Resistência
Existe uma resistência na juventude em aprender o que está fora do padrão, isso me entristece.
A pergunta que não quer calar; e se o padrão não passar de uma armadilha de bloqueio ???
O amor quebra a resistência em avançar no caminho da Luz. Somente amando é que é possível navegar nas correntezas sem se preocupar com os obstáculos encontrados pelo caminho.
Nós nos dedicamos à resistência coletiva. Resistência contra a biolionária especulação imobiliária e sua gentrificação. Resistência contra os que defendem a privatização da saúde. Resistência contra os ataques aos muçulmanos e aos imigrantes. Resistência contra os ataques aos deficientes. Resistência contra a violência do estado perpetrada pela polícia e pelo sistema carcerário. Resistência contra a violência de gênero institucionalizada, especialmente contra as mulheres trans e negras.
No TEATRO a resistência fortalecerá a persistência em trazer para os palcos o novo despertar de consciência da humanidade com o vigor da ARTE.
Fortaleza significa ter um propósito fixo. Significa resistência. Significa ter força para conviver com o que o restringe.
gosto porque a vida ali é honesta
é um susto
não uma proposição
faço isso por resistência
à solidão de uma pedra
Não há conquistas, sem lutas;
Não há história, sem memória;
Não há existência, sem resistência;
E não há dignidade, sem respeito.
A Educação é bem absorvida por Seres Humanos. A punição não é resistência e sim abstinência intelectual...
A nossa resistência as coisas causa nosso sofrimento. As coisas são como são. Se você não pode mudá-las, apenas aceite e deixe a negatividade pra lá.
A vida é feita de batalhas. Quanto mais intenso for o confronto, maior será a resistência adquirida.
A resistência automática a grupos fechados e "ismos" é baseada no entendimento de que a única orientação de que se precisa é Consciência e Ética. Todas as demais se prestam a realizar algum tipo de lavagem cerebral. Não importa o que defendam ou disfarcem, o essencial é não ser influenciado por nenhuma que não fale de coisas que nos brotaram por si mesmas. Por mais quimérico que se mostre obter 100% de certeza em qualquer assunto, o melhor a fazer é partir da premissa de que ninguém faz sua cabeça com verdades prontas, e escolher construir a sua questionando tudo, de Deus ao Diabo, do tangível ao imponderável.
Quem se ocupa em mostrar "verdades" aos demais não está enganando a ninguém mais do que a si mesmo, pois que o sentido de “verdadeiro” é tão subjetivo quanto o de falso, e convicção plena não existe, sendo necessário que cada qual adquira a sua e ainda assim correndo o risco de descobri-la equivocada em algum momento.
O mais primário dos direitos é o da escolha, daí porque deve ser preservado a qualquer custo e duramente combatido nos que se apossam da prerrogativa de fazê-lo por você. Errado ou não, seu livre pensamento é o maior dentre todos os direitos do homem e do qual ninguém – literalmente NINGUÉM – deve permitir ser privado. Daí porque qualquer indivíduo que afirme respeitar a essência do ser vai entender o significado de “fazer cabeça” como a mais torpe das interferências – não importando se na posição de agente ou paciente – e das mais desprezíveis nas relações humanas, pois que afronta a dignidade individual das escolhas, e se constitui no maior insulto que se pode impor à inteligência humana.
Aprender com o que nos chega e permanecer aberto para transformar cada agente que o possibilite em instrutor natural é indispensável ao crescimento, mas separando-o bem de direcionamento, o que é inaceitável. Apenas incapazes precisam ser direcionados, e toda resistência absoluta a sê-lo não se confunde com hermetismo cognitivo ou arrogância de quem se acredita dono da verdade. A todos os que vêm na dádiva do pensamento seu bem maior e inalienável, tudo o que ameace sua autonomia deve ser visto como ingerência máxima dentre todos os tipos de controle, e a forma mais espúria de atentado à sua liberdade.
Superando a resistência
Somos pressionados por todos os lados, mas não esmagados; estamos perplexos, mas não desesperados. - 2 Coríntios 4: 8
Se você já tentou esquiar na água, sabe como a água parece resistir a você antes de subir na superfície. O motor do barco ruge, seus músculos se contraem e a água faz todo o possível para mantê-lo em baixo. Mas se você souber tirar proveito da força do barco, será levantado e, em alguns segundos, estará deslizando sobre a superfície da mesma água que o impediu no início.
O esqui aquático fornece uma analogia à nossa experiência cristã ao atravessar as águas profundas da provação. Devemos aprender a tirar proveito do poder de Deus. A princípio, há uma grande luta e esforço, enquanto nos apegamos com todas as nossas forças a alguma promessa de Deus. O peso de nossa própria fraqueza parece quase insuportável. Mas, como a água que levanta os esquis, nossas dificuldades nos desafiam a recorrer ao poder sobrenatural de Deus. O apóstolo Paulo colocou assim: “Temos este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Cor. 4: 7).
Estamos dispostos a aprender essa verdade espiritual? Vimos as águas profundas da provação como uma oportunidade de perceber o poder sobrenatural que primeiro nos eleva e depois nos carrega sobre as mesmas águas?
Quando pelas águas profundas te chamo para ir,
os rios da angústia não te transbordarão;
Pois eu serei contigo as tuas provações para abençoar,
e te santificarei a tua mais profunda angústia. - Anon.
Confiar em Deus pode transformar uma provação em um triunfo. Mart DeHaan