38 frases sobre respeito para inspirar e refletir
Amem-se, vivam intensamente, respeitem as suas diferenças, seus desejos, suas vontade, por que ninguém no amor vive para si, mas para o prazer e a felicidade do outro. Dialoguem, discutam, compartilhem, não vivam para si, mas para fazer o outro o ser mais feliz do universo e do seu mundo.
Com o passar dos anos a gente descobre que:
- odiar é menor que não odiar
- não odiar é menor que ser indiferente
- ser indiferente é menor que amar
- amar é maior que tudo antes descrito.
E quando a gente chega a descobrir isso, significa que amadurecemos
e que estamos prontos para amar incondicionalmente
a nós mesmos e ao outro.
Evite ser perfeccionista, isso não é qualidade, mas sim defeito. Esforce-se para dar o melhor de si em tudo que propor a fazer, mas respeite o individualismo alheio e não sofra se houver alguma falha no meio do caminho.
"Como podeis vós comprar ou vender o céu, o calor, a terra? A Idéia nos parece estranha.
Se nós possuímos a frescura do ar e os espelhamentos da água, de que maneira poderá V. Excia. comprá-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada espinho luminoso do pinheiro, cada rio areento, cada bruma nos bosques, cada clareira, cada zoeira de insetos é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo. A seiva que corre nas árvores lembra meu povo.
Os mortos dos homens brancos esquecem onde nasceram, já que vão passear dentre as estrelas.
Nossos mortos jamais esquecem esta terra magnífica, pois, ela é a mãe do homem vermelho. Nós somos uma parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. As cristas rochosas, os aromas das pradarias, o calor de nossos cavalos e o homem – todos são da mesma família.
Assim, o Grande Chefe de Washington, mandando dizer que quer comprar nossa terra, ele está pedindo demais a nós. Manda o Grande Chefe dizer que nos reservará lugares onde poderemos viver, confortavelmente entre nós. Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossa terra. Mas, não será fácil. Pois, esta terra, para nós, é sagrada.
A água cintilante que corre nos riachos e rios não é só água, mas também, o sangue de nossos ancestrais. Se nós vendermos a terra, vós direis a seus filhos que ela é sagrada e que, cada reflexo das águas claras dos lagos fala dos fatos e das lembranças dentro da vida de meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede. Os rios levam nossas canoas e nutrem nossos filhos. Se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e os vossos, e vós deveis doravante dar aos rios a ternura que mostrais para um irmão.
Sabemos que o homem branco não entende de nossos costumes. Um pedaço de terra parece, a ele, o pedaço da terra vizinho, pois é um estranho que chega, às escuras, e se apossa da terra de que tem necessidade.
A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e uma vez conquistada, o homem branco vai mais longe. Ele abandona o jazigo de seus avós e isso não o aborrece. Ele tira a terra de seus filhos, e isso não o aborrece. O túmulo de seus avós e o patrimônio de seus filhos caem no esquecimento. Ele trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como mercadorias de comprar, a pilhar, a vender como carneiros ou pérolas brilhantes. Seu apetite arrasará a terra e não deixará nela mais que um deserto.
Não sei, nossos costumes são diferentes dos vossos. As imagens de vossas cidades faz mal aos olhos do homem vermelho. Mas, talvez isso pode ser porque o homem vermelho é um selvagem e não entende.
Não há mais lugar calmo nas cidades do homem branco. Não há lugar para ouvir as folhas caindo na primavera, ou para ouvir a zoeira das asas de um inseto. Mas, talvez, isso pode ser porque sou um selvagem e não compreendo. A barulheira parece estourar os ouvidos. E que interesse tem-se em viver se o homem não pode ouvir o grito solitário do corvo noturno ou o coaxar das rãs ao redor de um acude, à noite? Eu sou vermelho, e não entendo. O Índio prefere o doce barulho do vento, lançando-se como uma flecha sobre o espelho de um lago, e o aroma do vento, dele mesmo, molhado pela chuva do dia, ou perfumado pelo pinheiro mando.
O ar é precioso ao homem vermelho, pois todas as coisas participam do mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, eles dividem, todos, o mesmo sopro. O homem branco parece não lembrar do ar que respira. Mas se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar que o ar nos é precioso e que o ar dá seu espírito a todos que ele faz viver. O vento, que deu a nosso avô o primeiro fôlego, recebeu, também, seu último suspiro. E se nós vendermos nossa terra, vós deveis separá-la e a ter como sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco poderá sentir o vento, adoçado pelas flores dos pinheiros.
Nós pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Mas, se decidirmos aceitá-la, eu porei uma condição: o homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos.
Eu sou um selvagem e não conheço outra maneira de viver. Vi mais de mil bisontes apodrecendo nos campos, abandonados pelo homem branco, que os abateu de um trem que passava. Eu sou um selvagem que não compreende como o "cavalo de ferro", largando fumaça, pode ser mais importante que o bisonte que nós matamos só para viver.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais desaparecerem, o homem morrerá dentro de uma grande solidão. Assim, o que aconteceu com os animais, acontecerá, brevemente aos homens. Todas as coisas dependem uma das outras.
Vós deveis ensinar a seus filhos que o chão que eles pisam é feito das cinzas de nossos avós. Dizei a vossos filhos, para que eles respeitem a terra, que ela foi enriquecida pelas vidas de nossa raça. Ensinai a vossos filhos aquilo que ensinamos aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo que acontecer a à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no chão eles cospem sobre eles mesmos. Ao menos, sabemos isto: a terra não é do homem; o homem pertence à terra. Isto, nós sabemos. Todas as coisas são como o sangue que une a mesma família. Todas as coisas são dependentes. Tudo aquilo que acontece à terra, acontece ao filho da terra. Não foi o homem que teceu a teia de sua vida; ele não passa de um fio dessa teia. Tudo o que ele fizer para essa teia, ele o faz para si mesmo.
Mesmo o homem branco, com quem Deus passeia e conversa como dois amigos em comuns, não pode fugir do destino comum. Depois de tudo, nós, talvez, sejamos irmãos. Veremos. Há uma coisa que sabemos, e que o homem branco descobrirá, talvez um dia: é que nosso Deus é o mesmo Deus. Podeis pensar, agora, em possuir a nossa terra como quereis; mas vós não podereis. É o Deus do homem, e sua piedade é igual para o homem vermelho e branco.
Esta terra lhe é preciosa, e danificá-la é acumular de desprezo seu Criador. Os brancos também desaparecerão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminai vosso leito, e vós sereis sufocados, numa noite, nos vossos próprios detritos.
Morrendo, vós tereis um brilho esplendoroso, ardente, com a força do Deus que vos trouxe até esta terra e que, em virtude de qualquer propósito determinado, voz fez dominar esta terra e o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos porque os bisontes são massacrados, os cavalos selvagens são domados, os refúgios das florestas impregnam-se da fumaça de muitos homens, e a vista das colinas floridas manchadas pelos fios que por elas passam.
Onde estão as noites? Desaparecidas. Onde a águia? Desaparecida. O fim da vida é o início da sobrevivência."
(Tradução de Júlio Geraldo Andrade Arantes)
[Carta do Cacique Seatle ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce – 1854]
O que é ser Pai? É nos gerar? Sustentar? Criar? Amar? Não precisa ser pai quem nos gerou. Mas ser pai é ser tudo isso e muito mais. É ser o nosso heroi,, o nosso exemplo. É saber ser compreensivo, bom, carinhoso, confortar-nos. Ficar ao nosso lado, mesmo que o mundo nos vire as costas, não nos julgar, é aceitar nossas decisões, diferenças, é saber nos olhar nos olhos, mesmo que o mundo diga ao contrário, é saber a forma certa de nos chamar à realidade, por mais severa que possa ser.
Colocar os pés no chão é mostrar que estamos aqui, desapegando de tudo para nos apegarmos ao que somos e voltar às raízes do que éramos mostrando ao mundo o que seremos quando valorizarmos a natureza, o respeito ao próximo, o amor próprio e a fé em Deus.
DIA DAS CRIANÇAS 2014
Mais um dia das crianças nos chega pra nos lembrar
que já fomos crianças, e comparando com nossos tempos
ficamos perplexos.
Mas em algumas ainda encontramos um pouco do que fomos...
e assim podemos ter esperanças...
Mas em outras temos que pedir em oração a Deus que a proteja das modernidades que as afasta do que é verdadeiro.
Onde muitas são ensinadas a pedir a bênção,
mas não sabem a sua base que é o RESPEITO.
Afinal os pais que lhe dão a educação, são os mesmos
que convivem com as adversidades atuais.
Quem adquire conhecimento tende a ser crítico com o mundo por enxergar com mais clareza os defeitos alheios. Daí surge a tendência ao endeusamento pessoal. Por isso, quem resolve elevar sua mente deve aprender a olhar seus próprios erros primeiramente, e, a partir disso mudar mundo com o amor, respeito e paciência.
Há quem diga que é difícil amar o próximo. Então, que tal pelo menos respeitá-lo? Se nos respeitássemos já seria um bom começo...
Não zombem, respeitem e ajudem os idosos. Mudem o pensamento parco e o comportamento ínfimo atuais, pois os jovens de hoje fatalmente serão os velhos de amanhã.
Cedo ou tarde, todos nós encontraremos um amigo e digo que devemos nos apegar nessa boa amizade com dedicação e respeito até porque não se encontra um AMIGO em qualquer canto ou beco de rua. A amizade produz sentimentos profundos de bem estar, acredite
" Eh curioso como algumas pessoas escondem as suas próprias convicções para agradar outras ou porque sentem-se intimidadas." Nunca finja ou compactue com uma critica contra o que você mesmo acredita. Seja verdadeiro, tenha personalidade. Não é obrigado bater de frente, mas respeitar a opinião do outro e exigir também o seu próprio respeito. -Isso vale pra qualquer coisa, não só politica e religião.
Posso dizer a você, que por mais que meus escritos possam denunciar-me e levá-lo a uma leitura bastante dura a meio respeito. Jogue sempre com a possibilidade de ter uma pitada de exagero proposital, para levá-lo justamente a esse Veredicto. Será?
E por que não aceitar o que a vida nos oferece diariamente?
Isso é dádiva divina.
O ar, o sol, a chuva, as árvores, a exuberante natureza...
Não estamos errados em usufruir dessas bençãos
Preservá-la é o nosso dever.
Conscientizarmo-nos do poder que possuímos
Canalizando-o para o bem
E compartilharmos o que aprendemos com os que necessitam
Distribuir ALEGRIA, RESPEITO e EDUCAÇÃO
São tarefas que somos privilegiados em exercer.
AS VEZES ME SINTO UM IDIOTA!
Sabe quando abrimos uma bala andando pelas ruas e seguramos o papel na mão até encontrarmos uma lixeira para não jogar no chão, isso se chama educação e cidadania... Se formos mais além pensamos que caso chova o acúmulo deste lixo pode entupir boeiros e ir parar em rios... Ai chega o dia das eleições e vamos essa nojeira e total falta de respeito, o mais absurdo foi a declaração do nosso prefeito ainda concordando com isso e dizendo que é como uma festa carnavalesca... O culpado não são somente os candidatos, mas sim do mau eleitor que insiste em votar pegando santinhos do chão para escolher em quem votar quando deveria na verdade ir anotando quem está no chão para não ser votado... Acorda cidadão, quem manda neles e permite isso são vocês!
- Relacionados
- 53 frases de humildade para status que inspiram uma vida melhor
- 47 frases de consideração que vão fazer você refletir
- Falta de consideração: frases para mostrar sua decepção
- Reflexão sobre respeitar o próximo
- Poesia de Respeito
- Poemas sobre Respeito
- Frases de respeito à mulher (empatia e valorização)