Ressurreição
Cuidado com as palavras ditas, devido algumas podendo até matar
ou ressuscitar o eu interior de cada indivíduo, que à escuta!
Dizem que a esperança eh a última que morre. A minha morreu há dois mil anos atrás e ressuscitou no terceiro dia.
Colossenses 3.1-2: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; Paulo está orientando aos irmãos a serem apegados às coisas de Deus, e não às coisas terrenas; da mesma forma que Jesus ensinou em Mateus 6.19-21. Temos que aprender a ocupar nossa mente nas coisas do céu! Romanos 13.14: mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.
Quais foram os milagres de Jesus?
Jesus fez muitos milagres: curar doentes, ressuscitar mortos, expulsar demônios e até multiplicação de comida! Não sabemos exatamente quantos milagres Jesus fez porque a Bíblia diz que ele fez muitos mais, que não foram registrados (João 20:30-31)
Os milagres de Jesus serviam para confirmar seu ministério e para ajudar as pessoas. Jesus não fazia milagres só para mostrar seu poder nem para se exibir. Cada milagre tinha um propósito especial - uma lição, uma ajuda, uma salvação...
Além dos milagres listados abaixo, Jesus realizou vários outros milagres que não foram registrados na Bíblia. Somente conhecemos os milagres mais relevantes de seu ministério (João 20:30-31).
Milagres de cura e ressurreição
Durante seu ministério, Jesus curou muitos doentes. Multidões traziam seus doentes para serem curados por Jesus (Lucas 4:40). A Bíblia relata que Jesus curou:
Paralíticos
Leprosos
Cegos
Surdos
Mudos
Febre – Marcos 1:30-31
Uma mulher com hemorragia – Lucas 8:43-44
Um homem com a mão atrofiada – Mateus 12:9-10; Mateus 12:13
Uma orelha cortada – Lucas 22:49-51
Jesus também tinha poder sobre a morte. Ele ressuscitou:
O filho de uma viúva – Lucas 7:14-15
A filha de Jairo – Lucas 8:53-55
Lázaro – João 11:43-44
Milagres relacionados com comida e a natureza
Jesus fez vários milagres que provaram seu poder sobre tudo que existe na natureza:
Transformou água em vinho
Multiplicou pão e peixe duas vezes
Andou sobre a água
Acalmou uma tempestade
Secou uma figueira
Encheu redes de pesca com peixe duas vezes
Fez Pedro encontrar um peixe com dinheiro para pagar o imposto do templo – Mateus 17:27
Expulsão de demônios e outros sinais
Jesus também revelou ter poder sobre o mundo espiritual. Quando ele ordenava, espíritos imundos (demônios) saíam das pessoas. Os demônios tinham de lhe obedecer porque ele é Deus e não lhe podiam resistir. O caso mais famoso é a libertação de um gadareno, que tinha muitos demônios. Quando os demônios saíram dele, entraram numa manada de porcos que caíram de um precipício! - Marcos 5:8-10; Marcos 5:11-13
Jesus mostrou que sabia o que estava dentro do coração de cada pessoa e fez profecias sobre o futuro. Alguns de seus discípulos o viram transfigurado num monte, conversando com Moisés e Elias.
A vida de Jesus também foi acompanhada de vários sinais milagrosos não realizados diretamente por ele, como os milagres à volta de seu nascimento, de seu batismo e de sua morte.
O grande milagre de Jesus
O maior milagre de Jesus foi sua ressurreição. A morte e ressurreição de Jesus era o grande objetivo de seu ministério. Quando morreu, Jesus pagou o preço por todos os nossos pecados. Quando ressuscitou, Jesus venceu a morte, nos dando a vida eterna! Não existe maior milagre que esse
Mais luz, mais vida, mais amor. Essa é a primavera. Ela insiste em ressuscitar os galhos secos que parecem mortos. O que será depois? A primavera e seus perigos (encantos)...
A boa parte em ser ressuscitado por aqueles que me mantiveram morto em suas vidas é que vivo até saber o que elas querem e depois me mato.
Bem haja!
Por cantares
Sempre que pedi...
Por me ressuscitares
As vezes que morri...
És anjo e sol,
És guia e farol
Porque lá do céu
Não és juiz,
Nem eu sou réu
Do que faço ou fiz.
Apenas ergues o véu
E falas-me...
E eu oiço
O que o sol me diz!
E em quaisquer mares
Daqui ou d'além,
Se chorares,
Chorarei também!
Os monstros que ressuscitaram dos mortos não são nada comparados aos que carregamos em nossos corações.
Uma nova edição
A trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. - 1 Coríntios 15:52
A morte é o fim absoluto da existência humana? Não de acordo com Ben Franklin. Enquanto estudiosos diferem quanto ao que ele acreditava, não há disputa que ele acreditava firmemente na ressurreição do corpo. Este epitáfio ele compôs para si mesmo:
O corpo de
B. Franklin, impressora
(como a capa de um livro antigo,
seu conteúdo arrancado e
despojado de suas letras e dourados)
está aqui, alimento para vermes.
Mas o trabalho não será perdido;
pois irá (como ele acreditava)
aparecer mais uma vez,
em uma edição nova e mais elegante,
revisada e corrigida
pelo Autor.
O epitáfio de Franklin é uma pitoresca reafirmação da afirmação de Paulo em Filipenses 3: 20-21 de que o Senhor ressurreto transformará nossos corpos corruptíveis, tornando-os semelhantes ao Seu próprio corpo glorioso.
Que conforto é essa verdade quando alguém que amamos morre no Senhor! Que conforto é para nós mesmos enquanto nos movemos momento a momento em direção à morte! Mas esse conforto só pode ser nosso se acreditarmos nas boas novas da morte expiatória de Cristo na cruz, com sua sequência vitoriosa do túmulo vazio.
Soarmos agora onde Cristo conduziu,
seguindo nossa cabeça exaltada;
Feito como Ele, como Ele nos elevamos -
Nossa cruz, a sepultura, os céus. - Wesley
A ressurreição assegura o que o Calvário assegura. Vernon Grounds
Fato, não fábula
Se Cristo não ressuscitou, sua fé é fútil; você ainda está em seus pecados! - 1 Coríntios 15:17
A ressurreição de Jesus Cristo é a pedra angular da fé cristã. Sem isso, não temos esperança para esta vida nem para a vida futura. É por isso que é importante reconhecer que nossa crença na ressurreição de Cristo não se baseia em algum sentimento religioso, nem em rumores infundados, mas em fatos históricos com evidências sólidas para apoiá-lo.
No início deste século, um grupo de advogados reuniu-se na Inglaterra para discutir os relatos bíblicos da ressurreição de Jesus. Eles queriam ver se havia informação suficiente para fazer um caso que se sustentasse em um tribunal. Eles concluíram que a ressurreição de Cristo foi um dos fatos mais bem estabelecidos da história!
Em seu livro Countdown, GB Hardy oferece perguntas instigantes sobre a ressurreição: “Existem apenas dois requisitos essenciais: (1) Alguém enganou a morte e provou isso? (2) Está disponível para mim? Aqui está o registro completo: o túmulo de Confúcio - ocupado. Tumba de Buda - ocupada. A tumba de Maomé ocupada. Tumba de Jesus - vazia! Argumente como quiser, não faz sentido seguir um perdedor.
Evidências históricas e incontáveis vidas mudadas atestam que a ressurreição de Jesus é um fato, não uma fábula! Você colocou sua esperança no Cristo ressuscitado?
Sim, Cristo, o Senhor ressuscitou,
saiu da sepultura;
Ele quebra as cadeias da morte por você
E agora tem poder para salvar. -Aspérula
A ressurreição de Cristo é um fator na salvação porque é um fato da história. David C. Egner
O triunfo da esperança
Cristo ressuscitou dos mortos e tornou-se as primícias daqueles que adormeceram. - 1 Coríntios 15:20
Pouco mais de um mês antes de morrer, o famoso ateu Jean-Paul Sartre declarou que resistia tão fortemente aos sentimentos de desespero que dizia a si mesmo: "Sei que morrerei na esperança". Então, em profunda tristeza, ele adicione: "Mas a esperança precisa de uma fundação."
O patriarca Jó tinha um fundamento - sua fé em Deus. Quando ele estava sofrendo e sentindo que a morte viria em breve, ele experimentou sentimentos mistos - medo, desespero e esperança. Houve momentos em que parecia que Deus era seu inimigo. No entanto, ele continuou acreditando que o Senhor faz o que é certo e ama o seu povo. No final, a esperança triunfou sobre o desespero!
Durante os últimos 45 anos, tenho ministrado às necessidades espirituais de dezenas de pessoas que estão morrendo. Eu observei que muitos crentes genuínos experimentam a mesma mistura de sentimentos que Jó tinha. Eles temem morrer. A morte é um intruso indesejável para aqueles que devem enfrentá-lo na juventude ou durante seus primeiros anos. Contudo, mesmo nessas situações, aqueles que vivem perto de Cristo recebem graça para morrer em esperança.
Nós que acreditamos em Jesus baseamos nossa esperança em um dos eventos documentados da história - Sua ressurreição. Além disso, quando “confiamos e obedecemos”, nossa confiança Nele cresce e a esperança triunfa sobre o medo e o desespero.
A esperança do cristão está no Senhor,
Ele está seguro em Sua firme palavra;
E quando ele se sentir tentado a desesperar,
Ele escolherá confiar no amor e cuidado de Deus. —DJD
Viver sem deus significa morrer sem esperança. Herbert Vander Lugt
Windows sujo
Se acreditarmos que Jesus morreu e ressuscitou, assim mesmo Deus trará consigo aqueles que dormem em Jesus. - 1 Tessalonicenses 4:14
O Lar do Pastor em Wisconsin tem um problema com janelas sujas. Embora muitos de seus residentes estejam gravemente incapacitados, eles amam a Jesus e entendem que Ele prometeu retornar um dia e dar-lhes novos corpos. “Todos os dias”, disse o superintendente, “alguns deles vão até as janelas e pressionam os narizes contra o vidro, procurando por Ele.”
A expectativa dessas pessoas preciosas é genuína. Suas limitações físicas e mentais irreversíveis alimentam seu anseio pelo dia em que estarão perfeitamente inteiras e livres.
O Espírito Santo nos permite manter viva essa mesma esperança. E é uma esperança segura, porque repousa em dois eventos, um passado e um futuro - a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Coríntios 15:20), e a realidade de que Ele retornará a esta terra algum dia (1 4: 13-18). Paulo uniu as duas verdades no versículo chave de hoje (v.14).
Quando as coisas ficam difíceis, devemos resistir à tentação de desistir da vida ou encontrar prazer mórbido em reclamar. Em vez disso, devemos permanecer obedientes ao Senhor, renunciar ao pecado e manter nossos olhos no futuro (1 Coríntios 15: 33-34). Então, podemos nos alegrar com a certeza de que, no mundo vindouro, nossas dolorosas provações não serão mais.
Vamos continuar procurando pelo retorno de Cristo.
Um dia, na morte ou no retorno de Cristo,
deixaremos esta vida terrena de cuidado;
E nós que conhecemos e amamos o Senhor,
em Sua perfeita semelhança compartilhamos. —DJD
A maior alegria da terra é a perspectiva clara do céu. Dennis J. DeHaan
Bom o bastante?
Era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos. - Lucas 24:46
Eu tinha 17 anos quando examinei o evangelho pela primeira vez. Não que eu senti que precisava, lembre-se de você. Eu era um frequentador de igreja, um benfeitor e, acima de tudo, era sincero. Mas eu conheci alguns adolescentes cristãos que tinham algo que eu não tinha e fiquei curioso.
Duas coisas me incomodaram. Primeiro foi a ênfase deles no pecado e no arrependimento. Eu sempre me comparara favoravelmente àqueles que eu considerava mega-pecadores - assassinos, gângsteres e coisas assim -, fazendo-me sentir mais grata do que pecadora.
Uma segunda coisa que me incomodou sobre esses cristãos foi a insistência deles em Jesus ter que morrer e ressuscitar. Bem, ele não precisava ir a tais extremos para mim, pensei.
Então uma noite Deus me levou a comparar-me com ele. Eu percebi minha pecaminosidade e me arrepiei ansiosamente! Por fim, apreciei a necessidade da morte e ressurreição de Cristo. Se a penalidade do pecado não caísse sobre nós, onde mais ela poderia cair? O Calvário era o único lugar. Em Seu amor incomensurável, Jesus fez o que era necessário (Lucas 24:46). Morrendo, Ele permitiu que a penalidade do pecado caísse sobre ele. Levantando-se, Ele se tornou nosso Salvador vivo para superar o poder do pecado em nós.
Você não precisa acreditar na minha palavra, é claro. Mas você tomou o dele?
Eu sei que sou pecador e que Cristo é minha necessidade;
Sua morte é meu resgate, sem mérito eu imploro;
Sua obra é suficiente, creio nEle;
Eu tenho a vida eterna quando eu recebo. —Anon.
Se você diz "não sou pior do que o resto", você ainda falha no teste de Deus. Joanie Yoder
FRÁGIL EXISTÊNCIA
[…] não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos. —2 Coríntios 1:9
Os aspectos geológicos do Parque de Yellowstone me fascinam. Mas quando caminho entre os gêiseres tenho consciência de quanto estou próxima do perigo. Estou andando sobre o topo de um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo.
Quando leio o livro de Jó, me sinto como se estivesse andando por esse parque no dia da erupção do vulcão, rompendo a frágil crosta terrestre e trazendo o desastre.
Como os turistas do parque, Jó estava aproveitando a vida. Ele não tinha consciência de que apenas uma proteção o separava do desastre (Jó 1:9-10). Quando Deus removeu essa proteção e permitiu que Satanás o provasse, a vida dele desmoronou (vv.13-19).
Muitos cristãos vivem em circunstâncias nas quais parece que por alguma razão Deus removeu a Sua cerca de proteção. Outros, também por motivos desconhecidos, vivem numa calma relativa, aparentemente inconscientes da sua frágil existência. Como os amigos de Jó, eles acham que nada de mal vai acontecer, a menos que façam algo para merecê-lo.
Entretanto, como aprendemos com Jó, algumas vezes Deus permite que coisas ruins aconteçam às pessoas boas. Apesar da possibilidade do desastre nos atingir a qualquer momento, nada tem poder para destruir aqueles que confiam em Cristo (2 Coríntios 4:9). Nenhum desastre pode nos separar do amor de Deus. —JAL
O amor de Deus permanece mesmo que tudo desmorone. Julie Ackerman Link
"Jesus: ressuscita mortos, cura os enfermos, liberta cativos, salva, perdoa pecados, em uma só palavra. Se aproxime mais de Jesus. "NÃO TEMAS." Você terá oportunidade de ter uma das duas experiências ao estar face a face com o Rei: vai ama-Lo em admiração, ou vai temer."
—By Coelhinha
Que o Cristo que ressuscita
neste domingo;
Possa realizar dentro de você,
as mudanças que tanto esperas.
Feliz Páscoa!
Poeta não pode envelhecer
tem que nascer todo dia
e se alimentar de paixão
ressuscitar um leão por dia
viver da utopia de ir e voltar a plutão...
Alegremo-nos!
É Páscoa!
Cumpriu-se a profecia,
Jesus ressuscitou!
Depois do calvário, a ressurreição!
É Páscoa!
Regozijemo-nos! Jesus vive eternamente,
Devolveu-nos a esperança e a alegria!
É Páscoa!
Ele doou-se por amor ao Pai.
Deu à humanidade o maior exemplo de fé e compaixão.
Jesus vive.
É Páscoa!
Ele está entre nós! E nos trouxe a salvação.