Ressaca Moral
O melhor remédio para a ressaca moral é o tempo.
Não há nada como o esquecimento, capacidade com o qual nós humanos fomos presenteados para suportar essa e outras desgraças.
Fortuitamente, tudo cai no esquecimento,muita coisa fica na esfera da lenda e os bêbados dizem:
-Se eu não lembro, eu não fiz!
Ressaca Moral... Sim, isso existe! Não é tão parecido com a ressaca de uma bebedeira, essa cura-se com repouso, bastante água, talvez um remedinho... A ressaca moral não, essa não tem remedinho e nem repouso, ela te faz sofrer psicologicamente, tenha sido feita sob efeitos do álcool ou não, ela maltrata, sob o efeito do álcool, você ainda encontra uma desculpa, quando feita sóbria, ai amiga, qual a desculpa? Você fica com vergonha de olhar na cara dos seus pais, dá medo de contar para as amigas, você insegura e vulnerável, com mil dedos apontados pra tua cara, com o mundo inteiro querendo de dar lição de moral, como se alguém tivesse o direito de tal coisa... Até você se ligar , e quer saber? Fiz e faria de novo, tive vontade, foi bom, me diverti, não machuquei ninguém... Talvez eu me machuque, o risco existe... Talvez termine bem, talvez não... De qualquer forma, é experiência e história pra contar, de qualquer forma, é a vida... Sem martírios, apenas admita que se é humano e que ser humano é bom demais.
Ressaca moral.
Popularmente conhecida como vergonha pela cagada, a ressaca moral é aquela coisa horrorosa que a gente sente depois de uma mancada bem grande, seja ela feita ou não sob os auspícios do álcool.
Fala-se até em dores da ressaca moral, porque como a da bebedeira, você pode ficar com a cabeça ou todo o corpo dolorido e a vergonha dói mais do que se você tivesse caído de uma escada bem alta.
Cantar a mulher do melhor amigo (e ser descoberto) é uma figura típica, antológica e folclórica de ressaca moral. Dar vexame bêbado na festa do escritório é das mais sensacionais.
Mas tem a do funcionário que é pego furtando, do jogador profissional que perde o pênalti na final, a do marido que é flagrado com a amante e a da madrinha da noiva flagrada dando um beijão no noivo ou mesmo na própria...
O melhor remédio para a ressaca moral é o tempo. Não há nada como o esquecimento, capacidade com o qual nós humanos fomos presenteados para suportar essa e outras desgraças. Obrigatória ou fortuitamente, tudo cai no esquecimento e fica na esfera da lenda.
O grande perigo da ressaca moral é a reiteração.
Todos nós já caímos no ridículo, mas algumas pessoas são sempre ridículas e você convive com algumas delas...
As vezes me pergunto se realmente te amo, ou se o que eu senti não foi apenas ressaca moral.
Porque me entreguei tanto em alguns momentos, e em outros neguei tanto o que eu sentia.
E dormia, sonhava e acordava pensando em você. E detestava te amar tanto assim.
Mas em outros momentos me esquecia de você.
Ou não sentia nada ao mencionar seu nome.
E me sentia egoísta, por te deixar morrer aos poucos dentro de mim.
A bebida alcóolica serve para você passar mal ficar de ressaca moral ter dor de cabeça ficar mal do estômago. Mas depois de tudo isso que você passa você acaba ficando bem melhor do que você estava. A filosofia é passar mal para se sentir melhor. E assim caminha a humanidade.
"O ser humano está se tornando uma mistura muito fina.
- Cuidado, com a ressaca moral.
Coma-se e beba-se com moderação."
☆Haredita Angel - 31.01.2017
Depois da bebedeira e da farra,vem a ressaca moral, o arrependimento do ato feito nao apaga o erro cometido.
Algumas pessoas não estão nem aí para a Verdade. Só participam de festas curtindo uma ressaca moral por quatro anos...
La faim, la misère et la maladie consomment parfois un pauvre mais la pire souffrance vient d'une conscience bien nourrie. Et un bon vin emballe l'aube, cet endormi, reçoit la gueule de bois morale comme bonne et longue journée.
Podemos aprender que vale a pena o esforço para não cair em tentação e assim, livrar-nos do mal... Do mal que podemos fazer a nós mesmos não agindo de modo que julgamos ser legal... Porque sabemos, a pior ressaca é a moral. O efeito colateral é brutal... Perder a crença de que o esforço recompensa, de que o futuro pode ser melhor e de que vale a pena viver.