar fixo, no infinito, mistérios indecifráveis;
mas, um deles, me revelaste: a supremacia das imagens, transpostas à tua retina. Isso transpareceu em teu semblante.
O conjunto dos elementos representados nesta foto, no plano inferior; se ofuscaram diante do teu imenso brilho!
Vejo retraída e tímida à tua volta, a exuberância da natureza...
Em teus longos cabelos pretos, sedosos e bonitos...
Vejo o esmero do Mestre em seu ofício; seu gosto pela cor e pelo belo, não me espanta.
A celeste técnica usada no trabalho; e a liberdade do traço do artista,no desenho, me encanta.
E no conjunto da obra, vejo em ti, a grandeza da arte, produzida pela mão divina.
(26.11.16)
UM MOMENTO NO PARAÍSO
CRÔNICA
Por um tempo, não ouvi e nem inspirei as impurezas, sonoras e do ar, da metrópole; provenientes dos motores veiculares - na sua grande maioria -,no processo da queima incessante de combustíveis fósseis. Foi um investimento compensador aquele meu: estar naquele Parque Natural.Tudo era novidades por lá,mesmo sendo eu de origem interiorana,mateira.
Notei uma leveza em meu corpo!...E uma folga em minh'alma!... quando pus meus pés naquele santuário.
Provei do doce das frutas e do prazer das massas; e matei a cede na fonte da água da vida.
Abracei o jequitibá, e como os povos indígenas,naquele instante,fiz meus pedidos a Deus; e olhando para a copa do mesmo,me vi mais perto do céu.
Guardei em meu arquivo pessoal,o registro das imagens das palmeiras-juçara, que fornecem ao homem o palmito...
E as achei bonitas!...
Morri de dó delas, ao saber que, são sacrificadas por tão pouco!...
Recebi a paz do silêncio e o frescor da mata, em cheiro suave da terra molhada pelas águas, que regam aquele paraíso, nos períodos chuvosos.
Andei... Andei...O tempo todo; pisando em tapete de folhas das árvores que desprenderam dos galhos no tempo certo, e forraram o chão para mim.
Mas, o paraíso não estava completo: senti muita falta dos pássaros e de meus amores... que também alçaram voos para outros lugares... Andam arredios.
Conheci o pau-brasil que deu o nome ao meu país; revi o umbuzeiro,o pau-ferro...o jacarandá,o cedro; e no caminho, me encantei com a beleza das flores!... A densa floresta do Instituto Agronômico, some de vista e é um encanto só!...controla o microclima urbano e preserva a flora e a fauna; serve de lazer para a população e de estudos para a comunidade científica; dentre outras atribuições.
Sentindo meu organismo a implorar por mais energia; no turno da tarde,lanchei com os cursistas,coordenadores do BH Itinerante,edição XXXIII; e com os idosos - do grupo de trabalho -, rodeado de crianças por todos os lados,da Escola Santa Maria.
Dei pitangas aos peixes, que fizeram a maior festa; no lago turvo, pelas águas da chuva; vi minha canoa do tempo de menino, ancorada no porto da minha infância.
Beijei o coração de Cora Coralina,que estava em sua poesia, preso no saquinho de sementes, que ganhei da cursista Berta Vieira,minha eterna professora!
E quando a lua banhou de prata meu corpo inteiro;repousei no hotel das abelhas solitárias.
(24.11.16).
Nossas despedias são surreais, pois em cada nova fase da vida que se inicia há um temor da morte que se cria.
MEU AMOR,
É porque em ti encontrei
o amor que eu sempre quis
e o companheiro de todas as horas
boas, prazerosas e também as tristes,
meu ombro amigo e destemido,
meu verdadeiro amor e mais querido.
Quando te vi o coração me disse:
É este! E eu fui ao teu encontro,
buscar em ti o que nunca tive,
acima da simples paixão cruel
e passageira, trazias sem querer,
dentro de ti tudo o que mais quis
e agora tenho, para seguirmos
de mãos dadas rumo ao Amor
maior, infinito e verdadeiro!
(suelidesouzapinto-2011)
Para meu marido Adão Dante De Jesus Castilho hoje e sempre o meu amor.
Enquanto existirem pessoas eloquentes defendendo tolices, o mundo terá contos de fadas ate para adultos.