Retórica

Cerca de 120 frases e pensamentos: Retórica

“Não há verossimilhança entre a teoria e a prática. Assim sendo, é-se assim: discursos eloquentes de mudanças carecem de mudanças eloquentes de discursos.”. ⁠

Inserida por Gladstonjunior

A arte de falar em público, pode ser desenvolvida por qualquer um que tenha o desejo de expressar-se assertivamente.

Inserida por edu_cunha

Cuidado para não achar que o pensar já é uma ação concreta. Seja na fala ou numa atitude. Pense para organizar as idéias mas, tenha como foco colocar o resultado em prática, para que não se perca no mundo das idéias sem ter a chance de ser compartilhado no mundo real.

Inserida por edu_cunha

Retóricas II

"E quando a gente perde todo o controle que pensávamos ter da vida?
E quando as feridas parecem nunca parar de sangrar?
E quando não existe sutura capaz de impedir que elas se abram cada vez mais?
E quando pensamos que o mar está acalmando e as ondas quebram mais forte?
E quando a gente só se encontra no outro, mas o outro que está perdido dele mesmo?"

Iasmin Borges

Inserida por IasminBorges

Escrever, para mim, é um ato físico, carnal. Quem me conhece sabe a literalidade com que escrevo. Eu sou o que escrevo. E não é uma imagem retórica. Eu sinto como se cada palavra, escrita dentro do meu corpo com sangue, fluídos, nervos, fosse de sangue, fluídos, nervos. Quando o texto vira palavra escrita, código na tela de um computador, continua sendo carne minha. Sinto dor física, real e concreta, nesse parto.

Eliane Brum
O olho da rua – uma repórter em busca da literatura da vida real. São Paulo: Globo, 2008.
Inserida por portalraizes

Qualquer um pode desenvolver habilidades para falar a multidões. Poucos tem a sensibilidade para lidar com corações.

Inserida por NannyeDias

⁠Da mesma maneira que diferentes drogas extraem diferentes humores do corpo – algumas pondo fim à doença, outras à vida – as palavras tem efeitos similares: algumas causam dor, outras alegria, algumas causam medo, algumas incitam o público à ousadia, algumas entorpecem e enfeitiçam a alma com uma persuasão maligna.

Górgias de Leontini
Elogio de Helena.
Inserida por joaoflaviorb

⁠Nenhuma luta se faz sem um preço a pagar.

A felicidade bate à porta de quem a persegue e luta por ela, nossos sonhos, desejos, objetivos não são e nunca serão alcançados com acomodação e displicência. Vivemos hoje a cultura do tudo fácil, tudo há mão, retrocedemos por tantas comodidades e facilidades, perdemos a capacidade de compreender que somente havendo empenho e luta daremos valor ao que for conquistado.

Ficamos frouxos e mal acostumados com tanta modernidade (não que não possa haver), são necessários ao desenvolvimento e a modernização, mas o que vemos é que se muda conceito, forma de expressão, cotidiano, enfim... toda uma forma de comportamento que vem sendo alterado ao longo dos anos. E no meu simples entender, para pior.

Vivemos hoje uma defasagem estrutural em todas as áreas da sociedade. Tempo de uma cultura fútil e sem conteúdo, linguagem pobre de significados e alterada conforme a situação exija. Muitas alterações descabidas e sem fundamento. Estamos numa sociedade que preza mais a aparência do que o conteúdo. A foto bonitinha vale mais do que é a realidade nua e crua, por que ela não pode ser mostrada.

A retórica midiática hoje é o que vale. A mídia comprometida em muitos casos em destruir o principal foco que é informar e ser isenta, e tendo como o objetivo principal destruir a verdade e criar narrativas falsas e imprecisas. Levando a opinião pública a cometer erros e julgamentos infundados.

Nenhuma luta se faz sem um preço a pagar, temos o bônus, mas com certeza o ônus também será sentido. O que não devemos jamais é temer a luta, por que o simples fato de estar vivo já é uma luta constante, Viver é estar em batalhas todos os dias de nossas vidas, seja pela sobrevivência, pela família, por situações criticas que todos passam, ou seja. A vida é uma luta constante e disto não temos como fugir.

Inserida por marcelo-martins

⁠Aos conterrâneos brasileiros, ocasionalmente se apresentam "fatos" com uma função social análoga a da arena romana, conquanto, nada verossímil a eloquência de Górgias ou à retórica sofisticada de Protágoras.

Inserida por Oaj_Oluap


ODISSEIA
.
Personagem principal
É um espírito diferente
Pois descreve esta história
Com oratória fluente
Por meio da lógica e razão
Prevalecendo a emoção
Ao usar voz e sua mente!
.
Ulisses é o personagem principal da obra, um herói pouco convencional que tenta solucionar os problemas através da lógica e da retórica, não através da violência. Apesar de todas as dificuldades, revela um espírito resiliente e nunca desiste de reencontrar a sua família."

Inserida por AirtonSoares1952

Tu não serás convincente se não puder convencer a si mesmo de que aquilo que dizes é verdadeiro.

Inserida por poetacuritibano

Antes de ter a prática, o amor vem da teoria dos sonhos, da imensidão dos desejos, da ligeira vontade de chegar e ficar. Antes de o amor ser ida, ele é chegada; vida que se multiplica, na sagrada divisão do se doar. E quem pensa que o amor não é também teoria, engana-se. Porque ele se manifesta na mais completa retórica entre o silenciar e o agir: o amor sabe tão bem se expressar. Então, que hoje o teu mundo se encha de amor. E que hoje o amor seja repleto de ti.

Inserida por GilBuena

⁠A única forma do homem se tornar um imortal é através do seu respeito às gerações, retórica cultural, moral e a escrita.

Inserida por clayton_vasconcelos

“Oxalá os oximoros metafóricos e as dialéticas paradoxais não precisem ser explicadas para pessoas que usam corriqueiramente suas respectivas massas cinzentas.” ⁠

Inserida por Gladstonjunior

A verdade que retóricas vazias, sem validação com a experiência e a prática, não inspiram lealdade !

Inserida por Jeferson-Zahorcak

⁠A vida é simples, mas nem tanto.

Inserida por Luizdavi

⁠Crescimento intelectual se dá através do exercício dialético e retórico para solidificar o autoconhecimento e a autoconfiança, a partir da cultura adquirida.

Inserida por GutoMaiaBaptista

⁠A violência física e moral é o instrumento dos fracos desprovidos de argumentos e oratória e que não sabem usar a retórica e que optam por atos covardes principalmente quando investidos em importantes cargos públicos, ou riquezas e abusam do poder usando a violência ou judicializando para calar seus críticos e tudo tem consequências e colhemos o que plantamos.

Inserida por celsorodrigo_branicio

Entre suas dúvidas e minhas exclamações há um espaço vazio onde o inaldível dialoga com o indizível sobre as reticências da retórica.

Inserida por ednafrigato

⁠Na filosofia encontrar semelhança mesmo entre coisas distintas é sinal de perspicácia.

Aristóteles
Retórica.
Inserida por Vitor12