Resistir
O silêncio e o tempo são dois carrascos impiedosos. Poucas coisas conseguem resistir a eles, mas as que conseguem, se tornam eternas.
Espantalho do Somos Nossos Próprios Salvadores
“Mas, o fato de podermos resistir à graça divina não nos torna, como alguns deterministas argumentam, os nossos próprios salvadores”?
Respondo ao espantalho calvinista: Claro que não! Esse argumento é tremendamente falacioso. Em primeiro lugar, como enfatizava Wesley, a salvação, por ser uma dádiva que não podemos produzir e adquirir de forma alguma por nós mesmos é “totalmente livre”; ela “não depende de nenhum poder nem mérito do homem, em nenhum grau, nem no todo, nem em parte” (1)
A esse respeito, a analogia do rico e do mendigo, feita por Armínio é perfeita:
"Um homem rico concede, a um pobre e faminto mendigo, esmolas com as quais ele pode sustentar a si mesmo e à sua família. Isso deixa de ser um presente puro porque o mendigo estende a mão para recebê-lo? Pode-se dizer, com propriedade, que ‘a esmola dependeu, em parte, da liberalidade do doador e parcialmente da liberdade do recebedor’, embora o último não tomaria posse da esmola a menos que a tivesse recebido estendendo a mão? Pode-se dizer corretamente que, porque o mendigo está sempre preparado para receber, ‘ele pode receber ou não a esmola, conforme quiser’? Se essas afirmações sobre o mendigo que recebe a esmola não puderem verdadeiramente ser feitas, muito menos podem ser feitas com relação ao dom da fé, cujo recebimento requer muito mais atos da graça divina."(2)
Mesmo o mendigo podendo estender a mão, a dádiva continua sendo uma dádiva. Mesmo o mendigo podendo estender a mão, a dádiva continua dependendo totalmente da liberdade do doador. Mesmo o mendigo se preparando para receber a dádiva, seu preparo não é o que lhe garante a dádiva, mas, sim, a liberdade do doador. Só isso já é suficiente para deixar claro que o mérito é todo de Deus, não nosso.
Pense nisso e cuidado com as narrativas falaciosas e espantalhos dos calvinistas.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Referências:
(1) WESLEY, John, A Teologia de John Wesley, 2010, CPAD, p. 220.
(2) ARMÍNIO, Jacó, As Obras de Armínio, CPAD, volume 1, 2015, p. 330
Quando se deixa de resistir ao que É e harmoniza-se com o que É, atinge-se um estado de clareza.
À medida que a visão clara se aprofunda, surge o entendimento de que ninguém está fazendo nada, e que há somente um.
O aparentemente e separado "EU", é um mal-entendido criado pela mente.
Seu olhar provocante, com sorriso contagiante, impossível de resistir, com não se encantar coma estes cabelos lindos cacheados, parece um anjo de tão grande a perfeição, quatro sua imagem em meu coração onde estará segura e su eu poderei vela .
Seja qual for a sua luta, resistir como um escudo e atingir como uma espada, te forjará um verdadeiro guerreiro.
Nenhum gigante jamais vai resistir as suas pedradas, se elas forem em nome do Senhor dos Exércitos, mesmo que o mesmo venha com lanças afiadas e armaduras bem planejadas.
Difícil resistir a tudo que você me faz sentir.
Difícil deglutir ao abandono
Difícil ficar aqui e saber que está aí
Difícil mesmo é saber que deseja o mesmo que eu, mas seu orgulho não te deixa evoluir
Poesia de Islene Souza
Que possamos resistir ao diabo para este fugir de nós, para que a alegria de Deus encha nossas vidas. Bom dia na paz do Senhor.
"Em um mundo onde os valores se invertem, a verdadeira lucidez reside em resistir à pressão corrosiva que busca nos corromper."
"Seguir o caminho da escusa é resistir à lógica do cancelamento, optando por uma ética de acolhimento."
... eu nem sei como resistir
Vivendo um mundo de ilusão
Postando tudo sem noção
Mas o que vale é aparecer!
Só eu sou a favor de minha vida, só eu estou com eu nessa luta e Deus é claro, eu irei resistir ao mal até onde eu poder.