Retrocesso
Temos pressa por coisas banais, não nos importamos com os demais, reclamamos exageradamente e agradecemos esporadicamente. Esquecemos de dar bom dia, de agradecer e até de olhar nos olhos das pessoas que conversamos. Estamos mais artificial que promessa política em campanha eleitoral.
Os gravíssimos problemas do Brasil camuflam-se exatamente por de atrás da repercussão oferecida à crise, basta observar a confecção do pretexto usado para mantê-la alinhavada à pontos firmes... Cabe agora aos costureiros golpistas, desmanchar a costura sem deixar parecer o tamanho de seu retrocesso.
Insistir em bananeira que já deu cacho é o mesmo que usar chave de fenda em prego.
Mude de fruta, encontre um parafuso.
O que foi amor, se continua amor, há reciprocidade,
há , pelo menos, boa vontade na reaproximação.
Se há indiferença, pode crer,
é hora de mudar o dial, de ritmo, de compasso.
Não perca tempo em oferecer a quem não queira receber
o que você tem de melhor.
Melhor preservar toda essa energia a quem, realmente, queira recebê-la e retribuí-la.
Para frente é que se anda.
Querer reaver o que ficou no passado, muitas vezes, é retrocesso.
Vida que segue, o amanhã pode reservar surpresas incríveis.
Quem perde é quem perdeu a alegria, quem desacredita no amor, quem se permitiu guardar mágoas.
Pessoas assim perdem a oportunidade de reviverem o que foi bom e poderia ser ainda melhor.
e aí, vai pagar pra ver?
E mais tarde, surgiram novas vidas em outros planetas. E eles descobririam que os homens que viveram na terra haviam morrido de uma doença estranha chamada de 'falta de sentir'.
Eles descobriram que a vida da humanidade que habitava a terra havia se tornado fria e seca demais para que sobrevivessem. Contudo, ao contrário do que todos cogitavam, não foi frieza por falta do brilho do sol ou a secura da falta da água. O fim chegou porque o mundo havia se tornado sem valores, os homens se matavam e se isolavam para proteger seu dinheiro, tudo porque haviam perdido o sentido da felicidade e em busca do dinheiro não tinham tempo para quase nada que era essencial. Foi a maior guerra fria e silenciosa de todos os tempos. Muitas foram morrendo e pouco se percebia.
Assim, a vida havia se tornado tecnológica e automática demais no planeta terra. As pessoas já não sabiam o que era felicidade. Não se falavam mais, não tinham tempo para sentar-se à mesa, mal faziam as refeições com os filhos, faltava tempo para apreciar as paisagens, para olhar nos olhos, para o dialogo, não havia tempo para estar uns com os outros e muito menos tempo para Deus.
Tudo havia ficado tão automático que as pessoas foram perdendo a capacidade de sentir e, assim, não tiveram a capacidade de sentir a sua própria infelicidade, tendo que procurar pessoas que lhe explicassem o que era aquela sensação estranha que tanto lhes afligia. Acredita-se que a maioria começou a tomar remédios para aliviar o que tinham sem saber que aquilo era causado pela necessidade de reaprender a sentir...de reaprender a falar, de reaprender a viver, de recomeçar e assim de novo serem felizes.
Mas não havia mais tempo.
Quando atingimos um determinado grau de evolução, a sabedoria é a nossa casa e não cabe mais retrocessos e estagnação, daí, intoxicar-se é impossível.
Recomeçar
Após anos em silêncio, após tudo que vivi, retomei várias coisas, mas faltava uma ainda! Após o incentivo de um novo amigo (resultado de um dos meus recomeços) resolvi retomar, recomecei a escrever. Estou me sentindo enferrujada, parece que as ideias já não vêm tão naturalmente! Mas vamos lá, retomar, recomeçar, reescrever minha história!
O que é recomeço? É voltar no tempo, retomar os sentimentos, reviver as lembranças, relembrar a esperança de tudo que é novo e do que ainda não se viveu!
Recomeçar é sentir um frio no estômago, seria o medo do que há por vir? É o riso solto, vindo do âmago, mesmo com o coração envolto numa casca grossa, tentando se defender para não mais se machucar! É sentir alegria de viver, tristeza do outro ser que enfrenta tanto perder quanto ganhar sem saber! É voltar à estaca zero, é pensar que não vai dar conta, que não vai conseguir seguir. É seguir rumo ao desconhecido, destemido, com amigos, ou apenas só! É um laço sem nó. É seguir com medo de tudo, com medo do mundo, mas com coragem suficiente para não retroceder! É seguir em frente, sem olhar para trás, sem no entanto perder o encanto e a experiência de toda a carga do passado! Finito, acabado, passado é passado, mas não há presente nem futuro sem o saber do passado! Começar é apenas uma vez, mas recomeçar pode ser por incansáveis, indeterminadas, diversas vezes; recomeçar a cada dia, a cada novo amanhecer. E por que não ao entardecer? Não há hora nem lugar para recomeçar, basta tentar!
Então, que tal? Vamos recomeçar? O que você quer recomeçar hoje? E para você, o que é o recomeço?
Recomeço, meço, apreço, aprecio, retomo, me arrependo, retorno, ao ponto exato, o ponto do recomeço, sem retrocesso, e só paro com uma condição: alcançar o SUCESSO!
(Viviane Dona da Silva)
24 de julho de 2014
"A natureza do homem consiste na construção continua de seu caráter, pena, que muitos ainda insistem em viver no retrocesso de sua mente". A.Q'
Eu não sei qual o problema de o ministério da cultura estar acoplado ao da educação quando os dois teriam a mesma função e o mesmo propósito e, estando portanto acoplado, não há necessidade em ter mais vagabundos sendo pagos para não fazerem nada! Pois para cada suposto departamento que se é criado, um trabalha enquanto nove dizem que trabalham... Se acontece assim em grande parte das empresas, imagina na política em que a fama não é dez por cento da realidade.
E convenhamos... É muita cultura inútil sendo financiada enquanto serviços básicos se arrastam de tão debilitados.
Retrocesso é bradar com orgulho por uma democracia que só existe para poucos, enquanto uma parte do povo está fadado a miséria e a outra trabalhando pra financiar esse circo de elites.
Precisaria de mais 5 bilhões de anos para a humanidade evoluir. E, assim mesmo, corremos risco à retrocesso.
Hoje estamos vivendo uma situação de muita violência contra nossos os povos indígenas. Há um grande retrocesso nessa conjuntura política atual em que os três poderes, legislativo, executivo e judiciário se organizaram, se articularam para que houvesse um retrocesso nos direitos conquistados pelos povos indígenas.
A educação, arte e a cultura por indicação meramente politica em qualquer governo, é um verdadeiro desastre.
Diante da falta capacitação de conhecimento, de entendimento e consumo fácil de uma plateia heterogenia para entender o sentido e o objetivo do novo, a nossa esfera criativa atrofia e retrocede a sucessos passados, onde o brilhantismo não corre risco de ser mau interpretado pois recontamos historias felizes com uma nova roupagem de tristeza insólita, que não será percebida e nem terá sentido como tão bem fez por seu exato sentido, da vida no passado.
Estamos em uma era fria e sem prognóstico positivo devido às pessoas confundirem posse com amor. Se permitir a isso é ser conivente com o errado, é aceitar viver algo que já veio com a validade em destaque. Sofrer em vão, perder tempo à toa e não ter momentos com as pessoas que as amam de verdade. Tudo isso por um ser que parece ser o retrocesso em forma humana, ou algo parecido a isso. Não sofram, não se deixem cair em promessas ilusórias. Vocês são muito dando atenção a pouco, infelizmente só não perceberam isso ainda, quem sabe um dia.
Dizem que a vida é feita de ciclos...Gostaria de saber que ciclos são esses...ou para quem são esse ciclos.
A minha vida nunca foi de ciclos, mas de penhascos, de ladeiras, de vales, de labirintos, de fossos e de fossas, de terrenos acidentados e minados, de saltos, de sobressaltos, de quedas, de rasteiras e de retrocessos.
05/04/2023
Para de fazer verdadeiras batalhas toda vez que alguém emite uma opinião contrária a sua... Discutir idéias enriquece e muito qualquer um, mas discutir a ponto de parecer que se está no jardim da infância, isso é só um retrocesso mental.
"Existem pessoas que se vangloriam por suas notas altas e seu QI, se achando conhecedoras do saber, mas a questão é que, pensando racionalmente, notas altas não definem nível de conhecimento, nem QI altíssimo lhe confere grande grau de inteligência, pessoas que se enaltencem por essas coisas são idiotas, e vivem uma vida sem sentido, pois sua felicidade se baseia em números e como pode impor tais coisas a outras pessoas com notas inferiores, seres assim são apenas um retrocesso no processo da evolução".