Retratos
Mulher machista.
Gay homofóbico.
Negro racista.
Imigrante xenofóbico.
Retratos da falta de auto(re)conhecimento.
Revendo nossos retratos morais é importante que vejamos no hoje alguma nova postura em detrimento ao ontem, algo que nos revele um rosto mais simpático a sobriedade e que tenha como marca maior a maturidade de quem já recebeu como premio o direito de viver os dias..
Um dia, seremos apenas uma foto no porta-retratos, apenas uma lembrança no coração e na mente de quem nos ama. O fim não existe, pois a vida é um ciclo infinito, onde o fim de uma etapa é apenas o começo de outra. Somos todos feitos de energia e, tal como energia, não nos perdemos, apenas nos transformamos. Pois no mundo, nada se perde, tudo se transforma...
Retratos
Os retratos respiram
A cada suspiro dado
Do abstrato saíram
Em lembranças neles ornados
Tem cheiro, textura, inspiram
Nostalgia do saudoso passado
Tão breve e que ontem esvaíram
Hoje somente no peito calado
Em tanto silêncio, que construíram
Uma saudade no amor contemplado
Dos que partiram
E tão lembrados
Somos todos retratos, imagens de coisas que já aconteceram, estão acontecendo e vão acontecer... E tudo só faria sentido pra você, se pudesse ver um conjunto maior das imagens... Mas não podemos... Você até pode enxergar dois ou três quadros a frente, mas a verdade é que vivemos limitados a esse retrato que chamamos de agora...
Ainda quero acreditar no amor, numa casa bonita e em retratos de viagens em família espalhados estrategicamente pelas paredes e instantes de algum canto da sala. Só que veja bem, está difícil imaginar toda essa cena tirando você, talvez nunca tenha comprado esse sonho. E acabo pensando no que poderíamos ser e não fomos.
Retratos de traços fundamentais
tirados sonhos prováveis...tiranos
vadios opositores a que cultiva,
sombras inóspitas de tantos valores,
retiro que acho pois o achismo...
mera coincidência, centelhas perdidas,
tantas memorias, para que se lembrar?
se cada fato poço imenso vazio,
tantas pessoas tão pouco valor,
se diz se faz nunca mesmo,
ate mesmo é obsoleto,
virtudes massada pelo menos,
atrativos desperdiçados,
Frases contém épocas. Frases contém momentos. As frases são retratos da vida do escritor. E assim como nos retratos, aquilo que se expressa em uma época, se expressa diferente no momento atual. Se expressa de tal forma, que pode não mostrar nada que aquele velho retrato mostrava. Mas de tudo isso, o que importa é que tais momentos em determinadas épocas jamais se apagam. Porque os retratos são frases da vida do fotógrafo, ou de quem está nas fotos. E retratos também contém épocas. Retratos também contém momentos.
[...] Sei que somos pose. Nossos retratos foram tão retratados no compasso do meu coração, que entraram em inércia e agora somos "AS FOTOS"
"Fotos
Retratos?
Ah, não mostram nada
Muito menos beleza.
Coração não mostra nada
Mais tem muito amor
E lá enconde
Muita beleza
No interior
Que ninguém ver
Qual a diferença dos dois então?
A beleza ou o amor?
Coração cura a dor."
1 de novembro de 2015
Cai no álbum de retratos. Quem diria, vó!
Foram tantas as vezes que você ficara que a gente principiou a te acreditar sublime, a te pensar eterna, a te desejar inefável. Fico com as minhas palavras cosméticas, sem ter como te fixar no escuro. Mas não seria justo, avó, não seria certo. Porque você sabia de cor o nome de tantas ruas por onde já não pisava, a receita de tantos bolos que já não fazia. E aquela fraqueza de sempre. Não faz mal, avó.
O universo continuará sem ti. Com você, extingue-se um mundo de coisinhas. Terá importância? Aquela casa, sua, será alvo de imobiliárias predadoras. O número 48, tão simples, da rua Colonização. Ao redor da casa, despontam prédios. Arranha céus imensos ganham terreno. É tanta modernidade, vó! A nossa rua vai ficando encolhida e, com ela, a casa, o jardim, a soleira da porta.
A vizinhança parece dormir, as visitas rareiam. As vizinhas do seu tempo já não aparecem com frequência. Um ou outro nome desaparece. Você continua. Faz setenta, oitenta, quase-noventa anos. Sente saudade, mas não deixa transparecer que nossa pouca idade não alcança suas lembranças, suas memórias. Conta histórias de menina que a gente escuta com cuidado. Diz lembrar fatos que lhe aconteceram com três anos – e eu acredito. Tem memória boa. Sabe de cabeça o aniversário de muita gente. Guarda tanta, tanta vida.
Como você, eu não encontrei ninguém. Sentada na cama, seus olhos marejam, sua expressão vagueia – quase chora.
“Eu só tenho pena de deixar minhas coisinhas” – não faz mal, vó.
Suas coisinhas vão com você. Boa noite.
Dorme com os anjos.
Gi.
“ Na estante
o porta-retratos
uma fotografia
memórias eternizadas
lembranças de um lindo dia
coração batendo forte e a saudade
tempo onde morava a felicidade
e agora nesse momento vil
uma ferida na alma e um intenso vazio.
É caso de morte ?
Não, apenas mais um ciclo da vida
E a ferida na alma ?
Com o tempo cicatriza. “
Viviane Andrade
Meu amor é uma andorinha que voou
Voou e partiu
Rasguei retratos
Lembranças de momentos que ainda trazem saudades
Ingratidão é o seu nome
Leviano....
Retalhou meu coração
Fez pouco caso de sentimentos expressos
Caí na armadilha do amor
Que se foi
E nunca mais voltou
Há homens que procuram por Deusas...
São os que procuram por modelos de passarela e porta-retratos, ou atrizes lindas e famosas. Estes homens dariam qualquer coisa para ter meia hora com elas. Vejam, não é coisa de fã que admira o trabalho de uma artista, é desejo louco mesmo, vontade de ter uma mulherão destes para si, ostentar por aí, talvez para elevar sua auto-estima...
Reconheço que há mulheres lindas e desejáveis sim, sou de carne e osso e isso é maravilhoso, mas... Vejam, há ressalvas...
Olha, eu também quero alguém maravilhoso, mas penso mesmo em alguém que será capaz de operar alguns "milagres" na minha vida...
Aquela mulher por quem eu serei capaz de querer me transformar em alguém melhor, mesmo contrariando manias, conceitos, teimosias da minha natureza.
Talvez alguém que seja capaz de me motivar a vencer as inércias de mim... Alguém que seja cúmplice nos sonhos e na dura realidade do dia a dia, que entenda e compre as minhas insanidades e que admire a minha correção e esforço por menos que aos outros pareça importante. Alguém que nunca me compare a outro alguém.
Talvez alguém simples e que também, descomplique a vida a dois...
Aquela que vai me perceber no silêncio quando eu expressar tristeza e que terá o dom de me fazer voltar a sorrir,
Aquela que vai multiplicar as nossas vidas com a maternidade, com quem eu possa dividir a alegria e a graça divina de criar um ser humano com um pensamento comum na maneira de conduzir a educação...
Aquela mulher verdadeira, que me fale de tudo que gosta e precisa, que seja direta e doce, de maneira que eu possa me adaptar e fazer por merecê-la.
Porque ninguém vem realmente pronto para nós,,,
Nem na cama, nem nos sonhos e princípios e nem olhando na mesma direção. Há sim quem mais se aproxime de nós e com o tempo percebemos que os opostos não se atraem, mas os afins sim.
Por isto tenho fé que há quem possa ser eternamente paixão e motivação para viver a dois.
Alguém que seja apenas paz, a calmaria ao coração, ou simplesmente...
a razão da minha alegria no final do dia.