Reflexão sobre respeitar o próximo
Você pode construir sua história de várias maneiras. Mas a pior delas, é pisando na história dos outros.
Seja na liderança, na maternidade, no ciclo de amigos... é necessário muita sensibilidade para notar as habilidades!
Não adianta passar a vida treinando uma pessoa para ocupar a "posição" que desejamos se não é coerente com o desejo dela.
Respeitar as individualidades é abandonar vontades próprias e praticar amor ao próximo...
(Manu Marizy)
Em uma rua deserta vejo pessoas
que amam verdadeiramente o próximo,
perdoam sem resquícios de magoa,
amam sem egoísmo, sem ciúmes doentios,
ficam felizes ao ver o próximo feliz, porque,
se alegrar com a alegria do outro
é o ápice da evolução humana.
As vaidades do ego são as cinzas remanescentes do fogo que se alimenta da ética, do caráter e do amor ao próximo.
Acomodar-se na ideia de que tem “personalidade forte” e que já nasceu assim e assim sempre será é imaturidade, egoísmo e desrespeito com os que estão ao seu redor. Permita-se evoluir, crescer e viver melhor consigo e com os outros.
Ser família vai além de encher a boca em dizer que é família. É Fazer parte da vida um do outro, é respeitar os limites e cumprir com suas responsabilidades. Quem não respeita um membro de sua família, também não vai respeitar o próximo!
As pessoas ainda não se deram conta que o tempo de levar vantagens, passando por cima dos outros, acabou. O Universo não tolera mais esse tipo de atitude. Entramos em uma era de consciência, de respeito e amor ao próximo.
Se amar o próximo
É um negócio
Difícil de ser feito
Não tem problema
Esqueça o amor, mas tenha
Pelo seu próximo, respeito.
E quando o outro já não se importa com a vida alheia? Quando observamos que um pai prefere estar em uma bar do que ao lado de um filho, ou uma mãe que prefere a novela do que uma boa conversa com o filho, ou um filho que prefere as redes sociais e os eletrônicos aos pais... Tudo tem se tornado um circulo vicioso, onde valorizamos o que não tem valor, e preferimos momentos fúteis a criar lembranças que dão saudades. Quando observamos que um humano prefere se exaltar prejudicando aqueles que dependem dele, e vimos uma falta de respeito e consideração... A bíblia já alertava para que o amor de muitos esfriariam, não de homens para com Deus, mas o amor mutuo, onde você se coloca no lugar do seu próximo. Observe ao seu redor e suas próprias atitudes, observe seus passos, suas escolhas, no trabalho, na escola em seu meio e principalmente em seu lar. Se questione, questione aquilo que aprendeu, aquilo que tem como verdade. Seja apto a mudar de filosofia de vida, a transformar o seu meio, e recuperar aquilo que tem de bom escondido nos recônditos de sua alma. Traga iluminação pra sua vida, pra vida daqueles que te circunda, seja aquilo que quer dos outros. Errar é sim humano, transformar ações é mais humano ainda. Faça o bem, sempre e sempre! não o faça só como pagamento, mas o faça por quê escolheu se transformar como pessoa. Esperamos sempre que alguém tome a iniciativa, mas faça essa maravilha que é tomar a atitude, até que isso vire hábito. Seja grande, pois na grandeza há riqueza de respeito, amor e senso de humanidade.
Mude sua vida, mude seus pensamentos, mude quem você é, leia um livro, assista um filme, seja uma pessoa interessada, se torne interessante, se sinta bem, admire um por do sol, uma lua, saia da sua normalidade, tome coragem para tomar as rédeas de sua vida, o volante de seus próprios caminhos...
Seja alguém livre, seja diferente de ontem, se reinvente. e colha os benefícios da vida...
Quando você entender a premissa de não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você, o seu amor próprio começará a ganhar vida.
Precisamos entender de uma vez por todas que ao tentarmos tirar vantagens de situações e pessoas, nossa vida não prosperará. prosperidade não se refere apenas à saúde financeira, mas sim mental, física e social.
Tirar vantagem significa se achar mais esperto e subestimar a bondade e capacidade do outro. É agir de maneira egoísta e manipuladora, além de enganar, explorar ou prejudicar os outros para obter lucro, poder ou qualquer outra forma de vantagem.
É burlar o sistema, é atropelar o trabalho para sair mais cedo, é enrolar no trabalho para não precisar entregar mais. É mentir no currículo, é pegar algo que não lhe pertence, é explorar funcionários e prestadores de serviços.
É uma conduta antiética e prejudicial que muitas vezes viola os princípios de justiça, é uma falta de empatia e respeito pelos direitos dos outros.
Achar que o outro tem mais do que eu e por isso devo tirar, pois “ele me deve algo” é no mínimo desonesto. Em algum momento,podemos até sentir que estamos na vantagem e ganhando algo às custas de uma instituição, de um parente, de um patrão, de um cliente ou até mesmo de uma nação, mas acredite, é a curto prazo.
A base da prosperidade é ampliar a visão, entender que o outro percorreu um caminho para chegar onde está e que muitas vezes eu mesmo não estaria disposto a percorrer esse caminho. A base da prosperidade é sentir gratidão, respeito e agir com honestidade.
A vida é um eco, por vezes recebemos aquilo que emitimos.
Que som você está emitindo na sua vida e na vida das pessoas?
Lembre-se: esse mesmo som voltará para você!
Com amor,
Graziella Budacs Sánchez
Psicóloga e Fundadora da @pathmind
CRP 06 133416
Procure examinar com atenção
Ouvir antes de falar é importante
Não deixe que emoções lhe deem a resposta
Defender sem avaliar para não se incomodar
Estragamos tudo passando a mão na cabeça
Reflita hoje para não se incomodar amanhã.
A vida tem obstáculos à nossa evolução
Respeite seus ciclos e o do próximo.
Para conviver bem,
A gente não precisa aceitar a opinião do outro, nem concordar com os pensamentos. Mas, respeitar o próximo é nossa obrigação, cada qual com a sua opinião, com o seu jeito de ser...O que seria da humanidade, se todos pensassem igual?
Ao invés de apedrejar aos outros, se preocuoe em apedrejar o ser preconceituoso que existe dentro de você.
Quem é o amor? Então você se pergunta o que é o amor?
Poderíamos aqui dizer inúmeras coisas, eventos dos quais são atribuídos ao mesmo, mas... de fato quem é o amor?
Onde mora?
Com quem vive ou convive?
Então você me diz: todos nós sabemos que o amor é um sentimento, quando amamos queremos o bem; então o oposto é ódio:
Quando agimos mal seja de forma direta ou não, significa que odiamos o outro ser!!!
De fato, se devemos amar ao próximo como a nós mesmos, significa que em determinados momentos nos odiamos!?
Seee... amar é respeitar o outro, mas também ajudá-lo, estamos muito longe da etimologia desta palavra;
Aliás por falar nisto, muitos desconhecem o verdadeiro significado de muitas palavras.... Luzir... fica muito difícil quando de fato não sabemos quem somos...
Quem sofre de depressão não precisa de interpretadores, palpiteiros, achismo e muito menos juízes. Quem sofre de depressão precisa de carinho, apoio, força, amor, mas principalmente necessitam de empatia.
Não se metam onde não tem propriedade para falar e menos ainda ajudar. Sejam mais sensíveis com a dor alheia e tenham mais amor ao próximo!
- Relacionados
- 38 frases sobre respeito para inspirar e refletir
- Frases de pessoas que não respeitam as outras
- Nunca precisei pisar em ninguém: frases sobre vencer sem trapacear
- Amor e respeito: frases para levar em consideração
- Frases sobre respeitar o próximo
- Frases sobre respeitar o adversário (você não é meu inimigo)
- Texto respeitar e ser respeitado